O mercado de trabalho está cheio de desafios para os futuros profissionais, entre eles a alta competitividade. E fugir dela não rola, mas dá para sair na frente com um diploma de ensino superior.
Sendo assim, se você quer se diferenciar, pular a etapa da faculdade não deve ser uma opção.
Entenda por que e fique por dentro dos principais benefícios que a graduação oferece para você!
O ensino superior faz tanta diferença assim para a carreira?
Mas não tenha dúvidas! Para entender melhor o peso que um diploma de ensino superior tem no seu futuro, você precisa conhecer primeiro a realidade do país quando se trata de educação.
Quem tem uma graduação no currículo já está bem à frente da maioria, sabia? Isso porque, só para você ter uma ideia, mais da metade dos brasileiros de 25 a 64 anos não conseguiram nem terminar o ensino médio – de acordo com o estudo Um Olhar sobre a Educação.
Sabendo disso, já dá para perceber que a faculdade é um sonho que nem todo mundo consegue realizar. Ou seja, se você tem essa oportunidade, não a deixe escapar de jeito nenhum!
O diploma, além de trazer boas oportunidades de trabalho, também ajuda você a ganhar mais. E quem é que não quer ter um bom salário, né?
Ainda, uma pesquisa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) mostrou que os profissionais com ensino superior ganham até 152% a mais do que aqueles que fizeram apenas o ensino médio. A diferença é gigantesca!
Conheça 5 benefícios da graduação para a sua vida
Ah, mas será que não dá para se dar bem profissionalmente sem fazer uma faculdade? Esta pergunta se passa pela cabeça de muitos jovens.
Nada nesse mundo é impossível. Porém, saiba que o ensino superior é capaz de dar aquele grau no seu futuro. Veja como:
1. Trabalho na área que gosta
Se você sabe o que curte e com o que gostaria de trabalhar, já é meio caminho andado. Nesse caso, nada melhor do que começar a entrar na área que você escolheu quanto antes.
A faculdade faz uma diferença que você não tem ideia!
Mesmo durante o curso, é possível começar a ganhar experiência por meio dos estágios. Fique sabendo que muitas empresas buscam estudantes nas melhores instituições de ensino.
Mas, de qualquer forma, tanto no começo quanto mais para frente, o diploma aumenta as chances de conseguir bons trabalhos na área. Ele mostra que você é uma pessoa que se preocupa com qualificação.
É claro que a experiência também conta bastante. Entretanto, a graduação sempre vai ser um fator que diferencia você dos demais candidatos.
2. Amadurecimento
Logo que você entrar na faculdade vai perceber que é um mundo bem diferente do que você estava acostumado na escola. Isso vale não só para as aulas, mas também para as relações com os professores.
Sabe a zona de conforto? Então, é hora de sair dela de uma vez por todas!
As coisas funcionam de outra forma no ensino superior. É você quem tem que correr atrás dos materiais de estudo, se organizar para ficar em dia com todas as matérias, entregar os trabalhos e por aí vai.
Não precisa se desesperar, pois é só uma questão de adaptação. Você vai perceber o quanto pode crescer como pessoa durante esse processo de mudança para a faculdade.
Por isso, aproveite bem essa oportunidade. Vai ser desafiador? Vai. No entanto, você vai adquirir conhecimentos que vão valer para a sua carreira e para a vida toda.
3. Estabilidade financeira
Como foi falado no tópico anterior, quem tem um diploma de ensino superior costuma conseguir salários bem maiores em comparação aos demais. Isso por si só já é uma vantagem enorme! Afinal, a estabilidade financeira é essencial para planejar o futuro.
Quem consegue uma carreira estável tem uma vida financeira mais tranquila. Dá para saber se vai dar para pagar os boletos, viajar nas férias e comprar o que precisa, sem grandes preocupações.
Dificilmente você vai conseguir um emprego assim sem ter feito faculdade. Esse é mais um motivo para reforçar ainda mais a importância da graduação.
4. Rede de contatos
Fazer networking, ou seja, construir sua rede de contatos é essencial para todo mundo que quer se dar bem na carreira. Isso porque são os seus amigos, colegas e conhecidos que podem fazer toda a diferença na hora de conquistar bons empregos.
No mundo profissional, indicação é muito comum. Por isso, valorize as amizades que você fizer durante a faculdade, já que a maioria provavelmente vai trabalhar na mesma área que você.
Tente não encarar seus colegas como competidores, viu? Eles podem abrir portas para você no mercado e ajudar na hora de conseguir a vaga que você tanto quer.
Além disso, ter um bom relacionamento com os professores é tão importante quanto. Principalmente se você estiver estudando em uma instituição renomada, as chances de os professores serem referências na sua área são grandes. Lembre-se disso!
5. Visão de mercado
Vamos supor que você tenha escolhido estudar Arquitetura, por exemplo. Conhecer as principais teorias, dominar as técnicas de desenho e outros conhecimentos específicos não é suficiente para se destacar.
Os melhores escritórios não contratam com base apenas nisso. É preciso também ter uma boa noção de mercado. E isso vale para todas as áreas.
Você deve saber como o setor funciona, quais são as habilidades mais importantes e as experiências mais valorizadas na profissão. Isso você vai aprender com os seus professores de faculdade.
A graduação ainda ajuda você a ter uma visão mais pé no chão da área. Não adianta nada idealizar um mundo perfeito para acabar quebrando a cara depois, concorda? É preciso conhecer a realidade.
O futuro está logo ali
Viu como o ensino superior pode beneficiar a sua vida pessoal e profissional? Estude o assunto que gosta e aposte na área com a qual você se identifica. E partiu fazer a faculdade dos sonhos!
Quer receber as principais novidades do mercado de trabalho? Assine agora a newsletter da Belas Artes!