Conheça 21 empreendedores de sucesso da economia criativa

empreendedores de sucesso

A economia criativa é um universo fascinante que mescla talento, inovação e paixão e soma uma infinidade de empreendedores de sucesso. 

A cada novo ano, jovens decidem sair do “lugar comum” e buscam outras formas de êxito profissional por meio de seus conhecimentos e talentos artísticos. E a boa notícia é que o mercado se mostra bastante promissor, inclusive para o empreendedorismo digital.

Se você está curioso para mergulhar nesse mundo de possibilidades, continue com a gente e conheça estes visionários que estão redefinindo os limites do empreendedorismo criativo. 

Prepare-se para se encantar com histórias de prosperidade e descobrir como a economia criativa pode ser uma força transformadora em nossas vidas. Vamos desbravar juntos esse caminho de criatividade e sucesso!

Saiba mais sobre a economia criativa: oportunidade para empreendedores de sucesso

Ah, a economia criativa! Ela é como uma festa cheia de cores e ideias diferentes. Sabe aquele momento em que você mistura talento, criatividade e um toque de ousadia? É exatamente isso que representa essa forma de empreender.

A economia criativa é uma forma de empreendedorismo que valoriza a originalidade e a inovação. Assim, por meio dela, artistas, designers, escritores e todos aqueles que têm uma mente cheia de ideias consideradas malucas e ao mesmo tempo geniais podem ter espaço no mercado.

No mundo atual, a economia criativa se encaixa perfeitamente porque, vamos combinar, a mesmice já deu o que tinha que dar. As pessoas estão sedentas por algo novo, por experiências que vão além do comum. E é aí que entra a economia criativa, trazendo ar fresco para o mercado.

Diferentemente do que muitos pensam, a economia criativa vai muito além das galerias de arte e dos estúdios de design. O conceito está presente em diversos setores, incluindo a moda, gastronomia, turismo e tecnologia. 

Em 2012, no livro The Creative Economy: how people make money from ideas, o inglês John Howkins apresentou o audiovisual, o cinema, as artes e outros setores ligados à criatividade artística como grandes oportunidades de negócio dos tempos atuais.

Segundo Howkins, é possível criar novas ideias e conquistar grandes somas fora do empreendedorismo clássico – aquele que tem como único objetivo a criação de produtos “magníficos e espetaculares”.

A visão do inglês se mostra completamente correta quando analisamos que a economia criativa já representa mais de 7% do PIB global, de acordo com informações do Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Mas, como se tornar um empreendedor de sucesso? Aliás, que garantia de sucesso tem as pessoas empreendedoras? É sobre isso que vamos conversar na sequência!

Conheça 21 empreendedores de sucesso da economia criativa na área do cinema

Muito melhor do que apenas apontar números, é conhecer quem investiu em estudos e nas competências artísticas e conseguiu alcançar o sucesso, não é mesmo? 

No vasto mundo da economia criativa, existem empreendedores que se destacam como verdadeiros pioneiros. Eles são visionários que transformaram os sonhos em realidade, desafiando os limites e redefinindo o conceito de sucesso. 

Assim, prepare-se para se encantar com trajetórias únicas, repletas de desafios, superações e, é claro, muita criatividade. Conheça, agora, 21 exemplos de empreendedores de sucesso da economia criativa na área do cinema.

Se você quer saber como ser empreendedor de sucesso, fique com a gente e acompanhe a leitura!

Rayani Immediato e Mabel Cezar: Sociedade Brasileira de Dublagem

Rayani Immediato e Mabel Cezar criaram, em 2016, a Sociedade Brasileira de Dublagem (SBD), uma empresa dentro do mundo das artes que vai além da dublagem.

Immediato é uma dubladora talentosa e versátil. Com sua voz marcante, Rayani é conhecida por dar vida a personagens icônicos em desenhos animados, filmes e séries. Seu trabalho excepcional rendeu prêmios, como o Troféu Yamato e o Prêmio Dublagem Brasil.

Já Mabel Cezar é uma dubladora renomada e respeitada. Com uma carreira sólida e uma voz impressionante, ela é responsável por dar voz a personagens inesquecíveis.

Mabel também recebeu diversos prêmios ao longo de sua trajetória, incluindo o Troféu Yamato e o Prêmio Dublagem Brasil. Sua dedicação e habilidade em transmitir emoções por meio da dublagem a tornou uma referência no ramo.

Além da dublagem, a SBD ensina alunos a produzir vídeos e áudios para divulgarem seus trabalhos para o público, a fim de facilitar o caminho após a formação na escola.

Fernando Meirelles: Estúdio 02

Falar de Fernando Meirelles é lembrar-se do aclamado filme Cidade de Deus, lançado em 2002 (“Dadinho não, meu nome agora é Zé Pequeno”, lembrou?). Porém, muito antes desse grande sucesso, ainda na década de 1990, o diretor de cinema criou o Estúdio 02.

