Curso de Arquitetura em São Paulo: conheça a Belas Artes

Curso de Arquitetura

Sabia que o Centro Universitário Belas Artes foi o primeiro a oferecer o curso exclusivo de Arquitetura e Urbanismo na cidade de São Paulo? Não é à toa que a instituição se destaca tanto na área.

Se você quer ter uma formação de qualidade para construir uma jornada profissional de sucesso, a escolha da faculdade faz toda a diferença.

Conheça a seguir os diferenciais do curso de Arquitetura da Belas Artes e por que ele deve ser a sua primeira opção!

Qual o perfil de um arquiteto?

O conceito de beleza é bastante vasto. No entanto, ele expressa o que é belo ou agradável aos olhos. Sendo assim, são características que são harmoniosas e agradáveis à visão.

O arquiteto é o profissional capaz de traduzir esse conceito tanto ao projetar e organizar espaços internos e externos quanto coordenar construções. Deve se preocupar com o conforto e bem-estar dos usuários.

Para isso, é necessário realizar graduação em um curso de Arquitetura reconhecido pelo MEC. Geralmente ele é dividido em 10 semestres e após a conclusão o profissional precisa solicitar o registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da sua região.

Quais as principais atribuições de um arquiteto?

O curso de Arquitetura é muito importante para o crescimento e organização das cidades. Ele trabalha com a criação de espaços particulares e públicos, seguros, funcionais e acessíveis.

Cidades bem planejadas permitem que seus moradores circulem com fluidez, têm ruas espaçosas e proporcionais além de construções bonitas e bem pensadas. Assim, o foco do arquiteto é projetar, planejar e executar espaços urbanos que possam proporcionar bem-estar para quem vive neles.

E para isso, deve considerar aspectos técnicos, culturais, históricos, estéticos e também ambientais.

Qual a diferença entre Arquitetura e Urbanismo?

A dúvida sobre a diferença entre Arquitetura e Urbanismo é bastante comum. Portanto, não se preocupe se você também já se perguntou isso.

O fato é que os dois profissionais têm muito em comum. Ambos trabalham com design, conforto e funcionalidade. Entretanto, o trabalho dos urbanistas é mais relacionado ao impacto das estruturas urbanas nos locais em que serão instaladas.

Já quem é formado em Arquitetura pode atuar nas duas áreas. E independentemente das funções, o arquiteto pode trabalhar com preservação e restauração de patrimônios históricos, consultoria, assessoria, gerenciamento de obras e Arquitetura de Interiores.

Quais são as atividades realizadas em um curso de Arquitetura?

A grade curricular da Arquitetura é bastante vasta. Afinal, além da capacidade técnica, o arquiteto e urbanista precisa ter consciência das relações entre os variados espaços urbanos e sociais, ser criativo e compreender os diversos aspectos históricos culturais e socioeconômicos.

Dentre as principais atividades aprendidas na faculdade de Arquitetura e Urbanismo podemos destacar:

  • criar projetos de conforto ambiental para grandes espaços como teatros e auditórios;
  • planejar a construção de bairros, cidades e áreas comunitárias;
  • realizar projetos de imóveis confortáveis e funcionais;
  • idealizar projetos de parques, praças e jardins;
  • realizar a reconstrução de imóveis históricos;
  • criar componentes de construções.

É difícil arrumar emprego na área de Arquitetura?

Pelo contrário! O mercado de trabalho de Arquitetura é bastante abrangente. Após concluir o curso, você pode trabalhar em diversas áreas. Descubra algumas delas a seguir:

Arquiteto de interiores

É o profissional responsável por projetar, planejar e acompanhar reformas em espaços internos. Sua função é imprimir os desejos do cliente, como sua personalidade, estilo e gostos pessoais na construção, criando um espaço adequado e confortável.

Nesse caso, além de desenhar, também define materiais, acabamentos e a distribuição dos móveis para que o espaço fique harmônico e visualmente interessante.

Arquitetura industrial

Sua principal atividade é planejar projetos para instalação de indústrias, dentro das normas de segurança e funcionalidade.

