UX Design: saiba tudo sobre a área

UX Design

O UX Design é uma área que vem ganhando cada vez mais importância e visibilidade no mercado. Mas você sabe que função ela tem?

Para clarear as ideias, vamos falar neste artigo sobre o que é Design UX, por que as marcas estão investindo nisso e desfazer algumas confusões comuns.

Além disso, pensando em quem tem vontade de ser um especialista em UX e trabalhar com isso, reunimos algumas das principais atribuições desse profissional.

Bora lá!

O que é UX Design?

UX Design é um termo abreviado para a expressão user experience design ou algo parecido com design de experiência do usuário.

Essa é a área que se dedica à interação dos usuários com produtos e serviços de uma marca. Para isso, é preciso levar em conta todos os aspectos que influenciam essas experiências.

A partir de pesquisas de mercado, estratégias de desenvolvimento de produto e design, os profissionais da área buscam atender às expectativas dos usuários.

O objetivo é oferecer websites, aplicativos e sistemas úteis, desejáveis e fáceis de usar.

Diante de mercados tão competitivos, as empresas precisam oferecer uma experiência diferenciada, caso queiram conquistar clientes.

Qual a função de um UX Designer?

Agora que os conceitos de UX e designer de experiência estão um pouco mais claros, está na hora de entender melhor qual a função desse profissional dentro das organizações.

Basicamente, o designer de UX é responsável pelo desenvolvimento de soluções que aprimorem a experiência dos usuários de sites e de outras plataformas.

Dessa forma, a ideia é que os usuários gostem de interagir com um produto ou serviço, esteja ele só pesquisando, fechando uma compra ou utilizando um aplicativo, por exemplo.

Para ficar claro, imagine seu aplicativo de banco e todas as funções que você realiza nele diariamente. O que um UX designer faz é criar essa experiência para que ela seja sempre simples, intuitiva e satisfatória.

Dessa forma, o profissional precisa entender o valor e a eficiência do produto, propondo soluções com testes, análises de dados, validações e diálogos.

Onde um UX Designer pode trabalhar?

Se você gosta de tecnologia e deseja trabalhar na área, vai querer conhecer alguns segmentos em que esse tipo de profissional costuma atuar. Descubra a seguir:

  • VR/AR Designer – designer de realidade aumentada ou virtual que atua na criação de experiências além do universo físico;
  • UX Researcher – realiza pesquisas com usuários para entender os problemas em suas jornadas;
  • Service Designer – aprimora e desenvolve serviços que levem valor à jornada do usuário;
  • UX Writer – desenvolve a arquitetura da semântica utilizada em conteúdos e chatbots;
  • Voice User Interface Designer – atua em projetos que envolvam interface de voz;
  • Designers de Interação – preocupa-se com a forma como o produto ou serviço responde ao usuário;
  • Product Designer – trabalha na criação de produtos digitais;
  • Visual Designer – cuida da aparência da solução digital;
  • UI Designer – desenvolve interfaces.

Por que o UX Design se tornou tão importante?

Já parou para pensar em quantas vezes você interage com softwares todos os dias?

Quem faz a sua experiência com as redes sociais, aplicativos, chatbots e sites ser agradável é o UX Design.

Quanto mais as pessoas usam produtos tecnológicos, maior é a demanda por aprimoramento. Afinal, ninguém quer perder tempo em interfaces pesadas, com pouca navegabilidade, feias ou complicadas, por exemplo.

Assim, investir em design & UX é uma das formas de aumentar a satisfação dos consumidores. E isso é o que todas as marcas querem, certo?

Não é à toa que o mercado de UX se tornou tão promissor: investir em design de experiência é questão de sobrevivência.

Afinal, entre duas empresas que oferecem produtos e praticam preços parecidos, leva a melhor quem garante uma experiência superior.

Com isso, é possível reter consumidores, atrair novos, conquistar espaço no mercado e aumentar os lucros. Ou seja, funciona como uma fonte real de sucesso!

Isso vale para os profissionais também, viu? Quem curte a ideia de trabalhar com Design, pode ganhar dinheiro e ter uma carreira promissora como experience designer.

O que é user experience design e o que saber para não fazer confusão?

