Curso de Design de Moda em São Paulo é na Belas Artes!

Curso de Design de Moda

Para quem gosta de ficar atualizado sobre as últimas tendências de comportamento e estilo, o curso de Design de Moda é uma ótima pedida para fazer uma carreira na área. 

Durante a sua formação, além de conhecimento e técnica sobre o assunto, o futuro designer também aprenderá como empreender no mercado na forma correta.

Mas, para iniciar a jornada com o pé direito, é imprescindível escolher uma instituição de ensino superior que tenha know how e um histórico competente na formação de novos profissionais. Afinal, uma escolha equivocada nesse ponto pode comprometer toda uma carreira.

Para facilitar o seu trabalho, preparamos este artigo apresentando o curso de Design de Moda da Belas Artes. Continue lendo e saiba o que te espera na sua futura instituição de ensino.

Boa leitura!

Como funciona o curso de Design de Moda na Bela Artes?

Vamos começar com o “pé na porta” e explicar como funciona o curso de Design de Moda na Belas Artes.

A formação é de bacharelado com duração de 4 anos. Durante esse período, você precisará cursar 120h/a de disciplinas optativas, que podem ser cumpridas até o final do último semestre.

Mas, para receber o seu diploma e se tornar, de fato, um profissional do design, é preciso entregar o Trabalho de Conclusão de Curso e ser aprovado.

A graduação em Design de Moda da Belas é oferecida na modalidade presencial e você poderá cursar as disciplinas nos períodos da manhã, da tarde e da noite. Os encontros ocorrem em nosso campus no Shopping Cidade Jardim.

O que estuda no curso de Design de Moda?

O curso de Design de Moda é uma graduação que prepara os estudantes para trabalhar na indústria da moda, que inclui design de vestuário, acessórios, têxteis e produção de moda.

Durante o curso, os alunos aprendem uma ampla variedade de habilidades e conhecimentos, tais como:

  • Desenho de moda: técnicas de desenho à mão livre e uso de softwares de Design de Moda, para criar ilustrações de roupas e acessórios;
  • História da moda: estudo das tendências de moda passadas, bem como a compreensão das influências culturais, econômicas e sociais que moldaram o desenvolvimento da moda ao longo do tempo;
  • Fabricação e produção de moda: estudo sobre tecidos e materiais, técnicas de costura e confecção de roupas para coleções;
  • Marketing e negócios da moda: estudo de estratégias de marketing, gestão de negócios e branding para marcas de moda;
  • Tendências de moda: análise das trends atuais da moda e previsões futuras.

Na Belas Artes, o curso de Design de Moda é muito mais que uma formação

Toda instituição de ensino superior tem a sua grade curricular e toda questão pedagógica para o aluno. Porém, só no Centro Universitário Belas Artes você tem a possibilidade de trabalhar os seus dons, aperfeiçoar as suas habilidades e obter vantagem competitiva no mercado.

A gente entende que nem todo estudante de Design de Moda quer ser um estilista no futuro. Por isso há toda uma estrutura disponível para que você seja o melhor dentro dos seus objetivos e tenha uma qualificação profissional de peso.

Para isso, você terá acessos aos seguintes pontos:

Laboratório de Design e Experiências Imersivas (IMEX)

Esse é o espaço de realidade virtual da faculdade Belas Artes. Aqui você conseguirá estudar e trabalhar com ferramentas e conteúdos 3D voltados para inovação e tecnologia.

Fablab

No Flalab as ideias se tornam realidade! Afinal, esse é o laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem. O espaço conta com impressoras 3D para os alunos criarem seus protótipos, maquetes e produtos.

Studio Grid

O Studio Grid é mais um espaço para a exploração e desenvolvimento da criatividade dos alunos. Aqui você conseguirá trabalhar em equipe para entender o funcionamento do mercado.

Belas Artes Design Week (BADW)

Durante a Design Week, você vai participar de um circuito de debates e palestras sobre o mundo da moda. Um momento sensacional para ter contato direto com profissionais renomados da área. Uma experiência única para um designer em formação.

