5 dicas para quem quer trabalhar com Artes Visuais

trabalhar com Artes Visuais

Quer descobrir como trabalhar com Artes Visuais? O segredo está em conhecer o mercado e saber se preparar do jeito certo. Assim, você vai poder não só trabalhar com Arte como também ter uma carreira de sucesso.

Continue lendo para ficar por dentro das tendências do mercado e conferir as melhores dicas!

Por que fazer Artes Visuais?

O conceito de “Arte” é muito amplo e envolve diversas formas de manifestação. Apesar disso, pode-se dizer que ela é resultado da criatividade e das técnicas de intervenção usadas por um artista em algum tipo de material.

A finalidade do trabalho desse profissional é despertar sentimentos, sensações ou estimular alguma reflexão. Nesse sentido, o trabalho com Artes Visuais engloba experiências que podem ser percebidas com o sentido da visão.

Assim, se você se interessa pela área e quer uma resposta para a pergunta “É preciso estudar ou fazer cursos de arte para ser artista”, a resposta é que, embora não seja necessária uma formação, estudar Artes Visuais vai abrir sua mente.

Fazer o curso também vai fornecer uma base teórica e técnica para aprimorar os seus trabalhos.

Onde o profissional de Artes pode atuar?

Muita gente questiona: “Mas afinal, artes visuais trabalha com o quê?” O fato é que existem diversas possibilidades de áreas a serem exploradas. Descubra algumas delas a seguir para encontrar a que mais se identifica com você.

Pintura

Se você se interessa por trabalhos manuais e criação de imagens, essa área é muito promissora. 

Aqui você vai usar diferentes materiais para criar imagens e cenários nas mais variadas estruturas e superfícies. Desde uma simples tela em branco até a criação de um mural em uma parede, por exemplo.

Escultura

No que se refere à escultura, o artista vai usar materiais como cerâmica, gesso, argila e até mesmo trabalhar com impressoras em 3D para criar formas tridimensionais.

Restauração

Quem gosta de História e deseja saber como trabalhar artes visuais de forma a contribuir para a preservação da cultura, pode atuar com restauração.

Nessa área, o profissional vai trabalhar com a recuperação de obras antigas e objetos como livros, pinturas e esculturas, entre outros casos.

Crítico de Arte

Essa área é para quem gosta de arte e tem um olhar clínico muito apurado. Aqui, você vai avaliar exposições, eventos e manifestações artísticas por meio de pareceres para revistas especializadas e outros canais de comunicação.

Curadoria

A curadoria é uma excelente atividade para trabalhar com Artes Visuais. Nesse caso, quem opta por seguir carreira nessa área vai se responsabilizar por selecionar artistas e obras para a composição de acervos e exposições — tanto em galerias de arte quanto em museus e bibliotecas.

O profissional também pode atuar junto a colecionadores, fazendo a ponte entre eles e os expositores e interessados.

Economia criativa

Para quem quer saber como trabalhar com Artes Visuais na indústria, essa é uma boa sugestão. Nessa carreira, o profissional tem a função de usar a criatividade para agregar valor a produtos e serviços.

Assim, vai fazer uso de recursos audiovisuais, expressões culturais e inovação para criar tendências e gerar demanda.

A economia criativa é fundamental e anda lado a lado com áreas como: Marketing, marketing digital e Publicidade e Propaganda, por exemplo.

Nesse caso, o trabalho engloba animações, design, ilustrações, imagens para publicidade, identidade visual para festivais, produtos e diversos outros segmentos da indústria.

Magistério

Para quem gosta de transmitir conhecimentos, é possível seguir carreira no magistério, tanto em nível escolar quanto universitário.

Nesse caso, se você tem interesse na carreira acadêmica, vai precisar fazer um curso de pós-graduação, de mestrado ou de doutorado.

Planejador de Carreira

Como viver de Artes Visuais?

O mercado de arte é hoje muito mais diversificado do que era tempos atrás. Nesse movimento, as artes plásticas deixaram de ficar limitadas aos formatos tradicionais.

