8 podcasts para estudar e mandar bem nas provas

podcasts para estudar

Muito além dos livros, extremamente necessários aos estudos, há outras formas de se preparar para os temidos vestibulares e o Enem

Uma delas é o podcast. Formatos simples de áudio, são eficazes na hora de reforçar conceitos já vistos e, o melhor, de forma descontraída.

Apresentamos alguns podcasts para turbinar os estudos do dia a dia e explicamos um pouco sobre esse formato, queridinho da galera.

Guia do Enem

O que são podcasts de estudo?

Em definição simples, são programas de áudio que podem ser escutados online. Isto é, basta uma conexão de internet e você consegue escutar os programas em qualquer hora e lugar — dependendo do canal que você escutar, como plataformas de streaming, dá para baixar o programa e ouvi-lo offline.

O conceito de escutar programas por aparelhos de áudio existe desde os anos 1980. Nos Estados Unidos foi lançado o RCS (Radio Computing Services), ou seja, rádio por meio do computador.

A partir dos anos 2000, empresas como Apple passaram a disponibilizar gravadores de áudio para computador. Isso possibilitou a gravação, o compartilhamento e o download de programas de áudio de diferentes servidores. 

Apesar disso, os podcasts se mantiveram no nicho geek por um bom tempo. Nos últimos anos, com o investimento de empresas como Google e Spotify, o formato ficou mais popular e, atualmente, é um dos xodós da galera. 

Estima-se que existam mais de 2 milhões de podcasts no mundo, conforme o Podcast Insights 2021. E o nosso país é o terceiro maior consumidor de podcasts em todo o planeta, com mais de 30 milhões de ouvintes, segundo dados da plataforma Cupom Válido, mais a Statista e o Ibope.

Por que ouvir um podcast?

São vários os motivos. Mas as principais razões são: a comodidade, o aspecto intimista e a recorrência.

Como adiantamos, é possível ouvi-los em qualquer hora e lugar. É perfeitamente possível incluí-los em nossa vida diária e ajustá-los a nossa vida corrida. Ou seja, podemos ouvir o nosso podcast favorito na academia, pegando o metrô para a faculdade. Enfim, são várias opções.

Outra vantagem de escutar um podcast é que os programas costumam ser frequentes. Ou seja, cria-se uma relação entre quem produz o conteúdo e quem é ouvinte. Você não precisa mais ter trabalho na hora de procurar pelo seu podcast. Em data e hora determinadas, ele estará lá à sua disposição!

Por serem escutados em ambiente online, dá para sintonizar um fone de ouvido em seu aparelho e ouvir o programa. Ademais, os podcasts são roteirizados em um tom de conversa, o que deixa tudo mais intimista. 

Como usar podcast para estudar?

Eles podem ser usados de forma complementar aos estudos. Uma dica é usá-los em matérias que você tenha mais dificuldade. Ou, ainda, como um instrumento para se informar sobre os principais assuntos da atualidade e que podem ser cobrados na redação de alguma de suas provas.

Outra dica é utilizá-los em momentos de lazer ou entre atividades específicas (trabalho e escola), por exemplo. Assim, a experiência de ouvir um programa em áudio não fica tão maçante.

Se possível, é interessante anotar os principais pontos daquilo que ouviu para reforçar o conteúdo assimilado em sua mente.

Mas, chega de lero-lero: confira algumas indicações de podcasts para você estudar e turbinar a sua preparação para o vestibular hoje mesmo! 

modelo de planejador de estudos

8 podcasts para estudar e mandar bem nas provas

Selecionamos alguns programas sobre as diferentes áreas do conhecimento. Mas, claro, fique à vontade na hora de pesquisar outros podcasts. Vamos lá?

1. Xadrez Verbal

Trata-se de um podcast de atualidades, que trata sobre diferentes assuntos relacionados aos últimos acontecimentos do mundo.

Por isso, são englobados temas de História, Geopolítica e Ciências Sociais e que o aprendizado no programa pode ser um trunfo na hora de tirar repertório em suas redações.

2. Aprenda Inglês com Música

Para quem tem dificuldades com língua estrangeira, esta é uma excelente pedida. Por meio de análises musicais, é possível aprender mais sobre gramática, expandir o vocabulário e ficar por dentro de tudo sobre pronúncia.

Vale ressaltar que, apesar de não ser matéria específica, saber inglês pode ajudar a conseguir mais pontos nas provas.

3. A nossa língua de todo dia

Quem nunca se perdeu com tantas regras gramaticais? Pois é! Por isso mesmo, a nossa língua de cada dia é o programa ideal para relembrar dúvidas da língua portuguesa.

Comandado pelo mestre Prof. Pasquale Cipro Neto (você já deve ter visto ou ouvido o nome dele por aí), o podcast tem episódios dedicados à explicação das normas do português e curiosidades sobre o nosso idioma.

4. Marca texto

Sabem aquelas obras literárias que são cobradas em alguns vestibulares? Este podcast, criado pelo Guia do estudante, ajuda no estudo das obras cobradas em algumas provas.

Além disso, eles são muito úteis àqueles que desejam conhecer mais sobre a literatura brasileira. Vale ressaltar que é possível associar elementos das mais diferentes obras com temas de redação. 

5. Nerd Cursos

O Nerd Cursos é um programa idealizado pelo professor Marco Nunes. Nele são apresentados assuntos que dizem respeito à Biologia. Mas, eventualmente, são abordados temas de outras disciplinas.

6. Fisicast

Como o nome já entrega, é um podcast para falar de Física e ciência em geral. Com quase 120 programas lançados, ele se destaca por falar sobre conceitos considerados difíceis em linguagem acessível. 

7. Quimcast

Também pelo nome, trata-se de um podcast de Química. Além dos conceitos básicos da disciplina, como tabela periódica e elementos específicos, este programa também mostra como a química está presente em tudo o que ronda o nosso dia a dia.

Por isso, prepare-se para ouvir programas que falam sobre objetos, alimentos. E, ainda, como a junção da química com outras ciências transformam a sociedade.

8. Fronteiras da Ciência 

Por fim, mas não menos importante, este podcast tem como tema a ciência e como ela impacta o nosso dia a dia.

Apesar de discutir assuntos às vezes polêmicos, a leveza e a linguagem descontraída estão lá para tornar o seu momento de escuta mais prazeroso.

Bom, agora que já tem dicas de podcasts para estudar, que tal começar a escutar algum destes que citamos hoje mesmo?

E ainda temos uma boa notícia para lhe dar: nem todo vestibular precisa ser um bicho de sete cabeças. Aqui na Belas Artes, por exemplo, a prova consiste em um estudo de caso, com perguntas dissertativas e redação. 

O objetivo do nosso vestibular é avaliar competências como capacidade de argumentação, síntese, habilidades sócio-emocionais, entre outras importantes habilidades dos estudantes. Já conferiu e quer tentar fazer uma, seja como treineiro ou, quem sabe, valendo mesmo? Saiba mais aqui.

E sabe o que você também pode fazer? Baixar o nosso material sobre o Enem! Preparamos dicas exclusivas para você botar para quebrar nos dias da prova! Ele é de graça e você pode baixá-lo já!

5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

Você pode gostar também
Tags: dicas de estudo, dicas de podcast, podcasts para estudar, técnicas de estudo

Postagens semelhantes