20 dicas para estudar online e se sair bem na faculdade

estudar online

Estudar online é uma mão na roda, você não concorda? Ligar o computador, acessar o tablet ou pegar o celular e navegar por um mundo de possibilidades sobre o que você deseja. 

Aliás, você já parou um instante para pensar em como a internet se tornou uma verdadeira aliada dos estudantes?

Seja para pesquisar, acessar materiais educacionais ou até mesmo se conectar com outros colegas, esta ferramenta se tornou indispensável no processo de aprendizagem. 

Entretanto, ela deve ser usada com sabedoria. Afinal, nem tudo que está lá corresponde à verdade e é preciso ter coerência na hora de buscar sites próprios para estudar. 

Pensando nisso, escrevemos este artigo com 20 dicas sobre como estudar pela internet para que você possa aumentar a sua produtividade. Além disso, você terá acesso a um bônus extra: 10 aplicativos que vão ajudar a aumentar o seu rendimento. Aproveite!

20 dicas de como estudar online e aumentar sua produtividade

O acesso à internet melhorou e muito a produtividade dos estudantes ao longo dos anos. O tempo que antes era gasto para se deslocar até uma biblioteca e pesquisar em livros físicos, agora pode ser direcionado a leituras específicas sobre temas de interesse. 

Logo, o tempo dedicado ao estudo online tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas.

Para ajudar você, escrevemos uma lista com 20 dicas de como usar a internet para estudar para aproveitar o seu tempo com qualidade. Bateu a ansiedade para saber quais são? Então, confira!

1. Escolha com cuidado o local onde você vai estudar

A primeira dica é para antes mesmo de você sentar e começar a estudar: escolha um ambiente adequado para esta tarefa

Para estudar online com qualidade você precisa de um lugar ideal. Assim, você pode se concentrar com tranquilidade e ler os conteúdos com calma e sem barulhos externos. 

Se for possível, escolha um local silencioso, bem iluminado, que não seja muito quente nem muito frio e no qual você se sinta confortável.

2. Tenha, se possível, uma conexão de qualidade com a internet

Não tem nada pior do que tentar assistir a um vídeo na internet e perceber que ele só fica travando, não é mesmo? Quem já passou por isso sabe como é complicado.

Por isso, na hora de estudar online, você deve se assegurar de que a sua conexão é satisfatória. Dessa forma, você vai conseguir estudar sem maiores distrações e, principalmente, em paz.

3. Mantenha uma rotina de estudos organizada e bem definida

Outra questão essencial é ter uma rotina de estudos completa e bem definida. A melhor forma de estudar é desenvolver um cronograma diário com tudo o que você precisa ver e rever. 

Desta maneira, você vai saber exatamente o que tem para estudar naquele dia e também nos seguintes. 

Já pensou adequar todo o seu material de estudos no local desejado e ter que gastar horas e mais horas procurando pelo conteúdo que vai ver naquele dia? Você vai estar começando de forma totalmente errada.

O aluno de alto nível planeja antecipadamente o que vai fazer no dia seguinte para, desta forma, render o máximo possível.

4. Organize-se para obter bons resultados ao longo do período de estudos

Para que o seu plano de estudos dê certo, você precisa de ordem. Portanto, essa é a palavra-chave: O-R-G-A-N-I-Z-A-Ç-Ã-O.

Para que você colha bons resultados ao estudar online, organize os seus materiais antes de começar. E o mais importante: não deixe que nada disso se misture com outras áreas da sua vida. 

Mantenha o seu material de estudo sempre separado e organizado. Dessa forma, vai ser muito mais fácil se preparar para uma prova, por exemplo.

5. Lembre-se de manter o foco e a disciplina ao estudar

É senso comum que ter foco e disciplina em qualquer área de nossas vidas faz com que tenhamos bons resultados, não é mesmo?

Por isso, na hora de estudar online você não pode deixar de lado o fato de que a disciplina e o foco são pilares fundamentais.

