15 dicas de como montar seu próprio negócio

como montar seu próprio negócio

Tem vontade de empreender e quer saber como montar seu próprio negócio? Então você está no lugar certo! Seguir esse caminho é sinônimo de mais autonomia e independência, além de realizar o sonho de trabalhar com o que gosta.

Aliás, autonomia e independência é o que todo mundo gostaria de ter na vida profissional, não é mesmo? Com o conceito de Economia Criativa tão em alta nos últimos tempos, cada vez mais recém-formados optam por usar o conhecimento e criatividade para abrir os próprios negócios.

Mas, afinal, como montar meu próprio negócio? Por onde começar e no que é mais seguro investir? Se você busca a resposta dessas questões, continue a leitura deste artigo e descubra tudo sobre o assunto!

Planejador de Carreira

15 dicas de como montar seu próprio negócio com sucesso

Chegou a hora de desvendar o grande mistério que tira as noites de sono de muitos jovens e adultos que desejam empreender: como fazer para montar seu próprio negócio? 

Confira agora 15 dicas para que você consiga impulsionar os seus planos de maneira eficiente!

1. Antes de tudo, identifique a sua verdadeira paixão e habilidades

A primeira dica — e talvez a mais importante — é escolher um negócio que esteja alinhado com os seus interesses e competências. Somente assim, as suas chances de sucesso serão grandes logo de arrancada.

2. Analise o mercado e escolha o seu nicho de atuação

Além das suas habilidades e interesses, é importante escolher um nicho de atuação lucrativo, certo? Por isso, pesquise e analise com calma quais as suas possibilidades, se o mercado está saturado ou aberto, e se você tem o investimento inicial necessário para começar no setor.

3. Não deixe de fazer uma pesquisa eficiente de mercado

Avaliar a viabilidade do seu negócio identificando a demanda do mercado, a concorrência e também as principais tendências é essencial. Para isso, faça uma pesquisa eficiente antes de tirar a ideia do papel. Depois disso, é desnecessário.

4. Estruture detalhadamente o seu modelo de negócio no papel

Em seguida, é hora de estruturar o seu modelo de negócio. É um produto ou serviço? Será vendido presencialmente, no digital ou nos dois formatos? Defina os rumos da sua proposta com precisão.

5. Desenvolva o seu plano de negócios tim-tim por tim-tim

Estruturar o plano de negócios é o próximo passo. Em geral, ele contém dados como análise do cenário, avaliação da concorrência, definição do público-alvo, distribuição de orçamento, argumentos de vendas e outros detalhes essenciais para fazer a empresa funcionar.

6. Estabeleça metas claras e que possam ser mensuradas facilmente

O próximo passo é definir objetivos específicos e mensuráveis para direcionar o crescimento e desenvolvimento do seu negócio. Mas, lembre-se: de nada adianta criar metas inatingíveis ou que não possam ser acompanhadas de forma fácil e rápida.

7. Conheça e entenda as necessidades apresentadas pelos seus clientes

É super importante entender as necessidades e preferências do seu público-alvo para conseguir oferecer produtos e/ou serviços que realmente agreguem valor. Já pensou vender algo que ninguém precisa? Com certeza você não quer isso para a sua empresa.

8. Pesquise, teste e planeje quantas vezes forem necessárias ao longo do tempo

Pesquisar, testar e planejar: essa combinação de ações é essencial para qualquer negócio. Então, pesquise a respeito do mercado e suas oportunidades, teste os processos internos e planeje estratégias de marketing e de venda para divulgar o seu negócio e captar o maior número de clientes possível.

9. Lembra da pandemia de Covid-19? Então, esteja preparado para o inesperado

Outra questão essencial é antecipar possíveis desafios e criar um plano de contingência para lidar com imprevistos. Neste aspecto, ter uma reserva financeira de emergência para o seu negócio é crucial.

10. Construa uma marca sólida e que se destaque no mercado

Desenvolva uma identidade visual e uma mensagem que ressoe com o seu público-alvo e diferencie o seu negócio da concorrência. Com o passar do tempo, vai fazer muita diferença.

11. Invista com frequência em marketing e divulgação para a sua empresa

Utilize diferentes canais de comunicação, tanto na internet quanto fora dela, para promover o seu negócio e alcançar novos clientes.

