7 cases de arquitetos famosos para você conhecer

arquitetos famosos

Se você sonha com o mundo da Arquitetura, com certeza já deve ter lido muito sobre os arquitetos famosos que fizeram e fazem parte da história do Brasil e do mundo. 

Assim como em diversas outras áreas, a Arquitetura é recheada de personalidades inspiradoras. Ao longo das próximas linhas, vamos conhecer 7 cases de arquitetos famosos para você se entusiasmar ainda mais com a carreira. 

Tem interesse no assunto? Então siga conosco na leitura e aproveite!

Como é a profissão de arquiteto? Tudo o que você precisa saber!

Você sabe o que faz um arquiteto? Antes de conhecermos os arquitetos mais famosos do Brasil e do mundo, vamos falar um pouco sobre a profissão. Esse profissional, como você já deve saber, tem grande importância na sociedade de uma forma geral.

Quando se fala em Arquitetura, é quase automático vir à mente um profissional desenhando algo. E, apesar desse ofício fazer parte da vida do arquiteto, ele não é tudo.

O arquiteto deve se preocupar com a funcionalidade, o conforto e muito mais. Além de, é claro, dar um toque de estética e criatividade aos seus trabalhos. 

Descubra a seguir quais áreas de atuação são responsabilidade de um arquiteto:

  • Resolução de problemas em relação a projetos;
  • Criação de soluções sustentáveis;
  • Criação de projetos em geral;
  • Mobiliário interno e externo;
  • Organização de ambientes;
  • Trabalhos de iluminação.

Conheça 7 cases de arquitetos famosos: Oscar Niemeyer, Zara Hadid e muitos outros

Saber um pouco mais sobre toda a importância que a Arquitetura tem é essencial para que você aprecie ainda mais estes profissionais.

Aliás, com certeza você conhece muitos deles. Mas, além dos arquitetos mais conhecidos, é sempre importante lembrar e ressaltar os que estão ao nosso lado e fazem parte da nossa trajetória profissional. 

Porém, já que o objetivo do texto é apresentar os maiores arquitetos do mundo, vamos à eles! Estes profissionais fizeram a diferença e obtiveram enorme destaque na área. Se você quer ser bom no que faz, precisa conhecê-los. Confira!

1. Oscar Niemeyer

Não tem como fazer uma lista dos melhores profissionais da área sem mencionar um dos arquitetos brasileiros famosos e com grande repertório. Estamos falando de Oscar Niemeyer.

Qualquer pessoa que gosta de apreciar construções já viu, seja por foto ou pessoalmente, alguma de suas obras. Desde o Palácio do Planalto, em Brasília, até o Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Oscar Niemeyer deixou sua marca até hoje e fez parte de diversos projetos famosos pelo Brasil. Sempre que você olhar para um projeto ambicioso e com linhas sinuosas, certamente você vai lembrar dele.

2. Zaha Hadid

Também tem case de mulheres na Arquitetura sim! Estamos falando de Zaha Hadid. Esse nome imponente pertence à primeira mulher a ganhar o Prêmio Pritzker.

A premiação, tida como o “Oscar da Arquitetura” foi entregue à ela em 2013 devido ao seu imenso destaque na área.

Seus designs incluem curvas de tirar o fôlego. Definitivamente, o estilo é bem marcante, assim como o de Oscar Niemeyer.

3. Álvaro Siza

O próximo arquiteto que vamos falar aqui é Álvaro Siza. Ele também já foi agraciado com o Prêmio Pritzker, que mencionamos anteriormente.

Sua filosofia dizia que os arquitetos serviam como transformadores da realidade, ao invés de criadores.

Em sua vida, o profissional “transformou” diversos projetos famosos. Entre eles, a Casa de Chá da Boa Nova, em Portugal; e o Palazzo Donnaregina, na Itália.

4. Frank Lloyd Wright

Frank Lloyd Wright foi visto como um dos nomes revolucionários da Arquitetura no século XX.

A seu nome podemos atribuir a criação do estilo Prairie House. À época, havia a predominância de uma estética mais escura. Wright inovou ao remar contra a maré e enfatizar linhas horizontais e ambientes mais limpos e iluminados.

