Pensamento criativo: um manifesto da Belas Artes

pensamento criativo

Desde 1925, o Centro Universitário Belas Artes atua para estimular o pensamento criativo a ganhar e ocupar espaços na sociedade. É uma das mais importantes instituições especializadas no ensino da Arte, da Arquitetura e da Comunicação no Brasil.

E a criatividade é o grande motor que movimenta a economia global, segundo o Mapeamento da Indústria Criativa de 2022 da FIRJAN. Em 2020, a economia criativa brasileira movimentou mais de R$ 217 bilhões e contou com mais de 935 mil profissionais criativos formalmente empregados, totalizando um crescimento de 11,7% em relação ao mapeamento de 2017.

Entenda, a seguir, sobre o que é pensamento criativo, como ter criatividade e o que diz o manifesto Belas Artes. E permita que os pensamentos criativos também apareçam em sua vida!

Pensamento criativo: para entender o conceito

Vamos iniciar esclarecendo o que é pensamento criativo. É uma habilidade que contribui para o desenvolvimento de ideias valiosas e interessantes.

O Dicionário de Oxford define o pensamento criativo como o uso da imaginação ou de ideias originais para criar algo.

Em outras palavras, podemos dizer que a criatividade é a capacidade de pensar fora da caixa. Ou seja, de ir além, de ousar um pouco mais, de descobrir novos sentidos.

Mas vale, ainda, entender melhor como desenvolver o pensamento criativo. Na verdade, a criatividade é uma habilidade que todo ser humano pode estimular. Mas nem sempre conseguimos.

Assim, as diferentes artes são ótimas formas de trabalhar o pensamento criativo. Música, teatro, dança, literatura, arquitetura, escultura, cinema são exemplos de ferramentas pelas quais é possível estimular a criatividade.

Como desenvolver o pensamento criativo?

Depois de entender o que é o pensamento criativo, confira algumas dicas que vão ajudar você nesse processo:

Expanda os horizontes

Consuma conteúdos diferentes, converse com muitas pessoas, reflita sobre opiniões divergentes e vivencie experiências variadas. Dessa maneira, será possível ampliar a sua bagagem intelectual e cultural.

Combine ideias antigas

Habitue-se a registrar impressões, ideias, observações, planos em um caderno, arquivo do word ou outro tipo de aplicativo.

Quando for criar algum projeto, analise suas anotações e reveja se algumas delas podem ser aplicadas. Isso vale para projetos pessoais e profissionais.

Entenda o problema

Para gerar soluções criativas em relação a um problema, é fundamental que a pessoa  o compreenda bem antes.

É preciso avaliar cada ângulo da questão cuidadosamente, considerar cada opinião a respeito dela e fazer comparações críticas.

Assim, é possível, por exemplo, fazer esquemas visuais com os detalhes do problema e sugestões de soluções. Algumas pessoas usam fluxogramas e ilustrações para descobrir novas respostas, o que pode ajudar nesse contexto.

Confie em suas ideias

A autocrítica excessiva pode fazer com que a pessoa deixe suas ideias de lado. O receio em respeito às ideias dos outros também pode motivar a desistência.

Desse modo, esteja aberto às críticas, pois elas são inevitáveis, e esteja disposto a reformular suas ideias caso seja necessário. 

Tenha em mente que a criatividade não é algo mágico, ela também depende de seus conhecimentos prévios sobre determinado assunto — por exemplo, um pianista pode produzir grandes obras porque aprendeu a tocar piano.

Assuma riscos

Quem deseja desenvolver pensamentos criativos precisa assumir alguns riscos.

Aos poucos, você deve sair de sua zona de conforto, assumindo desafios maiores. E diante do fracasso, não desista! Avalie os pontos que errou e recomece.

Quais são as competências do pensamento criativo?

O pensamento criativo considera o aprimoramento de talentos e de competências para o desenvolvimento de ideias inovadoras.

Assim, as competências do pensamento criativo podem ser técnicas aplicadas em diferentes situações, usando ferramentas para análise e concepção de soluções. Entre as principais competências, estão:

Flexibilidade cognitiva

É a capacidade de considerar novas perspectivas e alternativas. Isso envolve estar aberto a diferentes pontos de vista e questionar crenças que você já tem sobre algo ou alguém.

Fluidez

Outra competência importante é a fluidez, ou a capacidade de gerar muitas ideias e soluções em pouco tempo. Isso exige uma mente livre de bloqueios.

Sensibilidade a problemas

Também faz parte do pensamento criativo a sensibilidade a problemas. É a habilidade de identificar lacunas, defeitos ou aspectos que precisam ser melhorados.

Elaboração e enriquecimento de ideias

Outra competência é a elaboração e enriquecimento de ideias, ou seja, a capacidade de criar as ideias iniciais e torná-las mais elaboradas e complexas. 

Originalidade

Além disso, a originalidade é uma característica-chave do pensamento criativo. Significa ter a habilidade de gerar ideias únicas e novas, que não são óbvias.

Avaliação crítica

Por fim, a avaliação crítica de ideias também compõe o pensamento criativo, que é, basicamente, ter a capacidade de analisar de forma realista o potencial e limitações de cada ideia.

Conheça o manifesto Belas Artes

O Centro Universitário Belas Artes preza por aulas que cultivem o diálogo. Os relacionamentos entre professores e estudantes são horizontais, indo além da tradicional hierarquia ainda existente em muitas instituições de ensino.

Valorizamos a economia criativa, desligando o “piloto automático” e impulsionando o pensamento criativo para que ele abra novas perspectivas e rumos.

Logo, é preciso unir o antigo ao novo, o tradicional ao moderno, a teoria e a prática. Consideramos os estudantes das faculdades de Belas Artes como empreendedores que vão conquistar seu espaço no mercado de trabalho com suas habilidades aperfeiçoadas ao máximo. Para tanto, temos infraestrutura que nos ajuda a alcançar nossos objetivos.

Ao longo de nossos anos de atuação, testemunhamos a jornada de diferentes ex-alunos que passaram por nossos corredores e hoje são profissionais renomados. Entre eles, estão:

  • Mari Saad, influencer do ramo de estética;
  • Dani Calabresa, humorista, roteirista e apresentadora;
  • José Ricardo Basiches, arquiteto;
  • Cristina Hamoui, designer de interiores;
  • Luís Maluf, crítico de arte;
  • Francesca Alzati, arquiteta, designer e curadora.

Muitos de nossos ex-alunos se destacam em design, arquitetura, moda, comunicação, artes visuais e outras áreas. E o Centro Universitário Belas Artes forneceu a todos eles uma base sólida para que construíssem suas carreiras.

Fique sabendo que o ensino superior oferece os conhecimentos necessários para que as pessoas desenvolvam sua criatividade e deem vida a diferentes pensamentos criativos.

Os cursos do Centro Universitário de Belas Artes abrangem diversas áreas. Depois de conhecer o manifesto Belas Artes, aproveite para conhecer melhor os cursos de graduação que oferecemos. Esperamos por você para fazer parte da nossa história!

Você pode gostar também
Tags: a criatividade é a capacidade de pensar fora da caixa, como desenvolver a criatividade, como desenvolver o pensamento criativo, como ter criatividade, criatividade, o que é pensamento criativo, Pensamento criativo, pensamentos criativos

Postagens semelhantes