Designer de interiores: descubra as oportunidades da profissão

designer de interiores

O trabalho de um designer de interiores não se resume a decorar espaços para deixá-los mais bonitos. Além da estética, o profissional deve propor ideias que garantam conforto e funcionalidade para os ambientes.

A ideia é fazer com que as pessoas se sintam bem em suas casas, nas empresas e em outros espaços internos.

E o bem-estar é algo que pode ser proporcionado por meio de acabamentos, escolha das cores e móveis, iluminação, ventilação e aspectos diversos que tornam os ambientes mais agradáveis.

Basicamente, essa é a principal função do designer de interiores.

Você se interessa pela profissão? Então continue lendo!

teste: qual curso de design tem mais a ver com voce

Como anda o mercado para o designer de interiores?

Por estarem intimamente ligados, a área de Design de Interiores acompanha o crescimento do mercado imobiliário.

E quanto mais as pessoas e as empresas reformam os ambientes, mais oportunidades são criadas.

Não é de hoje que o mercado observa um aumento na demanda por projetos que tragam não só beleza e funcionalidade para os ambientes, como também qualidade de vida.

Por conta da pandemia, que obrigou as pessoas a ficarem em casa, a atenção voltada à influência dos espaços no bem-estar aumentou.

Além disso, quem é que não quer viver numa casa ou apartamento cheio de personalidade e que atenda às nossas necessidades?

Outro fator que torna o mercado ainda mais promissor é a crescente preocupação com a sustentabilidade.

Nesse quesito, o Design de Interiores consegue dar suporte na escolha de materiais e nas formas de aproveitar ao máximo a iluminação natural, por exemplo. Tudo isso pensando em causar o mínimo de impacto no meio ambiente.

Quais são as diferenças entre Arquitetura e Design de Interiores?

Embora tenham funções diferentes, Design de Interiores e Arquitetura são áreas relacionadas. Enquanto os arquitetos projetam os espaços, os designers de interiores dão continuidade a esse trabalho, cuidando do interior dos ambientes.

Até a criação de um curso específico na área, eram os arquitetos que cuidavam de aspectos ligados à funcionalidade e conforto nos espaços internos.

Porém, a Arquitetura, na verdade, se propõe a elaborar projetos de construção de diversos espaços. Essa área pensa mais sobre os ambientes externos e o todo da obra.

Por isso, diante da necessidade de especialização na composição dos espaços internos, surgiu a graduação em Design de Interiores.

Graças aos aprendizados no curso, os profissionais saem da faculdade preparados para criar projetos que considerem o conforto acústico e térmico, iluminação, acessibilidade, escolha de materiais, cores, mobiliário, entre outros aspectos.

5 possibilidades de carreira para o designer de interiores

O design de interiores pode trabalhar em construtoras, escritórios de Arquitetura e Design de Interiores, marcas de móveis, lojas de decoração, setor hoteleiro, entre outros lugares.

Há também quem escolha atuar como autônomo, desenvolvendo os próprios projetos para pessoas e empresas. Nesse caso, o profissional tem mais liberdade para se especializar no que mais gosta.

E quanto ganha um designer de interiores?

Segundo dados da ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores), um profissional da área pode ganhar até R$ 7,5 mil por mês.

Mas, como em qualquer carreira, a remuneração dos designers de interiores varia conforme a área de atuação, a cidade, o nível de qualificação e de experiência.

Saiba mais sobre alguns dos caminhos que podem ser seguidos:

1. Projetos residenciais

Esta é uma das possibilidades mais conhecidas. Nos projetos residenciais, o designer cuida da escolha dos materiais usados no revestimento de pisos e paredes, da paleta de cores, dos móveis e demais itens decorativos.

Também pensa em como distribuir todos os elementos para atender às preferências e necessidades de cada cliente.

Além dos ambientes internos, o designer pode elaborar projetos para jardins, quintais, piscinas e outras áreas de lazer.

2. Projetos comerciais

Cada vez mais os designers de interiores são requisitados em projetos de escritórios, lojas, consultórios, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Isso porque, como a gente já comentou aqui, a preocupação com o bem-estar das pessoas nesses espaços é crescente.

Ao ser contratado para projetos desse tipo, os designers precisam levar em conta não só o gosto do cliente como também aspectos estéticos, econômicos, culturais, tecnológicos e ergonômicos.

passo a passo para se tornar um artista completo

3. Set design

O designer de interiores também pode trabalhar para a indústria cinematográfica, criando cenários para programas de TV, espetáculos teatrais, cinema e ensaios fotográficos.

Além de entender sobre design e decoração, o profissional precisa ser criativo e estar muito atento aos detalhes para criar cenários únicos.

4. Produtos

Enquanto alguns escolhem, outros criam os produtos usados em projetos de Design de Interiores.

Quem escolhe esse caminho pode desenvolver mobiliário para residências e áreas comerciais, itens de decoração e iluminação, entre outros.

5. Consultoria

Outra possibilidade é prestar serviço de consultoria para clientes de construtoras, incorporadoras, escritórios de arquitetura e até lojas de decoração.

Para isso, ter parcerias com arquitetos, engenheiros e outros profissionais da área é fundamental.

Invista em qualificação para ter sucesso na carreira

Seja qual for a área de atuação escolhida pelo designer de interiores, a capacitação é um fator decisivo.

Isso porque um bom profissional deve ter muito mais do que apenas bom senso estético. Para fazer um trabalho de qualidade, muito conhecimento e habilidades técnicas são necessárias.

É na faculdade que você pode aprender tudo o que precisa para desenvolver projetos autênticos e que satisfaçam os seus clientes.

A Belas Artes oferece um curso de Design de Interiores, com duração de 4 anos, que prepara os alunos para os reais desafios do mercado de trabalho.

Reconhecida pela sua qualidade de ensino, é uma das graduações na área mais procuradas pelos futuros profissionais.

Torne-se um designer de interiores!

Você se identifica com a profissão e já se imagina criando projetos multifuncionais e supercriativos?

Então continue buscando mais informações sobre a carreira de designer de interiores, o mercado de trabalho e as possibilidades que a área pode oferecer.

E, claro, não deixe de investir em uma boa formação para aumentar as suas chances de se dar bem!

Ainda está em dúvida sobre qual área do Design seguir? Faça este teste e descubra qual delas mais combina com você!

5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

Você pode gostar também
Tags: designer de interiores

Postagens semelhantes