Vale a pena fazer faculdade? Sim! Descubra 10 motivos para estudar

Vale a pena fazer faculdade

Será que vale a pena fazer faculdade? Se você busca um novo rumo para sua vida profissional ou se acabou de concluir o Ensino Médio, é provável que esteja pensando no assunto.

E é super normal ter essa dúvida, porque muita coisa mudou no mercado de trabalho. Mas saiba que uma coisa continua igual: o diploma diferencia você da concorrência e te coloca um passo à frente de quem ainda não fez uma graduação.

Mas não é só isso! Existem muitos outros motivos que comprovam que fazer faculdade vale a pena. Então, continue a leitura para saber um pouco mais sobre todos eles e ainda aproveitar outras dicas.

Vale a pena fazer faculdade? Descubra 10 motivos

Vale a pena fazer faculdade sim, e se você precisa de um incentivo a mais para escolher um curso superior e mergulhar nessa experiência, não se preocupe. Confira uma lista com 10 motivos muito significativos a seguir!

1. Desenvolvimento de habilidades e conhecimento

Uma das razões mais importantes para fazer faculdade é a oportunidade de adquirir conhecimento especializado e desenvolver habilidades específicas relacionadas à sua área de interesse.

Além das aulas, é por meio de cursos, palestras e projetos, que os alunos têm a chance de explorar profundamente seus campos escolhidos e obter uma compreensão abrangente do assunto.

2. Oportunidades de carreira

Muitos empregadores valorizam um diploma universitário ao considerar candidatos para empregos. A faculdade pode fornecer uma base sólida para entrar em certas profissões e costuma ser um requisito obrigatório para algumas posições.

Sem dizer que muitas faculdades oferecem serviços de colocação profissional e redes de ex-alunos que podem ser úteis ao procurar emprego.

3. Maior potencial de ganhos

Em geral, aqueles com diplomas universitários tendem a ganhar mais dinheiro ao longo de suas carreiras do que aqueles sem.

Ou seja, um diploma pode abrir portas para oportunidades de emprego melhor remuneradas e progressão na carreira.

4. Networking e conexões

A faculdade oferece uma oportunidade única para construir uma rede de contatos profissionais e pessoais.

Interagir com colegas de classe, professores e profissionais da indústria pode levar a conexões valiosas que podem beneficiar sua carreira no futuro. Os relacionamentos formados ao longo desse período abrem portas para oportunidades de emprego, colaborações de pesquisa e muito mais.

5. Experiências de aprendizagem práticas

Diversos programas universitários oferecem oportunidades para aprendizagem prática, como estágios, projetos de pesquisa e trabalho de campo.

Essas experiências permitem que os alunos apliquem o conhecimento adquirido em sala de aula a situações do mundo real, desenvolvendo habilidades práticas e ganhando uma compreensão mais profunda de sua área de estudo.

6. Desenvolvimento pessoal e crescimento

Além do desenvolvimento acadêmico e profissional, a faculdade também oferece uma oportunidade para o crescimento pessoal.

Os desafios e experiências encontrados durante os anos universitários podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades de resolução de problemas, pensamento criativo e crítico, comunicação eficaz e liderança, que são valiosas em todas as áreas da vida.

7. Diversidade e experiência multicultural

Os campi universitários frequentemente são locais vibrantes e diversificados, espaços em que os alunos têm a oportunidade de interagir com pessoas de diferentes origens culturais, socioeconômicas e geográficas.

Estar em contato com a diversidade amplia os horizontes dos alunos, promove a compreensão intercultural e prepara para trabalhar em um mundo globalizado.

8. Acesso a recursos e instalações

As faculdades, centros universitários e universidades oferecem, ainda, uma variedade de recursos e instalações que podem beneficiar os alunos em seus estudos e além.

Por exemplo, bibliotecas bem equipadas, laboratórios de última geração, centros de tecnologia, instalações esportivas e muito mais. O acesso a esses recursos enriquece a experiência educacional e oferece oportunidades para explorar interesses pessoais.

9. Desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e análise

A faculdade não se trata apenas de aprender fatos e informações, mas também de desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise.

Os alunos são desafiados a questionar, analisar e avaliar informações de forma independente, para se tornarem pensadores mais críticos e informados.

10. Satisfação pessoal e realização

Para muitas pessoas, frequentar a faculdade é uma jornada emocionante e gratificante que oferece um senso de realização pessoal.

Conquistar um diploma universitário pode ser uma fonte de orgulho e autoconfiança. Muitas pessoas graduadas consideram que a experiência universitária foi uma das épocas mais significativas de suas vidas.

