12 exemplos de inteligência artificial para você descobrir

exemplos de inteligência artificial

A cada dia que passa, surgem novos e interessantes exemplos de inteligência artificial. Aliás, este recurso é magnífico e o seu uso no dia a dia vem revolucionando os mais diferentes mercados. Tudo isso, é claro, para melhor.

Apesar do surgimento da inteligência artificial ter pego alguns profissionais de surpresa e causado certo receio no uso, é preciso ressaltar que o recurso foi criado com o único objetivo de agregar tecnologia e mais facilidade ao trabalho diário. 

A inteligência artificial nunca será capaz de substituir o trabalho humano. Por mais que tentem assustá-lo dizendo que algumas profissões estão com os dias contados, isso não é verdade.

A única coisa que você precisa e deve fazer é se manter atualizado com tudo o que está rolando em termos de tecnologia. Assim, você vai sempre se manter em evidência no mercado e ter o seu lugar garantido. 

Agora, se você está afim de conhecer exemplos de inteligência artificial no dia a dia, o seu lugar é aqui. Ao longo das próximas linhas, vamos desvendar esse novo universo que está trazendo tantas transformações importantes para todas as profissões. Boa leitura!

Inteligência artificial: entendendo o conceito que está na boca dos profissionais

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a inteligência artificial (IA) é um conceito novo, ela não é. A ideia de uma máquina capaz de pensar como o ser humano surgiu em 1950 com Alan Turing e, ao longo dos anos, evoluiu muito. 

Assim, o conceito de inteligência artificial é bastante simples: consiste em uma tecnologia capaz de pensar de forma semelhante ao ser humano e, desta forma, resolver problemas e tomar decisões. 

A aplicação da IA, inclusive, ​​é vasta e abrange diferentes setores, como saúde, finanças, indústria, transportes, comunicação e entretenimento. 

Na área da saúde, por exemplo, a IA pode ser utilizada para auxiliar no diagnóstico médico, prever doenças, personalizar tratamentos e melhorar a eficiência dos sistemas de saúde.

Contudo, assim como já acontece em outros setores, algumas ferramentas de inteligência artificial vêm sendo utilizadas com objetivos negativos. Pessoas mal intencionadas usam a tecnologia para criar textos e imagens com o intuito de aplicar golpes virtuais.

Bônus: se você quer conhecer mais sobre a história do matemático e pai da computação, Alan Turing (1912-1954), assista ao filme O Jogo da Imitação (The Imitation Game). O longa está disponível para assinantes da Netflix, HBO e Prime Video.

Inteligência artificial: descubra exemplos e 4 principais tipos do conceito

Mais de 70 anos após as descobertas realizadas pelo matemático Alan Turing, a inteligência artificial evoluiu muito. Atualmente, existem diferentes tipos de IA, cada um com suas características e aplicações específicas.

Vamos conhecer, agora, alguns dos principais tipos de inteligência artificial utilizados hoje em dia:

1. Deep learning: técnica se baseia em redes neurais artificiais

Deep learning que, em tradução literal, significa aprendizado profundo, é uma técnica onde o conhecimento da máquina se baseia em redes neurais artificiais. 

Essas redes são compostas por várias camadas de neurônios interconectados capazes de aprender representações complexas de dados.

Ao contrário dos algoritmos de aprendizado de máquina tradicionais, que exigem a definição manual de características relevantes nos dados, o deep learning permite que o sistema aprenda automaticamente por meio de camadas sucessivas de processamento.

Desta forma, o deep learning tem sido especialmente eficaz em tarefas que envolvem grandes quantidades de dados não estruturados, como reconhecimento de imagens, processamento de linguagem natural, tradução automática e reconhecimento por voz.

2. Inteligência Artificial generativa: criativa e eficaz, similar ao ser humano

A Inteligência Artificial generativa é um dos tipos de IA que vem chamando mais a atenção dos profissionais. Afinal, ela é capaz de criar textos, imagens e vídeos do zero, de forma criativa e eficaz para os propósitos solicitados. 

Esse tipo de tecnologia é baseada em algoritmos de machine learning treinados por meio de grandes conjuntos de dados. Para ficar mais fácil de entender, vamos a um exemplo prático: a IA pode ser treinada com milhões de imagens de cachorros. Assim, quando você solicitar, ela será capaz de criar uma totalmente nova e inédita. 

A IA generativa vem sendo usada em diversas áreas, incluindo a criação de novos produtos de beleza, produção de arte e até mesmo na elaboração de roteiros de filmes. Ela é ótima, pois tem a capacidade de gerar novas informações de maneira original e única para cada interação.

