4 dicas para quem quer ser artista

artista

Quem disse que a arte tem que ser só um hobby na sua vida? Se ser artista sempre foi o seu sonho, não deixe ninguém fazer você desanimar!

Sem arte, a vida seria bem sem graça, concorda? Imagine viver sem pinturas, filmes, livros recheados de histórias ou fotos de outros tempos e lugares.

E sem profissionais dedicados a essas produções, nada disso pode existir.

Descubra abaixo o que fazem os artistas e como ter sucesso no ramo! 

passo a passo para se tornar um artista completo

O que significa ser um artista?

Você também deve se perguntar: o que é artista? Quem é considerado um artista?

Bem, de forma prática, a gente pode dizer que o artista é aquela pessoa envolvida na produção artística.

Ou seja, em todo o processo criativo de arte.

Entretanto, a definição desse conceito tem mudado muito ao longo do tempo. E também muda de acordo com diferentes culturas.

Assim como o conceito de arte, que é igualmente controverso. Mas aqui estão algumas noções dentro dessa área que podem dar um norte a mais sobre o trabalho. Veja só!

O que é intervenção artística?

A intervenção artística, geralmente, é realizada em zonas urbanas.

Um artista ou um coletivo de artistas se organiza para, por meio de sua arte, transmitir uma mensagem. Que, por sua vez, busca questionar e transformar a sociedade.

Entretanto, hoje esse tipo de intervenção visual também pode acontecer em outros ambientes: dentro de empresas, escolas, instituições universitárias e assim por diante.

O que é linguagem artística?

Uma intervenção só é possível se utilizar uma linguagem artística.

Ou seja, uma linguagem desenvolvida pela estética. Ela inclui modalidades como artes visuais, artes plásticas, teatro, música e dança.

O que é instalação artística?

A instalação artística nada mais é do que a composição e os elementos utilizados dentro de uma intervenção.

Pode ser efêmera, ou ainda desmontada e recriada em um novo lugar, de acordo com a proposta artística.

O que é manifestação artística?

Por fim, trata-se de uma manifestação artística qualquer forma de expressão de ideias que utilizem qualquer uma das linguagens artísticas.

Você com certeza já se deparou com a aplicação desses conceitos por aí, não é mesmo?

Essas são apenas algumas formas que mostram o que é ser artista e o que é possível fazer nessa profissão.

Quem é considerado um artista?

Pode ser considerado artista uma pessoa que realiza ou produz obras de arte.

Seja qual for a concepção dessa pessoa sobre o que é a arte, ou a concepção do lugar e da cultura em que ela vive.

Além disso, vale lembrar que cada pessoa tem um entendimento diferente do que é arte: o que é para um, pode não ser para outro.

O que um artista faz?

Mas agora, vamos nos aprofundar. As artes podem ser bastante diversas, pois incluem desenho, pintura, escultura, dança, música, fotografia e várias outras linguagens.

Sendo assim, o que o artista faz vai depender da área escolhida por ele.

Você deve curtir o trabalho de diversos artistas e sabe que cada obra é única. Os elementos usados não são os mesmos e cada artista toca a gente de um jeito diferente.

Mas eles têm algo em comum: o uso de habilidades e técnicas para questionar, fazer pensar, inspirar ou chamar a atenção para a beleza que existe por todos os lados.

Um ator, por exemplo, pode fazer as pessoas refletirem por meio de um personagem. Já um artista plástico pode chamar a atenção para a questão ambiental por meio de uma escultura feita de materiais reciclados.

Onde o artista trabalha?

Como tudo nas artes, aqui não existe uma regra. O espaço em que o artista trabalha vai depender da área em que ele atua.

Quem atua com artes plásticas e visuais costuma ter um ateliê próprio ou dividir com outros artistas — ou seja, o empreendedorismo está na veia desses profissionais. Depois, as peças produzidas podem ser expostas em galerias e museus.

No caso da dança e das artes cênicas, o artista pode trabalhar para uma companhia da dança, grupo de teatro ou até rodar o mundo participando de espetáculos, em diferentes lugares.

Quanto ganha um artista?

Em geral, os artistas ganham por produção, caso trabalhem de maneira independente.

Dessa maneira, podem precificar seu trabalho conforme a dimensão do projeto, os materiais utilizados, o tempo gasto, entre outros detalhes.

O salário de um artista contratado com carteira assinada, como também pode ser o caso do artista digital, também varia conforme sua experiência e o setor em que trabalha.

Além disso, atores e fotógrafos também costumam ganhar por trabalho.

Entretanto, com organização e constância, é possível ter estabilidade financeira sendo um artista.

O que fazer para ser um artista?

Assim como toda profissão, estudar é sempre o melhor caminho!

Além de um curso superior, como de Artes Visuais, Artes Plásticas, Artes Cênicas ou Fotografia, ainda existem várias maneiras de se especializar. Seja em alguma área dentro do caminho que o artista deseja seguir, ou ainda em alguma técnica especial.

Além disso, é essencial que os artistas se mantenham sempre atualizados.

Não apenas sobre tendências que surgem para sua arte, mas também sobre o que acontece no mundo. Assim, é possível ter mais inspiração e conseguir traduzir sentimentos dentro de manifestações e intervenções artísticas.

guia do enem

Qual a principal capacidade de um artista?

Existem várias características importantes inerentes a um artista.

Por exemplo, ele precisa ser criativo e ter a habilidade para inovar, tanto em técnicas quanto em ideias.

Ele também precisa ter sensibilidade, para conseguir captar e transmitir mensagens por meio de sua arte. E, ainda, conseguir passar diversas interpretações sobre suas produções para quem consome suas manifestações artísticas.

