Faculdade de Publicidade em São Paulo é na Belas Artes!

faculdade de publicidade

Vai fazer faculdade de Publicidade, mas não decidiu onde? Então você precisa conhecer agora mesmo os diferenciais do curso da Belas Artes!

Quando se trata do seu futuro, as escolhas devem ser feitas com o máximo de cuidado possível.

Afinal, cada passo é capaz de levar você para um caminho diferente.

Por isso, continue lendo para saber mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda e entender por que a Belas Artes ajuda os estudantes a arrasarem no mercado.

Quantos anos tem uma faculdade de Publicidade?

Com duração de 4 anos, a faculdade de Publicidade e Propaganda é o ponto de partida para a formação de futuros publicitários inovadores.

Mais do que ter as habilidades técnicas, os estudantes da Belas Artes exploram ao longo do curso a capacidade crítica, pensamento estratégico e criatividade.

Para isso, precisam ter contato tanto com as disciplinas teóricas quanto práticas.

Como é o curso superior de Publicidade?

Uma dúvida bem recorrente que costuma aparecer no Google, por exemplo, é “Publicidade e Propaganda: matérias”. Bom, nos primeiros semestres, a grade do curso inclui disciplinas relacionadas às artes, ciências sociais e política. Conforme o curso avança, as disciplinas passam a abordar assuntos mais específicos da área.

Além disso, os alunos têm contato com habilidades criativas importantes, como desenho, produção gráfica, fotografia, redação, entre outras.

Fique sabendo que, se você estudar na Belas Artes, vai sair da faculdade preparado para se destacar de verdade no mercado.

Isso porque a psicologia, empreendedorismo, inovação, negócios e legislação, por exemplo, também são assuntos estudados no curso.

Qual é o perfil de um publicitário?

Para ser um profissional de sucesso, não basta dominar a técnica: também é necessário ter o perfil adequado. O publicitário precisa ter boa capacidade de planejamento, facilidade com números, criatividade e busca por inovação.

É claro que as habilidades necessárias vão variar de acordo com as áreas de atuação de publicidade e propaganda em que você deseja trabalhar.

No entanto, em todas elas, vai ser necessário pensar fora da caixinha e encontrar soluções diferentes para problemas comuns. Na sequência, descubra algumas habilidades relevantes para quem deseja obter sucesso com a faculdade de Publicidade.

  • capacidade de prever cenários futuros;
  • gerenciamento de conflitos;
  • capacidade de síntese;
  • trabalho em equipe;
  • boa comunicação;
  • adaptabilidade;
  • senso estético;
  • senso crítico;
  • flexibilidade;
  • criatividade;
  • dinamismo;
  • iniciativa.

Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?

Muita gente tem dúvidas sobre as diferenças entre Publicidade e Propaganda e Marketing. A verdade é que embora muitas pessoas acreditem que os dois conceitos são sinônimos, a Publicidade está contida no Marketing, como uma de suas estratégias.

Se você se interessa pela área, já deve ter ouvido sobre os 4Ps ligados ao Marketing usados para definir como um produto vai se colocar no mercado. São eles: praça, preço, produto e promoção.

E é exatamente nesse último “P” que entra a Publicidade. Afinal, ela está ligada às formas de gerar demanda e desejo para uma marca.

Quem faz Publicidade pode trabalhar com Marketing?

Embora a Publicidade e Propaganda faça parte do Marketing, as duas ferramentas caminham juntas. Assim, quem opta por uma graduação na área provavelmente vai trabalhar também com Marketing.

A questão é que o curso de PP é mais específico e vai focar suas energias nessa área. Passando pelas outras de forma mais superficial.

É melhor fazer Marketing ou Publicidade?

Se você está em dúvidas se é melhor prestar vestibular para Publicidade e Propaganda ou para Marketing, vamos pensar com cuidado!

Quem opta pelo curso de Marketing vai estudar Publicidade como uma de suas ferramentas e com foco nos negócios.

Por outro lado, a graduação em Publicidade e Propaganda vai trabalhar esses conceitos como fenômeno da comunicação, dentro de uma indústria artística e criativa.

Assim, para responder a esse questionamento você precisa ter em mente suas preferências e em que segmento deseja atuar.

