Publicidade e marketing digital: 8 dicas para ter sucesso no ramo

marketing digital

O marketing digital é uma área que está bombando cada vez mais. Por isso, a procura por profissionais qualificados é alta.

A gente dá um spoiler logo de cara: esse ramo está cheio de possibilidades! Porém, para se destacar, você precisa estudar muito e conhecer a verdade sobre o marketing digital.

Além disso, para se dar bem na carreira, você precisa saber quais caminhos deve percorrer. Que tal conferir algumas dicas para ter sucesso e resultados no marketing digital?

Então, continue lendo para saber mais sobre a área, as opções de atuação profissional e o que fazer para se destacar no mercado!

Por que apostar suas fichas no marketing digital?

O espaço antes ocupado pelas mídias tradicionais – televisão, jornais, revistas e rádio – está sendo cada vez mais preenchido pelo marketing digital. 

Um estudo desenvolvido pela NTT DATA e a MIT Technology Review, divulgado pela Propmark, traz dados interessantes. De acordo com a pesquisa, os investimentos em marketing digital correspondem a 60% do total gasto pelas empresas em publicidade. 

A previsão é  de que esse número cresça para 85% nos próximos 5 anos. Isso prova como o crescimento do marketing digital é uma constante e deverá seguir em alta nos próximos tempos.

Ou seja, as marcas precisam marcar presença nesse universo e desenvolver estratégias focadas se quiserem ser vistas. No entanto, cabe lembrar que as demais mídias seguem e deverão seguir sendo utilizadas, mesmo que em menor escala. 

Por isso, é importante que os profissionais de marketing tenham uma formação completa, com profundos conhecimentos na área da comunicação. Somente assim será possível fazer com que todas as mídias exploradas pela empresa “conversem” entre si. 

Deve-se sempre adotar uma linguagem adequada e adaptada para o público da marca, independentemente do canal utilizado para se comunicar.

Quais são as principais áreas de atuação do marketing digital?

O poder do marketing digital já está mais do que comprovado, concorda? Sendo assim, é interessante que você conheça as principais áreas de atuação do segmento.

A seguir, veja as principais delas e procure descobrir com qual você mais se identifica!

Redes sociais

Trabalhar com redes sociais costuma ser bem empolgante para quem tem um perfil mais criativo, dinâmico e é do tipo que está sempre ligado nos novos memes da internet.

Porém, engana-se quem pensa que esse é um trabalho simples e que basta ser um heavy user para se dar bem no segmento.

Tanto para as empresas quanto para as figuras públicas, esse é um trabalho sério e que exige muita pesquisa e planejamento. Por trás do que a gente vê nas redes sociais, existe uma equipe de marketing empenhada e especializada no assunto.

Produção de conteúdo

Os produtores de conteúdo são aqueles que desenvolvem textos, imagens, vídeos e infográficos para blogs, redes sociais, sites de empresas, entre outras plataformas.

Além de escrever bem, eles precisam entender sobre comportamento do consumidor e vendas para criar conteúdos que instiguem o usuário a tomar uma ação.

SEO

Essa é a área que se dedica a colocar as empresas no topo dos buscadores. Ou seja, na primeira página do Google.

Quem trabalha com SEO (Search Engine Optimization) precisa ter uma atuação mais técnica. Afinal, a área se baseia em conhecimentos analíticos e métricas.

Tráfego pago

Outra forma de estar entre os primeiros nos resultados de buscas é a partir dos anúncios pagos, tanto no Google quanto nas redes sociais.

É um jeito eficiente de ser encontrado, conseguir mais cliques e impulsionar vendas no digital. Como todas as outras áreas, exige conhecimentos específicos.

E-commerce

O futuro do comércio está no mundo online também. Portanto, quem quiser vender precisa apostar no e-commerce.

O sucesso nesse segmento depende do trabalho de gente que domina estratégias de venda online, métricas, apresentação de produtos etc.

Growth Hacking

Em comparação às outras áreas, o growth hacking é novo e menos conhecido. Mas quem se especializa nessa metodologia pode ter uma carreira muito promissora. É um tipo de marketing usado pelas startups, focado no crescimento rápido dos negócios.