10 cursos superiores para você fazer

Bom, você acaba de ver que sim, vale a pena fazer faculdade. Mas qual curso superior escolher, em meio a tantas opções? Conheça as opções da Belas Artes e descubra também faculdades que valem a pena fazer.

1. Arquitetura e Urbanismo

Este curso prepara os alunos para projetar espaços habitáveis, desde residências individuais até grandes projetos urbanos.

Os graduados podem trabalhar em escritórios de Arquitetura, empresas de design urbano, agências governamentais, construção civil e consultoria imobiliária.

E geralmente atuam como arquitetos, urbanistas, paisagistas, gerentes de projeto ou consultores de sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento de ambientes construídos.

2. Publicidade e Propaganda

Na faculdade de Publicidade e Propaganda, os alunos aprendem a criar campanhas de publicidade eficazes para promover produtos, marcas e serviços.

Os graduados encontram oportunidades de emprego em agências de Publicidade, departamentos de marketing corporativo, veículos de comunicação, empresas de mídia digital e consultorias de comunicação.

Entre as profissões para exercer depois de formados, estão diretores de arte, redatores publicitários, planejadores de mídia, analistas de mercado ou gerentes de marca. Nessas funções, os profissionais atuam desenvolvendo estratégias criativas para atrair e engajar o público-alvo.

3. Design de Moda

No curso de Design de Moda os alunos aprendem a criar e produzir peças de vestuário e acessórios.

Os graduados normalmente seguem carreiras como figurinistas, designers de moda, gerentes de produto, compradores de moda, consultores de imagem ou empreendedores no setor de moda.

E ainda escolhem atuar em casas de moda, empresas têxteis, varejistas, agências de styling ou iniciar suas próprias marcas. Dessa forma, levam sua criatividade e habilidades técnicas para a indústria da moda.

4. Design Gráfico

Com o curso de Design Gráfico, os alunos aprendem a criar designs visuais para comunicação impressa e digital. Os graduados ainda encontram oportunidades em agências de design, editoras, estúdios de produção, empresas de tecnologia, departamentos de marketing e mídia digital.

E essa é considerada uma das profissões do futuro, por estar diretamente ligada à tecnologia. 

É possível trabalhar como designer gráfico, diretor de arte, ilustrador, especialista em UX/UI, ou animador, e colaborar em projetos de identidade visual, design editorial, branding, web design e muito mais.

5. Design de Interiores

Aqui, os alunos aprendem a projetar e decorar espaços internos para diversos fins, como residencial, comercial, corporativo e institucional. 

Depois, podem trabalhar em escritórios de Design de Interiores, empresas de Arquitetura, construtoras, lojas de móveis, hotéis, hospitais, ou iniciar seus próprios negócios.

Entre as profissões depois de se formarem, estão designers de interiores, consultores de decoração, especialistas em ergonomia, gerentes de projeto ou estilistas de espaços. Todas com foco em transformar ambientes com sua criatividade e expertise técnica.

6. Cinema

Quer trabalhar na indústria cinematográfica, tanto na produção quanto na criação de conteúdo audiovisual? Este curso é para você!

Nele, os recém-formados podem encontrar oportunidades como diretores de cinema, roteiristas, cinegrafistas, editores de vídeo, designers de som, produtores de cinema ou profissionais de efeitos visuais.

E os locais de trabalho são muito interessantes: estúdios de cinema, empresas de produção, agências de Publicidade, canais de televisão, ou como freelancers. 

Sem dúvidas, independentemente da escolha, contar histórias e expressar sua visão artística por meio do Cinema é muito gratificante.

7. Gastronomia

O curso de Gastronomia, por sua vez, ensina os alunos sobre os princípios e práticas da culinária e da gestão de restaurantes.

Os futuros graduados poderão trabalhar como chefs de cozinha, gerentes de restaurantes, sommeliers, consultores gastronômicos, empreendedores de alimentos ou especialistas em alimentação saudável.

Sem dizer que a gama de locais em que podem exercer a profissão é grande, pois inclui restaurantes, hotéis, resorts, cruzeiros ou empresas de catering. Aos aspirantes a empreendedores, também é interessante considerar abrir seu próprio negócio gastronômico.

8. Artes Visuais

A área das Artes Visuais abrange uma variedade de disciplinas artísticas, como pintura, escultura, fotografia, instalação e arte digital.

Se você tem a veia artística, as carreiras a serem seguidas são muitas. Os formados podem se tornar artistas visuais, curadores de arte, professores de arte, críticos de arte, ou trabalhar em galerias de arte, museus, instituições culturais, editoras, ou como freelancers.

