Personal Stylist: o caminho para atuar na área

personal stylist

Já pensou em trabalhar como personal stylist? Essa é mais uma carreira do mundo da moda que se popularizou e oferece diversas possibilidades de atuação.

Portanto, se a ideia de prestar serviços de consultoria de imagem e estilo parece interessante para você, vale a pena descobrir mais sobre a profissão.

A seguir, confira sobre:

  • personal stylist: significado;
  • o que um personal stylist faz;
  • onde esse profissional pode trabalhar;
  • quais são as principais áreas de atuação;
  • quanto ganha um personal stylist;
  • e como conseguir a melhor qualificação. 

Continue acompanhando para conferir!

O que é ser personal stylist?

Antes de tudo, fique sabendo que nem todo mundo que se forma em Design de Moda se torna estilista.

Essa é uma área do design que oferece diversas possibilidades para os futuros profissionais: consultoria, marketing, empreendedorismo e várias outras. E o trabalho de personal stylist é uma delas!

Basicamente, a função desse profissional é ajudar as pessoas a ter o visual que elas desejam. Sempre levando em conta o estilo e a história de vida de cada um.

Sendo assim, se você quer descobrir mais sobre o personal stylist e o que ele faz, saiba que não se trata de simplesmente sugerir looks e acessórios bonitos.

Esse profissional analisa vários elementos físicos e emocionais de seus clientes. Isso porque o modo como a gente se veste é também uma forma de expressão.

Além das roupas, padrões, cores, tecidos e até texturas são escolhidas cuidadosamente para compor o estilo mais adequado para a imagem que você quer passar.

Quem contrata um personal stylist?

Seja como autônomo ou em empresas, o personal stylist encontra muito campo para explorar no mercado de trabalho.

Marcas de roupas e acessórios, lojas, confecções e publicações de moda costumam ter um profissional desses no time. Mas não são as únicas! Outros tipos de empresas contam com o personal stylist para auxiliar clientes ou os próprios colaboradores.

Quando trabalham de forma autônoma, esses profissionais costumam escolher um público-alvo para oferecer consultorias personalizadas.

Como trabalha um personal stylist?

Tanto o personal stylist feminino quanto masculino trabalham como um tipo de roupas. Afinal, nem todas as pessoas possuem estilo ou um senso estético e de moda apurado para criar suas produções. E é aí que entra o personal stylist.

Pessoas famosas e personalidades sempre têm muitos eventos na agenda, e nem sempre conseguem criar sozinhos um look ideal para cada um deles. Além disso, muitas vezes desejam dar um upgrade da imagem ou mudar sua identidade visual.

Da mesma forma, marcas contratam esse tipo de profissional para criar looks tanto para redes sociais quanto para fotos e prestar consultorias aos clientes.

E a mesma ideia serve para editoriais de revistas e campanhas publicitárias, entre outros casos.

Não é só glamour

Apesar disso, engana-se quem pensa que o trabalho do personal stylist é só glamour. O dia a dia é corrido e você vai precisar colocar a mão na massa, indo até a casa dos clientes para conhecer seus closets, fazendo ajustes e intervenções, por exemplo.

Contudo, trabalhar com o resgate da autoestima das pessoas é muito gratificante. O visual certo garante maior confiança e segurança para encarar os desafios da vida.

Confira 6 possibilidades de atuação para você escolher

Se você chegou até aqui, já consegue visualizar melhor a resposta para a questão “personal stylist: o que é?”, bastante buscada em sites como o Google.

No entanto, mesmo assim, é importante conhecer algumas das possibilidades que um profissional pode oferecer. Veja a seguir!

1. Atendimento individual

Este tipo de trabalho costumava ser associado principalmente às celebridades e pessoas da alta sociedade.

Mas hoje muita gente tem preocupações com a imagem, seja por motivos profissionais ou pessoais.

Os artistas, políticos e outras figuras públicas como influenciadores, por exemplo, buscam potencializar suas carreiras por meio do que vestem também. Essa é uma forma de contribuir com a comunicação, passar determinadas mensagens, visões de sucesso, seriedade, profissionalismo etc.

Qualquer pessoa que precise de ajuda para criar um estilo pode contratar os atendimentos individuais do personal stylist.

Gestantes, adolescentes e outros que passam por mudanças físicas intensas e precisam valorizar seus corpos igualmente fazem parte do público.

2. Assessoria de estilo em lojas

A assessoria de estilo é uma área de atuação escolhida, geralmente, por quem gosta de trabalhar na área do comércio. Isso porque lojas e shoppings estão entre os que mais contratam esse tipo de serviço.

Algumas contratam um personal stylist fixo para atender os clientes e parceiros em horários determinados.

Já outras preferem contratar esses profissionais para ações pontuais ou como um serviço extra oferecido para os clientes da marca.

3. Desenvolvimento de figurinos

Para quem gosta de trabalhar no ramo artístico, esta pode ser uma ótima opção de carreira. Produções de clipes, séries, filmes e ensaios fotográficos têm a imagem como peça central. Sendo assim, as roupas, acessórios e calçados não são um mero detalhe.

O personal stylist é quem escolhe cada peça cuidadosamente, para personagem ou participante.

Vale observar que este profissional tem que trabalhar em conjunto com os produtores para desenvolver os figurinos ideais em programas de televisão, cinema e plataformas de streaming, entre outros.

4. Treinamento de vendedores

Além de vender, é interessante que os atendentes consigam ajudar os clientes quando for preciso. Essa ajuda pode levar em conta os fundamentos da consultoria de imagem, mesmo que de forma simplificada.

É claro que o tipo de treinamento oferecido pelo personal stylist vai depender das demandas de cada cliente. Mas é muito interessante chegar em uma loja e contar com profissionais que saibam montar looks interessantes para as ocasiões desejadas.