Nascido em São Paulo, Meirelles iniciou a jornada no mundo do cinema como publicitário. Sua paixão pela sétima arte o levou a dirigir diversos filmes aclamados que se destacam pela abordagem inovadora e pela maneira única de contar histórias.

Além de Cidade de Deus, Meirelles dirigiu outros filmes de sucesso, como O Jardineiro Fiel (2005) e Ensaio Sobre a Cegueira (2008). Sua habilidade em criar obras impactantes, aliada à visão artística única, fez com que se tornasse reconhecido e respeitado no cenário cinematográfico mundial.

Ao longo da carreira, Meirelles recebeu diversos prêmios, incluindo Globo de Ouro, BAFTA e Festival de Cannes. Seu trabalho é elogiado pela forma como aborda temas complexos e pela maneira como retrata a realidade por meio de uma linguagem visual poderosa.

O Estúdio 02 é um dos grandes exemplos de sucesso na economia criativa, mantendo um ótimo faturamento com publicidade e lucrando alto por meio dos seus filmes e outras produções.

Cláudio Torres e Lula Buarque: Conspiração Filmes

Graças à Conspiração Filmes, fundada em 1991, Cláudio Torres e Lula Buarque se tornaram bons exemplos de empreendedores que alcançaram o sucesso no mundo das artes.

Trabalhando em diferentes frentes da economia criativa, como cinema, televisão e literatura, a empresa atingiu o status de grande negócio.

Essa diversidade é uma marca dos seus fundadores, artistas que viram na Conspiração Filmes uma maneira de ganhar dinheiro utilizando ideias criativas e inovadoras. Atualmente, a empresa atua em três estados brasileiros: Rio de Janeiro (sede), São Paulo e Minas Gerais.

Entre as produções para o cinema consagradas da Conspiração Filmes estão:

  • Casseta & Planeta: A Taça do Mundo é Nossa (2003);
  • 2 Filhos de Francisco (2005);
  • A Mulher Invisível (2009);
  • Xuxa em O Mistério de Feiurinha (2010);
  • Os Penetras (2012) e Os Penetras 2 (2017);
  • Kardec (2019).

Vânia Catani: Bananeira Filmes

Vânia Catani é uma artista que se destaca logo de cara por estar entre os membros da academia norte-americana e responsável por cuidar da produção do Oscar. Mas, antes de brilhar em Hollywood, a brasileira criou a Bananeira Filmes nos anos 2000.

A carreira de Catani é marcada por sucesso e reconhecimento tanto nacional quanto internacionalmente. Conhecida por produzir filmes que abordam temas relevantes e impactantes, a produtora tem um olhar apurado para identificar projetos de qualidade e trabalhar em parceria com diretores talentosos.

Ao longo da carreira, Vânia Catani recebeu diversos prêmios, incluindo o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e o Festival de Cinema de Gramado. Seu trabalho é elogiado pela qualidade artística, pela escolha de roteiros relevantes e pela capacidade de contar histórias de forma envolvente.

A Bananeira Filmes tem se destacado como uma produtora de renome, produzindo filmes que conquistam o público e a crítica. O sucesso está enraizado em sua visão artística, sua dedicação à qualidade e seu compromisso em contar histórias relevantes e impactantes.

Lucy, Luiz Carlos e Paula Barreto: LC Barreto Filmes

Lucy, Luiz Carlos e Paula Barreto, pais e filha, são integrantes da LC Barreto Filmes, produtora de cinema brasileira. A empresa tem uma trajetória de sucesso e é reconhecida por produzir filmes de qualidade e relevância.

Luiz Carlos Barreto é um renomado produtor de cinema brasileiro, conhecido por seus trabalhos em filmes como Dona Flor e Seus Dois Maridos (2017) e O Quatrilho (1995). Ao longo da carreira recebeu diversos prêmios, incluindo o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e o Festival de Cinema de Gramado. 

Lucy Barreto é esposa de Luiz Carlos e também uma figura importante na indústria cinematográfica. A profissional recebeu prêmios e reconhecimentos pelo seu trabalho ao longo da carreira, contribuindo diretamente para o sucesso da LC Barreto Filmes.

Paula Barreto, filha de Luiz Carlos e Lucy, também seguiu os passos da família na indústria cinematográfica. Extremamente talentosa, tem trabalhado em projetos de destaque, como Cazuza – O Tempo Não Para (2004) e Flores Raras (2013)

Danilo Carvalho e Ivo Lopes Araújo: Estúdio Alumbramento

O empreendedorismo de sucesso nas artes no Brasil vai além do eixo Rio-São Paulo, e o sucesso de Danilo Carvalho e de Ivo Lopes com o estúdio Alumbramento é a prova disso.

A dupla criou a empresa em 2006, ao lado de outros jovens artistas de Fortaleza, e se destacaram rapidamente na cena com curtas-metragens.

Com uma pegada independente e forte senso político em suas produções, a Alumbramento viu o filme Estrada Para Ythaca ser premiado, no ano de 2010, no Festival de Cinema de Tiradentes.