3. Machine Learning: desenvolvimento de algoritmos para aprender e melhorar

Machine learning é uma área da IA ​​que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e modelos que permitem que os sistemas aprendam e melhorem a partir dos dados. Ou seja, é a máquina aprendendo a partir de informações já existentes. 

4. Inteligência Artificial Geral (AGI): máquina capaz de compreender e reagir a estímulos

A Inteligência Artificial Geral (AGI) é conhecida como “nível humano” ou “IA forte”. Ela é capaz de compreender, aprender, raciocinar e realizar uma ampla variedade de tarefas, de forma bastante similar aos seres humanos.

Para estar apta a realizar todas essas tarefas, a AGI utiliza técnicas de machine learning. Desta forma, a máquina é capaz de compreender e reagir quando colocada sob alguns tipos específicos de estímulos. 

A AGI é dividida em dois subtipos:

  • Máquinas Autoconscientes que percebem o mundo ao seu redor e a si mesmas;
  • Máquinas Cientes que são capazes de perceber o mundo ao redor e compreender estímulos para o processamento de informações.

12 exemplos de inteligência artificial para você ficar por dentro dessa inovação

Que a inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia, isso você já sabe. Mas a pergunta que não quer calar é: você sabe reconhecer onde ela é utilizada? Além disso, sabe para que ela serve? É sobre isso que vamos falar a seguir.

Continue conosco e confira 12 exemplos de IA que estão presentes no cotidiano. Alerta de spoiler: você vai se surpreender! 

1. Reconhecimento facial em celulares e outros dispositivos de última geração

Sabe o reconhecimento facial presente nos celulares de última geração? Este é um exemplo de inteligência artificial bastante usado nos dias atuais.

Aparelhos de celular da Apple e Samsung, por exemplo, contam com esse mecanismo para liberar o acesso apenas aos proprietários dos dispositivos. Uma forma super segura de manter a privacidade das informações.

2. Casas inteligentes (smart houses) repletas de dispositivos interconectados acessados por assistentes virtuais

As casas inteligentes ficaram famosas no exterior e, recentemente, começaram a aparecer também no Brasil. Aos poucos, elas ganham popularidade e um número maior de usuários. 

Mas, como essa tecnologia funciona? Por meio da inteligência artificial, diferentes dispositivos são interconectados e podem ser acessados através de assistentes residenciais, como é o caso da Alexa. 

3. Câmeras de vigilância com inteligência artificial utilizadas para promover a segurança pública

Alguns tipos de câmeras de vigilância também são portadoras de inteligência artificial. Muito utilizadas pelos órgãos de segurança pública, elas são colocadas em pontos estratégicos das cidades.

De forma autônoma, ou seja, sem serem controladas por seres humanos, elas fazem a leitura de placas de veículos, reconhecimento facial, análise de outras características e muito mais.

4. Aplicativos de rotas de trânsito com dados e informações em tempo real

Quem nunca foi salvo pelo Waze ou pelo Google Maps em uma situação complicada que atire a primeira pedra. Esses aplicativos, bastante úteis no dia a dia dos motoristas, são exemplos do uso da inteligência artificial.

Por meio de uma rede integrada de dispositivos móveis, os aplicativos interpretam os dados e entregam aos usuários informações precisas e em tempo real sobre o trânsito.

5. Controle dos estoques para facilitar o dia a dia nas empresas

A inteligência artificial também é utilizada para automatizar e facilitar o dia a dia das empresas.

Por meio do uso de sensores inteligentes, é possível identificar espaços vazios nas prateleiras e, assim, mostrar aos colaboradores a necessidade de ampliação do estoque.

6. Monitoramento de redes sociais por meio da análise de dados

Examinar o sentimento e o comportamento dos consumidores nas redes sociais tornou-se uma necessidade para as empresas. Neste sentido, elas utilizam a inteligência artificial para analisar as opiniões expressas nas mídias e em outras plataformas online.

Mas como isso é feito? A IA tem a capacidade de processar grandes quantidades de dados e detectar padrões, como comentários feitos em redes sociais. Essas informações, por sua vez, são extremamente valiosas para orientar decisões em áreas como marketing, comunicação e desenvolvimento de produtos.

7. Sistemas de recomendação analisa histórico de consumo e preferências

“Esse é um título que você pode gostar”. Se você é usuário da Netflix, Amazon Prime, Spotify ou outro aplicativo semelhante, já deve ter lido essa frase.

