O que significa metaverso? Descubra tudo aqui

o que significa metaverso

A tecnologia vem tornando o mundo virtual cada vez mais real. As experiências provocadas no espaço digital estão cada vez mais próximas do físico. Essa nova realidade já é encontrada em jogos e fará parte do dia a dia da gente. É o caso do metaverso.

Mas você sabe o que significa metaverso? Conhece como ele funciona e a sua influência em nossas vidas? Neste conteúdo você vai saber sobre:

  • O que significa metaverso?
  • Como funciona o metaverso?
  • Quando surgiu o metaverso?
  • O que fazer no metaverso?
  • Como o metaverso influencia o mercado de trabalho?
  • Como entrar no metaverso? 

Vem com a gente que explicamos mais sobre esse mundo virtual. Boa leitura!

infografico: habilidades do profissional do futuro

O que significa metaverso?

O metaverso é uma rede de mundos virtuais, utilizada para que as pessoas interajam umas com as outras. Esse espaço digital utiliza diversos meios tecnológicos, como redes sociais, jogos online, realidade aumentada e criptomoedas.

No metaverso, os usuários podem se conectar por meio de avatares ou a partir da criação de outros personagens.

A ideia é a socialização entre as pessoas e também a realização de outras tarefas, como compras, em um mundo virtual que tenta ser cada vez mais próximo da realidade.

Algumas plataformas de jogo online, como Roblox, Minecraft e Fortnite, já exploram o metaverso. Porém, o objetivo do espaço digital é conectar os usuários em viagens virtuais mais amplas e realísticas.

O metaverso vem ganhando destaque no mercado tecnológico. Atualmente é um dos temas mais pesquisados, principalmente por empresas que desejam utilizar o conceito de espaço digital ao máximo.

Como funciona o metaverso?

O metaverso funciona com o uso de tecnologias de realidade virtual e aumentada, para inserir o usuário no espaço digital. Para essa imersão são utilizados acessórios como óculos e manoplas.

Atualmente as empresas buscam fabricar óculos mais confortáveis e acessíveis. Também há estudos para produzir técnicas mais sofisticadas, como implante no cérebro, acredita?

O metaverso também pode ser acessado sem imersão, por meio de telas comuns. Esse é o caso dos jogos online, que podem ser utilizados em computadores, smartphones e consoles.

Para que o metaverso se torne realidade será necessário o uso de diversas tecnologias e aprimoramento de equipamentos e ferramentas já existentes. Conheça algumas dessas tecnologias necessárias!

Realidade virtual (VR)

A VR (realidade virtual ou Virtual Reality) é um espaço virtual que reproduz cenas e objetos com o máximo de semelhança com o real. A VR é acessada por acessórios compatíveis com essa tecnologia.

Os usuários conseguem imergir nesse espaço virtual com o uso de óculos ou capacetes a partir de avatares ou personagens de jogos. Também adquirem maiores habilidades e aprendem técnicas mais efetivas durante os treinos esportivos.

Realidade aumentada (AR)

A realidade aumentada (AR ou Augmented Reality) possibilita que os usuários sejam inseridos em um ambiente diferente da realidade. A AR acrescenta elementos virtuais em um lugar já existente.

Esse tipo de tecnologia visa integrar o espaço virtual e o físico. Um dos exemplos de realidade aumentada é o QR Code, sendo um marcador no mundo físico que acessa o mundo virtual.

Blockchain, criptomoedas e NFTs

O NFT ou token não-fundível é uma mercadoria cujo valor altera-se conforme o interesse por ela. Ele pode ser utilizado em vários elementos no ambiente virtual, como obras de arte, terrenos, imóveis e outros.

O usuário do metaverso que adquire um item com a certificação NFT pode receber o registro da mercadoria no blockchain, que é um banco de dados. As movimentações em criptomoedas também utilizam esse recurso.

No blockchain todas as informações da venda são gravadas, incluindo os dados da mídia que o item foi adquirido. Dessa forma, no mundo virtual, qualquer usuário pode comprovar a posse de suas novas mercadorias.

teste: qual profissao tem a sua cara

Quando surgiu o metaverso?