Diferenciais da faculdade Bela Artes

A Belas Artes é, na verdade, um Centro Universitário reconhecido pelo seu alto padrão de ensino e por ser pioneira na implementação da Economia Criativa em formações superiores. Tanto na modalidade digital quanto na presencial.

Mas os diferenciais da instituição vão além. Impactam diretamente a experiência do aluno durante o curso de Design de Moda. Confira.

Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Ao se tornar aluno da Belas Artes, você contará com um departamento exclusivo para o desenvolvimento de ideias, projetos e novos negócios.

International Office by STB

A faculdade Belas Artes firma parcerias com marcas internacionais e possibilita que os alunos vivam experiências em cursos e universidades fora do Brasil.

BA Carreiras

Outra exclusividade da Belas Artes para os seus alunos é um departamento próprio para a gestão de carreiras. O BA Carreiras utiliza uma plataforma digital, a “Workalove”, para auxiliar o aluno a ser inserido no mercado. A plataforma conta com testes, cadastro de empresas parceiras que queiram divulgar vagas de estágio, entre outras vantagens.

Economia Criativa

A Belas Artes é pioneira na utilização da Economia Criativa nos seus cursos superiores. Com experiência de mais de 90 anos, a instituição ajuda a formar não só o profissional, mas também o empreendedor.

Ótima localização

Como não poderia ser diferente, os campi da Belas Artes são de fácil acesso para os alunos. Estão próximos às principais estações de metrô da cidade de São Paulo.

Introdução respaldada ao mercado de trabalho

O Centro Universitário Belas Artes proporciona aos alunos uma introdução respaldada ao mercado de trabalho, com visibilidade aos mais reconhecidos profissionais do setor. Isso ajuda a abrir portas para boas oportunidades de estágios e empregos.

Apresentação de trabalho de conclusão de curso em um grande festival 

Na Belas Artes, os trabalhos de conclusão de curso são apresentados em um grande festival de criatividade. O objetivo dessa ação é dar aos alunos a oportunidade de expor suas criações para um público mais amplo e potenciais empregadores.

Metodologia de ensino exclusiva

A metodologia de ensino da Belas Artes valoriza o autoconhecimento e o repertório individual. Sem dúvida, isso ajuda os alunos a desenvolver identidades artísticas próprias.

Editais para participação em eventos nacionais e internacionais

De olho nas tendências mundiais, a Belas Artes sempre se preocupa em incentivar os alunos a participarem de editais em grandes eventos nacionais e internacionais.

Parcerias com as melhores empresas das áreas de Artes

Mantemos sólidas parcerias com as melhores empresas das áreas de Artes. Isso proporciona que os nossos alunos tenham mais oportunidades de conquistar vagas de emprego e estágio.

Biblioteca com ISO 9001

A nossa biblioteca oferece aos alunos acesso a recursos de alta qualidade para pesquisa e estudo. Além de contar com um amplo acervo, ela é a única biblioteca da América Latina certificada com a ISO 9001.

Nota máxima no MEC

A nota máxima no MEC é um indicador de qualidade do ensino da Belas Artes. Com certeza, esse é um fator de diferenciação no mercado de trabalho para os alunos que saem da nossa instituição.

Onde pode trabalhar um designer de moda?

Segundo o Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, a contratação de profissionais do setor de Design de Moda cresceu quase 35% nos últimos anos. Um cenário positivo permitiu que o mercado se expandisse, trazendo oportunidade de trabalho em diversas frentes:

  • desenvolvimento de coleção e acessórios;
  • produção e estilismo;
  • grandes magazines;
  • revistas de moda;
  • modelagem. 

Além de ser um profissional que trabalha para grandes empresas, graças aos diferenciais oferecidos na Belas Artes, você terá a possibilidade de iniciar o próprio negócio. 

Poderá empreender na indústria têxtil, em ateliês de alta costura, no setor de compras e produção, oferecer consultorias de moda, entre outros.

