Curso de Publicidade: saiba mais sobre a grade curricular

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Está em busca de motivos para fazer o curso de Publicidade? Mais do que um diploma, saiba que a graduação oferece o preparo necessário para você aproveitar as melhores oportunidades de carreira na área.

Ao se formar, você pode trabalhar em agências de publicidade, empresas de vários setores, consultorias ou como freela, criando conceitos, campanhas e ações para as marcas.

Mas, se quiser se destacar, estudar numa instituição reconhecida pelo mercado faz toda a diferença.

Continue lendo para saber mais sobre o curso, tudo o que você vai aprender e por que a Belas Artes é a melhor opção para o seu futuro!

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O que você precisa saber sobre o curso de Publicidade da Belas Artes?

O curso de Publicidade e Propaganda da Belas Artes tem duração de 8 semestres. É oferecido na modalidade presencial em dois campi:

  • Paraíso, na capital de São Paulo, e você pode escolher entre os períodos da manhã, tarde ou noite;
  • Sorocaba, onde as aulas são realizadas de manhã ou à noite.

Dividida em módulos, a graduação dá um foco especial, em cada semestre, a um campo importante para a formação dos futuros publicitários: inspiração, capacitação, desenvolvimento, exploração, conexão, tendências, pesquisa e produção.

Assim, começam do básico, se familiarizando com o mundo da comunicação, do marketing e das artes. E, ao longo dos outros módulos, entram em contato com teoria e prática para chegar ao final preparados para desenvolver projetos de alto nível.

O que se aprende no curso de Publicidade?

Veja quais são todas as disciplinas que fazem parte da grade curricular:

Módulo 1 – Inspiração

  • Arte Clássica (40h)
  • Filosofia Contemporânea (40h)
  • Fundamentos de Marketing (40h)
  • Gestão da Propaganda (40h)
  • História da Comunicação Social (40h)
  • Introdução à Publicidade e Propaganda (40h)
  • Laboratório de Propaganda – Práticas de Criação (80h)
  • Oficina Textual (40h)
  • Pesquisa de Campo: Etnografia (80h)
  • Projeto Integrador Multidisciplinar (PIM) – Inspiração (40h)
  • Teorias da Propaganda (40h) 

Módulo 2 – Capacitação

  • Antropologia Cultural (40h)
  • Arte Moderna (40h)
  • Comunicação e Semiótica (40h)
  • Estratégias Mercadológicas (40h)
  • Fundamentos da Imagem Fotográfica (40h)
  • Laboratório de Propaganda – Pesquisa e Planejamento Comunicacional (80h)
  • Prática de Leitura e Escrita Acadêmica (80h)
  • Product Discovery (40h)
  • Projeto Integrador Multidisciplinar (PIM) – Capacitação (40h)
  • Publicidade Digital (40h)
  • Teorias Críticas da Comunicação (40h) 

Módulo 3 – Desenvolvimento

  • Análise de Dados (40h)
  • Arte Contemporânea (40h)
  • Atividades Complementares 1 (40h)
  • Comunicação e Responsabilidade Socioambiental (40h)
  • Fundamentos da Economia (40h)
  • Introdução ao Pensamento Sociológico (40h)
  • Laboratório de Experiências Fotográficas (80h)
  • Laboratório de Propaganda – Produção Transmídia (80h)
  • Projeto Integrador Multidisciplinar (PIM) – Desenvolvimento (40h)
  • Psicologia e Consumo (40h)
  • Trade Marketing (40h) 

Módulo 4 – Exploração

  • Atividades Complementares 2 (40h)
  • Cultura Afro-ameríndia Brasileira (40h)
  • Eventos e Experiências de Marcas (40h)
  • Fotografia Publicitária (40h)
  • Laboratório de Propaganda – Linguagens Digitais (80h)
  • Optativa 1 (40h)
  • Planejamento de Campanhas Publicitárias (40h)
  • Produção Audiovisual (80h)
  • Produção Gráfica (40h)
  • Projeto Integrador Multidisciplinar (PIM) – Exploração (40h)
  • Roteiro de Ficção: Estruturas Narrativas (40h) 

Módulo 5 – Conexão

  • Atividades Complementares 3 (40h)
  • Comunicação Integrada (40h)
  • Criação Publicitária (40h)
  • Direção de Arte (40h)
  • Estatística (40h)
  • Laboratório de Propaganda – Produção de Conteúdo para Redes Sociais (80h)
  • Marketing Digital (80h)
  • Optativa 2 (40h)
  • Projeto Integrador Multidisciplinar (PIM) – Conexão (40h)
  • Redação Publicitária (80h) 

Módulo 6 – Tendências

  • Atividades Complementares 4 (40h)
  • Cocriação Publicitária (80h)
  • Direção de Arte: Design (80h)
  • Ética e Legislação Publicitária (40h)
  • Laboratório de Propaganda – Métricas e Monitoramento (80h)
  • Optativa 3 (40h)
  • Planejamento de Mídia (40h)
  • Projeto Integrador Multidisciplinar (PIM) – Tendências (40h)
  • Social Media (40h)
  • Storytelling (40h) 

