Saiba o que as melhores faculdades de Artes, Design e Comunicação têm

melhores faculdades

As melhores faculdades hoje em dia são construídas a partir de uma combinação de diferentes e imprescindíveis fatores. Afinal, o que faz uma instituição de ensino superior ser diferente da outra?

É na faculdade que você vai passar os próximos anos e construir os conhecimentos que usará durante a sua atuação profissional. Por isso, é muito importante estar atento a uma série de aspectos, com destaque para a qualidade do corpo docente e das instalações. 

As melhores faculdades e universidades do Brasil têm como papel principal contribuir para a formação de um profissional altamente qualificado para o mercado de trabalho. Por isso, você deve optar por uma instituição que faça parte deste rol. A seguir, aprenda como fazer essa escolha para diferentes tipos de cursos, como Artes, Design e Comunicação.

passo a passo para se tornar um artista completo

Quais são as melhores faculdades? Entenda o que levar em conta

1. Descubra se a instituição de ensino superior é reconhecida pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) é responsável por avaliar as instituições de ensino superior brasileiras e os cursos oferecidos por elas.

Essas avaliações têm o objetivo de verificar a qualidade do ensino, da infraestrutura, do corpo docente e dos recursos pedagógicos. Elas são fundamentais e ajudam de forma significativa os estudantes a fazerem as suas escolhas.

Antes de se matricular no ensino superior, busque conhecer, primeiramente, quais são as faculdades reconhecidas pelo MEC. Se tem uma instituição que você gosta muito, mas ela tem uma nota baixa no MEC, talvez seja melhor repensar a sua escolha. 

2. Conheça a história da instituição de ensino onde você pretende estudar

Com tantas melhores faculdades mundo, fica até complicado decidir onde fazer a graduação, não é mesmo?

O que pode ajudar você a diferenciar uma da outra é a história de cada instituição. Isso porque, ao conhecer suas trajetórias, dá para entender a relevância delas.

As melhores faculdades do Brasil costumam ser aquelas que construíram uma base sólida que se mantém firme e forte até hoje.

3. Analise a reputação da faculdade no mercado atual

Como o mercado vê a instituição de ensino superior onde você pretende estudar? Qual é o peso do nome dela no seu currículo?

Essas são perguntas que precisam ser feitas por qualquer um preocupado em se posicionar bem no mercado de trabalho. Afinal de contas, os profissionais ficam associados à imagem da faculdade onde estudaram.

Sendo assim, a reputação é um fator que você deve levar em consideração. Quem escolhe uma instituição de ensino renomada só tem a ganhar durante e depois da graduação.

4. Observe se a instituição tem infraestrutura completa e de qualidade para atender os alunos e cursos

Oferecer uma infraestrutura completa e de qualidade é outra característica das melhores faculdades. Salas de aulas bem equipadas, boas bibliotecas e ambientes para estudo são fundamentais para todas as áreas do conhecimento.

Já no caso dos cursos de Artes, Design e Comunicação, os laboratórios e ateliês também são essenciais. Afinal, as aulas e outras vivências práticas dependem desses espaços para acontecer. Quando essa estrutura não existe, o aprendizado dos estudantes acaba ficando limitado.

5. Conheça o corpo docente do seu curso

Como descobrir mais sobre a qualidade do ensino? Indo atrás de informações sobre o corpo docente da faculdade. Ou seja, a equipe de professores do curso. Serão eles os responsáveis por repassar o conhecimento à você. 

A maioria das melhores faculdades particulares e públicas oferecem essas informações no próprio site. Basicamente, você precisa ver qual é o nível de formação e de experiência dos professores. Ou seja, quantos possuem mestrado e doutorado, se eles publicaram obras relevantes e se já foram premiados.

6. Pesquise sobre a relação da faculdade com o mercado de trabalho

Outro fator que você deve considerar é se a instituição de ensino tem parcerias ou convênios com empresas da sua área de atuação.

Quando uma faculdade tem boas relações com as empresas, o ingresso dos estudantes e profissionais formados no mercado de trabalho é muito mais rápido. Eles conseguem vagas de estágio, participam de programas de trainee e recebem indicações.

Assim, você receberá uma forcinha da faculdade para buscar uma colocação profissional ainda enquanto estudante e também depois de formado. Bacana, não é?