Gestão de edificação e construção

Muitos profissionais da Arquitetura não gostam de idealizar projetos e preferem atuar diretamente no canteiro de obras. Nesse caso, o arquiteto pode atuar no gerenciamento e coordenação das obras.

Assim, é o responsável por definir materiais, solucionar problemas e controlar prazos e custos.

Urbanista

O urbanismo como profissão permite que você faça o planejamento de espaços dentro de cidades ou bairros. Esse profissional é o responsável pela criação de planos diretores e de zoneamento, por exemplo.

É importante ter em mente que o mercado de trabalho para esses profissionais se expande de forma constante e estável. Afinal, não existe limite para os arquitetos autônomos, seja na construção civil ou nas empresas de consultoria tanto em setores da iniciativa pública quanto privada.

Quais as principais habilidades aprendidas no curso de Arquitetura?

Ao pensar em fazer faculdade de Arquitetura muita gente tem receio de precisar estudar muita matemática ou tem inseguranças por não saber desenhar.

Bom, respondendo a algumas dessas perguntas, de uma maneira geral não é necessário saber desenhar para estudar Arquitetura. No entanto, você vai precisar desenvolver essa habilidade no decorrer do curso para se tornar um arquiteto.

A faculdade de Arquitetura também reúne diversas disciplinas ligadas à matemática para realização de cálculos estruturais. A boa notícia é que hoje existem muitos softwares que facilitam o processo.

Por isso, conheça algumas habilidades que um bom arquiteto precisa desenvolver:

  • aptidão para o uso de ferramentas tecnológicas;
  • noção multidimensional do espaço;
  • organização e planejamento;
  • capacidade de abstração;
  • saber se comunicar;
  • senso estético;
  • criatividade.

Como é o curso de Arquitetura da Belas Artes?

Até 1928, os chamados “engenheiros arquitetos” precisavam fazer uma formação em Engenharia para trabalhar na área. Mas, com a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes, muita coisa mudou.

Os futuros arquitetos passaram a contar com um curso exclusivo, que dá toda a base necessária para colocarem em prática projetos de construção inclusivos e inovadores.

Um dos diferenciais da instituição é seu corpo docente, formado por arquitetos renomados. Com o apoio desses profissionais, os alunos estudam conceitos, ganham conhecimento técnico e desenvolvem seu senso estético.

A Belas Artes oferece uma formação que contribui com o desenvolvimento de habilidades fundamentais para elaborar projetos de obras diversas, planejar espaços, trabalhar com preservação de bens, Urbanismo, sustentabilidade e muito mais.

Ensino para além da sala de aula

Fique sabendo que o curso da Belas Artes também se destaca entre as faculdades de Arquitetura pela estrutura oferecida aos estudantes.

Como na maioria das profissões, tão relevante quanto a teoria é a prática, assim como o conhecimento de mercado e o uso da tecnologia no dia a dia dos arquitetos.

Pensando nisso, a instituição oferece alguns benefícios especiais:

  • Canteiro de obras: espaço que funciona como um laboratório para os estudantes aplicarem os conhecimentos de construção.
  • Semana da Arquitetura e Urbanismo: evento com diversas palestras e debates com grandes nomes do mercado e que propõe desafios para alunos e professores.
  • Fablab Digital: laboratório equipado com impressoras 3D e outras ferramentas para os estudantes transformarem projetos em protótipos e fabricarem digitalmente maquetes e outros produtos.

Por que estudar na Belas Artes? Veja 8 motivos 

Para não restar nenhuma dúvida, confira os principais motivos para você fazer a sua graduação na Belas Artes:

1. Diploma reconhecido pelo mercado

Além de ter criado o primeiro curso de Arquitetura da cidade, a Belas Artes sempre esteve ligada aos principais movimentos e à história de São Paulo.

Há cerca de 100 anos a instituição vem formando grandes arquitetos, como Benedito Calixto Neto, que projetou a Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Outros nomes de destaque são Fernando Campana, Dado Castello Branco e José Ricardo Basiches. Ou seja, é uma das principais referências no ensino de Artes.