O termo user experience (UX) costuma ser visto junto de user interface (UI). Por isso, é normal as pessoas confundirem os dois. Apesar de estarem relacionados, o design UX/UI são coisas diferentes.

Enquanto UX foca na jornada do usuário para resolver um problema, UI foca na interface do produto — ou seja, mais na aparência e no funcionamento.

Vamos usar como exemplo o desenvolvimento de um aplicativo de celular. Num projeto como esse, os UI designers pensam na tipografia, paleta de cores, botões e todos os elementos visuais do app.

É claro que o visual da interface impacta a experiência do usuário, mas os UX designers são as pessoas que trabalham especificamente com essa questão.

Para isso, fazem pesquisas com os usuários, definem os fluxos de navegação, fazem testes de usabilidade, entre outras atividades.

Dessa forma, user interface design e UX design são atividades que se complementam, porém, não são a mesma coisa.

Portanto, pense em UX Design – exemplos que vão além de…

…desenhar interfaces bonitas

Ter uma tela com um visual atraente é importante. Porém, essa é uma questão mais ligada ao design gráfico e de interface do que a UX.

Não basta ter uma interface maravilhosa se o produto tem problemas de usabilidade.

Ao acessar a loja virtual de uma marca, o consumidor pode até ter uma boa primeira impressão por conta do visual. Mas, se o site apresentar erros e a pessoa não consegue fazer a compra, os outros esforços vão por água abaixo.

…criar soluções simples

Da mesma forma, a usabilidade sozinha não garante uma boa experiência. Isso porque parte do encantamento está nos detalhes gráficos, pois eles mostram o cuidado que a empresa teve com o produto.

Ainda, as funcionalidades podem ser ótimas, mas elas também devem ser úteis para o consumidor. E como é possível descobrir o que é relevante?

A partir do trabalho de UX, baseado em pesquisas com os usuários para identificar as suas necessidades, dores e expectativas.

…ter uma boa proposta de valor

Desenvolver um produto com uma proposta interessante, fácil de usar e com um visual invejável também não é garantia de sucesso. Ele precisa ser criado levando em consideração o público-alvo.

Basicamente, os esforços dos UX designers são voltados para isso: satisfazer determinados perfis de consumidores.

Esses profissionais sempre vão olhar para as necessidades do usuário antes de partir para as próximas etapas de desenvolvimento. A experiência só vai ser positiva se o produto for feito pensando em quem vai, de fato, usá-lo.

Como saber se UX Design é para mim?

Quer trabalhar com design e está atraído por UX? Então, vale a pena saber um pouquinho mais sobre as atividades realizadas pelos profissionais da área.

A seguir, vamos falar sobre as principais atribuições. Porém, saiba que um UX designer não precisa escolher, necessariamente, entre uma e outra.

Enquanto alguns se especializam em uma das etapas do processo de UX, outros participam de todas. Tudo vai depender do tamanho da empresa e do projeto.

Quais são as áreas de UX?

Existem muitas áreas de atuação para os profissionais que desejam trabalhar com UX. Confira algumas delas a seguir.

1. Pesquisa

Para conseguir conciliar os desejos dos usuários com a viabilidade técnica e do negócio, os UX precisam fazer muita pesquisa. Isso inclui análise de competidores, de mercado e entrevistas com usuários.

Com base nos resultados, eles criam as personas — personagens que representam o cliente ideal — e definem a jornada que elas vão percorrer para atender suas necessidades.

2. UX Writing

Há ainda os profissionais que se dedicam à redação de conteúdos focados em UX, o que é diferente de redigir um texto comum.

É mais um trabalho muito importante, já que, além de úteis, os textos devem colaborar com a experiência do usuário.

3. Arquitetura da informação

Como o nome dá a entender, a arquitetura da informação é responsável por estruturar o conteúdo de um aplicativo, sistema, website, etc.

Aqui, os profissionais se baseiam nos resultados das pesquisas para desenhar uma hierarquia de informações que atenda às expectativas dos usuários.

4. Desenvolvimento

Quem tem mais afinidade com programação, pode se dar bem trabalhando junto com a equipe de desenvolvedores.