A inteligência artificial analisa o histórico de consumo e preferências do usuário, assim como o comportamento de outras pessoas com interesses semelhantes, para oferecer sugestões de conteúdo ou produtos personalizados. 

8. Tradução automática auxilia a promover a comunicação em mundo globalizado

A inteligência artificial também é fundamental para o funcionamento de ferramentas de tradução automática, como é o caso do Google Tradutor.

A IA, por meio de algoritmos de aprendizagem profundos, é capaz de aprender padrões linguísticos, independentemente do tipo de idioma, permitindo traduções cada vez mais precisas.

Essas ferramentas se tornaram fundamentais ao longo dos anos para promover a comunicação em um mundo globalizado, mostrando mais uma vez a utilidade ímpar da IA.

9. Chatbots e suporte ao cliente para resolver problemas e encontrar soluções eficazes

Você sabia que a inteligência artificial também está presente nos chatbots? Este recurso vem sendo cada vez mais utilizado como forma de oferecer suporte ao cliente em tempo integral.

A ferramenta possui a capacidade de compreender perguntas e fornecer respostas com agilidade e precisão, auxiliando os usuários a resolver problemas e encontrar informações. 

Além disso, a IA permite que os chatbots possam aprender ao mesmo tempo em que interagem com os usuários, aprimorando suas respostas. Isso resulta em um atendimento mais eficiente.

10. Análise de imagens e diagnóstico médico auxiliam o trabalho dos profissionais

A inteligência artificial também desempenha um papel importante na área da saúde, especialmente na análise de imagens e diagnóstico médico.

Por meio do uso de algoritmos avançados, a IA é capaz de identificar padrões em exames como tomografias, ressonâncias magnéticas e radiografias. A medida contribui para a detecção precoce de doenças e a avaliação mais precisa de cada caso.

Como resultado, a IA não só melhora a precisão dos diagnósticos, mas também auxilia os profissionais da saúde em sua rotina profissional.

11. Assistentes virtuais: inteligência artificial usada em comandos por voz 

Google Assistant, Alexa e Siri são alguns exemplos conhecidos do uso da inteligência artificial em comandos por voz.

Por meio deles, o usuário consegue buscar informações na internet, ligar para amigos e até mesmo controlar dispositivos dentro de casa (smart houses). 

O ChatGPT, inclusive, é um exemplo de inteligência artificial que ficou bastante conhecido nos últimos tempos e é baseado em técnicas de aprendizado e reforço. 

12. Detecção de transações financeiras fraudulentas e atividades de hackers

Os algoritmos de IA são usados também ​​para analisar grandes volumes de dados e identificar padrões suspeitos que podem indicar atividades fraudulentas, incluindo transações financeiras promovidas por golpistas e/ou atividades de hackers.

Faculdade: ambiente que deixa você por dentro das últimas novidades

A tecnologia está em constante evolução, tendo um impacto significativo em todas as áreas. Por isso, os profissionais de todos os setores precisam se manter atualizados para conseguir as melhores colocações. 

Neste sentido, o curso superior é uma maneira excelente de estar atualizado em relação às últimas tendências tecnológicas. Somente assim você vai se tornar um profissional antenado a todas as inovações do mercado. 

Ao cursar uma graduação (seja ela qual for, não apenas relacionada à área da Ciência da Computação), os estudantes têm a oportunidade de aprender sobre as últimas tecnologias e as mais utilizadas no mercado. 

Além disso, durante os anos de faculdade, os alunos têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e desenvolvimento, nos quais podem explorar e aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas da tecnologia.

Essa experiência no mundo acadêmico é única, sendo que nenhuma outra forma de aprendizado irá proporcionar isso a você. Portanto, agarre essa oportunidade com unhas e dentes e a use para se tornar um profissional renomado e de sucesso.

Você sabe quais são as habilidades do profissional do futuro? 

O profissional do futuro é aquele que tem as características necessárias para se destacar no mercado de trabalho e atender às expectativas das empresas.

Conhecer exemplos de inteligência artificial e saber como utilizar este conceito é uma habilidade requerida pelo mercado. Além desta, existem outras muito importantes. Você sabe quais são? Não?

Então nós vamos ajudar você nessa: faça o download do checklist Habilidades do Profissional do Futuro e saiba quais são as mais importantes para você desenvolver!

Você pode gostar também
Tags: ChatGPT, exemplo de inteligência artificial, exemplos de IA, exemplos de inteligência artificial, exemplos de inteligência artificial no dia a dia, inteligência artificial exemplos, inteligência artificial generativa, tipos de inteligência artificial

Postagens semelhantes