Conhecer o resultado do Enem é um momento que gera grande expectativa para os estudantes. Afinal, o futuro acadêmico de uma grande maioria depende da nota do exame.
Ao receber uma boa nota na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é possível entrar no ensino superior em uma instituição pública ou privada.
E para ajudar você neste momento tão importante, vamos apresentar neste artigo todas as informações que você precisa saber, incluindo quando sai o resultado do Enem, como acessar a sua nota, como utilizá-la para ingressar na faculdade e muito mais.
Continue com a gente para descobrir todas as informações sobre o assunto!
Afinal, o que é o Enem e como o exame funciona?
O Exame Nacional do Ensino Médio é um teste de conhecimento de diversas áreas aplicado no Brasil. O objetivo dessa prova é verificar o nível de aprendizagem adquirida pelos alunos durante os anos escolares.
Mas, nem sempre foi assim. No passado, o Enem era usado apenas para analisar a qualidade da educação no Brasil. Com o passar dos anos, ele se tornou uma ferramenta-chave para ingresso no ensino superior, sendo o mais importante vestibular nacional da atualidade.
A abertura das inscrições para o Enem ocorre todos os anos durante os meses de junho e julho. Para realizar o exame, é cobrada uma taxa (para ter uma ideia da média desse valor, em 2023, ele foi de R$ 85,00). Os estudantes de baixa renda, em casos comprovados, podem pedir a isenção do pagamento.
Qualquer aluno que esteja terminando ou já tenha concluído o ensino médio pode participar do Enem e utilizar a nota para entrar na faculdade. Já os que não terminaram, podem fazer o exame como treineiros.
Por que o Enem é uma excelente oportunidade para ingressar na graduação?
“Preciso ir bem no Enem deste ano!”. Esta frase é bastante comum entre os alunos que querem entrar em uma faculdade, principalmente as públicas.
Mas, para ter um bom resultado no Enem, é preciso conhecer as diferentes matérias. O exame avalia a habilidade de interpretação e raciocínio lógico, deixando de lado a “decoreba” comum em provas escolares.
Já o pensamento crítico fica por conta da redação. Essa prova no estilo dissertativo avalia a capacidade de desenvolvimento de ideias, argumentos e defesa do ponto de vista.
Sendo assim, quando o estudante “vai bem no Enem”, que dizer que ele estudou o suficiente para o exame. Logo, ele conseguirá ingressar na faculdade que tanto sonhou, seja ela pública ou privada.
Resultado do Exame Nacional do Ensino Médio: onde posso conferir?
Você fez a prova e não sabe onde ver o resultado do Enem? Bateu a ansiedade para conferir quanto somou no exame? Calma que a gente explica onde você pode descobrir o resultado em primeira mão!
Para acessar a nota do Enem, você deve entrar no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
O resultado é divulgado individualmente para cada participante e pode ser consultado utilizando o número do CPF e a senha cadastrada durante a inscrição.
Você sabe como fazer para acessar a sua nota do Enem?
O processo para acessar as notas do Enem é bastante rápido e simples, basta você seguir o seguinte passo a passo:
- Acesse o site oficial do INEP;
- Clique em Página do Participante;
- Será solicitado o número do CPF e a senha cadastrada durante a inscrição. Insira essas informações nos campos correspondentes;
- Após o login, você será direcionado para uma página com as informações do participante;
- Procure pela opção Resultado ou Notas e clique nela;
- Você poderá visualizar as suas notas em cada uma das áreas do conhecimento avaliadas no Enem, bem como a nota da redação.
E fique sabendo que o resultado do Enem é único, sendo divulgado só para você usando o seu CPF e a sua senha de acesso.
Quanto tempo após a realização das provas é divulgado o resultado do Enem?
O gabarito oficial do Enem é divulgado uns dias depois da realização do exame e o documento informa as respostas corretas da prova. Logo, você pode ter uma ideia de quantas questões acertou, mas não a sua nota final.
Já o resultado do Enem é divulgado mais ou menos dois meses após a realização do exame. Essa é a pontuação oficial do participante.
O cálculo das notas segue um sistema mais sofisticado de pontuação que envolve o nível de dificuldade das questões e das matérias, o que é mais que uma mera soma dos acertos.
Conheça o cronograma e as etapas de realização das provas
A data de divulgação do resultado do Enem é muito importante, mas saber o cronograma completo do exame ajudará você a se programar e não deixar nenhuma etapa de lado.
Até o ano de 2016, o Enem era aplicado em apenas um final de semana (sábado e domingo). A partir de 2017, o exame começou a ser feito em dois domingos, o que mostra a necessidade de acompanhar o cronograma para verificar se não houve nenhuma alteração.
Para você ter uma ideia da quantidade de datas relacionadas ao exame, confira a seguir o cronograma do Enem 2023. Nele, é possível perceber que há uma série de momentos importantes que devem ser observados antes da realização das provas:
- Inscrições: 5 a 16 de junho
- Pedidos de isenção: 17 a 28 de abril
- Resultado dos pedidos de isenção: 8 de maio
- Recursos dos pedidos de isenção: 8 de maio a 12 de maio
- Resultado final da isenção: 19 de maio
- Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
- Divulgação dos gabaritos: entre o dia 16 e 24 de novembro
- Resultado: 16 de janeiro de 2024
O que fazer com a nota do Enem? Saiba como utilizá-la
Existem diversas formas de ingressar na faculdade por meio da nota do Enem. Muitas instituições de ensino superior públicas e privadas aceitam o resultado do exame como requisito para conquistar a tão sonhada vaga.
