Saiba o que é panificação e conheça os tipos existentes

o que é panificação

Quem não gosta de um pão quentinho pela manhã, não é mesmo? Você sabia que a panificação é um ramo mais complexo do que se imagina?

Em nosso texto, você vai descobrir o que é panificação e conhecer os tipos existentes. O assunto te interessa? Quer saber mais? Siga com a leitura!

5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

O que é panificação?

Antes de mais nada, vamos falar sobre o conceito de panificação. Basicamente, o termo diz respeito à fabricação de pães. Ou seja, é a transformação dos mais variados ingredientes no pão.

Além dessa definição, que coloca a panificação como uma prática, a área também pode ser definida como um estabelecimento que vende pães e outros produtos correlatos, como bolos e roscas.

A panificação utiliza de vários ingredientes, é podemos ressaltar alguns tidos como principais. Entre estes:

  • farinha;
  • fermento;
  • sal;
  • melhoradores de fermento;
  • água;
  • leite.

Dentre estes, seja utilizado para um produto salgado ou doce, recheado ou não, o dia a dia dos brasileiros está sempre cheio desses ingredientes.

Inclusive, o dia 16 de outubro é considerado o Dia Mundial do Pão, desde o ano 2000. Essa data foi escolhida pela União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova York.

Como surgiu a panificação?

Agora que você já sabe o que é panificação, vamos falar um pouco de sua história. Para chegar ao Brasil, os imigrantes italianos foram os que disseminaram essa arte primeiro.

Antes de mais nada, em Minas Gerais. Logo, nos grandes centros. No entanto, até chegar a esse ponto, a arte da panificação passou por muita coisa.

Considerada uma das práticas culinárias mais antigas do mundo, a panificação data do ano 8000 a.C. Sua origem é registrada na antiga Mesopotâmia, assim como no vale do rio Hindu.

Os produtos panificados tinham formato parecidos, ovais e utilizavam grãos triturados, como aveia, trigo e cevada como ingrediente primário. A fermentação era feita em cima de pedras, logo após os produtos eram assados com brasas.

Com o tempo, o pão foi se transformando e eram chamados de flatbreads (pão ázimo) e foram consumidos por muito tempo. Até hoje, são produzidos em larga escala mundialmente.

No entanto, foi no ano de 1859 que o pai da microbiologia, Louis Pasteur, descobriu como era o funcionamento do fermento. Já em 1900, com fornos a gás, a qualidade dos produtos panificados aumentou ainda mais, até que o nosso pãozinho de cada dia pudesse virar o que é hoje.

Qual é a diferença entre padaria e panificação?

Algumas pessoas usam esses termos como sinônimos. No entanto, a história não é bem assim. Veja, abaixo, como diferenciar padaria de panificação.

Uma padaria é simplesmente um comércio. Pela etimologia do nome, percebemos que é um lugar que vende pão, é claro.

No entanto, nada impede que as padarias comercializem outros produtos panificados, como roscas, pães doces, entre outros.

Além disso, muitas padarias expandem o seu nicho de mercado oferecendo algumas conveniências a seus clientes.

Podemos citar chicletes, doces industrializados, em geral e outros produtos. No entanto, estes não são o foco de uma padaria.

Panificação: como distinguir?

A panificação, por sua vez, refere-se à prática, à fabricação de produtos farináceos.

Da mesma forma, o estabelecimento onde se fabricam e se vendem pães também é uma panificação ou panificadora.

A grande diferença está, portanto, no fato de ser um lugar que também fabrica.

O que é panificação artística?

Existe também a panificação artística. Esse conceito diz respeito à produção de produtos panificados de modo artístico. Ou seja, a preocupação não é apenas com o gosto e a textura.

Há toda uma estratégia por trás, que envolve o design, a apresentação e até mesmo a embalagem do produto. A panificação artística agrega valor ao produto panificado e se junta com outro conceito bastante conhecido: a confeitaria.

No entanto, a confeitaria se restringe um pouco mais, apenas a doces. A panificação artística, por sua vez, é a aplicação de técnicas de apresentação estética aos produtos de panificação.

Quais são os tipos de produtos da panificação?

Para além do clássico pão francês, tão amado e famoso no Brasil, ou o pão de forma, temos outros produtos da panificação bem conhecidos. Na área da panificação, é comum se referir às massas como duras, semiduras, líquidas, entre outros.

A seguir, vamos listar e exemplificar alguns dos tipos de produtos que são fruto da panificação.

teste: qual profissao tem a sua cara

Massa dura

Como exemplo de massa dura, que é mais consistente, temos o macarrão, que também é fruto da junção de produtos farináceos em uma massa.

Massa semidura

O pão é o melhor exemplo de uma massa semidura. Em sua composição, temos a farinha de trigo, a água, o fermento biológico e o sal. O pão é um dos produtos de panificação mais versáteis, e podem ser doces, salgados recheados, entre outros.

Além disso, podemos citar as pizzas, roscas e brioches como outros produtos de massas semiduras.

Massa líquida e pastosa

A massa líquida é aquela que ganha consistência por meio do calor. Nesse caso, as panquecas são um bom exemplo. Além delas, podemos ressaltar alguns tipos de tortas.

No caso de massa pastosa, o melhor exemplo é o bolo e suas variações, que também são produtos de panificação.

Apesar de termos mencionado alguns, vale ressaltar que a panificação é uma área bem ampla. Isso dá à pessoa panificadora bastante espaço para a criação de novas receitas e tipos de fazer um produto já conhecido.

Qual é a função de uma pessoa panificadora?

Uma pessoa panificadora é quem tem a função de fazer, ou seja, fabricar produtos panificados. É aquele que panifica pães, bolos, tortas e massas no geral.

Apesar de o termo parecer específico àquele que produz pães, esse profissional deve ser apto a produzir os mais diversos itens que se encontram em um estabelecimento do tipo.

Geralmente, a pessoa panificadora tem conhecimentos de gastronomia, sendo necessário um curso superior na área para atuar nas maiores e melhores empresas do ramo.

Da mesma forma, é preciso algumas especializações bem características — de modo a atuar na panificação artística, por exemplo.

Como ser uma pessoa panificadora?

Você leu o nosso texto e achou a panificação interessante? Gostou de saber o que é panificação e deseja aprofundar os seus conhecimentos? Que tal se tornar uma pessoa panificadora? Vamos te dizer como.

Uma boa pessoa panificadora, busca a qualificação profissional. Essa pode ser obtida via graduação em Gastronomia.

A Belas Artes oferece esse curso. No Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, temos uma tradição de ensino e excelência de quase 100 anos.

Desde 1925 em atividade, nosso curso de Gastronomia reúne aspectos da arte, da cultura e da ciência para oferecer ainda mais chances de entrar no mercado de trabalho. Que tal dar uma chance ao seu sonho?

Cada vez mais, a importância de ter um curso superior é algo discutido. Não perca essa chance e se profissionalize com quem entende do assunto.

A panificação é uma área apaixonante da Gastronomia. Se, após saber o que é panificação, você deseja se especializar no assunto, a qualificação profissional é a sua maior aliada.

Você já sabia o que é panificação? Esperamos que tenha gostado de descobrir mais sobre esse amado alimento que é presença em nossas casas todos os dias. Aproveite que já terminou de ler o post e veja qual profissão tem a sua cara!

infografico: habilidades do profissional do futuro

Você pode gostar também
Tags: o que é panificação

Postagens semelhantes