O metaverso é um termo que surgiu através do romance de ficção científica “Snow Crash” em 1992: uma produção de Neal Stephenson, que utilizou a junção das palavras “meta” e “universo” pela primeira vez.

O termo “meta” utilizado pelo Neal Stephenson pode ser traduzido do inglês como transcendente ou mais abrangente. Na ficção, os personagens utilizam de avatares digitais para entrarem no universo virtual e fugir da realidade.

Philip Rosedale também pode ser considerado um importante antecessor. Ele foi o criador de Second Life, um jogo online que os usuários poderiam criar seus próprios personagens e interagir no espaço digital.

Em 1990 a realidade virtual ganhou nova forma através da indústria de jogos. Porém, somente com a chegada do Facebook que se iniciou a combinação da realidade virtual com as redes sociais.

O que fazer no metaverso?

Após saber o que significa metaverso, é fundamental entender que não existe apenas um, mas muitos espaços digitais. Atualmente é possível encontrar diversos universos virtuais dentro de um metaverso.

O Instituto Kantar Ibope Media concluiu que 6% dos brasileiros já utilizaram alguma versão do metaverso. A consultoria Gartner prevê, conforme divulgado no Fórum Mundial Econômico, que em 2026 um em cada quatro usuários de Internet em todo mundo gastará pelo menos uma hora por dia no espaço digital.

Dentro desse ambiente virtual os usuários se envolvem em diversas atividades, misturando o espaço físico e o digital. No metaverso você experimenta várias experiências. Conheça algumas:

  • fazer compras;
  • reunião de trabalho e de família;
  • confraternização com amigos;
  • estudar sobre qualquer assunto;
  • participar de eventos e shows e muito mais.

 

No metaverso você pode fazer qualquer atividade do mundo físico. Tarefas do dia a dia poderão ser reproduzidas em um mundo virtual. Isso somente é possível com o uso de várias tecnologias que a cada dia serão mais aperfeiçoadas.

Como o metaverso influencia o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho já está sendo influenciado pelo metaverso. Atualmente algumas empresas procuram por profissionais imersos em tecnologias como o blockchain e o metaverso.

O perfil desses profissionais é de pessoas mais jovens e estão dentro desse universo, independente da aptidão técnica. Atualmente, a geração que mais tem mergulhado no universo virtual está na faixa dos 24 anos.

Os diretores das grandes empresas precisam conhecer mais do metaverso para se adequar à nova realidade. Não adianta criar um mundo virtual e não vivenciar o experimento. Por isso é tão importante recrutar pessoas que estejam dentro desse ambiente digital.

O mercado de trabalho será influenciado pelo metaverso e surgirão novas oportunidades, como novas profissões e um novo modelo de educação. Veja como!

Novas profissões

A aquisição de um NFT ainda é algo desconhecido pelo grande público no Brasil. Por isso, a expectativa é que surja oportunidade para agentes. Eles vão conectar os interessados com o metaverso. 

Esses profissionais serão remunerados e assim surgirá uma nova profissão no mercado de trabalho.

Além disso, as próprias empresas podem começar a oferecer NFTs além de seus produtos físicos já comercializados. Logo precisarão contratar agentes especializados para adentrarem nesse novo cenário. Legal, não é?

Alguns profissionais, como os arquitetos, também podem oferecer como um diferencial para o cliente a versão de seu trabalho no metaverso.

Para a criação de novas profissões é necessário traçar os objetivos e metas para determinar as ações para inserir aos clientes já fidelizados.

Novas experiências também precisam ser criadas para a captação de novos consumidores. Ou seja, o metaverso tem muito a impactar positivamente no mercado de trabalho.

O metaverso e a educação

Assim como a aplicação do metaverso no meio profissional, é importante incluí-lo no educacional. Para os treinamentos de novos funcionários, por exemplo, antes realizados em salas de aulas físicas, hoje já é possível cumpri-los totalmente em um ambiente virtual.

O mesmo fato acontece com a educação. A pandemia do covid-19 trouxe uma nova realidade para o setor educacional. É preciso inovar os métodos de ensino e, assim como as aulas online, por que não inserir os alunos em um ambiente virtual?

