Por que fazer faculdade? Entenda 8 razões para investir em uma

fazer faculdade

Quando os jovens ou adultos estão concluindo o ensino médio, fazer faculdade é uma opção quase óbvia de caminho a ser trilhado em um futuro próximo. Porém, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre as reais razões que as levam a isso.

Que a  faculdade vale a pena, temos toda a certeza! Com um diploma de curso superior em mãos, você poderá projetar o seu futuro com mais embasamento. Além disso, terá diversos outros benefícios, tanto na sua vida profissional quanto pessoal.

Quer conhecer algumas das principais razões que você deve considerar para investir em um curso superior? Então, continue a leitura!

Por que fazer faculdade? A dúvida de milhões!

A faculdade é o seu alicerce para a vida profissional. É nela que você vai apoiar todas as suas dificuldades e conquistas futuras. 

Antes de seguir a leitura, pare por um instante e pense na sua carreira profissional como a casa dos seus sonhos. Ao construí-la, você vai querer colocá-la em cima de um monte de areia ou em terra firme? Então, a faculdade é o chão de rocha que vai sustentar a sua carreira.

Fazer curso superior é essencial, pois sustentará tudo o que vier depois. É ele que vai trazer mais valorização no mercado de trabalho, crescimento pessoal e profissional, networking, conhecimento e experiência.

Será que vale a pena fazer faculdade?

Com certeza vale a pena (e muito!) fazer faculdade. Durante os anos de estudo você conseguirá ampliar os seus conhecimentos e habilidades para se preparar para as oportunidades que surgirem no mercado de trabalho.

Além disso, você terá contato direto com outros profissionais da sua área de atuação e poderá usar o tempo e espaço para networking.

Muito mais do que apenas conhecimento técnico, a faculdade também oferecerá a você oportunidades de crescimento pessoal, como o desenvolvimento do pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe.

Como conciliar faculdade, trabalho e vida pessoal?

Conciliar a faculdade, o trabalho e a vida pessoal é uma atividade desafiadora. Contudo, é super possível encontrar o equilíbrio entre elas. Para isso, você precisará:

  • Fazer um planejamento;
  • Saber gerenciar o tempo entre as três atividades;
  • Estabelecer limites;
  • Buscar apoio em quem está ao seu lado;
  • Cuidar de si mesmo.

Alcançar a plena harmonização entre a faculdade, o trabalho e a vida pessoal é o desejo de todos. Contudo, este é um processo individual que pode exigir ajustes ao longo do caminho. 

Por isso, seja flexível e esteja disposto a fazer mudanças conforme for necessário para encontrar o equilíbrio certo.

Conheça as 8 principais razões para fazer faculdade na atualidade

Se você está prestes a terminar o ensino médio, muitos questionamentos devem estar pipocando na sua cabeça neste exato momento. Acredite: nós também já estivemos no seu lugar e sabemos como essa escolha pode causar nervosismo.

Perguntas como as listadas a seguir podem ser velhas conhecidas da sua mente: 

  • Como saber qual faculdade fazer?
  • Fazer faculdade de quê?
  • Será que a faculdade vale a pena mesmo?
  • Devo cursar algo que gosto ou uma graduação mais tradicional?

Essas são apenas algumas das dúvidas que insistem em ocupar espaço na sua cabeça. Mas calma: nós estamos aqui e vamos ajudar você apresentando as principais razões e faculdades para fazer. Continue a leitura!

1. Maior facilidade para entrar no mercado de trabalho

Ao terminar a faculdade, você terá muito mais possibilidades para entrar no mercado de trabalho. Isso porque as empresas priorizam a contratação de profissionais qualificados.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de cargos ocupados por profissionais com ensino superior completo vem aumentando consideravelmente. Em contrapartida, todas as demais faixas de escolaridade sofreram perdas significativas nos últimos anos.

Em outras palavras, as taxas de desemprego são menores entre as pessoas com diploma de curso superior. Logo, ao fazer faculdade, você tem mais chances de conquistar uma carreira profissional promissora.

2. Possibilidade de trabalhar com o que você gosta

Atualmente, existem cursos de nível superior nas mais diversas áreas. É claro que você pode optar por faculdades já tradicionais e bem conhecidas, como Direito e Medicina, por exemplo.

Porém, com as mudanças que ocorrem na sociedade e no mercado, outras profissões tornaram-se imprescindíveis. Áreas como designer de games e Produção Multimídia crescem ano após ano, e são consideradas profissões do futuro a serem seguidas.

As possibilidades são infinitas e é importante que você faça essa reflexão antes de escolher o curso. Ao descobrir o que você gosta, estudar quatro ou cinco anos será uma atividade prazerosa e não uma obrigação.

3. Fazer faculdade proporciona prestígio e salários mais altos

No Brasil, fazer faculdade proporciona salários mais altos aos trabalhadores. Para você ter uma ideia, os ganhos mensais dos profissionais com diploma de nível superior são quase o dobro de quem cursou apenas o ensino médio.

