Sabe quando um ator ou diretor recebe o Oscar ou, aqui no Brasil, o troféu “Melhores do Ano” e solta aquela célebre frase: “Esse prêmio não seria possível sem o trabalho do pessoal que fica atrás das câmeras!”? Então, o tal pessoal é a equipe de audiovisual.
À primeira vista você pode até achar isso desvantajoso, uma profissão ingrata – muitos trabalham para alguns ficarem famosos?
Mas, acredite, o profissional do audiovisual é bastante valorizado no meio artístico e tem conquistado cada vez mais espaço no mercado.
Para você entender mais sobre essa carreira, que oferece tantas oportunidades para jovens profissionais, preparamos este artigo abordando os pontos mais importantes e apresentando 11 possibilidades de atuação no mercado nacional.
Continue com a gente e confira. Boa leitura!
O que é o audiovisual?
Mas, afinal, o que é audiovisual? Bem, para você entender o audiovisual, imagine um ator em uma sala sem som, sem cor e sem iluminação.
É basicamente assim que seria o mundo da televisão ou cinema sem a presença do profissional do audiovisual. O conceito é exatamente esse: a parte responsável pela concepção, edição e finalização do vídeo.
Quando o diretor de um programa ou filme chega com o material pronto para mostrar aos executivos, significa que a equipe de audiovisual cumpriu uma jornada inteira para deixar a filmagem como esperado.
Dependendo do projeto e da empresa, o profissional também pode assumir outras atividades diferentes da edição de vídeo, por exemplo:
- agendamento de gravação;
- criação dos cronogramas;
- gestão de equipamentos;
- gerenciamento interno;
- processos de criação;
- utilização e reparos;
- plano de gravação.
Mas não precisa se preocupar — tudo é bem definido no dia a dia. E pense que, quanto maior o número de funções, maiores são as possibilidades de trabalho. Quer ver só? A gente tem mais exemplos!
Para entender o que é produção audiovisual também vale pensar no mundo da música. Sabe aquele videoclipe que você assiste repetidamente no YouTube? É a produção audiovisual trabalhando sua mágica novamente. Ela cria imagens que complementam e dão vida à música, transmitindo emoções e contando histórias visualmente.
Pense no clipe de “Thriller” do Michael Jackson, com toda aquela coreografia icônica e efeitos especiais assustadores. É uma produção audiovisual de dar orgulho!
E quando falamos de TV e internet, a produção audiovisual está em todo lugar.
Desde os comerciais engraçados que você assiste na TV até as séries viciantes que você maratona, passando pelos vídeos divertidos que viralizam nas redes sociais… a produção audiovisual está sempre presente, criando conteúdo que informa, entretém e conecta pessoas ao redor do mundo.
Então, resumindo, a produção audiovisual é como a cola que une todas essas formas de entretenimento.
É a arte de contar histórias de maneira visual e sonora, deixando uma marca nas mentes e nos corações das pessoas.
E o mais legal é que, com um pouco de criatividade e os recursos certos, qualquer um pode se aventurar nesse mundo e criar algo incrível. Então, quem sabe você não seja o próximo Spielberg ou Beyoncé da produção audiovisual? O importante é deixar a imaginação voar e se divertir enquanto faz isso!
Como está o mercado do audiovisual?
Hoje não é exagero dizer que o setor de audiovisual está na “crista da onda”. Por exemplo, é provável que no mesmo navegador que você está utilizando para ler este artigo tenha uma ou duas abas abertas com vídeos do YouTube ou de streamings.
Embora o espectador acabe focando mais nos atores e apresentadores, como explicado, é o pessoal do audiovisual que faz a mágica acontecer nesses vídeos.
Mas não é apenas em razão dos serviços de streaming que o mercado está aquecido. Na verdade, o setor de audiovisual sempre foi muito forte no Brasil, movimentando bilhões de reais por ano – ainda é comum sair notícias em grandes sites falando sobre a expansão da área.
Isso porque as produções televisivas nacionais sempre foram consideradas de alta qualidade – hoje você pode até ignorar, mas nos anos 1980 e 1990 a sua avó parava tudo o que estava fazendo para assistir uma novela.
Por causa desse prestígio que vem de décadas, o audiovisual brasileiro é visto como referência na América latina, atraindo investimentos do governo e de empresas privadas.
Inclusive, já que falamos sobre cinema e música por aqui, é interessante ressaltar que o cinema nacional está se destacando cada vez mais, com uma mistura de histórias que vão desde dramas emocionantes até comédias hilárias que arrancam gargalhadas.