Módulo 7 – Pesquisa

  • Atividades Complementares 5 (40h)
  • Projeto de Publicidade e Propaganda: Mídia (80h)
  • Projeto de Publicidade e Propaganda: Pesquisa (80h)
  • Projeto de Publicidade e Propaganda: Planejamento (80h)
  • Tópicos – Formação Geral (40h)
  • Trabalho de Conclusão de Curso: Metodologia (40h)
  • User Experience (40h) 

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Módulo 8 – Produção

  • Atividades Complementares 6 (40h)
  • Projeto de Publicidade e Propaganda: Criação (80h)
  • Projeto de Publicidade e Propaganda: Produção (80h)
  • Tópicos – Tendências do Mercado Publicitário (40h)
  • Trabalho de Conclusão de Curso: Pitch de Negócios (40h) 

Saiba mais sobre algumas das principais disciplinas do curso:

Comunicação e Semiótica

O estudo de Comunicação e Semiótica dá a base para os alunos entenderem como os significados das palavras ou aqueles associados a imagens, formas e outras manifestações são criados.

A partir disso, se tornam capazes de usar a linguagem de forma mais sofisticada em seus processos criativos para gerar os resultados esperados.

Psicologia e Consumo

Esta disciplina traz a perspectiva da Psicologia para dentro dos processos mentais associados a uma compra.

Tem como principal objetivo refletir sobre os comportamentos dos consumidores e conhecer os fatores mais decisivos, aqueles que influenciam a escolha de um produto específico.

Produção Audiovisual

Na Publicidade, os recursos audiovisuais são fundamentais em todo tipo de campanha ou projeto de marca. É por isso que esta disciplina é tão importante.

Os estudantes aprendem sobre as etapas de uma produção, o papel que cada profissional ocupa dentro de um projeto e suas formas de financiamento.

Comunicação Integrada

Os futuros publicitários estudam Comunicação Integrada para entender como trabalhar mensagens de forma coerente, consistente e contínua.

Ao longo das aulas, são ensinados a integrar diferentes meios de comunicação e atuar de forma alinhada com outros profissionais da área para gerar resultados em longo prazo.

Redação Publicitária

A disciplina aborda as características de um texto publicitário e como ele pode ser aplicado em diferentes tipos de mídia. Para isso, apresenta conceitos e técnicas para elaboração de textos persuasivos.

Além de formar profissionais capazes de produzir textos de qualidade, trabalha a capacidade crítica dos alunos em relação às peças de mídia.

Direção de Arte: Design

A Direção de Arte é a parte responsável por gerenciar a concepção artística de uma marca ou de uma campanha. Isso inclui a escolha de cores, estilo de fotografia, formas e outros elementos que contribuem com a narrativa.

Assim, esta disciplina aborda tanto a parte conceitual como prática para formar profissionais preparados para produzir vídeos e fotografias expressivas.

Planejamento de Mídia

Em Planejamento de Mídia, os estudantes são ensinados a planejar e a desenvolver as melhores estratégias de comunicação para cada campanha ou projeto.

Isso envolve o aprendizado de como fazer análises de mercado, público-alvo, orçamento, canais, produtos, montar cronogramas e definir atividades específicas.

Ética e Legislação Publicitária

Trabalhar de forma ética, seguindo a legislação vigente, é essencial para a carreira de todo profissional. E a Publicidade é uma área que possui leis específicas.

Por isso, as aulas não só apresentam os princípios éticos como também oferecem orientação para que os publicitários desenvolvam suas atividades com responsabilidade.

User Experience

A disciplina de User Experience é responsável por projetar produtos e serviços que ofereçam uma boa experiência de uso para conquistar clientes e promover interações mais profundas com as marcas.

Para isso, ensina os alunos a usar as melhores técnicas para desenvolver produtos úteis, agradáveis e fáceis de usar.

Tendências do Mercado Publicitário

Além de ficar por dentro das atuais tendências, os futuros publicitários aprendem como acompanhar os principais movimentos dentro do mercado nacional e internacional.

Dessa forma, podem se tornar capazes de criar campanhas que façam sentido dentro do contexto em que estão inseridas e que gerem os melhores resultados para as empresas.

Quais são as vantagens de fazer o curso de Publicidade na Belas Artes?

Além de estudar em uma instituição com cerca de 100 anos de história (a ser comemorado em 2025), ao escolher a Belas Artes, você passa a fazer parte de um universo onde criar é se expressar. E ainda tem a chance de desenvolver projetos reais, que não ficam restritos à sala de aula.

Isso porque a Belas Artes tem uma agência própria, focada em ONGs, e que possui um prédio próprio na Vila Mariana, em São Paulo. Ou seja, os futuros publicitários atendem clientes reais antes mesmo de se formar.

Você também pode ter certeza de que vai aprender com os melhores professores do mercado. E ser estimulado para ter atitudes empreendedoras e participar de programas de instituições internacionais nas áreas de Economia Criativa.

Partiu investir na carreira!

Fazer o curso de Publicidade é um passo fundamental na trajetória de qualquer pessoa que queira trabalhar na área.

E a Belas Artes proporciona experiências diferenciadas para você chegar ainda mais longe!

Está pronto para dar esse grande passo? Aproveite para saber mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Belas Artes!

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