Logo, ao optar por fazer uma graduação, é bem provável que você terá um salário maior no futuro. Com mais dinheiro em mãos, terá mais qualidade de vida. Viu como vale a pena fazer faculdade?

Além disso, fazer uma faculdade o torna uma pessoa com certo prestígio social, em razão do seu empenho por continuar os estudos e se dedicar a uma carreira.

4. Você poderá tocar o seu próprio negócio

Já pensou em empreender e ser o dono do seu próprio negócio? Para quem deseja se aventurar como empresário, fazer faculdade também é uma excelente opção.

O primeiro motivo que justifica isso é que você se tornará especialista em uma área. Para tocar um negócio, é imprescindível que você conheça muito bem o seu segmento. E o curso de graduação é uma excelente forma de buscar esse conhecimento.

Além disso, boa parte dos cursos contam com disciplinas de empreendedorismo na grade curricular. Essas matérias preparam o aluno para desenvolver um plano de negócios e entender como dar os primeiros passos ao planejar uma empresa.

5. Fazer faculdade pode ser a porta de entrada para uma carreira acadêmica

Já pensou em seguir a carreira acadêmica e atuar como professor e pesquisador em grandes faculdades ou institutos de pesquisa? Isso é possível, mas é necessário seguir um longo caminho de estudos.

O primeiro passo para seguir a carreira acadêmica, no entanto, é fazer faculdade. Com o diploma da graduação em mãos, você poderá fazer cursos de mestrado e doutorado posteriormente. 

Dessa forma, terá a formação necessária para atuar na área de pesquisa e também na docência para nível superior.

6. O seu ciclo social aumentará e você se tornará mais qualificado

Na faculdade, você terá contato com muitas pessoas. Os seus colegas, por exemplo, serão pessoas com desejos similares aos seus, o que rende muito assunto para conversas.

No ambiente acadêmico, você conseguirá trocar ideias, dar opiniões e fazer grandes amigos. E, quem sabe, boas parcerias profissionais para o futuro.

Isso sem contar nos professores, que são profissionais com experiência e poderão ser grandes parceiros no seu crescimento. Caso você se destaque, eles poderão incluí-lo em projetos de pesquisa ou indicar para vagas de emprego ou de estágio.

7. Você poderá experimentar diferentes áreas de atuação

E, por falar em estágios, eles são bem importantes na faculdade, pois possibilitam que você experimente diferentes áreas de atuação, em um mesmo segmento.

Imagine, por exemplo, um aluno que está matriculado no curso de Jornalismo. Ao fazer essa graduação, ele poderá trabalhar com TV, rádio, internet, jornal impresso, assessoria de imprensa, entre tantas outras áreas.

Para ter contato com essas opções do mercado de trabalho, os estágios são o caminho ideal. É possível se testar em diferentes subáreas de uma mesma profissão e, dessa forma, seguir o percurso desejado.

8. A sua visão de mundo se tornará muito mais ampla

Como último item da nossa lista de razões para fazer faculdade está o crescimento da sua visão de mundo. Você terá contato com várias pessoas com diferentes culturas, hábitos e formas de pensamento.

Isso amplia a sua visão de mundo e também ajuda a compreender outras realidades. Será mais fácil para você ter empatia com os colegas e conviver bem com quem pensa diferente de você no mercado de trabalho, por exemplo.

Vale a pena fazer faculdade? A equipe da Belas Artes explica

Fazer ou não faculdade é uma escolha apenas sua. Por mais que seus pais ou avós digam que o curso superior é necessário para a construção de uma carreira de sucesso, apenas você poderá dizer “sim” a tudo que virá nos anos seguintes.

Contudo, é muito importante que você tenha em mente que fazer faculdade vale muito a pena. O tempo que você dedica aos estudos e ao conhecimento é único e tem a capacidade de agregar muito na sua vida profissional e pessoal. 

Quais são as vantagens de fazer uma faculdade?

Poderíamos escrever páginas e mais páginas de todas as inúmeras vantagens que fazer faculdade trará para você, para a sua família e para a sua carreira. Mas, já que o tempo é curto, vamos listar apenas as 6 principais:

1. Qualificação necessária para conquistar uma boa posição no mercado de trabalho

Ter um diploma em mãos aumenta muito as suas chances de conseguir melhores e mais bem remuneradas posições no mercado de trabalho. Afinal, a grande maioria das empresas valoriza a formação acadêmica na hora de contratar.

Por um instante, coloque-se no lugar de alguém que está buscando um arquiteto para construir a casa dos sonhos. Você acha que essa pessoa contratará alguém que nunca estudou ou dará preferência a um profissional que tenha conhecimento e embasamento?

