Pensa em cursar marketing? Essa é mesmo uma ótima escolha! Além de ser um dos segmentos mais importantes para qualquer marca, é também super versátil e promissor.
Sendo assim, você tem mil e uma possibilidades para trabalhar e ter muito sucesso na vida profissional.
Mas que tal entender melhor tudo o que você pode fazer na área? Afinal, não é à toa que essa é uma das carreiras mais desejadas do mercado. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber antes de começar a atuar de vez!
O que é marketing e o que se estuda nele?
Se você tem dúvidas sobre o que é e por que o marketing é importante, pare por um minuto e olhe ao seu redor. A verdade é que constantemente somos bombardeados por estímulos provenientes de campanhas criadas estrategicamente.
Ao caminharmos na rua, ligarmos a televisão ou abrir um computador, somos imediatamente impactados por algum tipo de ação de marketing.
Nesse contexto, podemos utilizar o conceito de Philip Kotler, uma das referências na área. O marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer as necessidades de um determinado público.
Em contrapartida, a American Marketing Association (AMA) vai além. A entidade define marketing como um conjunto de instituições e processos. Por meio deles, é possível criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.
Assim, o marketing estuda os mecanismos que regem as relações de troca realizadas dentro de 4 eixos principais: preço, comunicação, distribuição e produto.
Quais são os três objetivos do marketing?
As funções do departamento de marketing são variadas. É um engano pensar que seu objetivo principal é vender produtos. Mas quais as 3 funções do marketing, afinal? Confira a seguir.
1. Aumentar as vendas
De fato, potencializar as vendas é o foco principal do marketing nas empresas. Nesse caso, ele irá criar estratégias para atender às necessidades do cliente e direcionar as ações com foco em obter sucesso nas vendas.
2. Fidelizar clientes
Apesar disso, o departamento de marketing tem outras responsabilidades. Além de vender mais é necessário manter um relacionamento com o cliente para que ele compre sempre.
Por isso, a fidelização dos consumidores é outro objetivo a ser alcançado.
3. Posicionamento no mercado
A área de marketing também é responsável pela produção de conteúdo regular, gerando autoridade para a marca.
Por meio de vídeos, posts e matérias é possível educar o público-alvo sobre as soluções oferecidas pela empresa. Ao mesmo tempo, posicionar a empresa como uma referência no assunto.
Assim, mesmo que o produto não seja vendido no momento, a empresa aumenta sua visibilidade no mercado. Assim, o cliente é direcionado pelo funil de vendas até estar pronto para fechar negócio.
Qual é a função do marketing?
A partir disso, fica claro perceber que as áreas do marketing são vastas e abordam muito mais do que vender serviços.
Hoje, especialmente com o surgimento do marketing digital, é possível trabalhar inúmeros aspectos relacionados à planejamento estratégico, pesquisa e posicionamento, por exemplo.
Ou seja, sua função é ser um tipo de equilíbrio entre os objetivos da empresa e as necessidades dos clientes. Uma boa ação de marketing gera valor para todos os envolvidos.
Assim, a partir da sua aplicação a empresa consegue se posicionar adequadamente no mercado e entregar aquilo que o cliente deseja consumir, em todos os aspectos.
Quais são os principais tipos de marketing?
Há muitos tipos e áreas de marketing para quem deseja atuar nesse mercado. Confira alguns deles a seguir!
Marketing digital
A história do marketing digital teve início com o surgimento e popularização da internet. Por meio dela, as empresas começaram a buscar maior proximidade com os clientes, e as vendas online permitiram alcançar mercados antes impossíveis de explorar.
Assim, as características do marketing digital abrangem a possibilidade de direcionar conteúdo, interagir com o público, rastrear as ações e ser maleável nas respostas, por exemplo.
Marketing pessoal
Quando surgiu o marketing digital, também apareceu a necessidade da autopromoção. Assim, o marketing pessoal ganhou ainda mais força!
Hoje em dia, se posicionar corretamente no ambiente digital e transmitir uma imagem coerente é uma necessidade que pode ser suprida pelas ações de marketing pessoal.
Ou seja, ele é utilizado para que seja possível vender a própria imagem e modificar a forma como as outras pessoas veem quem usa.
Marketing de relacionamento
Bons relacionamentos são essenciais para crescer no marketing digital e offline. Assim, o marketing de relacionamento tem como foco conquistar e fidelizar clientes, gerando proximidade com a empresa a ponto de se tornarem defensores e divulgadores da mesma.
Inbound marketing
Essa ferramenta tem como objetivo atrair de forma voluntária clientes em potencial para a empresa.
Essa estratégia se baseia na criação e compartilhamento de materiais voltados para o público-alvo. Dessa forma, é possível coletar dados como e-mail ou telefone e conseguir autorização para se comunicar de maneira mais direta.
Por que o marketing é uma das carreiras em destaque entre as profissões do futuro?
Hoje, não dá mais para imaginar a divulgação de uma marca ou o desenvolvimento de um produto sem a ajuda do marketing. Isso porque ele é o recurso que tem as ferramentas certas para ampliar a atuação da empresa e criar uma comunicação com o cliente.
Com a evolução da tecnologia, ter um conhecimento mais específico sobre as ferramentas que permitam bons resultados neste trabalho é fundamental.
É por isso que a importância do marketing faz com que esse se destaque como uma das profissões do futuro. E porque engloba um monte de conhecimentos, que vão da gestão ao planejamento, do financeiro à tecnologia de informação.
Basicamente, o profissional que se forma na área é completo. Sendo assim, pode acreditar: essa profissão veio mesmo para ficar.