Se a sua ideia é trabalhar com foco na criação de campanhas publicitárias e na comunicação com o cliente por meio desse tipo de estratégia, é melhor optar pela faculdade de Publicidade e Propaganda.

Por outro lado, se você deseja um curso mais abrangente para pensar na comunicação da marca com o público de uma maneira global, talvez o ideal seja o curso de marketing.

Onde o publicitário pode trabalhar?

Existem muitas áreas da Publicidade e Propaganda para quem deseja realizar uma graduação e se especializar nesse segmento. Confira algumas delas a seguir.

  • departamentos internos de comunicação e marketing em empresas de diversos segmentos;
  • veículos de comunicação e mídias variadas como TV, internet e revistas;
  • agências produtoras de conteúdo;
  • agências de publicidade;
  • atuação autônoma;
  • setor público.

Quanto ganha uma pessoa formada em Publicidade e Propaganda?

É claro que o curso parece incrível, mas antes de prestar vestibular, todo mundo quer saber: qual é o salário de um publicitário?

A boa notícia é que o mercado de trabalho está bastante aquecido. Depois da pandemia, a demanda no setor de Publicidade cresceu bastante.

Hoje em dia, a média salarial no Brasil é de R$ 2.544,54. No entanto, esse valor pode variar muito em decorrência do seu grau de especialização, região em que a empresa está localizada, porte da agência e tamanho do projeto, por exemplo.

Nesse cenário, o salário pode passar a R$ 3.226,50 para profissionais sêniores e especializados podendo chegar a mais de R$ 13.600,00 para o cargo de Diretor de criação.

Como é a vida de um publicitário?

O dia a dia de quem trabalha com Publicidade e Propaganda é muito dinâmico e repleto de desafios. Além de atuar no desenvolvimento das suas atividades, é importante ter uma rotina compatível com inovação e bons relacionamentos.

Manter o portfólio sempre atualizado é parte relevante da rotina de um publicitário. É por meio dele que você vai conseguir demonstrar sua experiência profissional para os clientes em potencial.

Vale sublinhar que é interessante participar de eventos na área e ficar de olho nos principais especialistas no seu segmento. Isso vai permitir que você esteja sempre atualizado e garantir um bom network.

Exposições e outras manifestações artísticas também são fontes essenciais de inspiração para seus trabalhos. Portanto, é sempre bom ficar de olho nas tendências e novidades no mundo da moda, música, cinema e televisão, por exemplo.

A rotina do publicitário envolve, ainda, reuniões com clientes, brainstorming e com outros profissionais ligados à criação das campanhas, como designers e especialistas em marketing.

Quais são os diferenciais do curso da Belas Artes?

Uma graduação não se resume apenas às aulas. Uma formação de qualidade vai muito além do conteúdo teórico. Desde antes da matrícula até o final da formação, entenda como a Belas Artes consegue dar aquela força especial:

Estrutura moderna

As áreas ligadas à comunicação e artes dependem do uso de tecnologias para fazerem suas atividades. Por isso, a instituição conta com espaços fundamentais para colocar o conhecimento em prática:

Laboratório de Imagem e Som: funciona como um estúdio completo de TV, vídeo e rádio. Os estudantes usam esse espaço para fazer gravações profissionais, usando câmeras, iluminação, ilhas de edição e vários equipamentos.

Laboratório de Design e Experiências Imersivas (IMEX): este laboratório conta com diversas ferramentas para os alunos experimentarem formatos de conteúdos inovadores e tecnologias 3D.

Experimentação

Antes de entrarem no mercado de trabalho, os futuros profissionais podem colocar em prática o que aprendem na faculdade de Publicidade. Isso é possível por meio da Agência Experimental de Comunicação (CRIAR+).

Além de trabalhar com criação publicitária, os estudantes fazem produção audiovisual, planejamento de campanha e comunicação, pesquisa, diagnóstico de tendências, entre outras atividades.

Dessa forma, tornam-se muito mais confiantes e preparados para encarar os desafios que o mercado de trabalho reserva.

Eventos de comunicação

A Belas Artes também organiza eventos focados, como é o caso da Semana Integrada de Comunicação.

É uma oportunidade única de os estudantes conhecerem o que a galera da comunicação anda discutindo, quais são os desafios do momento e as novidades.

Além de palestras, filmes e gincanas que fazem parte da programação.

