arquitetos e engenheiros

Entenda as diferenças entre as carreiras de arquitetos e engenheiros 👷 🤔

Você sabe quais as diferenças entre as carreiras de arquitetos e engenheiros? Embora essas profissões sejam parecidas, há algumas distinções. E é sobre elas que iremos falar neste texto. 

Fizemos uma seleção com informações relevantes sobre este assunto. Caso você esteja em dúvida sobre qual área seguir, aproveite o conteúdo. Venha com a gente!

O que fazem os profissionais arquitetos e engenheiros?

O que muitas pessoas comentam sobre arquitetos e engenheiros é que ambas as profissões fazem cálculos e usam fórmulas. Eles também elaboram projetos de empreendimentos imobiliários e trabalham no planejamento de construções.

Mas vale ressaltar que esses trabalhadores não realizam as mesmas funções e no mesmo ambiente de trabalho. No entanto, isso não é tudo sobre as funções desses profissionais.

Separamos os próximos tópicos para ajudar você a entender melhor os deveres desses trabalhadores. Caso você esteja pensando em cursar uma dessas áreas na faculdade, anote todas as informações que considerar necessárias.

Descubra as funções do profissional de Arquitetura

Os alunos formados em Arquitetura e Urbanismo estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho e a exercer funções como desenhar edifícios, prédios residenciais e qualquer outro tipo de obra.

Entre os diferenciais do profissional de Arquitetura está a necessidade de estudar aspectos socioculturais e históricos sobre cada região. É de suma importância que eles estudem essas questões para fornecer um trabalho ainda melhor no futuro.

Confira as atribuições dos profissionais de Engenharia

O profissional de Engenharia Civil é responsável por garantir a construção e a segurança das obras. Eles devem supervisionar e acompanhar tudo que está acontecendo no local.

Embora o mercado de trabalho esteja concorrido em algumas áreas, em muitas cidades não é tão difícil conseguir oportunidades no segmento de Engenharia. O trabalho envolve dedicação e atenção, habilidades que surgem com o tempo.

Quais as semelhanças e diferenças entre os arquitetos e engenheiros?

Já compreendemos que o arquiteto e o profissional de engenharia trabalham em lugares totalmente distintos. Entretanto, é muito importante reconhecer que ambas as profissões são boas.

Mas e aí, quais as dúvidas sobre arquitetos e engenheiros que você tem? Analisamos as maiores diferenças para apresentar neste artigo. Para conferir, basta conferir os tópicos a seguir.

Veja as semelhanças entre arquitetos e engenheiros

A maior semelhança de todas está na possibilidade de trabalhar em conjunto com outros arquitetos e engenheiros, mas isso não acontece diariamente. Cabe ao profissional da instituição decidir pelo momento ideal para visitá-lo.

O profissional de Arquitetura e Urbanismo é o responsável pela elaboração das plantas das construções, bem como de planejar o espaço para as pessoas morarem e trabalharem.

Descubra as diferenças entre os arquitetos e engenheiros

As diferenças entre arquitetos e engenheiros podem ser facilmente reconhecidas ao considerarmos as tarefas de cada profissional. O arquiteto não coloca a mão na massa, ele fica mais voltado ao trabalho de pensar, desenhar e montar o espaço.

Já os engenheiros podem colaborar com a construção que estiver acontecendo. Outra informação importante para esse cargo é a diferença de ter um arquiteto apenas acompanhando a obra.

arquitetos e engenheiros diferenças

Quais as diferenças sobre o que se estuda em cada uma dessas áreas?

Muitas universidades renomadas no Brasil oferecem os cursos para futuros arquitetos e engenheiros, como é o caso do Centro Universitário Belas Artes. Mas o fluxograma de cada instituição de ensino superior costuma variar e podem receber outras nomenclaturas.

Confira nos tópicos a seguir alguns exemplos de disciplinas que são ministradas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia.

Disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo 

Os vestibulandos que pretendem seguir carreira em Arquitetura e Urbanismo devem conferir algumas disciplinas que são estudadas na graduação. Entre elas, destacam-se:

  • História do Urbanismo;
  • Projeto Arquitetônico;
  • Mecânica Vetorial;
  • Tecnologia da Edificações;
  • Instalações Hidráulicas Prediais.

Agora, vamos conferir quais são as principais disciplinas do curso de Engenharia?

Disciplinas do curso de Engenharia Civil

Assim como o curso de Arquitetura e Urbanismo, o fluxograma de Engenharia é extenso. Ambos os cursos têm em média 6 anos de duração. Confira algumas matérias:

  • Geometria Analítica;
  • Construção de Edifícios;
  • Estrutura Metálica;
  • Cálculo;
  • Química;
  • Mecânica dos Solos.

Qual a importância de fazer um curso superior?

Agora que já conhecemos as diferenças e semelhanças entre os arquitetos e engenheiros, precisamos tratar de um fator essencial. Seja qual for a área escolhida, é de suma importância que a pessoa invista no ensino superior.

É exatamente nessa época de aprendizado que percebemos como um diploma de graduação abre tantas portas. Além de conhecermos profissionais que já trabalham nessas áreas há bastante tempo, compartilhamos conhecimentos com os colegas.

A experiência na graduação jamais deve ser descartada pelas pessoas que pensam em começar uma carreira. A vida do futuro profissional não deve começar somente no mercado de trabalho. Tome sua decisão com cuidado e escolha uma instituição de renome, como é o caso da Belas Artes.

Essas foram as principais diferenças entre as carreiras de arquitetos e engenheiros. Viu como essas profissões são diferentes?

Esperamos que tenha gostado do texto! Se você acessa o nosso blog, sabe que temos vários conteúdos para você aproveitar. Agora que já terminou a leitura, faça o teste sobre qual área de atuação na arquitetura tem a sua cara!

Postar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.