Sua criação de maior relevância é a Casa da Cascata, que fica na Pensilvânia. A partir dela, é possível notar seu estilo que prezava por linhas horizontais.

5. Rosa Kliass

Em nosso artigo também há espaço para arquitetas brasileiras, fortes responsáveis por tornar a profissão do arquiteto tão famosa no país. Rosa Kliass, conhecida nacionalmente, é um dos nomes mais importantes do ramo.

A profissional fez história no paisagismo brasileiro. Suas criações se inspiram no contemporâneo. Isso fica evidente em uma de suas obras mais famosas, o Parque da Juventude, de São Paulo. A área de 90 mil metros quadrados é um símbolo da região.

6. Dado Castello Branco

Ainda falando de arquitetos famosos em nível nacional, mencionamos Dado Castello Branco. O trabalho do profissional tem como preceitos básicos ambientes amplos, decorados com muito bom gosto e seguindo as tendências do momento.

Sua estética detalhista preza tanto pela sofisticação como pelo conforto, que é requisito dos clientes atuais.

Vale ressaltar que Dado Castello Branco é formado na Belas Artes de São Paulo, no ano de 1993. Todo o conhecimento adquirido no curso de Arquitetura da Belas Artes com certeza o ajudaram a ser o profissional renomado que é hoje.

7. Antoni Gaudí

Em último em nossa lista, porém não menos importante, apresentamos Antoni Gaudí. O arquiteto espanhol está entre os mais famosos de toda a história.

Seu trabalho, ainda no século XIX, misturava diversos elementos diferentes. O estilo barroco se funde com o vitoriano e conversa com itens góticos.

Todo esse pioneirismo fez com que ele fosse considerado um dos arquitetos famosos mais relevantes até hoje.

Arquitetos famosos: 4 principais perguntas que você já fez para o Google

Se você faz parte do time que está ansioso para ingressar na faculdade e começar o curso de Arquitetura, com certeza o seu histórico do Google deve estar cheio de perguntas relacionadas à área, não é?

Além de super normal, ter essas curiosidades sobre arquitetos famosos faz com que você se aproxime ainda mais do que existe de melhor na profissão. E com certeza você será um profissional melhor depois de conhecer as respostas para esses questionamentos.

Continue a leitura para chegar às respostas que você sempre quis saber sobre arquitetos famosos do Brasil e do mundo. Vamos lá!

1. Quais são os arquitetos mais famosos?

No tópico acima nós apresentamos os 7 arquitetos mais famosos do Brasil e do mundo. Entretanto, um estudo realizado pela money.co.uk apresentou uma lista com os profissionais que são mais buscados no Google.

A lista traz o nome do arquiteto e a quantidade de países em que ele já foi pesquisado. Mais de 130 nações fazem parte da pesquisa. Bateu a curiosidade para saber quais são os(as) arquitetos(as) mais famosos(as) do mundo? Descubra abaixo!   

  1. Zaha Hadid: 84 países
  2. Le Corbusier: 15 países
  3. Frank Lloyd Wright: 11 países
  4. Gustave Eiffel: 7 países
  5. Frank Gehry: 5 países
  6. Oscar Niemeyer e Arne Jacobsen: 3 países
  7. Renzo Piano e Alvar Aalto: 2 países 
  8. Tadao Ando, Sir David Adjaye, Rem Koolhaas, Mimar Sinan e Jean Nouvel: 1 país

2. Qual é o arquiteto mais famoso do mundo?

É difícil dizer qual é o arquiteto mais famoso do mundo. Pesquisas de opinião e estudos trazem muitos nomes à tona. Aquele que pode ser interessante em um aspecto pode perder em outro e isso faz com que as listas sejam grandes e diversificadas.

Entretanto, alguns nomes se destacam. Entre eles estão:

  • Zara Hadid
  • Norman Foster
  • Frank Lloyd Wright
  • Le Corbusier
  • Mies van der Rohe
  • Oscar Niemeyer 

3. Qual é o arquiteto mais famoso do Brasil?

Sem dúvida alguma, o Brasil conta com grandes nomes na Arquitetura. O maior deles é Oscar Niemeyer. O arquiteto faleceu em 2012 quando estava prestes a completar 105 anos de vida.