Com a nota do Enem em mãos, os estudantes podem se inscrever em diferentes programas governamentais para entrar na faculdade, incluindo:
- Sistema de Seleção Unificada (SiSU): este programa é exclusivo para ingresso em faculdades públicas. Neste caso, as instituições divulgam a nota mínima para concorrer às vagas e, geralmente, abrem as inscrições após o resultado do Enem;
- Programa Universidade Para Todos (ProUni): programa para ingresso em faculdades privadas voltado para estudantes de baixa renda. Por meio do ProUni é possível conseguir bolsas de 50% ou 100% nos cursos. As inscrições abrem, geralmente, após o resultado do SiSU;
- Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): programa de financiamento estudantil para estudantes de baixa renda para ingressar em faculdades privadas. O FIES oferece prazos flexíveis e juros baixos;
- Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissional e Tecnológico (Sisutec): programa que possibilita o ingresso em cursos técnicos utilizando a nota do Enem.
Além dos programas do governo federal, você pode utilizar a nota do Enem para ingressar em uma universidade privada. Muitas instituições utilizam a nota da prova como seletiva e oferecem benefícios como descontos nas mensalidades ou bolsas de estudo.
Impacto do Enem na educação brasileira: exame foi criado em 1998
O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado pelo Ministério da Educação em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao final da escolaridade básica (ensinos Fundamental e Médio). Logo, o exame possui um impacto significativo na educação brasileira, como veremos agora:
Democratização do acesso ao ensino superior
O Enem tem como principal objetivo ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil. Ao substituir os vestibulares tradicionais de diversas instituições de ensino superior públicas, o exame permite que os estudantes tenham a oportunidade de concorrer a vagas em instituições renomadas.
Avaliação abrangente
A prova é conhecida por sua abrangência e diversidade de conteúdos avaliados. Ela vai além do conhecimento específico, abordando habilidades como interpretação de texto, análise de dados, pensamento crítico e resolução de problemas.
Influência nas políticas educacionais
O resultado do Enem também tem impacto direto nas políticas educacionais do país. Logo, o desempenho dos alunos no exame auxilia o governo a identificar áreas de melhoria no sistema educacional.
Estímulo à preparação dos estudantes
O Exame Nacional do Ensino Médio serve, ainda, como incentivo para que os estudantes se preparem de forma mais intensa.
Além disso, a divulgação dos resultados e a possibilidade de utilizá-los para ingresso em instituições públicas e privadas, programas de bolsas de estudo e financiamento estudantil motivam os estudantes a se dedicarem aos estudos durante o ensino médio.
Reflexo no currículo escolar
O Enem tem influência direta no currículo escolar, pois as escolas buscam preparar seus alunos da melhor forma possível para as demandas do exame.
Isso pode levar a mudanças no enfoque dos conteúdos e metodologias de ensino, desenvolvendo habilidades e competências valorizadas pelo Enem.
Preparação para o próximo Enem: confira 9 dicas rápidas e essenciais
Se você chegou até aqui é porque já realizou a prova do Enem ou está pensando em fazê-la novamente ou pela primeira vez no próximo ano, certo?
Como bônus especial, trazemos agora 9 dicas essenciais (e rápidas!) para você se preparar para o exame da melhor maneira possível. Dá só uma olhadinha:
1. Elabore um plano de estudos
Organize o seu tempo e defina quais materiais e conteúdos você precisa estudar. Estabeleça metas diárias e/ou semanais para acompanhar o progresso.
2. Conheça o formato da prova
Familiarize-se com a estrutura do Enem, incluindo o número de questões por área, o tempo disponível para cada prova e o formato da redação. Isso ajudará você a se preparar e ficar mais tranquilo.
3. Faça simulados
Treine a partir de simulados para conhecer o estilo das questões e praticar a gestão do tempo. Fazer isso é muito importante e ajudará você a identificar as áreas de maior dificuldade e aprimorar as suas habilidades de resolução das perguntas.
4. Revise o conteúdo
Faça uma revisão abrangente dos principais conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio. Para isso, utilize materiais didáticos, apostilas e videoaulas.
5. Leia bastante
A leitura é fundamental para o Enem, pois ajuda a desenvolver habilidades de interpretação de texto e amplia o seu repertório cultural. Leia jornais, revistas, livros e textos de diferentes gêneros.
6. Treine a redação
A redação é uma parte importante do Enem. Por isso, pratique a escrita de textos dissertativos-argumentativos, seguindo as competências avaliadas. Busque corrigir e aprimorar as suas redações com a ajuda de professores ou materiais específicos.
7. Mantenha uma rotina saudável
Cuide da sua saúde física e mental. Tenha uma alimentação equilibrada, durma bem e faça pausas regulares durante os estudos. Pratique também atividades físicas e reserve um tempo para relaxar e se divertir.
8. Utilize recursos online
Aproveite a infinidade de recursos online disponíveis, como videoaulas, plataformas de estudo, aplicativos e grupos virtuais. Eles podem ser úteis para revisar conteúdos, tirar dúvidas e trocar experiências com outros estudantes.
9. Mantenha-se atualizado
Lembre-se de acompanhar as notícias e os acontecimentos atuais, pois o Enem costuma abordar temas da atualidade em suas questões, principalmente na redação. Leia jornais, assista a documentários e fique por dentro dos principais assuntos do momento.
Entre na Belas Artes com a sua nota do Enem
Existem diversas instituições particulares que aceitam o resultado do Enem para entrar no curso superior sem a intermediação de programas governamentais ou a necessidade de fazer um novo vestibular. E esse é o caso da Belas Artes!
Estudar com a gente com certeza mudará para melhor o seu futuro profissional. Quer saber mais sobre a instituição? Continue conosco e conheça 7 motivos para estudar na Belas Artes!