Por mais que hoje ainda se use ferramentas tradicionais, a expectativa é que com essa nova realidade o ensino também aproveite as vantagens do metaverso.

As escolas já preparariam as novas gerações para o espaço digital e formariam profissionais mais bem preparados para o metaverso!

O ambiente virtual será cada vez mais utilizado no mercado de trabalho. Talvez não seja entendido por todos, visto que abrange principalmente os usuários mais novos. Assim como qualquer tecnologia, as adaptações ocorrerão gradualmente.

guia do profissional de comunicacao do futuro

Como entrar no metaverso?

Agora que você já sabe o que significa metaverso e como ele funciona, é hora de conhecer como se entra nesse universo. Confira algumas dicas de como sair do mundo físico para o virtual!

Tenha uma boa conexão de internet

O mundo virtual não funciona sem internet. Quando falamos de metaverso estamos tratando de um mundo virtual com muitos recursos e aspectos. 

Assim, para que você consiga imergir nesse espaço digital e aproveitar todas as animações e interatividades é indispensável uma boa conexão.

Uma internet com uma conexão irregular deixará a experiência no metaverso não muito satisfatória. Isso porque é recomendável ter uma conexão rápida para a adequada transferência de dados.

Tenha um ou mais hardwares

Antes de tudo você precisará de um hardware, porém não será necessário investir em equipamentos. Um smartphone, por exemplo, já é adequado para acessar um metaverso.

Porém, equipamentos em maior número e mais tecnológicos poderão deixar a experiência no metaverso bem mais incrível.

Utilizar seu próprio smartphone é uma ótima medida para aqueles que desejam iniciar nesse ambiente.

Outros acessórios como óculos inteligentes ou fone de ouvido de realidade virtual podem incrementar a sua experiência no metaverso. Quanto maior o investimento em recursos, mas real será a sua imersão.

Tenha uma carteira digital

Essa dica não é obrigatória, porém permite uma experiência completa no metaverso. Alguns mundos virtuais, como o The Sandbox, exigem de seus usuários que tenham uma carteira digital de criptomoedas.

As carteiras digitais são utilizadas como meio de armazenamento das criptomoedas. Elas são utilizadas para pagamentos no espaço digital e também para guardá-las, inclusive sem a necessidade de agentes de intermediação, como as corretoras.

Escolha uma plataforma e viva a experiência

No metaverso o primeiro passo é criar um avatar para o seu usuário. Ele serve para a comunicação e o reconhecimento das pessoas dentro do espaço digital.

Os avatares são criados conforme a criatividade de cada usuário. Cada um pode dar o seu toque individual em seu personagem, como na criação de roupas e acessórios diferentes e excêntricos.

A maioria das plataformas permite que sejam decididas por cada usuário as características físicas de seus personagens. E o melhor é que você pode mudá-los sempre que desejar e como quiser.

Ao escolher uma plataforma você já pode criar o seu avatar e o ambiente virtual que deseja imergir. Atualmente, a Descentraland e o The Sandbox são os mais utilizados para acessar o metaverso.

Comece a explorar o metaverso

Você já sabe o que significa metaverso e para entender melhor esse ambiente virtual nada melhor que conhecê-lo na prática.

Comece participando de jogos para entender como funciona a interação entre os usuários. Dentro do metaverso, você aprenderá a se locomover e como funciona esse espaço digital.

Com a prática, é possível compreender como operar o espaço e refletir como o metaverso fará parte do seu dia a dia — e de seu trabalho — de forma realista.

Apesar de ser um ambiente seguro, é importante se preocupar com a privacidade e a segurança dos dados. Ao entrar no metaverso escolha plataformas seguras. Evite interagir com estranhos e compartilhar informações pessoais.

Saber o que significa metaverso é fundamental para entender esse espaço virtual que vai se tornar cada vez mais presente no nosso cotidiano. Com o seu avanço ele abrirá portas para o mercado de trabalho e oferecerá inúmeras oportunidades para a imersão dos usuários.

Gostou de conhecer mais sobre o metaverso? Quer ficar por dentro de todas as novidades? Então, acompanhe o nosso blog e fique sempre bem informado!

5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

Você pode gostar também
Tags: o que significa metaverso

Postagens semelhantes