A grande vantagem dessa profissão é mesmo explorar diferentes meios de expressão artística, e compartilhar suas visões e perspectivas com o mundo.

9. Relações Internacionais

Quando se pensa em qual faculdade vale a pena fazer, Relações Internacionais provavelmente vem no topo da lista.

O curso foca no estudo das relações entre países, organizações internacionais e questões globais. Por isso, é possível trabalhar em governos, organizações não governamentais (ONGs), empresas multinacionais e instituições de pesquisa.

Ou, ainda, como diplomatas, analistas políticos, consultores de negócios internacionais, jornalistas especializados em assuntos internacionais, ou em organizações humanitárias.  A demanda no mercado é alta e as possibilidades, inúmeras.

10. Negócios de Moda

Por fim, o curso de Negócios de Moda combina conhecimentos de gestão para preparar os alunos para trabalhar com moda como empreendedores, gestores e líderes de negócios.

Mais tarde, os alunos conseguem encontrar oportunidades em marcas de moda, empresas de varejo, agências de marketing e consultorias.

Ou também iniciar seus próprios negócios de moda, como lojas, boutiques, e-commerce ou marcas de moda sustentável. Eles podem também gerenciar operações de negócios, desenvolver estratégias de marketing, liderar equipes criativas, lançar produtos de moda inovadores no mercado e, assim, combinar sua paixão pela moda com habilidades empreendedoras.

Quer estudar na Belas Artes?

Tem interesse em alguma dessas opções? Então, venha estudar na Belas Artes, uma das faculdades mais renomadas do Brasil e de São Paulo!

Temos esses e outros cursos, nas modalidades presencial, phygital e EAD. Além de campus em São Paulo, com unidades em Vila Mariana, Shopping Cidade Jardim e Paraíso, e em Sorocaba.

E você ainda pode entrar por diversas formas de ingresso, como:

  • prova agendada presencial;
  • aproveitamento de estudo;
  • prova agendada online;
  • segunda graduação;
  • transferência;
  • Enem.

Ou seja, ir atrás do seu diploma na Belas Artes é mais simples do que parece. Avalie qual é a melhor forma para você e dê esse passo rumo ao futuro!

Economia Criativa: caminho para seguir depois de formado

Agora você tem uma boa ideia de qual faculdade vale a pena fazer hoje em dia. Mas também é importante pensar além disso. E é aí que entra a Economia Criativa!

Esse segmento tem ganhado destaque como uma fonte de oportunidades para empreendedores e profissionais independentes que desejam trabalhar por conta própria e aumentar suas chances de remuneração.

O conceito envolve a geração de valor econômico a partir da criatividade, da cultura e do conhecimento. Assim, abrange uma ampla gama de setores e atividades que se baseiam na criatividade como principal recurso produtivo.

Além disso, a Economia Criativa se baseia na ideia de que a criatividade pode ser uma força motriz para o crescimento econômico e a inovação. Ela pode ser aplicada a setores como artes visuais, música, cinema, design, moda, gastronomia, mídia, arquitetura, turismo cultural, entre outros.

Esses setores não apenas geram produtos e serviços, mas também promovem experiências únicas e distintas, que agregam valor cultural e emocional aos consumidores.

Por isso, uma das principais características da Economia Criativa é a sua capacidade de gerar empregos e oportunidades de renda em diferentes escalas. Desde pequenos empreendimentos locais até grandes empresas multinacionais.

Isso ocorre porque a criatividade é uma habilidade humana universal e pode ser aplicada em diversos contextos e formatos, que vão da produção artesanal até a inovação tecnológica. Interessante, não é mesmo? Então, aproveite e pense a respeito ao direcionar suas expectativas para o futuro profissional.

É isso aí! Você viu que sim, vale a pena fazer faculdade. Afinal, a formação superior é o que garante as melhores oportunidades e remuneração no mercado.

Então, não dá para perder mais tempo, é hora de se matricular no curso dos seus sonhos. E se você precisa de um incentivo a mais para se matricular conosco, aproveite que está por aqui e descubra 7 motivos para estudar na Belas Artes!

Você pode gostar também
Tags: faculdades que valem a pena fazer, fazer faculdade, fazer faculdade vale a pena, porque fazer faculdade, qual faculdade vale a pena fazer, qual faculdade vale a pena fazer hoje em dia, qual faculdade vale mais a pena fazer, vale a pena fazer faculdade

Postagens semelhantes