Redator publicitário: entenda como atuar nesta profissão

redator publicitário

Em um mercado de consumo cada vez mais concorrido, o redator publicitário desempenha um papel muito importante em comunicação e marketing. Afinal, ele consegue transformar ideias em palavras com alto poder de convencimento!

Com isso, é possível criar mensagens que grudam na cabeça para promover produtos, serviços e marcas.

Não é à toa que esse profissional pode ser encontrado em agências de publicidade, departamentos de marketing ou até mesmo trabalhando como freelancer.

Gostou da ideia? Então, venha com a gente conhecer um pouco mais sobre o dia a dia da profissão e as oportunidades de carreira para quem deseja se destacar nesta área!

O que faz um redator publicitário?

Se você tem interesse em seguir carreira na área, mas não sabe bem o que faz um redator de Publicidade, veio ao lugar certo.

Basicamente, o redator publicitário é o profissional responsável por criar textos criativos e persuasivos com a finalidade de captar a atenção do público-alvo e promover produtos, serviços ou marcas.

Assim, ele precisa unir diversas atividades, desde a criação de slogans até a elaboração de textos completos para campanhas publicitárias. Sabe aquela chamada que não sai da sua cabeça? Então, provavelmente foi um redator que criou!

Criação de slogans

Uma das maiores responsabilidades de um ou de uma redatora publicitária é a criação de slogans. Eles precisam ser curtos, inesquecíveis e transmitir a essência da marca ou produto de maneira eficaz.

Textos para anúncios e plataformas digitais

O redator desenvolve ainda textos para anúncios impressos, online e em mídias sociais, de modo que a mensagem seja atraente em todas as plataformas e de acordo com a identidade da empresa.

Elaboração de roteiros para comerciais

Outra atividade recorrente é a redação de roteiros para comerciais de televisão, podcasts e rádio. Eles precisam ser criativos, envolventes e comunicar a mensagem da campanha em poucos segundos para atrair a atenção do público sem gerar incômodos.

Criação de conceitos para campanhas publicitárias

É provável que você se lembre de pelo menos uma campanha publicitária que considere inesquecível. Nesses casos, o redator também colabora com diretores de arte, designers e outros profissionais de criação para desenvolver conceitos e ideias que resultem nesses comerciais.

Conheça as áreas de atuação do redator publicitário

Antes de responder quanto ganha um redator, é interessante ter em mente que esse profissional pode trabalhar em muitas áreas, desde agências de publicidade até produção de conteúdo web.

Fique por dentro de algumas delas na sequência!

Agências de publicidade

Nas agências de publicidade, o redator elabora textos para diversos tipos de campanhas, atendendo a clientes de diversos segmentos.

Assim, você vai poder trabalhar em colaboração com designers e diretores de arte, criando slogans, anúncios impressos, digitais, roteiros de comerciais e estratégias de branding, sempre alinhado às necessidades e objetivos de cada cliente.

Marketing digital

A faculdade de Publicidade e Propaganda também forma profissionais capacitados para atuar com marketing digital, que é um segmento muito em alta hoje em dia.

Aqui, você vai criar conteúdos para blogs, redes sociais e e-mail marketing. Sempre com foco no engajamento e garantir uma boa presença online, impulsionando o tráfego e as conversões no ambiente digital.

Afinal, em um ambiente tão vasto como a internet, para conquistar uma boa visibilidade nos buscadores, você precisa de textos bem ajustados às estratégias de SEO. Caso contrário, as páginas dos clientes não vão aparecer nos mecanismos de busca.

Empresas e departamento de marketing

Outra ótima oportunidade para o redator publicitário é atuar dentro dos departamentos de marketing das empresas.

Nesses casos, o curso de Publicidade e Propaganda prepara o profissional para desenvolver conteúdo institucional e promocional, alinhado à identidade da marca.

Dessa forma, cria materiais como relatórios, newsletters e campanhas internas e externas, promovendo produtos e serviços e fortalecendo a comunicação corporativa.

Freelance e consultoria

No caso desse redator publicitário, o salário vai variar de acordo com os projetos que realizar. Assim, o teto para a remuneração é ilimitado.

O trabalho de freelancer garante uma rotina mais flexível e a possibilidade de trabalhar em uma grande diversidade de projetos. O que abrange desde a criação de conteúdo para blogs e redes sociais até roteiros de comerciais e campanhas publicitárias.

Assim, é uma ótima opção para quem não gosta de rotina e deseja trabalhar por conta própria.

Confira a média salarial do publicitário

Se você está pensando em ser redator e o salário é uma preocupação, saiba que a média salarial pode variar muito, dependendo de fatores como localização geográfica, experiência, portfólio e especialização.

Nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, os salários costumam ser maiores, refletindo o custo de vida e a demanda por profissionais qualificados.

Nesses locais, um redator júnior pode ganhar entre R$ 2.500,00 e R$ 4.000,00 mensais, em média. Enquanto pessoas mais experientes ou especializadas, como marketing digital ou copywriting, podem chegar a salários entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00, por exemplo.

Entenda a importância de fazer uma faculdade de Publicidade e Propaganda

Para se tornar um redator publicitário e conquistar as melhores oportunidades, é necessário fazer uma faculdade de Publicidade e Propaganda.

A formação acadêmica nessa área proporciona uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos, abordando muitos aspectos da comunicação, marketing, redação publicitária, planejamento de campanhas e análise de mercado.

Ao realizar uma faculdade de Publicidade em São Paulo, você vai conseguir desenvolver habilidades fundamentais como criatividade, comunicação, pensamento estratégico e capacidade de análise crítica.

Além disso, a vivência acadêmica oferece oportunidades de networking, estágios e parcerias com empresas, facilitando a entrada no mercado de trabalho, seja ligado a uma organização ou até por meio do empreendedorismo.

Estude Publicidade na Belas Artes

A Belas Artes é uma instituição renomada que oferece um curso de graduação em Publicidade e Propaganda, reconhecida pela excelência acadêmica e inovação.

O curso do Centro Universitário Belas Artes prepara os estudantes para os desafios do mercado, com uma abordagem prática e atualizada, professores experientes e infraestrutura de ponta. Com isso, você terá a oportunidade de participar de projetos reais, laboratórios de criação e atividades extracurriculares que enriquecem sua formação.

Ser um redator publicitário oferece inúmeras possibilidades e ainda permite que você trabalhe em segmentos variados e explorando sua criatividade. Para isso, o profissional deve desenvolver habilidades de escrita criativa, compreensão do comportamento do consumidor e conhecimento das tendências de mercado. 

Ou seja, fazer um curso universitário vai fazer toda a diferença.

E, então, quer se tornar um redator publicitário de sucesso? Comece baixando agora mesmo o nosso guia exclusivo “Guia do publicitário de sucesso” e confira dicas práticas e estratégias para impulsionar sua carreira na área!

Você pode gostar também