Os vendedores podem ser ensinados sobre tipo físico, estilo, cores. Mais do que isso, as orientações muitas vezes buscam esmiuçar a proposta da marca ou de uma coleção.

Assim, se antes o consumidor levaria apenas uma peça, ele pode acabar adquirindo toda a produção.

5. Desenvolvimento de dress code

As grandes empresas costumam ter um dress code, ou seja, um conjunto de regras de vestimenta. Elas ajudam a orientar os colaboradores em relação ao que é apropriado ou não vestir no ambiente de trabalho.

Para elaborar o dress code, as empresas também podem contar com a ajuda do personal stylist.

O profissional pode definir quais peças são as mais indicadas e elaborar regras que vão refletir a cultura da empresa.

6. Palestras e workshops

Outra possibilidade é trabalhar oferecendo palestras para diversos públicos que possam se beneficiar dos conhecimentos de estilo.

É uma opção escolhida por quem tem facilidade para falar em público e experiências para compartilhar.

As apresentações podem ser dadas em lojas, shoppings e eventos relacionados à moda.

Qual a diferença entre estilista e personal stylist?

Basicamente, o personal stylist cuida da imagem de uma pessoa normal, seja celebridade ou não. Embora esses profissionais criem looks interessantes para as mais variadas situações, geralmente usam como base peças que já estão prontas e fazem intervenções de acordo com o gosto, estilo e informação que deseja expressar.

Já o estilista é um produtor de moda. Além de desenvolver peças do zero para sua própria marca ou de terceiros, também pode trabalhar criando conceitos para desfiles e editoriais.

Esse tipo de profissional costuma trabalhar com modelos profissionais e procuram contar uma história para cada coleção ou campanha criada.

Qual a diferença entre personal stylist e consultora de imagem?

Já o trabalho da consultora de imagem é mais abrangente do que o do personal stylist. Enquanto o personal stylist masculino ou feminino busca criar looks e identidades visuais para seus clientes, o profissional que trabalha com a consultoria de imagem vai além.

O consultor busca entender a rotina e as necessidades do cliente. Dessa forma, seu trabalho envolve etiqueta, postura, gestual e o alinhamento entre a imagem e a mensagem que a pessoa deseja transmitir.

A consultoria de imagem faz com que o cliente tenha como objetivo levar a pessoa a entender seu estilo pessoal, estilo de vida, biotipo e paleta de cores. Assim, consegue fazer compras melhores, trocas inteligentes e caminhar sozinho no futuro.

Muitas pessoas recorrem à consultoria de imagem quando desejam uma promoção no trabalho, assumem um cargo de liderança ou desejam atualizar a imagem, por exemplo.

O que é necessário para trabalhar na área?

O melhor conselho para quem deseja trabalhar como personal stylist é investir em quantificação profissional. Neste caso, a graduação em Design de Moda é a mais adequada.

O curso fornece toda a base necessária para você se envolver no mercado e se destacar. Vai ensinar tudo o que você precisa saber sobre tendências de estilo e comportamento. 

Sem falar que a formação explora o olhar criativo a partir de referências de arte e cultura. Portanto, não duvide do poder que o ensino superior exerce no seu futuro profissional, viu?

Ao estudar em uma boa faculdade, a instituição também pode abrir várias portas. Isso sem falar nos colegas de curso e professores, que serão contatos importantes ao longo de toda a sua carreira.

Você ainda pode complementar sua formação com um curso de personal stylist.

Personal stylist: como é o curso?

Existem muitos cursos livres para quem quer se especializar na área. Vários são oferecidos por profissionais mais experientes. Eles podem ser promovidos tanto à distância quanto presencial. 

Mas é muito importante escolher opções com credibilidade. É o caso do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo.

Além disso, você também precisa ter algumas habilidades para se destacar no mercado. Empatia, desejo de ajudar, senso estético, habilidades de comunicação e vontade de continuar estudando.

Participar de workshops, palestras e tudo que envolve o mundo da moda e a imagem das pessoas também é uma ótima forma de estar atual e ainda fazer network.

Quanto ganha um personal stylist de famosos?

Agora a pergunta que você deve estar querendo saber: o salário de um personal stylist.

O fato é que o mercado de trabalho para quem deseja atuar nesse segmento é bastante promissor. Especialmente se você trabalhar com pessoas famosas e personalidades.

De maneira geral, a remuneração do personal stylist vai depender da área de atuação e tipo de trabalho a ser realizado.

Embora a média salarial no Brasil seja de R$2.002,00 de acordo com o site especializado Glassdoor, esse valor pode chegar até a R$14.874,00 em cargos sêniores ou mais.

O salário de profissionais que trabalham com pessoas famosas pode facilmente passar dos R$ 30.000,00. Sem contar que você ainda tem a oportunidade de criar bons relacionamentos em diversos segmentos, garantindo ótimas oportunidades.

Além disso, você ainda pode utilizar as redes sociais para divulgar seu trabalho e expressar seu estilo, trabalhando em parceria com marcas e empresas de forma autônoma.

Seja um personal stylist de sucesso!

E aí, ficou empolgado com a ideia de trabalhar como personal stylist?

Essa é uma carreira muito interessante para quem gosta de moda e relacionamento interpessoal. Transmitir mensagens através da imagem é uma forma de expressão artística e uma linguagem poderosa.

Agora que você conhece mais sobre a profissão, só falta dar os primeiros passos. Gostou das dicas? Então aproveite a visita e confira também como ter uma carreira de sucesso em Artes, Design e Comunicação.

Você pode gostar também
Tags: carreira de personal stylist, como ser personal stylist, curso de personal stylist, personal stylist, personal stylist o que é, personal stylist o que faz

Postagens semelhantes