Sempre seja rigoroso quanto aos seus horários de estudo, entrega de materiais, tarefas para realizar, entre outras questões. Desta forma, seus resultados serão muito mais satisfatórios.

6. Faça uma lista (ou mais) com prioridades relacionadas ao estudo

Estudar, diferentemente do que parece, pode ser uma tarefa bem complicada. Por isso, você não pode esquecer de definir prioridades. Faça isso de forma diária, semanal, quinzenal ou mensal, como melhor se encaixar na sua realidade.

Em sua lista, coloque todas as tarefas que necessita fazer no espaço de tempo escolhido. Após isso, organize-as por critério de importância, tamanho ou o que mais fizer sentido para você.

7. Monte um cronograma de estudos com objetivos fáceis de serem alcançados

Se você quer alcançar o êxito em sua jornada, monte um cronograma de estudos para não perder nenhum momento importante.

Assim, você vai saber exatamente o que estudar, quais atividades realizar e a exata importância que cada conteúdo necessita.

Na hora de montar o seu cronograma particular de estudos, confira alguns vídeos que ensinam a fazer isso. É hora de usar a internet a seu favor, mais uma vez!

8. Trace metas de estudo a curto, médio e longo prazo

Assim como os outros estudantes, é natural que você tenha metas relacionadas aos seus estudos. Mas, você sabe quais são elas exatamente? Quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo?

Se você conseguir definir estes parâmetros, vai se manter muito mais motivado do que o aluno que estuda sem objetivos.

Dessa forma, você terá muito mais motivação para procurar pelos conteúdos e ficar horas em frente ao computador estudando.

9. Busque sempre por motivação extra na hora de estudar

Sabemos que ficar motivado, principalmente quando se está estudando em casa, pode ser uma tarefa bem difícil.

Por isso, você deve sempre buscar motivação extra. Pergunte-se:

  • Você está estudando para melhorar de vida?
  • Para realizar um sonho?
  • Para trabalhar na área que você sempre sonhou?

Que tal fazer um quadro de motivação e colocar lá todas as razões pelas quais você está estudando? Assim, você sempre vai saber exatamente as razões de estar fazendo tanto esforço.

10. Fuja das distrações para não perder um tempo precioso

Um bom aluno sempre evita as distrações, afinal elas são momentos nos quais você não está aprendendo nada e está perdendo tempo. De quebra, ainda pensa que está absorvendo o conteúdo que, efetivamente, não está entrando no seu cérebro.

Nesse cenário, é de suma importância que você evite quaisquer distrações. O seu celular, por exemplo, deve ficar longe de onde você está estudando, a menos que vá ocupá-lo para isso.

11. Use as redes sociais a seu favor na hora de estudar

Apesar de saber que o celular pode ser um inimigo na hora de estudar, você deve ser inteligente e utilizar as redes sociais a seu favor.

Que tal entrar em grupos de estudo online no WhatsApp e Facebook? Ou, então, criar o seu próprio grupo de estudo com seus amigos?

Existem, hoje em dia, diferentes fóruns na internet e podcasts para tirar as suas dúvidas acerca de diversos assuntos. Portanto, use e abuse destas ferramentas!

12. Aproveite as tarefas coletivas para socializar com colegas e professores

Se você está na escola, na faculdade ou em um curso técnico, é natural que o professor passe algumas tarefas em grupo. Utilize-as a seu favor para socializar. 

O contato social é super importante tanto para a saúde mental quanto para nossas relações interpessoais. Aproveite para trocar conhecimento e conversar com as pessoas durante as tarefas coletivas.

Porém, lembre-se de não se distrair e se afastar do assunto da aula. Afinal de contas, o nosso objetivo aqui é sempre aprender mais, não é mesmo?

13. Seja ativo nos estudos e produza o seu próprio material

Produzir o seu próprio material é parte essencial de um estudo ativo. Não que assistir a videoaulas, ler um livro ou até mesmo grifar um texto não sejam formas eficientes. Elas também são, mas nelas você é agente passivo.

Para que você torne o estudo online ativo, produza o seu próprio material, de forma resumida, preferencialmente.