12. Cuide das finanças para que o seu negócio prospere

Para que o seu negócio evolua como precisa, mantenha uma gestão financeira eficiente, monitorando sempre as receitas, despesas e fluxo de caixa.

13. Priorize sempre o seu cliente (nada de negligenciá-lo por falta de tempo)

Ofereça um serviço excepcional para construir relacionamentos duradouros e gerar recomendações positivas. Além disso, esteja aberto ao feedback. Valorize as opiniões dos clientes e esteja sempre disposto a fazer melhorias com base nas sugestões recebidas.

14. Para ajudar você no dia a dia, conte com uma equipe capacitada

Caso precise de ajuda, contrate profissionais qualificados e comprometidos que compartilhem da visão e dos valores do seu negócio.

15. Acompanhe com constância os resultados ao longo das etapas

Não deixe de acompanhar os resultados ao longo de cada uma dessas etapas. É indispensável que você avalie indicadores como clientes conquistados, consumidores fidelizados, lucro e fluxo de caixa. 

Depois, confira se tais resultados estão de acordo com as metas do seu planejamento. Assim, você vai conseguir evitar prejuízos ou algum possível susto que atrapalhe a fluidez do crescimento da empresa.

Seguir essas dicas vai ajudar a estabelecer uma base sólida para o sucesso do seu negócio. No entanto, lembre-se de que cada empreendimento é único e vai exigir adaptações específicas ao longo do tempo.

Ensino superior ajuda a montar o próprio negócio de forma eficiente

E, então, você sabe o que é preciso para se tornar um empreendedor? Primeiro, ter uma boa ideia, daquelas que atendam realmente às necessidades reais de um público específico.

Segundo, inovação: usar a tecnologia a favor da sua proposta ou ter um serviço ou produto que seja diferenciado no mercado é algo essencial para o sucesso.

Em terceiro lugar — e não menos importante — ter uma boa formação acadêmica. Você precisa entender o mercado, saber como fazer uma pesquisa para mapear os seus concorrentes, descobrir como estruturar um plano de negócios e assim por diante.

Além disso, cursar o ensino superior gera ainda mais credibilidade e segurança junto aos clientes. Ou seja, você já começa com o pé direito nessa missão!

Uma boa instituição de ensino contribui de muitas maneiras para que você se desenvolva na jornada empreendedora. Na Belas Artes, por exemplo, você conta com o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI).

Por lá, você aprende a como se tornar um empreendedor do zero, a partir de uma única oportunidade de negócio. Basta agendar a sua mentoria e participar das reuniões. Legal, não é?

Além disso, você também deve escolher em qual modalidade quer atuar, de acordo com a sua proposta, formação e produto ou serviço. Descubra alguns exemplos:

O futuro está aí: venda de produtos e/ou serviços pela internet

Você com certeza já deve ter ouvido que a internet é o futuro. De acordo com as suas habilidades, formação e interesse, é possível manter uma série de negócios online, em plataformas otimizadas e intuitivas que facilitam não apenas o trabalho, mas o acesso dos clientes. 

Algumas opções são:

  • Serviços de Marketing Digital (redes sociais, anúncios do Google, Design Gráfico);
  • Loja virtual (artesanato, roupas, acessórios, produtos de beleza e muito mais);
  • Delivery de comidas variadas (bolos, marmitas, saladas, entre outros);
  • Aulas (de inglês, redação, reforço escolar, orientação acadêmica);
  • Consultorias (de beleza, administrativa, contábil, educação);
  • Cursos online (gastronomia, maquiagem, artesanato);
  • Coordenação de projetos digitais.

A forma de venda presencial ainda tem muito a oferecer

Apesar da grande maioria dos jovens e adultos realizarem a compra de produtos ou a busca de serviços pela internet, também é interessante considerar os negócios presenciais. Você pode até achar que não, mas o público deste setor ainda é bem grande e variado.  

Por exemplo, você pode investir em:

  • Franquias (lojas de roupas, lanchonetes, produtos de beleza, produtos fitness, escola de idiomas, livrarias);
  • Empresas de tecnologia da informação;
  • Agências de Marketing e Publicidade;
  • Revenda de produtos ou serviços;
  • Tutoria escolar ou acadêmica;
  • Brechós especializados.

É claro que tudo depende de seus objetivos e há muito mais variedade do que os exemplos que estão aqui. 

O importante é investir nos seus talentos, sem deixar de considerar a realidade do mercado e da economia de nosso país. Pense no que você deseja de verdade, avalie os recursos que tem em mãos e coloque em prática.

