Dia da Engenharia: conheça a origem da data

Dia da Engenharia

O Dia da Engenharia, comemorado em 10 de abril, é uma data criada para chamar atenção para a importância de uma das profissões mais tradicionais do mercado.

Nada mais merecido do que ter um dia para chamar de seu, não é mesmo?

Afinal, se não fosse o trabalho dos engenheiros, a sociedade jamais seria do jeito que a gente conhece. Isso inclui nossas casas, cidades, indústrias, produtos e toda infraestrutura que precisamos para viver.

Se você pensa em fazer Engenharia, vale a pena ficar por dentro da origem dessa data e das possibilidades que a área oferece para os futuros profissionais.

Vem com a gente!

guia sobre os cursos de engenharia civil e engenharia de producao

Como surgiu o Dia da Engenharia?

Originalmente, o Dia da Engenharia Militar era comemorado no dia 10 de abril. Depois de um tempo, a data se popularizou como o Dia da Engenharia.

Mas por que militar? E por qual motivo esse dia foi escolhido?

Para entender essa história, a gente precisa voltar aos tempos da Guerra do Paraguai, o maior conflito armado que já aconteceu na América Latina.

Um breve relato sobre a Guerra do Paraguai

Tudo começou em 1864, quando o Brasil entrou na Guerra no Uruguai para atuar na deposição do governo interino.

Isso incomodou Francisco Solano López, ditador paraguaio que se opôs à invasão brasileira no Uruguai porque ia contra os seus interesses. O que ele queria era conquistar parte da Argentina, Uruguai e Brasil.

Então, ordenou que o exército paraguaio prendesse o presidente da província de Mato Grosso, que acabou morrendo numa prisão paraguaia.

Esse acontecimento marcou o início da Guerra do Paraguai, também chamada de Guerra da Tríplice Aliança.

O conflito acabou em 1870 com a morte de López e só prejudicou o País. Além de ter perdido 40% de seu território, a estimativa é que 75% da população do Paraguai tenha morrido durante a guerra.

Mas o que a Guerra do Paraguai tem a ver com o Dia da Engenharia?

Em 10 de abril de 1866, o Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, comandante do 1º Batalhão de Engenharia na Guerra do Paraguai, e outros militares foram mortos numa explosão.

Como homenagem a esses profissionais da Engenharia que perderam a vida em combate, o Dia da Engenharia Militar foi criado.

Os engenheiros do Exército Brasileiro também tiveram um papel importante em outros momentos da história, como durante a 2ª Guerra Mundial e na Estabilização do Haiti.

Graças aos conhecimentos na área, esses profissionais ajudaram em diversas missões e executaram trabalhos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.

Para abranger os engenheiros de outras especialidades, a data passou a ser conhecida como o Dia da Engenharia.

Por que a Engenharia é tão importante para a sociedade?

A existência de uma data para celebrar a Engenharia é essencial. Isso porque ela nos lembra do quanto a sociedade precisa dessa atividade para se manter.

Fundada nas Ciências Exatas, a área revolucionou a vida humana diversas vezes com a criação de edifícios, máquinas e estruturas cada vez mais complexas.

E não parou por aí.

Para acompanhar o avanço da humanidade, a Engenharia também teve que se reinventar em várias ocasiões. Hoje ela se une às outras ciências, Biológicas e Humanas, para atender às demandas do nosso tempo.

Por conta disso, está presente no dia a dia de todo mundo.

A própria evolução tecnológica é resultado do desenvolvimento da Engenharia, que dá suporte para os diversos campos: social, econômico, saúde, industrial, entre outros.

5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

Conheça algumas das principais áreas da Engenharia

A carreira engloba um campo muito amplo e, por isso, é dividida em diferentes especialidades.

Fique por dentro das mais procuradas:

Engenharia Civil

É conhecida por projetos de grandes obras de infraestrutura, como túneis, viadutos, barragens, além de casas e edifícios.

Mais do que pensar na parte estrutural, o engenheiro civil avalia a sustentabilidade e rentabilidade de cada projeto. Isso envolve um conhecimento profundo de materiais e técnicas de construção.

Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção é responsável por movimentar a economia dos países. Por meio da união de conhecimentos tecnológicos, científicos e humanos, cria produtos para diversos fins.

Sempre leva em conta o planejamento da produção, a distribuição de insumos e todos os aspectos que visem melhorar o sistema produtivo.

Engenharia Ambiental

É voltada para o desenvolvimento sustentável. Para isso, precisa olhar para todas as dimensões do meio ambiente.

A partir do estudo de topografia, ecologia, hidrologia, entre outros, cria projetos para preservar a água, o solo e o ar. É uma área que também desenvolve iniciativas que respeitem os limites da exploração ambiental.

Engenharia Elétrica

É uma especialidade bem conhecida. Os profissionais da área cuidam da geração, distribuição, transmissão e uso de energia elétrica.

Portanto, a carreira exige muito conhecimento sobre materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos.

Engenharia Mecânica

É outro ramo bastante popular, responsável pelos projetos, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos.

Por ser uma carreira bastante abrangente, os profissionais podem atuar em diversas indústrias, tanto mecânica, quanto petroquímica, celulose, gás, entre outras.

Partiu estudar Engenharia?

Já sonha em se sentir parte dos homenageados no Dia da Engenharia daqui a alguns anos?

Seja qual for a especialidade escolhida, investir em qualificação é fundamental para você ter sucesso na profissão.

A Belas Artes oferece o curso de Engenharia Civil com uma proposta diferenciada, que mescla as Ciências Exatas e Humanas.

São excelentes opções para quem deseja construir uma carreira promissora!

Quer saber mais sobre as duas áreas mais procuradas pelos futuros engenheiros? Encontre as respostas para as principais perguntas sobre Engenharia de Produção e Engenharia Civil!

infografico: habilidades do profissional do futuro

Você pode gostar também
Tags: Dia da Engenharia, Qual é o dia da engenharia?, quando se comemora o dia da engenharia?

Postagens semelhantes