Você pode fazer isso a partir de mapas mentais, resumos, flash cards ou qualquer outra técnica que preferir.

14. Teste técnicas diferentes na hora de estudar, incluindo a Pomodoro

Aqui vamos falar um pouco sobre as diferentes técnicas de estudo que você pode utilizar. Falando nisso, você já ouviu falar da Pomodoro? Nela, o tempo é dividido em blocos de 25 minutos com intervalos breves entre as sessões.

Além dessa, há outras técnicas para estudo e revisões, como os mapas mentais. Pesquise e teste estas e outras técnicas até descobrir aquela que seja perfeita para você!

15. Observe o que funciona para você (e também o que não funciona)

Falamos da técnica Pomodoro, mas o mais importante é que você sempre observe o que realmente funciona para você especificamente.

Afinal de contas, cada pessoa é única e a técnica que funciona para o seu melhor amigo pode acabar não funcionando para você. E vice-versa.

Por isso, é importante que você observe criteriosamente o que funciona para você. E, claro, aquilo que não é tão bom assim. A partir disso, faça mudanças em seu cronograma ou nas técnicas que você utiliza.

16. Faça uso de filtro de luz azul para proteger os olhos

Com a tecnologia, estamos cada vez mais expostos a telas de computadores, smartphones e outras em geral. E isso pode fazer mal à nossa saúde física, em especial a visão.

Por isso, você deve utilizar um filtro de luz azul para proteger os olhos. Caso você use óculos de grau, há opções de lentes que já vem com este tipo de filtro.

E se você não tiver problemas oculares, também há a opção de adquirir o filtro de luz azul de maneira separada.

17. Tire as dúvidas que surgirem durante o estudo online

É natural que durante o estudo online surjam dúvidas sobre os temas. Então, o que fazer nesse momento?

Você pode sanar estes questionamentos de duas formas diferentes: abrindo novas abas no navegador para buscar as respostas ou, então, levando as dúvidas para a sua aula presencial. 

Não hesite em tirar as suas dúvidas durante a aula, sempre que possível. Dessa forma, você ainda, de quebra, vai incentivar os seus colegas a fazerem o mesmo.

18. Faça pausas regulares para proteger o corpo e a mente

O nosso corpo está longe de ser uma máquina que trabalha horas e horas a fio sem se cansar. Às vezes, pelo fato de termos a matéria toda à disposição de forma online, podemos ter uma concepção errada de tempo.

Pesquisar o equivalente a uma semana de conteúdo em apenas um dia é completamente errado. Afinal de contas, devemos respeitar os limites do nosso corpo e da nossa mente. 

Portanto, faça pausas regulares durante o estudo, beba água, vá ao banheiro e respeite o seu momento.

19. Escolha os dias de descanso (e nada de negligenciar essa dica, ok?)

Quando você opta por estudar online é importante que implemente dias de descanso à sua rotina. 

Estudar com bastante afinco vale muito a pena. Porém, se você não levar a sério o descanso, pode acabar desenvolvendo alguns problemas de saúde mental, incluindo a Síndrome de Burnout. 

Assim, faça um planejamento consciente, assegurando que você tenha momentos de descanso (à noite, por exemplo) e dias livres (pode ser um domingo, de preferência).

20. Cuide com carinho e atenção da sua saúde mental

E a última das dicas é uma das mais importantes e essenciais: cuide com carinho e atenção da sua saúde mental. 

Estudar online pode trazer uma série de pressões e estresses, como o gerenciamento do tempo, a falta de interação social e a dificuldade de se manter motivado. Portanto, é fundamental adotar hábitos saudáveis ​​para preservar a saúde mental durante esse período.

Neste cenário, é essencial estar atento aos sinais de estresse e ansiedade. Caso você se sinta sobrecarregado, busque apoio imediato, seja conversando com familiares, amigos e profissionais ou participando de grupos de apoio.

Praticar atividades físicas regulares e cuidar da alimentação também são aspectos importantes para a saúde mental. 