O objetivo dos que se especializam na área é avaliar as limitações tecnológicas, identificar problemas técnicos e erros que prejudicam a interação e criar os protótipos.

5. Usabilidade

Depois de os protótipos ficarem prontos, é hora de fazer os testes de usabilidade para ver como a interação vai acontecer.

Assim, é possível descobrir se o usuário consegue completar as tarefas ou se é necessário fazer ajustes no produto.

O que precisa para ser um UX designer?

Quem deseja seguir carreira até não precisa necessariamente cursar uma graduação na área, mas quanto mais qualificação, mais credibilidade o profissional terá. 

Hoje, é possível que você tenha uma faculdade em Design Gráfico e de Produtos, por exemplo, que dão uma base para aprender algumas técnicas a serem usadas no cotidiano da profissão.

O que UX precisa saber?

Para se tornar um profissional de sucesso é necessário desenvolver algumas habilidades básicas. Como as soluções são baseadas em design e negócios, você precisa agregar competências socioemocionais ao conhecimento técnico.

Dessa forma você precisa ter empatia, boas habilidades de comunicação e compreensão do comportamento humano.

Além disso, é interessante dominar algumas dessas áreas:

  • Arquitetura da informação – organização do percurso do usuário até a informação;
  • Design sprint – agilidade nos projetos e adaptação às mudanças;
  • Miro e mural – ambientes de trabalho colaborativos;
  • Figma e adobe XD – desenvolvimento de protótipos;
  • Design thinking – pensar fora da caixinha;
  • Canva – apresentações.

Como ser um UX Designer do zero?

Se você deseja seguir carreira na área, o primeiro passo é realizar uma graduação em design. Esse curso vai oferecer a base necessária para que você consiga desenvolver as habilidades que um UX Designer demanda.

Qual o melhor curso de UX Design no Brasil?

Essa é uma pergunta bastante recorrente. Existem ótimos cursos que podem ajudar você a chegar na carreira dos seus sonhos. 

Na Belas Artes você encontra diversas possibilidades de carreiras em design, todas com nota máxima concedida pelo MEC – Ministério da Educação.

Quanto tempo é necessário para se tornar um UX Designer?

Isso vai depender do caminho que você escolher para chegar ao destino desejado. Mas, em regra, a faculdade de UX Design tem duração média de 4 anos.

Precisa desenhar para ser UX Designer?

Não é preciso saber desenhar para estudar design. No entanto, é bom ter alguma noção, já que você vai precisar utilizar a criatividade o tempo todo.

Quanto ganha um profissional de UX Design?

Mas afinal, quanto ganha um UX designer? Se você está pensando em seguir carreira na área, é normal ter curiosidade sobre o salário.

Na verdade, isso vai variar bastante de acordo com a área desejada, seu grau de experiência e o tamanho do projeto.

O portal especializado em empregos Glassdoor estima que em 2023 o salário seja de, em média, R$ 5.400,00 no Brasil.

E quanto ganha um UX Design Júnior? A resposta, de acordo com o site acima mencionado, é que um profissional de UX começa em R$ 3.509,00 e pode chegar até R$ 7.632,00 no caso dos profissionais mais experientes.

Além disso, fatores como o porte da empresa e a região em que ela se encontra também podem afetar esses valores.

Grandes metrópoles, como Rio de Janeiro e São Paulo, geralmente têm os melhores rendimentos. Mas isso não impede que você tenha sua própria empresa ou se destaque trabalhando de forma autônoma.

E aí, acha que UX Design é a sua cara?

Nada melhor do que conhecer a profissão e o potencial dela para o futuro na hora de escolher uma carreira. No caso da área de UX Design, tudo sugere que vai continuar em alta.

Existem vários caminhos para que você possa se destacar na área. Contudo, se quiser apostar nessa carreira, comece o quanto antes a se preparar. E o primeiro passo é investir em um bom curso superior!

Quer uma última dica? Quer fazer Design e não sabe qual área seguir? Baixe nosso material e descubra qual curso tem mais a ver com você agora mesmo.

Você pode gostar também
Tags: carreira em UX Design, como é trabalhar com UX Design, UX Design, UX Design carreira, UX Design o que é

Postagens semelhantes