Em 2019, a empresa ainda lançou mais um longa-metragem em parceria com a Bananeira Filmes, o Último Trago.

Ibirá Machado e a Beatriz Seigner: Descoloniza Filmes

A ideia de se destacar fora do mainstream é um dos objetivos e também um dos grandes desafios dos empreendedores da arte. Afinal, sair do lugar comum e atrair o público-alvo é o sonho de muitos artistas.

Tudo fica mais simples quando produtores brasileiros, como Ibirá Machado e Beatriz Seigner, fundadores da Descoloniza Filmes, pavimentam o caminho. 

Ibirá Machado é diretor e roteirista. Ele é conhecido por seu trabalho no filme Tropykaos (2005), que aborda a realidade social e política do Brasil. O filme recebeu prêmios e reconhecimento em festivais nacionais e internacionais, destacando-se por sua abordagem inovadora e crítica. 

Já Beatriz Seigner é diretora e roteirista premiada. Seu filme Los Silencios (2019) recebeu diversos prêmios, incluindo o de Melhor Filme no Festival de Brasília. O longa aborda a vida de uma família que vive em uma ilha na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, explorando temas como migração, conflitos e memória. 

A Descoloniza Filmes se destacou ao longo dos anos por seu compromisso em produzir filmes que desafiam estereótipos e promovem a diversidade cultural. A parceria entre Ibirá e Beatriz tem resultado em obras cinematográficas de qualidade, que recebem prêmios e reconhecimento tanto no Brasil quanto internacionalmente. 

Maria Augusta V. Nunes, Cíntia Domit Bittar e Ana Paula Mendes: Novelo Filmes

Sendo mais um empreendedorismo artístico de sucesso fora do eixo Rio-São Paulo, a empresa catarinense Novelo Filmes foi fundada pelas artistas Maria Augusta V. Nunes, Cíntia Domit Bittar e Ana Paula Mendes.

Mesmo com pouco tempo em ação, as artistas viram o longa Quebranto (2013) ser premiado no Festival Catarinense de Cinema do ano seguinte. E, ainda que estejam fora dos grandes círculos artísticos nacionais, as três conseguem manter a produtora de forma independente, angariando recursos por meio de publicidade.

Lúcia Murat: Taiga Filmes

Lúcia Murat fundou a Taiga Filmes muito antes do inglês John Howkins criar o termo economia criativa. A carreira de Murat é marcada por filmes que abordam questões sociais e políticas relevantes, contribuindo para o debate público e promovendo a conscientização.

Ao longo de mais de 40 anos, a cineasta tem se destacado por sua sensibilidade em retratar histórias autênticas e impactantes. Seus filmes exploram temas como ditadura militar, violência de gênero e memória coletiva. 

Ao longo da carreira, Lúcia Murat recebeu diversos prêmios e reconhecimentos. O filme Que Bom Te Ver Viva (1989) ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Brasília e foi indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim. Outros filmes de destaque da cineasta incluem Doces Poderes (1996) e A Memória que me Contam (2013).

Carlos Reichenbach, Sara Silveira e Maria Ionescu: Dezenove Som e Imagens

Carlos Reichenbach, Sara Silveira e Maria Ionescu são profissionais da Dezenove Som e Imagens, produtora de cinema brasileiro. A empresa se destaca por produzir filmes de qualidade e relevância, abordando uma variedade de temas e estilos.

O trio é conhecido por seus filmes que exploram a cultura popular brasileira e questões sociais. Juntos, já conquistaram diversos prêmios, incluindo o Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília e o Prêmio de Melhor Direção no Festival de Gramado.

James Ivory: Merchant Ivory Productions

James Ivory é diretor, roteirista e produtor de cinema. Nascido em 1928, é conhecido por seu trabalho em filmes aclamados, especialmente em parceria com o produtor Ismail Merchant e a roteirista Ruth Prawer Jhabvala. Juntos, eles formam a Merchant Ivory Productions, uma das produtoras independentes de cinema mais bem-sucedidas.

A carreira de James Ivory é marcada por filmes que exploram temas como relações humanas, cultura, sociedade e história. Seus longas são conhecidos por sua atenção aos detalhes, narrativas complexas e performances exclusivas. 

Quer se tornar um empreendedor de sucesso da economia criativa? Faça faculdade!

Mesmo que muitos empreendedores de sucesso tenham iniciado suas jornadas de forma autodidata, fazer faculdade é essencial para se manter relevante no mercado.

Além de adquirir conhecimentos teóricos e práticos específicos da área de estudo, o ensino superior oferece um plus para você oferecer aos clientes e parceiros de negócios.

E já que estamos falando sobre ensino superior, continue conosco e conheça 7 motivos para estudar na Belas Artes!

Você pode gostar também
Tags: como se tornar um empreendedor de sucesso, como ser empreendedor de sucesso, economia criativa, empreendedor de sucesso, empreendedores de sucesso, empreendedorismo, empreendedorismo digital, exemplos de empreendedores de sucesso, que garantia de sucesso tem as pessoas empreendedoras

Postagens semelhantes