Conheça na sequência algumas das principais tendências e descubra a resposta para a pergunta que não quer calar: como ganhar dinheiro fazendo Artes Visuais?

Mudanças climáticas no centro

Diante dos impactos causados pelo ser humano no planeta, as artes plásticas não teriam como não chamar atenção das pessoas para a natureza e as questões ambientais.

Por isso, a expectativa é de que nos próximos anos os artistas coloquem cada vez mais o tema no centro de suas produções.

Plataformas interativas

As inovações tecnológicas estão por todos os lados, e não seria diferente nas artes. Os museus, galerias e espaços usados para exposição de obras diversas também estão se modernizando.

E o objetivo costuma girar em torno da interação. Aqui, as tecnologias ajudam a estimular a participação do público.

Mas isso não quer dizer que os suportes bidimensionais estejam ficando de lado. Eles continuam tendo o seu espaço no mercado.

Fortalecimento das políticas de identidade

As políticas de identidade têm ganhado força em várias partes do mundo por conta de problemas sociais urgentes da sociedade.

Dessa forma, a tendência é de que cada vez mais as Artes Visuais funcionem como um meio relevante para falar sobre raça, gênero, migração, entre outras questões.

O que esperar do futuro das Artes Visuais?

Outro movimento interessante é o rompimento de fronteiras, de quebra do modo tradicional de encarar os tipos de arte.

Isso porque as produções hoje podem ser mais fluidas, fazer uso de várias mídias e ser mais representativas.

Arte enquanto produção coletiva

Temos visto a arte perder um pouco também do seu caráter individual. Mais do que ter uma fama ligada ao próprio nome, as novas gerações estão preocupadas em experimentar e agir coletivamente.

Desse modo, as artes são cada vez mais diversificadas, ricas, autênticas e inovadoras.

Como trabalhar com Artes Visuais? Confira 5 dicas

É fácil se deixar levar e acabar se perdendo sem um pouco de visão de negócios. Porém, para evitar isso, entenda a seguir algumas dicas:

1. Tenha uma rotina de produção

Você com certeza já deve ter ouvido que “a prática leva à perfeição”, não é? Nenhum artista conquista o sucesso sem colocar a mente, as mãos e o potencial criativo para funcionar.

Sendo assim, procure desenvolver o hábito de cultivar suas habilidades artísticas diariamente. Com o tempo, o seu talento vai se aprimorando.

Ainda, é aos poucos que você vai encontrar seu caminho profissional, as ferramentas preferidas e os tipos de trabalho que mais gosta de fazer.

Além de ser uma maneira de se desenvolver, a prática é um meio de você se conhecer melhor enquanto artista.

2. Crie seu próprio estilo

Se você parar para pensar, os artistas mais bem sucedidos fazem trabalhos com características bem marcantes. É aquela coisa de você bater o olho numa obra e saber quem foi o responsável por ela.

E, claro, é uma forma de você se destacar dos demais, é preciso mostrar que tem um diferencial e chamar a atenção das pessoas. Para isso, você deve explorar várias linguagens estéticas até encontrar a sua própria.

Vale dizer que essa busca leva tempo, exige paciência e muita mão na massa. Ou seja, não acontece da noite para o dia.

3. Mergulhe no mundo das Artes Plásticas

O que vai ajudar você a se encontrar esteticamente é o contato intenso com o universo artístico.

É fundamental conhecer diferentes artistas e o que anda rolando nos vários cantos do mundo. Esse é o melhor jeito de aumentar a sua bagagem de referências e instigar a criatividade.

Em qualquer oportunidade de visitar outras cidades e países, vale a pena ir atrás e conhecer de perto as obras dos artistas locais.

4. Seja persistente

Não deixe os obstáculos ao longo do caminho fazerem você desistir das artes. Como em qualquer carreira, os erros são parte da trajetória. E eles não devem ser encarados de forma negativa.

Os erros servem como aprendizado e ajudam você a chegar onde deseja.