Além de planejamento, o conceito se baseia em experimentos para encontrar a melhor forma de alavancar ideias, vendas e resultados.

8 dicas para se dar bem no marketing digital

Você curte a área e quer saber como se dar bem no marketing digital? Então, aproveite e confira as 8 dicas que temos para você!

1. Entenda a importância da experiência

Seja qual for o ponto de interação de uma empresa com o cliente, o marketing digital precisa pensar na experiência. Isso porque ela diz muito sobre a mensagem que a marca quer passar.

De nada adianta, por exemplo, ter um produto incrível no e-commerce se a experiência no site é ruim. Dá a impressão de que a empresa não pensa no consumidor.

2. Domine as ferramentas tecnológicas

Para conseguir aplicar as estratégias de marketing digital, as ferramentas tecnológicas são fundamentais. É impossível fazer tudo na unha.

Portanto, você vai ter que aprender a usar softwares de automação de marketing, sistemas de gestão de conteúdo, ferramentas de links patrocinados, entre outros.

3. Seja o melhor amigo do planners

Ser um profissional de marketing digital desorganizado não rola. Isso significa que você vai precisar dos planners ou de outros recursos para organizar suas tarefas. A área é muito dinâmica e tudo acontece muito rápido.

Sabendo disso, você precisa treinar essa habilidade para dar conta dos prazos, pois os projetos acontecem ao mesmo tempo.

4. Desenvolva a escrita

Escrever bem é essencial para todas as áreas, não só para os profissionais de produção de conteúdo, viu?

O texto está na base das campanhas de marketing. Portanto, devem passar a informação precisa.

5. Aprenda a usar o storytelling

Storytelling é a habilidade usada para contar uma história e funciona muito bem para atrair a atenção das pessoas.

Criar uma narrativa interessante para vender um produto ou serviço é um jeito de se aproximar e conquistar as pessoas.

6. Interprete os dados

Você deve ter notado que grande parte do trabalho do marketing digital é técnico. Sendo assim, nada é feito com base em “achismos”.

Todas as decisões partem de dados coletados com a ajuda de ferramentas online. Por isso, quanto mais familiaridade você tiver com eles, melhor.

7. Desenvolva o pensamento analítico

Além de saber interpretar, os profissionais que ocupam os cargos mais altos precisam ter uma ótima capacidade de análise.

Ou seja, precisam saber analisar métricas, cenários e situações para extrair ideias úteis, que sirvam para a criação de novas campanhas.

Conforme o volume de dados acumulados cresce, o pensamento analítico se torna cada vez mais importante para quem quer se destacar.

8. Invista na sua formação

O começo da carreira em marketing digital está na graduação. Se você quer trabalhar na área, faça uma boa faculdade, em uma instituição antenada e reconhecida no mercado.

Nesse sentido, o curso de Publicidade e Propaganda é o ideal porque oferece uma formação completa, que une os conhecimentos do marketing e da comunicação.

FAQ: perguntas e respostas sobre o marketing digital

É comum que os estudantes tenham dúvidas sobre o marketing digital antes de iniciar um curso superior para trabalhar nessa área. 

O que faz o marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias e técnicas que têm como objetivo promover uma marca, produto ou serviço utilizando canais digitais, como sites, redes sociais, e-mail, anúncios online, entre outros.

Trata-se de um tipo de marketing que é cada vez mais importante no mercado publicitário. Isso porque a maioria das pessoas utiliza a internet para buscar informações, fazer compras e se relacionar com outras pessoas. 

Com as estratégias de marketing digital, é possível alcançar um público mais amplo e engajado, aumentar o tráfego no site, gerar leads e vendas, além de fortalecer a presença online da marca.

Quais são os princípios do marketing digital?