No entanto, há quem diga que a característica mais importante de um artista é conseguir atualizar sua obra. Afinal, ela deve conseguir resistir ao tempo, e ainda assim, adaptar-se a novos contextos e realidades.

Um desafio e tanto, não acha?

Quais são os tipos de artistas que existem?

Existem vários tipos de artistas por aí.

Para começar, você sabe o que é um artista plástico? Ele materializa sua arte por meio de esculturas, gravuras, pinturas e desenhos. Utiliza diversos materiais, como gesso, papéis, tintas, entre outros.

Pode organizar exposições, ilustrar publicações e dar aulas. Sua rotina é intensa, porque a demanda exige muita criatividade e dedicação.

Também há o artista digital, ou artista multimídia. Ele é responsável por criar arte com o intermédio de softwares, em espaços virtuais. Porém, o resultado não fica só no computador, pode também se transpor para ambientes físicos.

Quando desenvolve vinhetas e animações, pode ser chamado de artista multimídia animador.

Ainda podemos citar atores, fotógrafos, dançarinos, produtores de cinema, e até mesmo escritores.

Qual é a importância e o papel do artista na sociedade?

A importância do artista na sociedade é muito mais do que contribuir para o entretenimento. Ele tem um papel indispensável para o desenvolvimento intelectual, a formação de opinião, a educação e a inclusão social da sociedade.

É, inclusive, uma maneira de ajudar as pessoas a enxergarem o mundo com outros olhos.

O artista é, sem dúvida alguma, protagonista e transmissor de mensagens transformadoras.

Pode-se dizer que a arte está ligada à essência do ser humano. Que faz parte de uma força que move e conecta as pessoas. 

Como a sociedade é feita de pessoas, é, indiscutivelmente, feita de arte. E, assim, o artista se compromete a fortalecer ainda mais esse laço por meio de suas obras.

Como é o mercado artístico no Brasil?

Mas, afinal, como é ser um artista brasileiro? Quais são as oportunidades para esse profissional no mercado de trabalho?

Nosso país é rico em manifestações artísticas variadas. E, embora ainda falte certo acesso da população às obras e trabalhos dos artistas brasileiros, sempre que isso acontece há uma boa valorização.

Mas não é segredo que ainda é um pouco desafiador se manter na área.

Ainda falta certo incentivo e oportunidades. Por isso é tão importante estudar, se especializar e realmente se comprometer na profissão. Assim, fica mais fácil conquistar seu espaço e fazer com que sua mensagem chegue ao maior número de pessoas possível.

É interessante mencionar, também, que tempos de crise reforçam a valorização e a importância da arte para as pessoas.

Na pandemia, por exemplo, as manifestações e linguagens artísticas se tornaram refúgio para muita gente. Além de serem responsáveis por críticas e alertas sociais de extrema importância, o momento abriu espaço para que muitos artistas se tornassem mais conhecidos.

4 dicas para ser um artista de sucesso

Agora sim, vamos ao principal! Quer fazer sua carreira de artista bombar? Então não deixe de conferir as dicas abaixo:

1. Pense sobre o seu público-alvo

É claro que você não é obrigado a definir um único público para o seu trabalho. Porém, vale a pena pensar sobre a possibilidade de conquistar um perfil de pessoas.

Isso porque ter um público fiel ajuda você a ter uma carreira mais sólida. E todo artista sonha em ter quem o acompanha desde sempre, não é mesmo?

2. Fique ligado no mercado

A maioria dos artistas quer mesmo é focar na própria arte, ter tempo para se dedicar aos trabalhos que curte fazer.

No entanto, ficar ligado no que anda rolando no mercado também é algo importante.

Além de trazer mais conhecimento sobre as artes, você consegue ter ideia sobre o seu potencial em relação aos outros artistas e onde o seu trabalho encontraria um espaço legal.

Você pode até mesmo conhecer os locais que oferecem mais possibilidades de projeção. Aqui, os contatos são bastante valiosos.

3. Aprenda a administrar sua carreira

Cuidar da parte mais burocrática é uma tarefa necessária.

Uma hora ou outra você vai ter que lidar com contratos, emissão de notas fiscais e quem sabe contratar pessoas para ajudar em algumas tarefas.

Depois de já ter dado alguns passos na carreira, você pode ter alguém responsável pela administração. De qualquer forma, é importante que você entenda como as coisas funcionam.

4. Não se compare com os outros

Diferentemente de outras áreas, nas artes não tem essa de se desenvolver para conquistar cargos cada vez mais altos. Cada artista trilha o seu próprio caminho. E até mesmo a ideia de sucesso muda de pessoa para pessoa.

Sendo assim, não cometa o erro de ficar se comparando a outros artistas, pois isso não leva a lugar nenhum. Pelo contrário, só vai fazer você se sentir frustrado.

Aquele artista que ficou famoso muito jovem não pode ser a regra, mas deve ser uma inspiração para você.

Dê sempre o seu melhor

Agora é hora de você se tornar um artista e dar o seu melhor, sempre! E o ensino superior também pode te ajudar nessa, sabia? Na Belas Artes, por exemplo, temos o curso de Artes Visuais. Uma opção para trilhar um caminho profissional nas artes!

Gostou do que viu por aqui e tem certeza de que quer ter essa profissão? Confira também nosso infográfico sobre como se tornar um artista completo e inicie essa trajetória da melhor forma possível!

5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

Você pode gostar também
Tags: artista, curso de Artes em São Paulo

Postagens semelhantes