Além disso, é importante saber lidar com as críticas. Todo grande artista tem trabalhos fortemente criticados e até recusados ao longo da vida.

Portanto, tenha consciência disso e seja persistente. O que você não pode é deixar as dificuldades serem fonte de desânimo.

5. Invista em qualificação

Nada melhor do que unir o talento à qualificação profissional. Afinal, os estudos sempre vão fazer parte da vida dos artistas. Por isso, aposte em uma formação de qualidade e, de preferência, em uma instituição referência nas artes.

E não pense que se trata só de ter um diploma no currículo. Isso porque o conhecimento é a base de tudo.

Para ser um artista de sucesso, você precisa conhecer as técnicas mais inovadoras e como tirar o máximo de proveito delas.

A qualificação serve igualmente para ensinar você a administrar sua carreira e a empreender na área, duas coisas essenciais para a carreira decolar.

O que é preciso para fazer Artes Visuais?

Ampliar sua bagagem de conhecimento e desenvolver habilidades é fundamental para você ter uma trajetória de sucesso. É justamente para isso que o curso de Artes Visuais existe.

Na faculdade de Artes você aprende com quem entende do assunto, estuda diferentes linguagens e tem a chance de colocar os conceitos em prática.

Além disso, é uma oportunidade de estar em contato com profissionais renomados, conhecer gente nova, ampliar o networking e dar os primeiros passos na carreira.

O que um estudante de Artes Visuais faz?

No curso de Artes Visuais, o aluno da Belas Artes é direcionado a desenvolver percepção, senso estético, reflexão, produção e crítica em relação ao universo artístico.

Assim, o estudante vai estudar matérias como:

  • modelagem e escultura;
  • vídeo e performance;
  • leitura de imagens;
  • linguagem visual;
  • história da arte;
  • fotografia;
  • desenho;
  • cinema;
  • pintura.

Assim, o curso é pautado em matérias teóricas e práticas para estimular sua criatividade, senso crítico e artístico.

É preciso saber desenhar para fazer Artes Visuais?

Não é necessário saber desenhar! O curso traz cadeiras específicas para o desenvolvimento dessas habilidades. 

Contudo, é conveniente que se tenha aptidão para tal, já que o desenho é muito importante em boa parte das áreas de atuação do artista visual.

Quanto tempo dura o curso de Artes Visuais?

A graduação tem duração de 4 anos. Parte da carga horária conta com disciplinas com foco na prática, como são os casos de desenho, imagens digitais e por aí vai.

Qual é a melhor faculdade de Artes Visuais do Brasil?

O Brasil conta com ótimas faculdades de Artes Visuais. Apesar disso, além de ser nacionalmente reconhecido como referência, o curso da Belas Artes tem nota máxima na avaliação do MEC.

Qual o salário de quem trabalha com Artes Visuais?

No Brasil, a média salarial para o profissional de Artes Visuais é de R$ 3.118,37 de acordo com pesquisas do site salário.com.br. Todavia, vale lembrar que o valor varia bastante a depender do tipo de atividade, porte da empresa e região em que está localizada.

Em organizações de grande porte você encontra salários a partir de R$ 4.350,00. Já nas maiores capitais, os salários passam de R$ 6.6910,78 em São Paulo e R$ 3.562,01 no Rio de Janeiro.

Pronto para investir no seu futuro?

Se você quer trabalhar com Artes Visuais, comece o quanto antes a correr atrás dos seus sonhos!

A Belas Artes prepara o aluno guiando os talentos artísticos, somado a conhecimentos sobre negócios e empreendedorismo. A instituição orienta o futuro profissional para que consiga viver da sua própria arte.

Coloque nossas dicas em prática e busque a melhor formação que o mercado pode oferecer a você.

Ainda não escolheu seu curso? Aproveite sua visita para baixar nosso material com 5 fatores para você considerar ao escolher uma faculdade.

Você pode gostar também
Tags: Carreira em Artes Visuais, como ser um artista visual, como trabalhar com Artes Visuais, o que faz um artista visual, trabalhar com Artes Visuais

Postagens semelhantes