Quem se forma na Belas Artes carrega o peso do nome da instituição no diploma. E você vai sentir os reflexos positivos disso ao entrar no mercado de trabalho.

2. Aulas com participações especiais

Que o time de professores é formado por profissionais experientes você já sabe. Também é recomendável dizer que as aulas frequentemente contam com a participação de outros nomes de destaque do mercado, convidados pela Belas Artes.

Além de entrar em contato com pessoas importantes, essas experiências proporcionam trocas ricas que dão ainda mais potência para o ensino em sala de aula.

3. Oportunidade de participar de eventos

A Belas Artes sabe o quanto o contato com outros estudantes e profissionais é significativo. Por isso, auxiliam os alunos a se inscreverem em editais para participar de eventos nacionais e internacionais de Arquitetura.

Já imaginou que incrível seria trocar conhecimento com pessoas de outros países e regiões do Brasil? Experiências desse tipo só aumentam a sua bagagem e ajudam você a chegar cada vez mais longe.

4. Parcerias com as melhores empresas do mercado

Mesmo as profissões do futuro, como é o caso dos arquitetos, precisam de um empurrãozinho para decolar.

Por ser parceira de grandes empresas, a Belas Artes consegue ajudar os alunos a encontrarem ótimas oportunidades de estágio e emprego.

5. Metodologia de ensino diferenciada

As matrizes curriculares das faculdades podem até ser parecidas. No entanto, a metodologia faz uma diferença enorme na formação dos estudantes.

Na Belas Artes, o ensino valoriza o autoconhecimento e o repertório individual das pessoas. Isso quer dizer que os alunos são estimulados a reconhecer o que cada um deles tem de melhor.

No campo das artes, esse modo de ensinar é o que ajuda a criatividade a florescer.

6. Visibilidade ao concluir o curso

Para se formar, os estudantes de graduação precisam fazer um trabalho de conclusão de curso, certo?

Mas, em vez de apresentarem apenas para a banca examinadora, quem estuda na Belas Artes tem a chance de mostrar seus trabalhos em um grande festival de criatividade.

Nomes reconhecidos da Arquitetura participam do evento. Portanto, é uma oportunidade para os futuros profissionais demonstrarem seu potencial para o mercado de trabalho.

7. Estrutura diferenciada

A gente falou aqui sobre os laboratórios e equipamentos que a instituição oferece para os alunos aprenderem, colocarem a mão na massa e desenvolverem seus projetos. Porém, não é só isso.

A Belas Artes é a única da América Latina a ter um sistema de biblioteca com a certificação ISO 9001. Esse certificado confirma que o serviço de biblioteca segue altos padrões de qualidade.

Considerando que as bibliotecas têm um papel fundamental no processo educativo, esse é um motivo que não poderia ficar de fora da nossa lista.

8. Nota Máxima no MEC

Além de reconhecer as instituições de ensino superior, o Ministério da Educação (MEC) faz uma avaliação de cada uma delas, levando em conta:

  • os recursos didático-pedagógicos;
  • o desempenho dos estudantes;
  • a qualidade do corpo docente;
  • e a infraestrutura da faculdade.

E a Belas Artes recebeu nota máxima! Para os futuros profissionais, esse é um ótimo indicativo para a escolha da melhor faculdade.

Viu como o curso de Arquitetura da Belas Artes oferece o que você precisa para se tornar um arquiteto de sucesso? 

Você vai encontrar os melhores professores e todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das habilidades necessárias para ingressar no mercado de trabalho. Por isso, venha para a instituição e estude com as feras do mercado!

Você já conhecia o trabalho do profissional arquiteto? Venha com a gente para conhecer ainda mais sobre o curso de Arquitetura do Centro Universitário Belas Artes.

Você pode gostar também
Tags: Arquitetura Belas Artes, curso de Arquitetura, curso de Arquitetura Belas Artes, curso de Arquitetura em São Paulo, curso de Arquitetura em SP

Postagens semelhantes