Design de Interiores: descubra o que fazer nesse mercado

Design de Interiores

O profissional de Design de Interiores nunca foi tão requisitado como atualmente. Isso se justifica porque, em razão da pandemia de Covid-19, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, o que levou a pensarem em reformulações de seus lares.

Porém, não é apenas em tempos de pandemia que o designer de interiores tem bastante trabalho. 

Esse tipo de profissional é cada vez mais requisitado para decorar espaços residenciais e comerciais. Além disso, também pode exercer outras atividades relacionadas com o design dos ambientes.

Se você tem interesse em cursar a faculdade de Design de Interiores, este artigo será bastante útil. 

Siga conosco e saiba mais sobre as principais atividades que podem ser realizadas por um profissional da área, entre outras curiosidades da profissão. Partiu?

teste: qual curso de design tem mais a ver com voce

Principais atividades que podem ser realizadas por um profissional de Design de Interiores

Quando falamos em Design de Interiores, muitas pessoas associam essa atividade à decoração de casas e apartamentos. Sim, essa é uma das possibilidades da carreira do profissional formado nessa área, mas não a única.

Em suma, o designer de interiores está apto para trabalhar em qualquer projeto que envolve o planejamento de espaços internos. 

A seguir, apresentaremos as principais possibilidades de atuação para quem tem essa formação. Veja!

Ambientes residenciais

O designer de interiores pode trabalhar realizando a decoração e o planejamento de ambientes residenciais, como casas e apartamentos.

Nesse caso, o profissional projeta os ambientes considerando todas as necessidades e gostos dos moradores da residência.

Uma pessoa que mora sozinha, por exemplo, não tem as mesmas necessidades que um casal com filhos pequenos. Se na casa residirem idosos, também é preciso projetar o ambiente considerando as limitações de mobilidade causadas pela idade avançada.

O designer de interiores pensa em todos esses detalhes, para que os ambientes sejam bonitos, mas também confortáveis e funcionais para os usuários.

Ambientes comerciais

Assim como as residências, os designers de interiores também podem atuar no planejamento e na decoração de ambientes comerciais.

Aqui estamos falando de espaços para lojas, restaurantes, escritórios, consultórios, entre outros ambientes.

Como esses espaços recebem todos os tipos de pessoas, é preciso ter criatividade para projetar ambientes inclusivos. 

O designer de interiores também tem a função de tornar esses ambientes o mais agradável possível. 

Em um consultório médico ou hospital, lugares no qual as pessoas tendem a ficar mais tristes, apreensivas ou nervosas, a decoração pode ser usada de forma estratégica para passar uma sensação de mais conforto e calma.

Eventos

Outra área de atuação possível para os designers de interiores é o mercado de eventos. Nesse setor, o profissional projeta e decora espaços para casamentos, aniversários, formaturas etc.

Além dos eventos sociais, também é possível atuar nos encontros comerciais. É o caso das feiras, por exemplo, nas quais o designer de interiores pode projetar os estandes e quiosques das empresas expositoras.

Set Design

Uma área bem interessante para o Design de Interiores é o Set Design. Nesse segmento, o profissional projeta cenários e sets para produções artísticas e publicitárias.

Para atuar com Set Design, o designer de interiores pode buscar oportunidades em estúdios fotográficos, agências de publicidade, produtoras de vídeo, emissoras de TV, teatros etc.

Moda

Quem curte moda também pode cursar Design de Interiores e direcionar a sua carreira para esse segmento. 

Nesse caso, o profissional atua na produção de ambientes para desfiles e exposições. Também pode trabalhar como vitrinista, fazendo composições para as vitrines das lojas.

guia do enem

Produtos

Na indústria, o profissional de Design de Interiores pode atuar ao lado dos designers de produtos para desenvolver itens como:

  • mobiliários para áreas residenciais;
  • mobiliários para áreas comerciais;
  • itens decorativos personalizados;
  • recursos de iluminação;
  • etc.

Educação

Na área da educação, o Designer de Interiores pode ministrar cursos, dando palestras e até mesmo como professor em faculdades da área.

Para isso, recomenda-se que, após a conclusão da graduação, sejam feitos cursos de mestrado e doutorado.

Salário: saiba quanto ganha em média um designer de interiores

O salário é um dos pontos que pensam no momento da escolha de uma profissão. Por isso, fomos atrás de descobrir quanto ganha um designer de interiores.

De acordo com um levantamento feito pelo portal Vagas, os salários na área de Design de Interiores podem alcançar R$3.504,00 ou mais, conforme o nível de senioridade do profissional.

Porém, isso não é regra! Você pode ampliar sua remuneração conforme o direcionamento que der a sua carreira. Algo bem comum de acontecer é o profissional empreender na área, muitas vezes em parceria com arquitetos e engenheiros.

Em casos assim, você não tem um salário fixo, mas cobra um valor por projeto executado. Essa é uma boa maneira de escalonar os ganhos e ter mais lucratividade fazendo o que gosta.

A importância do curso superior para atuar na área de Design de Interiores

A profissão de designer não é regulamentada no Brasil. Isso quer dizer que uma pessoa não precisa ter formação universitária para atuar como designer de interiores, gráfico, web ou de qualquer outra modalidade.

Porém, o curso superior faz toda a diferença na carreira! A faculdade, além de conhecimentos teóricos, permite a experimentação e a vivência do mercado.

Apenas fazendo um curso superior é que você terá a bagagem e os conhecimentos necessários para fazer o seu trabalho com maestria.

Além disso, o diploma abre muitas portas e oportunidades no mercado de trabalho. Dificilmente uma empresa séria e renomada contrata um designer de interiores sem formação universitária.

Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobre a área de Design de Interiores! Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil e contribua para a escolha da sua profissão.

Acesse o nosso site e saiba mais sobre o curso de Design de Interiores do Centro Universitário Belas Artes.

infografico: habilidades do profissional do futuro
Você pode gostar também
Tags: design de interiores

Postagens semelhantes