Há vários princípios que orientam o marketing digital. Entre os principais deles, destacamos os seguintes:

  • Foco no cliente: as empresas devem entender as necessidades, desejos e expectativas dos clientes para oferecer soluções relevantes e personalizadas;
  • Conteúdo relevante: deve-se criar conteúdo relevante, útil e atrativo para o público-alvo, com o objetivo de educar, informar, entreter ou inspirar;
  • Multicanalidade: é necessário escolher os canais mais adequados para cada objetivo e público. Site, blog e redes sociais são exemplos;
  • Mensuração e análise: as organizações precisam definir métricas e acompanhar os resultados, assim como fazer análises para identificar oportunidades de melhoria;
  • Testes e experimentação: recomenda-se sempre experimentar coisas novas e aprender com os resultados para evoluir e melhorar as campanhas. 

É possível ganhar dinheiro com marketing digital?

Sim, é possível ganhar dinheiro com marketing digital. Afinal, essa é uma indústria em crescimento e há muitas oportunidades para pessoas e empresas que têm habilidades e conhecimentos na área.

Porém, é importante lembrar que o sucesso no marketing digital requer tempo, dedicação e habilidades! É preciso estudar e se atualizar constantemente sobre as novas tendências e tecnologias, além de ter uma boa estratégia de negócios e um plano de marketing sólido.

Além disso, uma formação superior na área faz toda a diferença. Isso porque, por mais que as ferramentas e plataformas evoluam, os conhecimentos em comunicação sempre são necessários para trabalhar com elas.

O que é preciso para trabalhar com marketing digital?

Para trabalhar com marketing digital, é preciso ter habilidades e conhecimentos específicos.

Para começar, é importante entender os fundamentos do marketing e da publicidade. Isso inclui conhecimentos em segmentação de mercado, posicionamento de marca, estratégias de preços, análise de concorrência, entre outros.

Além disso, é necessário saber trabalhar com ferramentas e técnicas, como SEO, gestão de redes sociais, publicidade online, análise de dados, entre outros. Também é fundamental ter habilidade em comunicação, para criar conteúdos atrativos, persuasivos e relevantes para o público-alvo. 

Conhecer análise de dados, para interpretar as métricas e resultados de campanhas de marketing digital é outra habilidade exigida para quem deseja trabalhar nessa área.

Para finalizar, não podemos deixar de falar na criatividade e na capacidade de planejamento. Isso é essencial para desenvolver boas campanhas e conquistar os melhores resultados.

No que se refere à formação acadêmica, os cursos mais recomendados são os da área da comunicação, como Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo.

Além disso, obter certificações em marketing digital também pode ser útil para demonstrar habilidades e conhecimentos nessa área. Há vários cursos pontuais que podem ser realizados.

Quanto ganha um profissional de marketing digital?

Segundo um levantamento feito pelo site Vagas, um especialista em marketing digital tem um salário médio de R$6.577,00.

Porém, isso varia muito de acordo com a localização geográfica, porte da empresa, entre outras circunstâncias.

Quais são as profissões do marketing digital?

O marketing digital é um campo amplo que oferece diversas oportunidades de carreira. 

Entre as principais profissões da área estão as de analista de marketing digital, especialista em SEO, gestor e produtor de conteúdo, analista de dados, entre outras.

Qual é a diferença entre marketing e marketing digital?

Basicamente, o marketing é um campo amplo que engloba todas as atividades relacionadas à promoção de produtos ou serviços. Isso inclui atividades como pesquisa de mercado, estratégias de preços, desenvolvimento de produtos, publicidade, promoção de vendas, entre outras

Já o marketing digital é uma vertente específica do marketing que se concentra em promover produtos e serviços por meio de canais digitais, como a Internet, dispositivos móveis e redes sociais. 

O marketing digital inclui uma variedade de técnicas e ferramentas, como SEO, marketing de conteúdo, publicidade online, mídias sociais, e-mail marketing, entre outras.

Comece a dar os primeiros passos na carreira

Se você tem vontade de trabalhar com marketing digital, a gente dá toda a força! Fazer o que gosta, numa área promissora, parece uma ótima ideia, não é mesmo?

Então, dê os primeiros passos na área baixando o nosso material que ensina como ter uma carreira de sucesso em Artes, Design e Comunicação. Ele está incrível!

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