Saiba tudo sobre a carreira do designer de moda

designer de moda

Se você anda pensando em se tornar um designer de moda, antes de ingressar no ensino superior é preciso ficar por dentro de todas as possibilidades que a profissão oferece. Isso porque, além de fazer um curso de graduação que tenha a ver com o seu estilo, vale a pena começar desde cedo a conhecer melhor as diferentes carreiras na moda.

Afinal de contas, trabalhar como estilista não é a única opção, viu? A carreira do designer de moda é repleta de possibilidades! Se você quer saber mais sobre a profissão, os lugares para trabalhar e as diferentes áreas de atuação para quem se forma em Design de Moda, continue a leitura!

E então, está com vontade de entrar em um mundo que, em breve, pode fazer parte integral da sua vida? Então, vamos lá!

Você sabe exatamente o que faz um designer de moda?

Como o mercado fashion é bastante amplo, o designer de moda encontra um mundo de possibilidades. Existem várias opções de trabalho, sendo a mais conhecida de todas a profissão de estilista. Mas não é a única, embora seja a mais em evidência.

O designer de moda pode ficar responsável por desenvolver coleções e desenhar roupas e acessórios para as marcas. Também pode trabalhar com estamparia e outros segmentos da cadeia têxtil. 

Por conhecer todo o ciclo produtivo, acompanhar as tendências e estar em contato com as artes, o designer de moda consegue fazer carreira em outras áreas. É possível trabalhar com figurino em espetáculos diversos, coordenar ensaios fotográficos para catálogos, oferecer dicas de estilo e até ficar a frente de negócios ligados à moda.

Quem faz Design de Moda trabalha onde? Entenda melhor a profissão

Os designers de moda encontram trabalho em ateliês de alta costura, em grandes marcas de vestuário e na indústria têxtil, incluindo os setores de compras dessas empresas.

Quem se interessa bastante pelas tendências do mercado costuma achar oportunidades em consultorias, serviços de pesquisa, revistas e sites de moda.

Caso escolha trabalhar com figurino ou diretamente com as artes, por exemplo, é possível atuar no teatro, na música, na televisão e em espaços culturais. Há também aquelas pessoas que sempre sonharam em ter um negócio. Como empreendedores, podem abrir uma marca com estilo próprio.

O que faz um designer de moda: conheça 7 possibilidades de atuação

Ser designer de moda é muito mais do que apenas uma carreira profissional. Tem a ver com o seu estilo, com o que você gosta de fazer, com onde você quer estar. 

E então, quer se aprofundar ainda mais no assunto? A seguir, você vai conhecer 7 possibilidades de atuação para quem termina a graduação em Design de Moda. Olha só:

1. Estilismo ou design

O mercado de trabalho da moda no Brasil é super amplo e uma entre as muitas possibilidades de atuação é o estilismo. 

Podendo trabalhar em diferentes perfis de marca, o designer de moda é o grande responsável por criar coleções com base nas maiores tendências de moda do momento. Além de idealizar, ele precisa desenhar todas as peças.

Mas, saber desenhar não é o suficiente. Esses profissionais devem conhecer bem os diferentes tecidos, costuras, cortes, estampas e técnicas de confecção para conseguir criar peças diferentes. Eles também precisam acompanhar os maiores eventos de moda do mundo para ficar por dentro do que as marcas mais famosas andam fazendo.

2. Produção de moda

Torne-se um designer de moda e você poderá trabalhar diretamente com produção. Se você gosta de agitação e quer passar os dias longe da monotonia, essa carreira pode ser a ideal para você. 

O produtor é quem está por trás da campanha de uma nova coleção, coordenando as ações de divulgação. É um jeito diferente de aplicar os conhecimentos de moda e trabalhar diretamente com as grandes marcas.A organização dos eventos da campanha faz parte das responsabilidades do produtor.

É ele quem escolhe os looks, as modelos, a maquiagem, entre outros detalhes. Quando rolam desfiles, o produtor de moda é quem cuida da logística e dos bastidores para garantir que tudo saia como o planejado. Também pode trabalhar em veículos de comunicação, elaborando editoriais de moda.

3. Modelagem

Você sabia que Design de Moda e modelagem tem tudo a ver, não é? Antes de mandar as ideias para a linha de produção, os desenhos vão parar nas mãos do modelista.

Como o nome já dá a entender, a modelagem é a área que faz os moldes tanto de roupas quanto de calçados e acessórios com base nos projetos dos designers de moda.

A ideia é produzir uma primeira peça perfeita e fazer os ajustes necessários antes de mandar para a produção. Afinal, um pequeno erro de modelagem pode trazer prejuízos enormes para as marcas.

4. Cool hunting

Os profissionais que ficam envolvidos o dia inteiro com outras atividades nem sempre conseguem acompanhar de perto as tendências da moda. Por isso, existe a profissão de cool hunting.