O exercício físico libera endorfina, que ajuda a reduzir o estresse e a melhorar o humor. Além disso, uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do cérebro.

10 aplicativos para estudar online e melhorar o seu rendimento

Os apps para estudar online são ferramentas poderosas para melhorar o rendimento acadêmico. Com a ajuda desses artifícios, é possível acessar uma grande variedade de recursos e funcionalidades que vão impulsionar o aprendizado e torná-lo muito mais eficiente.

Vamos conhecer, agora, 10 aplicativos para estudar essenciais para você adicionar a sua rotina. Confira:

1. Khan Academy

A Khan Academy oferece aulas online gratuitas com uma ampla variedade de disciplinas, desde Matemática e Ciências até Programação e Economia. Com vídeos explicativos e exercícios práticos, é uma ferramenta valiosa para estudantes de todas as idades.

2. Duolingo

O Duolingo é uma plataforma de ensino de idiomas que utiliza métodos interativos e jogos para tornar o aprendizado divertido.

Disponível em diversas línguas, o aplicativo oferece lições personalizadas, permitindo que os usuários melhorem as suas habilidades de forma prática e eficiente.

3. Coursera

Coursera é uma plataforma que oferece cursos online de instituições renomadas. Com uma variedade de tópicos, as aulas são ministradas por especialistas, proporcionando uma experiência acadêmica de alta qualidade.

4. Quizlet

O Quizlet é a ferramenta que vai mudar a forma como você estuda online! Baseada em flashcards, ela permite que os usuários criem, compartilhem e estudem com conjuntos de cartões de memória. Essa abordagem interativa é eficaz para memorização e revisão.

5. Forest

O Forest é um aplicativo que ajuda a manter o foco durante o estudo. Diferentemente de tudo o que você já viu, nele os usuários plantam virtualmente uma árvore que cresce. Enquanto isso, você evita distrações no smartphone, incentivando a concentração e a produtividade. 

6. EdX

Similar à Coursera, o EdX oferece uma ampla gama de cursos online de universidades e instituições renomadas. Com opções gratuitas e pagas, os usuários podem aprimorar as habilidades em diversas áreas. 

7. Brainscape

O Brainscape permite a criação e o uso de flashcards personalizados com base na ciência da aprendizagem espaçada. Ele otimiza a memorização e a retenção de informações de maneira eficiente.

8. Todoist

O Todoist é um aplicativo de gestão de tarefas que ajuda os estudantes a organizarem as suas atividades acadêmicas. Com recursos como listas, lembretes e prioridades, a ferramenta facilita o planejamento eficaz do estudo. 

9. Google Drive

O Google Drive oferece armazenamento em nuvem e colaboração em tempo real. Permite que os estudantes criem, compartilhem e editem documentos, planilhas e apresentações, promovendo a colaboração eficiente com os colegas.

10. Anki

O Anki é um aplicativo de revisão baseado em flashcards com algoritmos de espaçamento. Ideal para revisar conteúdos importantes, ele ajuda a reforçar o aprendizado ao programar revisões no momento certo.

Organize o seu dia de estudos com o planner da Belas Artes

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre como estudar online com qualidade? Com certeza, as nossas dicas são muito úteis para quem está na escola, na faculdade ou fazendo qualquer tipo de curso online. 

Além disso, os aplicativos listados vão dar um upgrade no seu estudo e você poderá aproveitar ainda mais o tempo.

E falando em gerenciamento de horas, os dias passam sempre voando, você não acha? Por isso, nada melhor do que manter uma boa organização com o Planner de Estudos da Belas Artes

Se você está procurando um meio de organizar melhor os seus horários, atividades e tarefas, mantendo o controle sobre o que precisa fazer e aumentando o rendimento, está no lugar certo. Baixe o nosso Planner de Estudos gratuitamente agora mesmo!

Você pode gostar também
Tags: aplicativos para estudar, apps para estudar, como estudar online, como estudar pela internet, dicas de como estudar online, dicas de como usar a internet para estudar, estudar online

Postagens semelhantes