Processo seletivo do seu jeito

Você é quem escolhe a melhor modalidade de processo seletivo. Tanto a prova presencial quanto a online podem ser agendadas de um jeito simples.

Quem vai fazer o processo de transferência ou uma segunda graduação consegue fazer tudo online, sem precisar sair de casa. E o mesmo vale para a matrícula, que pode ser feita de onde você estiver.

Ah, e para quem fez o Enem, é possível pular a etapa do processo seletivo, entregando a média da prova e indo direto para a matrícula.

Pegada empreendedora e de inovação

Para explorar os conhecimentos de empreendedorismo dentro e fora da sala de aula, a Belas Artes conta com o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI).

Por meio das atividades do NEI, os alunos desenvolvem a atitude empreendedora. Dessa forma, saem da faculdade de Publicidade preparados para trabalhar por conta própria ou abrir o próprio negócio.

Confira 8 motivos para fazer faculdade de Publicidade na Belas Artes

Ainda está com dúvidas sobre fazer faculdade de Publicidade? Confira a seguir 8 razões para apostar no curso da Belas Artes.

1. Nota máxima no MEC

Você já deve ter ouvido falar que o Ministério da Educação (MEC) avalia as instituições de ensino superior. Pois saiba que, nas avaliações do órgão, a Belas Artes recebeu nota máxima!

Ou seja, é sinônimo de garantia da qualidade do corpo docente, infraestrutura da faculdade, recursos didático-pedagógicos e desempenho dos estudantes.

2. Reconhecimento no mercado

Nas áreas ligadas às artes e comunicação, a Belas Artes se destaca entre as outras faculdades. Por isso, ter um diploma da instituição no currículo é algo que chama atenção dos empregadores e faz você ser visto com outros olhos.

3. Contato com profissionais renomados

O quadro de professores da Belas Artes é formado por profissionais altamente qualificados e com experiência de mercado para compartilhar.

Além das aulas comuns, os cursos têm aulas com participações especiais. São chances de entrar em contato com publicitários renomados, aprender ainda mais e desenvolver o networking.

4. Participação em eventos

Os alunos da Belas Artes participam ao longo da formação de eventos nacionais e internacionais do setor.

E a faculdade dá todo o suporte para inscrição nos editais e para que os estudantes cheguem preparados para trocar conhecimento.

É muito importante que o estudante se familiarize com o ambiente, faça network e esteja inserido no meio. Assim, ao se formar, o processo de transição da faculdade para o mercado de trabalho será muito mais fluido.

5. Ótimas oportunidades de emprego

Mais do que conseguir uma boa qualificação profissional, as pessoas se preocupam com o momento de se colocar no mercado de trabalho.

Por ter parceria com as melhores empresas da área, a Belas Artes ajuda os estudantes a conseguirem boas oportunidades!

6. Metodologia de ensino diferenciada

A preparação para os desafios do mercado depende de uma metodologia de ensino diferenciada.

Sabendo disso, a Belas Artes valoriza o autoconhecimento e o repertório individual para formar profissionais capazes de trabalhar em diferentes áreas de atuação.

7. Visibilidade no mercado de trabalho

Em vez de apresentarem seus trabalhos de conclusão apenas para a banca examinadora, os alunos apresentam o resultado dos seus estudos em um festival de criatividade.

No evento, importantes nomes do mercado estão presentes. Ou seja, é uma oportunidade de ganhar mais visibilidade.

8. Única biblioteca da América Latina com ISO 9001

O ISO 9001 é uma certificação que só a Belas Artes possui entre as instituições da América Latina. Ela mostra que a qualidade da biblioteca e a melhoria contínua dos serviços estão entre as prioridades.

Pronto para encarar a faculdade de Publicidade?

Agora que você está por dentro de como funciona a faculdade de Publicidade e dos diferenciais da Belas Artes, deve estar com vontade de começar logo o curso, não é?

Então, não espere mais: faça agora a sua inscrição no curso de Publicidade e Propaganda para começar os estudos o quanto antes!

Você pode gostar também
Tags: curso de Publicidade, curso PP, faculdade de Publicidade, faculdade de Publicidade Belas Artes, faculdade de Publicidade em São Paulo, graduação em Publicidade, PP Belas Artes, Publicidade Belas Artes

Postagens semelhantes