Como é o mercado de trabalho para quem trabalha com marketing?
O mercado de trabalho na área de marketing é recheado de oportunidades. Apesar dos desafios, há muita liberdade criativa e autonomia para trabalhar. No entanto, é preciso se atentar para duas características muito importantes do marketing. Descubra a seguir.
Mudanças constantes
O comportamento do consumidor muda com muita frequência. Assim como a tecnologia, que está em constante evolução.
Tudo isso reflete diretamente no trabalho do marketing, que precisa acompanhar essas mudanças bem de perto. E descobrir como incorporá-las no seu dia a dia e nos projetos da empresa em que trabalha.
Dinamismo
A partir disso, vale lembrar que o mercado de trabalho da área é mega dinâmico. Então, nada de se colocar na zona de conforto!
Sua criatividade precisará ser exercitada com muita agilidade, e a todo momento. É assim que você conseguirá se destacar e crescer na profissão.
Em relação aos locais nos quais você pode trabalhar, há também muitas opções:
- empresas de diversos nichos;
- agências de publicidade;
- por conta própria;
- indústrias;
- startups;
- varejo;
- ONGs.
E não se esqueça: mesmo depois de obter seu diploma em marketing, continue a estudar!
Faça cursos de especialização, participe de eventos, aumente sua rede de contatos, viaje, leia livros. Quanto mais conhecimento você tiver, mais poderá engordar seu salário e valorizar o serviço que presta.
Quanto é o salário de marketing?
De acordo com o Guia da Carreira, o salário médio de quem trabalha com marketing no Brasil é de R$ 4.000,00 em regime CLT. Contudo, isso vai variar de acordo com a experiência do profissional, estado e área desejada.
Quem é formado em marketing faz o quê?
Mas e na prática, onde o profissional de marketing pode atuar? Aqui estão as principais áreas de atuação para descobrir qual tem mais a ver com você.
Desenvolvimento de produtos
Se o consumidor é tão exigente, atender todas as suas necessidades é fundamental para uma marca.
Quem está em busca das melhores profissões marketing vai adorar essa área. Afinal, o profissional fica responsável por direcionar o desenvolvimento de produtos, atrair e fidelizar os clientes com suas propostas.
Inteligência de mercado
É muito importante que a marca tenha uma relação próxima com seus clientes e parceiros. E, ainda, fique ligada no que a concorrência faz. Esse é um dos fundamentos do marketing.
Assim, fica mais fácil coletar e analisar dados, para manter seus produtos ou serviços competitivos e se preparar para os desafios.
Marketing digital
Todo mundo sabe que dá para fazer compras com apenas alguns cliques no celular. Ou que, em um site de busca, é possível encontrar exatamente o produto desejado.
O profissional fica, então, responsável por criar estratégias online e aumentar a presença virtual da marca dentro dos princípios do marketing digital.
Planejamento estratégico
O planejamento é uma das primeiras fases do marketing. Nessa função, o profissional desenvolve ações mercadológicas e calendários de atividades.
Planeja orçamentos, traça objetivos, pensa em lançamentos e divulgações, entre outras tarefas.
Comunicação corporativa
Esse é um trabalho essencial para melhorar a comunicação interna de uma organização.
Afinal, é preciso que todos os seus setores estejam alinhados para se manterem produtivos, certo? O marketing entra em cena para transformar a imagem da empresa perante seus colaboradores e unificar a atuação das equipes.
Qual é o perfil do profissional de marketing?
O que é preciso para fazer marketing? Lembre-se de que algumas habilidades são fundamentais para um bom profissional. Confira quais são elas!
Perfil T Shaped
O perfil T Shaped, ou o perfil em forma de T, pertence ao profissional que tem um alto nível de conhecimento técnico (o traço vertical da letra T) e conhecimentos extras em outras áreas que melhoram sua atuação (traço horizontal do T).
Essa é a característica mais valiosa para o mercado atual, pois mostra que o profissional está sempre em um processo de contínua aprendizagem.
Comunicação
A profissão, por si só, é totalmente voltada para a comunicação. Por isso, o profissional deve dominar totalmente essa habilidade.
Oratória, escuta ativa, empatia e proatividade são de grande contribuição para entender a necessidade da empresa e de seus clientes.
Mindset ágil
Com tantas mudanças, pensar rápido é essencial. É preciso saber se adaptar, tem um mindset aberto para testar novos conceitos e aprender com o mercado.
Isso não significa que você tem que fazer entregas antes do prazo. Mas sim descobrir formas de economizar dinheiro e tempo, diminuir falhas e trazer resultados.
Soft e hard skills
As soft skills, aquelas aptidões do profissional de marketing que têm a ver com a sua personalidade, envolvem inteligência emocional, liderança, habilidade de negociação e disponibilidade para resolver problemas.
Já as hard skills se referem a habilidades técnicas e pedem conhecimentos específicos. Entre eles, estão: entendimento de modelos de negócio e intimidade com ferramentas de marketing e projetos.
Quanto tempo é a faculdade de marketing?
Se você já se perguntou quantos anos é a faculdade de marketing, vai gostar de saber que o curso tem duração de 2 anos no caso de tecnólogo e 4 anos para bacharelado. Assim, você tem opções tanto para quem quer uma formação mais prática e voltada para o mercado de trabalho ou mais completa.
E aí, curtiu o que viu sobre marketing por aqui? Se esse é um dos segmentos de carreira mais desejados do momento e você se identifica, não perca mais tempo e invista em seu futuro!
A gente pode ajudar você nessa missão. Baixe agora mesmo nosso Guia do Profissional de Comunicação do Futuro e prepare-se para as mudanças do mercado.