7. Considere a opinião de outros alunos e egressos da instituição

Nada como trocar ideia com quem já está na faculdade para saber mais sobre a instituição. Se tiver algum conhecido fazendo o curso que você pretende começar, pergunte sobre a experiência dele, se está curtindo a graduação, como são os professores, infraestrutura e outras tantas dúvidas que possam estar passando pela sua cabeça.

Outra saída é pesquisar na internet ou nas redes sociais a opinião de ex-alunos. Isso ajudará você a ter mais segurança em relação a sua escolha.

Conheça os diferenciais de uma das melhores faculdades de Artes, Design e Comunicação

  • Quais são as melhores faculdades de Cinema?
  • E as melhores faculdades de Comunicação Social?
  • E quanto às melhores faculdades de Gastronomia?
  • Ou as melhores faculdades de Publicidade e Propaganda? 

Se você quer ingressar em uma dessas áreas, se o seu desejo é trabalhar com Artes, Comunicação, Design e Gastronomia, o seu lugar é na Belas Artes. Somos uma das melhores faculdades particulares de SP. 

guia do profissional de comunicacao do futuro

Quer saber por que oferecemos os melhores cursos para você? Então segue o fio: 

A Belas Artes é nota máxima na avaliação do MEC

Os esforços e o comprometimento da Belas Artes com a qualidade do ensino e a inovação mostram seus frutos na avaliação do MEC. Isso porque ela recebeu a nota máxima 5, o que comprova que é uma das melhores faculdades hoje em dia nas áreas de Artes, Design e Comunicação.

Reconhecimento do mercado aos mais de 90 anos de história

Com mais de 90 anos de história, a Belas Artes soube aproveitar o seu espaço de troca e ao mesmo tempo incentivar a criatividade de cada aluno. Não é por acaso que os estudantes têm seus diplomas reconhecidos pelo mercado. 

Além de uma formação de excelência, as empresas sabem reconhecer o perfil único dos formados na Belas Artes.

Corpo docente formado por professores especialistas promove ensino de qualidade

A instituição é conhecida por ter um corpo docente formado por professores especialistas em suas áreas e com uma bastante experiência de mercado.

Além disso, um dos diferenciais do ensino é a valorização do autoconhecimento e do repertório individual dos estudantes. Assim, a Belas Artes forma profissionais com talentos especiais, capazes de se destacar nos ambientes profissionais.

Infraestrutura completa e moderna para atender as necessidades de todos os alunos

Para atender às necessidades de todos os alunos e cursos, a Belas Artes conta com:

  • oficinas de marcenaria, serralheria, pintura, hidráulica, modelagem, costura, serigrafia;
  • laboratórios de computação gráfica, de imagem e som, design;
  • ateliês de gravura, desenho, pintura, cerâmica;
  • ateliê de performances;
  • sala de impressão 3D;
  • entre outros. 

E sabia que a biblioteca da Belas Artes é a única da América Latina com o ISO 9001? Essa certificação confirma a qualidade do serviço oferecido aos alunos.

Ótimas oportunidades de emprego aos estudantes e profissionais já formados

Para oferecer boas oportunidades de emprego aos estudantes, a Belas Artes tem parcerias com as melhores empresas do mercado.

Além disso, quem estuda na instituição tem uma experiência única ao final do curso: apresentar o trabalho de conclusão em um festival de criatividade. Grandes nomes do mercado marcam presença no evento, em busca de alunos com “algo a mais”.

Na Belas Artes, os estudantes também podem se inscrever em editais para participar dos mais importantes eventos nacionais e internacionais de suas áreas.

Incentivo à inovação faz com que os profissionais cheguem ainda mais longe

Em todas as carreiras ligadas à arte, ter uma atitude empreendedora pode fazer os profissionais irem ainda mais longe.

Sabendo disso, a Belas Artes conta com o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação. O objetivo é ajudar os alunos a desenvolverem projetos no contexto da economia criativa.

Qual é a melhor faculdade para se fazer? Confira respostas para principais dúvidas 

Se você está em busca da melhor faculdade do Brasil, dos cursos que mais empregam ou, então, de faculdades que ganham bem, é natural que você tenha muitas dúvidas sobre o assunto. Certo?

Então você tinha muitas dúvidas! Isso mesmo: verbo no passado porque depois de finalizar este artigo você saberá tudo o que precisa para se matricular em uma das melhores faculdades atuais.