Literalmente com o propósito de caçar tendências, o cool hunting precisa prestar atenção no que as pessoas andam vestindo. É a partir das tendências que as coleções de moda são criadas. 

Por isso, quem atua no ramo deve estar atento ao que rola no mundo. Tudo o que acontece na sociedade acaba refletindo na moda. Diante de um mercado em que tudo muda cada vez mais rápido, as marcas precisam contar com o trabalho desses profissionais.

5. Personal stylist

Muitos designers de moda famosos começaram na profissão como personal stylist. A função consiste em escolher as roupas mais adequadas para o tipo de corpo e ocasião, fazer as melhores combinações e expressar a própria personalidade por meio do visual. Essa tarefa, entretanto, pode ser um grande desafio para algumas pessoas.

Foi principalmente para ajudar famosos, personalidades públicas e aqueles que precisam aparecer em frente às câmeras que a profissão de personal stylist surgiu. Além disso, esse profissional é cada vez mais procurado por pessoas comuns que precisam de uma força para escolher o que vestir e dar um up na autoestima.

5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

6. Fotografia

A fotografia faz parte das matérias da faculdade de Design de Moda. Ao ter contato com esta área específica, muitas pessoas escolhem se especializar nela.

O fotógrafo de moda trabalha diretamente com a produção de ensaios para catálogos, revistas, anúncios, exposições, entre outras atividades.

Enquanto o lado fotógrafo do profissional traz os conhecimentos para tirar fotos de qualidade, o lado especializado em moda dá os toques necessários para conseguir o resultado que a marca espera.

7. Gestão de negócios

Viu como o mercado de trabalho para o designer de moda é repleto de opções? Outra é trabalhar com gestão de negócios. Isso significa assumir a liderança do marketing, distribuição, produção ou outro setor.

Para esse trabalho, contudo, é preciso conhecer de verdade como funciona toda a cadeia da moda para desenvolver as melhores estratégias de marca. Os profissionais que têm o perfil ou gostam da ideia de trabalhar com gestão são os que costumam empreender no ramo.

Quer saber mais sobre a profissão de designer de moda? Então cola aí!

Sempre em alta, a profissão de designer de moda é ideal para aqueles que gostam de estar em contato com as tendências deste setor. O curso de Design, inclusive, inclui a modelagem de bolsas, sapatos e acessórios para que você saia um profissional completo da faculdade.

Muitos designers famosos de moda são os responsáveis por despertar nos jovens a vontade de trabalhar nesta área. Coco Chanel, Christian Dior, Giorgio Armani, Vivienne Westwood, Gianni e Donatella Versace e Miuccia Prada são nomes mundialmente conhecidos no setor.

Se você quer saber mais sobre esta profissão que atrai milhares de novos alunos anualmente aos bancos acadêmicos, continue conosco. Vamos responder algumas das principais dúvidas de quem pensa em entrar nesta área. 

Por que estudar moda?

A faculdade de moda é ideal para os profissionais criativos que gostam de trabalhar com as principais tendências do setor. Você não precisará ser necessariamente um estilista. Se você gosta de escrever, por exemplo, pode estudar moda para produzir textos relacionados ao assunto. 

A moda vai muito além do que é visto nas vitrines e nas passarelas do mundo. Ela representa o ser, o indivíduo e, portanto, precisa condizer com seus valores e desejos. Além da criatividade, estudar moda requer sensibilidade e proximidade com o que as pessoas trazem em seu interior.

Qual é a diferença entre estilista e designer de moda?

Estilista e designer de moda podem ser consideradas duas profissões muito parecidas. Para atuar nelas, é preciso estudar, e a faculdade de Design de Moda dá o conhecimento necessário. 

Enquanto o designer é responsável por desenhar as roupas, bolsas e acessórios, trazendo para o papel as ideias inovadoras que borbulham no mercado, o estilista vai criar os modelos em cima das ideias do designer e lançá-las nas passarelas de moda do mundo. 

Podemos, então, dizer que uma função não existe sem a outra? Exatamente. Estilista e designer de moda são profissões que se completam e é preciso trabalhadores em ambas.

É preciso saber desenhar para fazer moda?

Na-na-ni-na-não! Você não precisa saber desenhar e muito menos costurar para entrar na faculdade de Design de Moda. Este não é e nem nunca foi um pré-requisito para a inscrição de novos alunos.

É claro que estudantes que tenham uma familiaridade maior com o assunto tem uma tendência a se darem melhor nas matérias práticas. Mas nada que você não possa aprender ao longo dos anos de curso com um pouquinho a mais de dedicação.

Quais são os cursos de moda?

Existem muitos cursos, tanto superiores quanto tecnológicos, para quem gosta e quer investir na carreira de moda. A graduação em Design de Moda é a mais conhecida e a mais procurada, afinal é a que traz um melhor retorno ao profissional. Além dela, é possível cursar:

  • Bacharelado em Moda;
  • Têxtil e Moda;
  • Engenharia Têxtil;
  • Design de Produto.