E não é só no Brasil não, viu? Nossos filmes estão ganhando o mundo, sendo reconhecidos e premiados lá fora também.
Portanto, há ainda mais espaço para a atuação dos profissionais da área nesse setor, e a tendência é que isso continue a crescer e que as oportunidades se abram até mesmo para trabalhos na gringa.
Podcasts e videocasts: novo segmento do audiovisual
Não podemos esquecer de mencionar a ascensão dos podcasts filmados, uma tendência que está ganhando cada vez mais espaço no mercado audiovisual brasileiro.
Essa nova modalidade de podcast combina áudio e vídeo, permitindo que os espectadores não só ouçam, mas também assistam às conversas e discussões entre os apresentadores e convidados.
Com a popularidade dos podcasts crescendo exponencialmente, os podcasts filmados oferecem uma experiência ainda mais imersiva. Eles possibilitam aos espectadores acompanhar as expressões faciais, gestos e interações dos participantes.
Essa forma de entretenimento está se tornando uma opção favorita para quem busca conteúdo informativo e descontraído. E promete continuar conquistando fãs e criando novas oportunidades no mercado audiovisual brasileiro.
Então, vale a pena ficar de olho e acompanhar essa tendência que apresenta números cada vez maiores de telespectadores e ouvintes.
Quais as opções para um profissional do audiovisual?
Entre as opções de trabalho do profissional audiovisual poderíamos tranquilamente enumerar a Globoplay, Netflix, Amazon Prime, entre outros. Seria só alegria, não é mesmo?
Porém, ainda que não fosse uma informação inverídica, estaria incompleta.
De fato, como especialista em audiovisual você pode trabalhar em qualquer uma dessas empresas, mas dentro do departamento de criação delas há diversas funções a serem cumpridas. É preciso ser mais específico.
É melhor focar em uma atividade e aumentar as chances de sucesso. Então, confira 11 opções de atuação profissional que você pode ter, dentro ou fora dos streamings, como um profissional do audiovisual.
1. Produtor executivo
Apesar de também fazer algumas funções técnicas, o produtor executivo se envolve muito mais com a parte burocrática da produção de um filme ou programa. Ele é o responsável por captar recursos para o projeto, estudando editais e analisando oportunidades de patrocínio.
Aqui, você também precisa ser mais ativo na formação do elenco, conversando e convencendo artistas a participarem do projeto.
2. Editor de vídeo
Sendo editor de vídeo você tem a chance de colocar em prática todo conhecimento técnico adquirido durante a faculdade de Artes Visuais.
Captação, gravação, edição, remasterização, finalização etc. Toda mágica inerente ao cargo pode ser feita ao assumir a edição de vídeo.
3. Diretor de fotografia
Caso você não conheça a fundo o mundo do audiovisual, o nome dessa função pode lhe enganar. A ideia de fotografia aqui está muito mais ligada à questão da iluminação dos locais de filmagem do que propriamente a fotos que costumamos tirar no dia a dia.
Ao assumir um cargo de diretor de fotografia, você se torna responsável pela movimentação e enquadramento das câmeras em cada cena, preocupando-se com a qualidade técnica dos equipamentos.
4. Roteirista
O roteirista é outra função do audiovisual com grande responsabilidade, pois é ele quem escreve a história a ser trabalhada no programa, define cenas, aumenta ou diminui a participação de personagens, desenvolve a trama etc.
Outro detalhe do cargo de roteirista é que ele precisa estar completamente alinhado com os outros diretores. Dessa forma, evita levar a história para um caminho onde ela não possa ser trabalhada como esperado.
5. Animador
No audiovisual, o único cargo com capacidade e liberdade para fazer “mágicas” espetaculares além do editor de vídeo, provavelmente, seja o de animador.
Nessa função você pode, em alguns momentos, deixar a imaginação tomar conta e criar animações com diferentes recursos disponíveis: desde massinhas de modelar até ferramentas gráficas de última geração.
6. Produtor de filmes e documentários
A produção de filmes e documentários é uma das principais áreas do ramo audiovisual. Ela envolve a criação de conteúdo audiovisual para cinema, televisão ou plataformas de streaming.
Os profissionais dessa área são responsáveis por todo o processo de produção, desde o desenvolvimento do roteiro até a pós-produção, incluindo direção, cinematografia, edição de vídeo, efeitos visuais e sonoros.
