Entenda qual a diferença entre Publicidade e Marketing

Publicidade e Marketing

Muitas pessoas têm dúvida sobre qual área seguir em sua formação superior. Especialmente se forem áreas que causam confusão, como Publicidade e Marketing. Você saberia diferenciar uma da outra?

Exatamente por isso, fizemos esse texto para esclarecer todos os seus questionamentos. Leia mais e descubra as diferenças e semelhanças entre Publicidade e Marketing. Boa leitura!

guia do profissional de comunicacao do futuro

O que é Publicidade?

O conceito de Publicidade é bem simples. A própria palavra já deixa claro que se refere ao que é público. E esse conceito diz respeito à divulgação de ideias ao público, para que produtos ou serviços sejam conhecidos.

A famosa propaganda que conhecemos, seja em formato de anúncios, outdoors ou diversos outros, é fruto da Publicidade. Os meios de se veicular uma peça publicitária, inclusive, são quase que infinitos. Perceba.

  • jornais e revistas;
  • mídias físicas no geral;
  • rádio;
  • televisão;
  • banners e outdoors;
  • internet;
  • entre outros.

Especialmente com a chegada de novas tecnologias, como smartphones e smartwatches, a Publicidade tem tomado uma proporção ainda maior no comércio mundial.

Podemos citar a Publicidade como um dos meios de o Marketing atingir os seus objetivos.

A faculdade de Publicidade e Propaganda, portanto, tem elementos de Marketing, mas foca na característica persuasiva que a comunicação publicitária precisa ter.

O que é Marketing?

Marketing, por sua vez, é uma área que tem atraído cada vez mais interesse. Especialmente por conta do marketing digital, tendência do momento na internet. Ele é considerado mais abrangente do que a Publicidade e Propaganda.

Afinal, envolve todo o processo de compra do consumidor, desde o planejamento de uma estratégia até a efetiva execução, passando pelo pós-venda. Estratégia, inclusive, é uma palavra muito utilizada para definir o Marketing.

Frequentemente, define-se o Marketing como um conjunto de estratégias para auxiliar nos resultados. O Marketing considera um conceito preconizado como 4 Ps:

  • produto;
  • preço;
  • praça;
  • promoção.

A partir desses 4 Ps, as empresas montam estratégias e utilizam de ferramentas para atrair o público-alvo de um empreendimento.

O curso superior de Marketing, como é possível perceber, foca em estratégias comunicativas de um modo mais abrangente.

Quais são as principais semelhanças entre Publicidade e Marketing?

Agora que você já sabe o que é Publicidade e Marketing, vamos listar as principais semelhanças entre ambos os conceitos. Perceba o que é semelhante entre Publicidade e Marketing.

Planejamento

Primeiramente, os cursos têm uma boa dose de planejamento envolvido. Seja para fazer uma estratégia de Marketing ou para criar uma campanha publicitária, esse aspecto nunca deve ser ignorado.

Análise

A análise de dados é algo levado em conta tanto em Publicidade quanto em Marketing. Desse modo, a tomada de decisões é feita de modo mais assertivo, e as empresas têm menos chances de errar.

Público-alvo

A atuação das empresas, especialmente as que criam pensando no cliente, deve ser de fora para dentro. Ou seja, criar pensando exatamente no impacto que a sua campanha vai ter no consumidor. Esse é mais um ponto de semelhança

Quais são as diferenças entre Publicidade e Marketing?

Apesar de termos semelhanças entre os conceitos, é nas diferenças entre eles que vamos nos concentrar, para que você possa escolher a sua área de preferência. Veja.

Objetivo

Primeiro de tudo, o objetivo de cada um é diferente. Enquanto a Publicidade objetiva divulgar um produto, de modo geral, o Marketing é bem mais amplo em suas estratégias.

Podemos citar, no caso do Marketing: fidelizar clientes, melhorar o relacionamento, entre outros.

Mensuração de resultados

A publicidade mensura os resultados de suas atividades de uma forma mais rápida, apesar de isso ser algo que ocorre em ambos os casos.

No Marketing, as estratégias precisam de mais tempo para o estabelecimento. Portanto, o processo demora para chegar na fase de avaliar os resultados.

Conteúdo

Por último, podemos ressaltar o conteúdo estudado, que influencia diretamente na atuação dos profissionais. Os publicitários estudam matérias como Comunicação, Ética, Fotografia, Redação Publicitária, Planejamento e Vendas, entre outras.

A formação em Marketing envolve conteúdos como Administração, Psicologia, Gestão, Estratégia de Marketing, Finanças, entre outras.

guia do enem

Como Publicidade e Marketing podem caminhar juntos?

Como você percebeu, existem diferenças e semelhanças entre os cursos. No entanto, Publicidade e Marketing têm semelhanças e podem caminhar juntos.

Empresas, no geral, costumam utilizar ambas as áreas da comunicação lado a lado, de modo a atingir o sucesso esperado.

Ainda mais na era digital, na qual o volume de dados faz com que a atenção do cliente seja tão rara.

O consumidor demanda cada vez mais profissionais atentos a suas necessidades. Juntos, profissionais de ambas as áreas podem criar estratégias inovadoras, criativas e que tenham bons resultados.

Como é a atuação dos profissionais de Publicidade e Marketing?

Ambos os profissionais atuam de maneiras diferentes, o que requer características distintas do perfil profissional de cada um. Apesar disso, existem algumas semelhanças, visto que estamos nos referindo ao ramo da comunicação.

O perfil profissional desses profissionais varia bastante, a depender do cargo. No geral, porém, as atribuições destes se complementam. Ainda mais em empresas grandes e que têm times de comunicação.

Profissionais de marketing têm um perfil profissional analítico, de modo a criar suas estratégias com base em dados e previsões. São pessoas que podem ler números e gráficos.

O publicitário, no entanto, é um pouco mais criativo, já que tem uma atuação dentro das áreas de produção. Exatamente por isso, eles se complementam.

Por que investir na formação superior?

Independentemente da profissão seguida, hoje em dia é essencial ter formação superior na área. A faculdade garante que você terá melhores oportunidades e pode sair na frente dos concorrentes quando for o momento de competir.

Cada vez mais, os recrutadores estão exigentes e querem que os candidatos sejam de alto nível. Por isso, o curso superior na sua área de preferência é a melhor forma de garantir a empregabilidade e entrar no mercado de trabalho.

Talvez você curta mais a área de Publicidade. Ou, talvez, o Marketing seja mais a sua cara. Seja qual curso for, o Centro Universitário Belas Artes oferece ambas as opções!

Venha para a Belas Artes

Na Belas Artes, você encontra tanto o curso de Publicidade como o de Marketing, e obtém um diploma respeitado pelo mercado. São vários anos de tradição, desde 1925 em atividade.

Aliados à qualidade que colocamos em nossa instituição, somos uma excelente opção para que você se forme na faculdade.

Portanto, se você está pensando em estudar comunicação, venha para a Belas Artes e se destaque!

Apesar de Publicidade e Marketing serem termos parecidos, as áreas de atuação são bem diferentes. Se você gosta de comunicação e pretende atuar nesse ramo, invista em sua formação superior e saia na frente!

Você gostou de saber um pouco mais sobre o mundo da Publicidade e do Marketing

Aproveite que já terminou de ler o texto e baixe o nosso infográfico Guia do Profissional de Comunicação do Futuro!

5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

Você pode gostar também
Tags: Publicidade e Marketing

Postagens semelhantes