2. Anos de ensino superior = mais crescimento pessoal e profissional

A faculdade proporciona um ambiente de aprendizado e desenvolvimento pessoal, permitindo que você adquira conhecimentos e desenvolva habilidades específicas para a sua área de estudo. 

Isso contribui para o seu crescimento profissional ao longo da carreira e também para o seu desenvolvimento como ser humano.

3. Oportunidades raras de networking com colegas e professores no espaço acadêmico

Durante os anos de faculdade, você terá tempo e espaço para conhecer e interagir com pessoas que tenham objetivos semelhantes aos seus. 

Essas conexões são valiosas na vida profissional, pois proporcionam oportunidades únicas de parcerias. Quem sabe o sócio do seu futuro escritório não estará sentado ao seu lado na faculdade?

4. Mais e melhores perspectivas de carreira na sua área de atuação

Durante a pandemia de coronavírus assistimos a milhares de profissionais perderem seus empregos. Com um diploma em mãos, caso isso acontecesse, você teria uma gama maior de formas para buscar uma recolocação no mercado de trabalho.

Além disso, quando você tiver recém saído da faculdade, o diploma trará até você uma variedade de oportunidades de carreira. 

5. Acesso a conhecimento e recursos diversificados para se tornar um excelente profissional

A faculdade oferece ao aluno acesso a inúmeros recursos educacionais, pesquisas e atualizações na sua área de estudo. Isso permite que você esteja sempre atualizado e preparado para os desafios que encontrará no mercado de trabalho.

6. Precisa de confiança no trabalho? A faculdade dá isso a você

O diploma dá ao aluno o reconhecimento e a confiança necessários para ingressar no mercado de trabalho. Isso pode ajudar a estabelecer a sua autoridade e abrir portas para muitas oportunidades.

Pessoas que cursam faculdade têm mais oportunidades?

Com toda a certeza! Ter o diploma de um curso superior em mãos, independente de qual seja, aumenta muito as chances de você conseguir as melhores colocações no mercado de trabalho.

Se você quer alçar voos mais altos, conquistar o diploma de ensino superior é o primeiro passo, afinal a grande maioria das empresas valoriza a formação acadêmica na hora de contratar.

Além disso, a faculdade oferece oportunidades únicas de networking, permitindo que os alunos construam relacionamentos com colegas de classe, professores e profissionais da área. Essas conexões podem ser valiosas para futuras oportunidades de emprego.

Quais são as faculdades que vale a pena fazer?

A lista de faculdades para fazer é extensa. Atualmente, todos os estados brasileiros possuem boas e renomadas instituições. Contudo, antes de se matricular, é importante estar atento a alguns aspectos, como:

  • Nível de confiança da instituição;
  • Qualidade do ensino oferecido;
  • Corpo docente;
  • Oferta de cursos;
  • Infraestrutura adequada e sempre atualizada;
  • Oportunidades de estágio e networking.

Além disso, é super importante que você verifique se a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e qual foi a nota obtida pelo curso que você pretende estudar. 

Preste uma atenção extra nas listas de melhores faculdades para se fazer

Muitos estudantes eufóricos por começar uma graduação acabam buscando listas com as melhores faculdades para se fazer na internet, mas não pesquisam a fundo sobre a reputação das instituições. Esse é um erro que pode custar caro no futuro. 

Portanto, se você está se perguntando: “Qual faculdade devo fazer?”, volte e leia novamente o tópico anterior para ter certeza de tudo o que você precisa avaliar antes de decidir prestar o vestibular. 

Qual faculdade fazer é uma escolha importante e que deve ser pensada com carinho, atenção e com base em estudos sobre cada uma das instituições públicas e/ou privadas consideradas. 

Quais cursos a Belas Artes tem? Conheça mais sobre a instituição

O Centro Universitário Belas Artes é uma ótima opção para você que está em busca de uma instituição de ensino superior.

Com cerca de 100 anos de história, a entidade busca produzir e difundir conhecimento por meio das artes, da cultura e das ciências humanas, sociais e tecnológicas. Assim, os cursos Belas Artes contemplam as áreas de:

  • Arquitetura
  • Artes
  • Comunicação e Marketing
  • Design
  • Educação
  • Engenharia
  • Gastronomia
  • Música
  • Negócios
  • Relações Internacionais
  • Tecnologia

Os cursos da Belas Artes são oferecidos nas modalidades presencial e a distância (EAD) para atender as necessidades individuais de cada aluno. 

Descubra 5 fatores para você considerar ao escolher uma faculdade

Você conheceu alguns dos principais motivos para fazer faculdade. Realmente, ter um curso superior vale a pena, não é mesmo? 

Mas, se você ainda está em dúvida sobre qual instituição escolher, baixe gratuitamente nosso próximo texto com 5 fatores para você considerar ao escolher uma faculdade!

Você pode gostar também
Tags: ainda vale a pena fazer faculdade, fazer faculdade, fazer faculdade é importante, por que fazer faculdade

Postagens semelhantes