Além disso, você pode trabalhar em diferentes gêneros, como ficção, documentário, animação, entre outros.
7. Produtor publicitário
Gosta de propaganda? Se sim, saiba que a produção audiovisual publicitária consiste na criação de comerciais, vídeos promocionais e conteúdo de marketing para marcas e empresas.
Dessa maneira, você será responsável por transmitir a mensagem da marca de forma criativa e persuasiva, utilizando técnicas de storytelling, direção de arte, cinematografia e edição de vídeo.
Em geral, vai trabalhar em estreita colaboração com agências de publicidade e clientes para criar conteúdo que promova produtos, serviços ou marcas de maneira eficaz. Incrível, não? É uma profissão super em alta.
8. Designer de produção
Como Cinema e Audiovisual caminham juntos, essa profissão não poderia ficar fora da lista.
O designer de produção, também conhecido como diretor de arte, desempenha um papel fundamental na criação da estética visual de um filme. É ele que projeta e coordena todos os aspectos visuais de uma produção, incluindo cenários, figurinos, adereços e elementos de design gráfico.
Os designers de produção trabalham em estreita colaboração com o diretor para traduzir sua visão criativa em elementos visuais tangíveis que contribuam para a narrativa e atmosfera do filme. Eles são essenciais para estabelecer o mundo visual do filme e garantir que cada cena transmita a mensagem desejada da forma certa.
9. Produtor de audiovisual para redes sociais
Com o crescimento das redes sociais, a produção de conteúdo audiovisual para plataformas como Instagram, Facebook, YouTube e TikTok é mais uma área importante no ramo do audiovisual.
Esses produtores criam vídeos curtos, stories, reels e outros tipos de conteúdo para promover marcas, influenciadores e criadores de conteúdo. Eles utilizam técnicas de edição rápida, storytelling visual e conhecimento das tendências das redes sociais para criar conteúdo altamente envolvente e compartilhável.
10. Produtor de conteúdo educacional e institucional
A produção de conteúdo educacional e institucional é outra área importante do ramo audiovisual. Envolve a criação de vídeos para treinamento corporativo, tutoriais educacionais, vídeos institucionais e materiais de e-learning.
Os profissionais dessa área utilizam técnicas de storytelling e audiovisual para transmitir informações de forma clara, concisa e cativante.
Normalmente, o trabalho acontece junto a empresas, instituições educacionais e organizações sem fins lucrativos para criar conteúdo que eduque, informe e engaje o público-alvo.
11. Produtor de conteúdo educacional e institucional
O produtor de áudio para rádio e podcast é responsável por coordenar e produzir conteúdo sonoro para transmissão em rádio, bem como para distribuição em plataformas de podcast.
Sua atuação é conjunta com apresentadores, roteiristas e outros membros da equipe para desenvolver ideias, agendar entrevistas, gravar e editar segmentos de áudio, e criar uma experiência auditiva envolvente para o público.
Além disso, os produtores de áudio para rádio e podcast podem ser responsáveis pela mixagem, edição e masterização do áudio, garantindo alta qualidade sonora e uma experiência de audição agradável.
E, como você sabe, hoje muitos podcasts são filmados e transmitidos em canais do YouTube e em outras redes sociais. Ou seja, ainda há oportunidade de expandir esse trabalho para as telas!
Qual a importância de uma formação em Artes Visuais para atuar na área?
Quem não conhece bem o audiovisual costuma tratar a área como futebol, dizendo: “Basta ter talento que tudo dá certo”. No entanto, para ingressar no setor e ter uma carreira de sucesso, você precisa de estudo e muito conhecimento.
Por isso, o primeiro passo antes de buscar qualquer oportunidade é investir em uma formação, mais precisamente, em uma faculdade com foco em Artes Visuais. É a partir desse curso superior que você começará a aprender as técnicas aplicadas no audiovisual, aliando teoria e prática.
No final, além do diploma e de todo conhecimento que só um ensino superior é capaz de oferecer, você sairá com um currículo preparado para se destacar dentro da área.
Enfim, seja no serviço de streaming internacional, em um canal de TV nacional ou uma rádio local, o trabalho do profissional de audiovisual é sempre algo espetacular.
Se você sempre sonhou em fazer parte ou comandar o show, essa é a área ideal para investir.
Gostou da ideia? Então não perca tempo e inicie agora mesmo o seu curso de Artes Visuais.