Cineasta: o que faz, quanto ganha e muito mais sobre a carreira

cineasta

Diante do consumo cada vez maior de produtos audiovisuais, o cineasta ganha uma posição de destaque no mercado.

Hoje existem diversas produtoras que trabalham não apenas com peças para o cinema, mas também para publicidade, emissoras de televisão, plataformas de streaming e diversas empresas.

Mas o que fazem exatamente os profissionais formados em cinema?

Muita gente tem vontade de trabalhar na área, porém não sabe como o mercado funciona.

É por isso que preparamos este artigo. Continue lendo para entender tudo o que você precisa saber!

guia do profissional de comunicacao do futuro

O que faz um cineasta?

O cineasta é o profissional responsável pela produção de vídeos e filmes com diversos objetivos: cinematográficos, institucionais, comerciais, jornalísticos, artísticos etc.

Para isso, precisa ter uma forte base teórica e técnica.

Isso porque a produção de filmes, séries, documentários e vídeos diversos passa por várias etapas até a entrega da peça final.

É um trabalho que envolve a elaboração de roteiro, cenografia, sonorização, iluminação, figurino, edição, escolha e operação de equipamentos, organização do set de filmagem, planejamento geral, entre outras.

Ou seja, muitos profissionais estão envolvidos em cada projeto, seja um vídeo curto ou um longa-metragem.

Além de se especializar em uma área específica, o cineasta pode assumir a direção de um projeto. Isso envolve não só a parte de produção como também outras funções, por exemplo, de captação de recursos, patrocínios e coordenação de equipe.

Geralmente os cineastas começam a carreira trabalhando para estúdios e produtoras ou como freelancers, prestando serviços para instituições públicas e privadas.

Mas, conforme vão adquirindo experiência, muitos passam a desenvolver os próprios projetos e até abrem suas próprias produtoras de conteúdo audiovisual.

Assim, conseguem direcionar seu trabalho para os setores pelos quais têm maior interesse.

Quais são as principais áreas em que um cineasta pode atuar?

Como a produção de um filme, documentário, série ou vídeo demanda muitas funções, quem se forma em cinema pode atuar em diferentes áreas.

Veja quais são algumas delas:

Direção

O diretor é quem tem a visão geral de um projeto audiovisual. Portanto, fica responsável pela aprovação do roteiro, escolha da equipe e do elenco, edição das cenas e decisão final sobre todos os aspectos relacionados à narrativa.

Fotografia

A fotografia engloba todo o planejamento da iluminação. De acordo com a luz, é possível fazer com que as cenas transmitam as sensações descritas no roteiro da produção.

Direção de arte

O diretor de arte é o responsável por definir os diversos detalhes que impactam no visual do projeto. Isso inclui cenário, cores das edições, maquiagem, figurino, entre outros.

Sonorização

Além de escolher a trilha sonora, o profissional encarregado da sonorização precisa adaptar os espaços de gravação e escolher os equipamentos para captação de áudio.

Animação

Quem trabalha com animação lida diretamente com programas de computação gráfica para criar imagens em movimento a partir do uso de diferentes suportes artísticos e materiais.

Roteiro

Há ainda aqueles que cuidam da narrativa das produções, organizando os acontecimentos e definindo as ideias que devem ser transmitidas em cada cena e como a filmagem deve ser feita.

Montagem

Já os profissionais de montagem são aqueles que selecionam as cenas filmadas e as colocam numa ordem que atenda ao que foi proposto no roteiro.

Produção

A área de produção fica responsável por providenciar tudo o que for necessário para a etapa de filmagem, desde equipe técnica, profissional de apoio e recursos até alimentação e organização dos locais de gravação.

teste: qual profissao tem a sua cara

Quanto ganham os profissionais formados em cinema?

Assim como em outras profissões, o salário do cineasta pode variar bastante dependendo da área de atuação, da cidade, do tamanho das produções, da experiência e outros aspectos.

Mas, em média, a remuneração pode chegar em torno dos R$ 13 mil por mês. E esse valor não inclui benefícios e outros adicionais.

Como é comum trabalhar com projetos pontuais, os cineastas podem ter uma maior variação de renda. Dependendo do caso, conseguem ultrapassar essa média salarial.

Sobretudo nas grandes cidades onde há mais oportunidades, é possível ganhar ainda mais com produções de alto orçamento.

No entanto, é preciso levar em conta o nível de experiência e a rede de contatos que cada um vai formando com o tempo.

Como anda o mercado de trabalho para os cineastas?

Se você tem vontade de trabalhar no ramo, fique sabendo que hoje o mercado oferece muitas oportunidades.

Afinal de contas, as produções não estão mais limitadas ao cinema e à televisão.

No cenário atual, depois de se formar, você pode ter a chance de prestar serviços para diversas plataformas, instituições e empresas que precisam de conteúdos audiovisuais.

Para atender à alta demanda de consumo de vídeo, o mercado precisa de profissionais qualificados.

E a gente está falando de uma carreira que atrai aqueles que são apaixonados por cinema e pelas artes no geral.

Por isso, fazem com que essa paixão movimente o próprio setor, que se renova o tempo inteiro graças ao surgimento de novas mentes criativas.

Para se dar bem, a qualificação profissional é o segredo!

Ter amor pelo o que se faz é essencial para o sucesso na carreira. Porém, não costuma ser suficiente.

Se você quiser ser um cineasta de destaque, não deixe de investir em uma boa graduação na área para adquirir o conhecimento que tanto precisa.

A Belas Artes é uma instituição que oferece uma formação completa para quem deseja trabalhar no ramo, o curso de Bacharelado em Comunicação Social – Cinema.

Mais do que focar na produção de filmes e séries, essa graduação enxerga o cinema como um espaço de construção do imaginário.

Assim, inclui visões específicas sobre sua representação social e histórica, seus processos de produção, criação, comercialização e veiculação.

Quem estuda na Belas Artes aprende tudo sobre o processo de realização de um filme, a relação do cinema com as outras artes e as linguagens cinematográficas de diversos países.

Ainda, você sai da faculdade atualizado sobre multiplataformas e novas mídias e tem a chance de participar da organização de eventos e festivais de cinema.

Pronto para se tornar um cineasta de sucesso?

Seja qual for a área em que você pretende atuar, quanto antes começar a dar os primeiros passos, melhor.

Portanto, continue buscando informações sobre o mercado e as possibilidades que a carreira de cineasta oferece.

Para se destacar numa área tão dinâmica, é preciso se preparar. A gente mostra como no Guia do Profissional de Comunicação do Futuro!

5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

Você pode gostar também
Tags: cineasta

Postagens semelhantes