1. Quais áreas mais bem pagas?

No início deste ano, o Mundo Vestibular divulgou uma lista com as 10 profissões mais bem pagas do mercado. São elas:

  1. Medicina;
  2. Setor Militar e de Defesa;
  3. Engenharia de Transportes;
  4. Engenharia Química;
  5. Engenharia Civil;
  6. Engenharia Mecânica e Metalúrgica;
  7. Odontologia;
  8. Outras engenharias;
  9. Engenharia Elétrica e Automação;
  10. Estatística. 

Mas é importante lembrar que não é porque a sua profissão dos sonhos não está nesta lista que você será mal remunerado. Bons profissionais conseguem ótimas colocações e salários em qualquer área de atuação. Entendido?

teste: qual curso de design tem mais a ver com voce

2. Qual o melhor curso para o futuro?

Ainda conforme o Mundo Vestibular, as profissões para o futuro são as mais diversas e englobam diferentes áreas:

  • Profissionais de Big Data;
  • Engenheiro com foco em Agronegócio;
  • Designer de Inovação;
  • Tecnologia da Informação;
  • Gestor de Resíduos;
  • Médico;
  • Marketing;
  • Profissional de Logística;
  • Biotecnologista. 

Apesar de não figurarem nesta lista, cursos ligados à arte, à comunicação e ao design, ou seja, cursos criativos, sempre terão lugar em todos os tempos. 

3. Qual é a melhor profissão?

A melhor profissão é aquela que combina com você. Independentemente de salário, horas trabalhadas e status, você deve optar por aquela que faz o seu coração bater mais forte. Afinal, você passará longos anos fazendo a mesma coisa, então que seja algo que você realmente goste. Você não acha?

4. Qual faculdade menos procurada?

Assim como existem cursos com alta procura, existem aqueles com vagas de sobra. De acordo com o site Vai de Bolsa, os 20 cursos com as notas de corte mais baixas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) são (nesta ordem):

  1. Matemática;
  2. Física;
  3. Química;
  4. Ciências da Computação;
  5. Ciências Biológicas;
  6. Letras – Português e Espanhol;
  7. Letras – Português Inglês;
  8. Geografia;
  9. Mineração;
  10. Gestão Ambiental;
  11. Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  12. Artes Visuais;
  13. Engenharia de Aquicultura;
  14. Gestão Hospitalar;
  15. Pedagogia;
  16. Hotelaria;
  17. Meteorologia;
  18. Sistemas elétricos;
  19. Zootecnia;
  20. Turismo.

5. Qual a faculdade mais desejada?

Ainda conforme o site Mundo Vestibular, entre as faculdades mais desejadas estão:

  • Administração;
  • Direito;
  • Medicina;
  • Educação Física;
  • Engenharia Civil;
  • Enfermagem;
  • Psicologia;
  • Ciências Contábeis.

6. Quais cursos têm mais status?

As 5 profissões mais valorizadas atualmente, segundo o Guia da Carreira, são:

  1. Medicina com taxa de empregabilidade de 100%;
  2. Engenharia da Computação com taxa de empregabilidade de 97,4%;
  3. Ciência da Computação com taxa de empregabilidade de 93,2%;
  4. Enfermagem com taxa de empregabilidade de 92,5%;
  5. Fisioterapia com taxa de empregabilidade de 91,3%.

7. Faculdade de Arquitetura: quantos anos

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo tem uma duração média de 5 anos. Ou seja, 10 módulos ou semestres.

Qual curso vale a pena fazer? A Belas Artes te ajuda a descobrir!

Agora que você já tem uma ideia de quais as melhores faculdades para fazer. Ou seja, aquelas que oferecem suporte e conhecimento para que você desenvolva todas as suas potencialidades e competência, é hora de buscar o curso certo para você.

Existem muitos cursos em alta e, inclusive aqueles melhores cursos de faculdade para o futuro. Mas, qual será que realmente combina com você? Para ajudar você na busca pelas melhores faculdades, a Belas Artes criou um material com 5 fatores para você considerar ao escolher uma instituição de ensino superior. Baixe-o de forma gratuita agora mesmo!

infografico: 5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

Você pode gostar também
Tags: melhores faculdades

Postagens semelhantes