O que precisa saber para ser designer de moda?

Depois de formado, para ser um designer de moda de sucesso e reconhecido no mercado de trabalho, você precisará apresentar habilidades de desenho e costura. Além de ter um vasto conhecimento sobre tendências e estilos.

Bom senso, criatividade e responsabilidade também são competências bastante apreciadas no designer de moda. Isso tanto em início de carreira quanto depois de anos de atuação.

Que faculdade fazer para ser designer de moda?

Para trabalhar como designer de moda você tem duas opções: a graduação em Design de Moda ou o curso tecnológico também em Design de Moda. 

O que cai na faculdade de Design de Moda?

A faculdade de Design de Moda é o verdadeiro paraíso para aqueles que gostam desta profissão. Durante os anos de estudo, você passará por disciplinas de desenho, costura, modelagem, criação e muitas outras técnicas. 

infografico: habilidades do profissional do futuro

Para que você tenha uma ideia de como é o dia a dia do estudante de moda, conheça algumas matérias que você cursará nos 8 módulos da faculdade de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes:

  • Desenho de Observação
  • Edição e Tratamento de Imagem
  • Design Thinking
  • Estudo da Anatomia e Representação de Moda – Modelo Vivo
  • História dos Tecidos e da Indústria Têxtil
  • Processos de Produção Manual e Digital: Tecelagem e Bordados
  • Criação Experimental de Protótipos: Modelagem e Costura
  • Escrita Criativa
  • Branding
  • Mercado de Luxo
  • Criação Digital na Moda
  • Design de Acessórios
  • Empreendedorismo e Inovação
  • Moda Contemporânea e Comunicação
  • Construção de Marca
  • Direção Criativa para Projeto de Moda

Qual o valor de uma faculdade de moda?

Existem instituições com preços mais em conta e entidades com valores mais altos, variando entre R$ 400 e R$ 2 mil. 

Entretanto, além do valor pago mensal, é preciso que você leve em consideração a infraestrutura oferecida pela instituição de ensino, a matriz curricular e o currículo dos professores. 

Ou seja, de nada adianta apostar em uma instituição com mensalidade considerada barata se você não tiver acesso ao conhecimento necessário para exercer sua futura profissão.

Quanto tempo dura o curso de Design de Moda?

O bacharel em Design de Moda tem uma duração média de 4 anos (8 semestres), enquanto o tecnológico tem duração de 2 anos (4 semestres). Na Belas Artes, você encontra as duas possibilidades de ensino:

Bacharel em Design de Moda na Belas Artes

O bacharel em Design de Moda na Belas Artes está disponível na modalidade presencial e as aulas são ministradas nos turnos manhã (das 7h30 às 12h50), tarde (das 12h50 às 18h) e noite (das 18h30 às 23h) no campus Shopping Cidade Jardim. Com duração de 8 semestres, o curso foi avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação.

Tecnológico em Design de Moda na Belas Artes

O tecnológico em Design de Moda na Belas Artes está disponível também na modalidade presencial. As aulas são ministradas nos turnos manhã (das 7h30 às 12h50) e noite (das 18h30 às 23h) no campus Votorantim. O curso tem duração de 4 semestres.

Qual área da moda dá mais dinheiro?

Trabalhar com moda dá dinheiro sim e não dê ouvidos a quem diz o contrário. Entre as áreas com os maiores salários estão:

    • Figurinista;
    • Editor de Moda;
    • Designer de Moda;
    • Fotógrafo de Moda;
    • Jornalista de Moda;
    • Produtor de Moda;
    • Personal Stylist. 

Qual é o salário de designer de moda?

A remuneração mensal do designer de moda é bastante variada e vai depender do tempo de atuação, das experiências e da marca para a qual trabalha. 

O salário inicial, atualmente, fica entre R$ 3 e R$ 5 mil. No decorrer da carreira, este valor pode chegar a R$ 15 mil ou mais.

Design de Moda, Artes e Comunicação: saiba como deslanchar nessas áreas

É importante que você conheça todas as possibilidades oferecidas a quem visa se tornar um designer de moda pelo mercado de trabalho para saber qual delas tem a sua cara. Isso porque ter satisfação profissional é uma das coisas mais importantes na vida de todo mundo.

Por isso, não deixe de continuar se informando sobre a profissão. E, é claro, abra o seu leque de opções. Além do Design, é possível ter lindas carreiras nas Artes e na Comunicação. 

Se você quer saber como se dar bem em uma dessas três áreas de atuação, baixe o material gratuito em que falamos sobre os desafios das Artes, Design e Comunicação. Nele, também apresentamos dicas valiosas para que você possa deslanchar naquela que escolher!

modelo de planejador de carreira

Você pode gostar também
Tags: como ser designer de moda, designer de moda, designer de moda o que faz, o que estudar para ser designer de moda, o que faz um designer de moda, profissão designer de moda

Postagens semelhantes