Como montar seu próprio negócio do zero e quando iniciar?

A população brasileira está entre as que mais abrem negócios em todo o mundo, sabia? Mesmo em tempos de crise, essa tendência domina o nosso mercado.

Durante o período de pandemia deu para perceber bem como isso aconteceu. Uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor mostrou que, mesmo com os reflexos da crise, a taxa de empreendedorismo subiu 1,2% e passou de 8,7% da população adulta em 2020 para 9,9% em 2021.

O contínuo crescimento aconteceu porque, ao longo da recessão, as jornadas diminuíram e muita gente perdeu o emprego. Então, precisaram dar um jeito de manter a renda, e a via da Economia Criativa foi uma das formas encontradas pelas pessoas. Isso quer dizer que as oportunidades surgem somente em momentos assim? De forma alguma!

Esse é apenas um impulso a mais para quem já tinha uma ideia em mãos e decidiu colocá-la em prática para não ficar parado. Mas, com o planejamento certo, você pode começar a sua empresa a qualquer momento.

Então, se você sente que tem uma veia empreendedora, não perca tempo. Pode começar a pensar em como montar o seu próprio negócio agora mesmo!

Quero abrir um negócio e não tenho dinheiro: o que fazer?

Agora que você já sabe como abrir um negócio, pode ser que outra dúvida surja: como vou conseguir o dinheiro necessário para tirar o meu plano do papel? Essa pode ser uma tarefa árdua e um tanto quanto desafiadora.

Se você quer abrir um negócio, mas não possui o capital inicial, existem algumas estratégias que podem ajudá-lo a superar esse obstáculo. Confira agora algumas opções:

Inicie o negócio físico ou virtual com base nas suas habilidades próprias

Se você quer saber como ganhar dinheiro empreendendo e com poucos recursos disponíveis, considere, em primeiro lugar, iniciar um negócio que utilize as suas habilidades e conhecimentos existentes. Assim, vai minimizar a necessidade de investimento externo.

Outra boa opção é oferecer serviços de freelancer ou consultoria

Ofereça serviços de freelancer e/ou consultor em sua área de especialização. Isso permite que você comece a ganhar dinheiro imediatamente, sem a necessidade de investir em uma grande infraestrutura.

Faça uma parceria ou sociedade com quem você já conhece

Procure por parceiros ou investidores que possam estar interessados em financiar o seu negócio em troca de uma participação nos lucros da empresa. Porém, antes de fechar o contrato, conheça a fundo a pessoa.

Busque financiamento com o governo ou outras organizações sem fins lucrativos

Outra forma de abrir o próprio negócio sem investir muitos recursos no início é pesquisando por programas de financiamento ou subsídios oferecidos pelo governo, organizações sem fins lucrativos ou instituições financeiras para empreendedores iniciantes.

Comece uma empresa pequena e cresça sempre de forma orgânica

Concentre-se em começar com um escopo menor e expandir o seu negócio conforme a sua base de clientes e receita crescem ao longo do tempo.

E lembre-se: iniciar um negócio sem os recursos financeiros necessários requer criatividade, determinação e paciência. Esteja preparado para enfrentar os desafios e aberto a ajustar a sua abordagem conforme necessário.

Chegou a hora de abrir o seu próprio negócio e nós vamos ajudar!

Conseguiu se decidir sobre o que quer fazer? É isso aí! Com essas dicas e informações, você já sabe como montar seu próprio negócio e começar a empreender. E não se esqueça: é fundamental investir em aprendizado para conseguir manter tudo em ordem.

Portanto, comece com a graduação, mas não pare de estudar sobre o seu segmento, mesmo que já tenha o diploma em mãos, combinado?

Além disso, busque sempre por materiais que possam agregar informações e conhecimento à sua atividade. E por falar nisso, nós preparamos um modelo de plano de carreira para que você possa começar o seu negócio com o pé direito. Baixe aqui gratuitamente!

Você pode gostar também
Tags: como abrir um negócio, como fazer para montar seu próprio negócio, como ganhar dinheiro empreendendo, como montar meu próprio negócio, como montar o seu próprio negócio, como montar seu próprio negócio, como montar seu próprio negócio do zero, como se tornar um empreendedor do zero, quero abrir um negócio e não tenho dinheiro

Postagens semelhantes