Quanto custa a faculdade de Design de Moda na Belas Artes?

A mensalidade do curso de Design de Moda da Belas Artes varia de acordo com o turno escolhido pelo aluno.

No turno da manhã, o preço da graduação fica em R$4.498,46 mensais. Já para os estudantes que optarem frequentar as aulas à tarde ou à noite, o valor da mensalidade é de R$3.678,14.

Lembramos que esses valores são referentes ao primeiro semestre de 2023 e estão sujeitos a alteração. 

Dúvidas comuns que os interessados na graduação em Design de Moda têm

É comum que os estudantes interessados em ingressar na graduação em Design de Moda tenham algumas dúvidas sobre o curso. 

Por isso, criamos uma espécie de FAQ e responderemos as principais delas, a seguir. Veja!

É preciso desenhar para fazer Moda?

Ter habilidades de desenho é uma grande vantagem para quem busca uma carreira de sucesso na Moda. Porém, essa não é uma obrigatoriedade.

Há várias funções dentro da indústria que não exigem habilidades de desenho, como gestão de marca, produção de moda, marketing, merchandising e desenvolvimento de produtos. 

Além disso, com o avanço da tecnologia, existem softwares de design que podem ser usados para criar ilustrações de roupas e acessórios.

Tem matemática em Design de Moda?

Não há nenhuma disciplina específica de matemática no curso de Design de Moda. Porém, ela está sim presente em algumas matérias da graduação.

O conhecimento de medidas e proporções é fundamental para criar roupas que se ajustam bem ao corpo humano, por exemplo. 

Além disso, os alunos de Design de Moda podem estudar técnicas de modelagem, que envolvem geometria e cálculos matemáticos para criar padrões e moldes. 

A matemática também é útil para calcular custos de produção, determinar preços de venda e gerenciar orçamentos de projetos de moda.

É preciso saber costurar para fazer moda?

Você não precisa saber costurar para começar um curso de Design de Moda, embora esse seja um diferencial.

No decorrer da graduação, você aprenderá algumas técnicas básicas de costura para realizar a modelagem de roupas. 

Já na carreira profissional, poderá trabalhar em parcerias com costureiros e alfaiates ao fazer as suas criações.

Qual é a diferença entre estilista e designer de moda?

Basicamente, o estilista é responsável por criar o visual e a aparência geral de uma coleção de moda, incluindo a escolha de cores, tecidos, padrões e acessórios. 

Esse profissional trabalha principalmente no aspecto visual das roupas, focando em criar um estilo que atraia o público-alvo da marca.

Por outro lado, o designer de moda é responsável por projetar e criar as peças em si. Ele usa habilidades técnicas, como desenho, modelagem e costura, para criar roupas que sejam estilosas, funcionais e viáveis para produção em massa. 

Os designers de moda também podem trabalhar em diferentes etapas do processo de produção, incluindo pesquisa de tendências, desenvolvimento de tecidos e acessórios.

Como iniciar no ramo da moda?

Fazer um curso de Design de Moda é importante para obter conhecimentos e habilidades específicas no campo.

Por isso, a graduação é o melhor caminho para quem quer trabalhar no segmento. Além de obter os conhecimentos necessários para exercer a profissão, o estudante também tem contato com colegas, professores e profissionais de mercado. Esse networking abre muitas portas!

O curso de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes tem encantado e transformado a trajetória de muitos estudantes.

Com seus diferenciais técnicos e padrão de ensino de alta qualidade, a instituição tem a capacidade de transformar você em um profissional completo, um designer de moda capaz de expandir o próprio negócio no mercado.

Gostou das informações? Faça hoje mesmo a sua inscrição no Curso de Design da Belas Artes.

Você pode gostar também
Tags: Curso de Design de Moda, Curso de Design de Moda em São Paulo, Curso de Design de Moda em SP, Curso de Design de Moda na Belas Artes, Design de Moda Belas Artes

Postagens semelhantes