Entre as suas principais obras é possível destacar o Palácio do Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a Catedral, todos em Brasília; o Edifício Copan e o Parque do Ibirapuera, em São Paulo; o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte; e a participação na construção da sede das Nações Unidas, em Manhattan. 

Além de Niemeyer, o Brasil possui outros grandes nomes na Arquitetura:

  • Ruy Ohtake: idealizador do Edifício Santa Catarina, da sede do Instituto Tomie Ohtake, da Embaixada do Brasil em Tóquio e do Hotel Unique;
  • Paulo Mendes da Rocha: criador do Museu Brasileiro da Escultura, do pórtico na Praça do Patriarca e do Cais das Artes;
  • Lina Bo Bardi: autora da Casa de Vidro, da Casa do Charme, da Casa Valéria Cirell, do Solar do Unhão, da Igreja do Espírito Santo do Cerrado; do SESC Pompéia – Fábrica; e das reformas do Teatro Politeama e do Palácio das Indústrias.

4. Quais artistas se destacaram na Arquitetura?

Alguns artistas que se destacaram na Arquitetura foram:

  • Filippo Brunelleschi: responsável pela construção da Cúpula da Catedral de Florença;
  • Santiago Calatrava: projetou diversas obras conhecidas pela inovação e criatividade, como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro; e a Ponte de Alamillo, em Sevilha. 

Além deles, diversos outros arquitetos fizeram e fazem história no mundo da Arquitetura, como Frank Gehry e Renzo Piano. Cada um deles tinha um estilo próprio e deixou um legado importante para o setor.

A pergunta que não quer calar: precisa fazer faculdade para ser arquiteto?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história e o trabalho de 7 arquitetos famosos, vamos falar sobre o quão importante é o ensino superior na área da Arquitetura.

Os cases de arquitetos famosos abordados provam que a área requer intenso estudo e especialização. Portanto, se você quer ser um bom arquiteto, é necessário estudar para isso.

Ao vermos as obras de Oscar Niemeyer, por exemplo, entendemos como elas desafiam a gravidade e exigem grande beleza. Isso tudo apenas é possível por conta da especialização correta e muita dedicação.

O que se aprende no curso de Arquitetura?

Durante os anos de graduação, o estudante aprende tudo o que precisa saber para se tornar um profissional qualificado para o mercado de trabalho.

Na grade curricular de Arquitetura você vai encontrar assuntos que incluem:

  • Urbanismo e planejamento urbano;
  • Materiais e técnicas construtivas;
  • Sustentabilidade na arquitetura;
  • Legislação e normas técnicas;
  • Estética e História da Arte;
  • Tecnologia da construção;
  • Projetos arquitetônicos;
  • Geoprocessamento;
  • Paisagismo;
  • Estruturas;
  • Desenho.

O que um arquiteto faz?

Conhecer a rotina do arquiteto e saber como o arquiteto trabalha é de essencial importância para você que está analisando as opções de graduação. Essa informação pode ser um verdadeiro divisor de águas.

O profissional projeta e planeja espaços e edifícios, fazendo combinações de criatividade, conhecimento técnico e habilidades de resolução de problemas.

É a pessoa responsável pela criação de projetos de casas, edifícios, estabelecimentos, escolas, hospitais, entre outros, além de definir as etapas de uma obra e coordenar os profissionais envolvidos. 

Projetos urbanos, paisagísticos ou de interiores? Deixa com o arquiteto!

O arquiteto também é responsável por desenhar e elaborar projetos de espaços urbanos, paisagísticos ou de interiores, sempre estudando a viabilidade técnica e ambiental.

Além disso, o profissional também supervisiona, coordena e organiza obras, planeja a distribuição dos móveis e objetos em cada espaço, escolhe os materiais utilizados e verifica se tudo está de acordo com os regulamentos e padrões de segurança exigidos.

Carreira em Arquitetura: fique por dentro do mercado de trabalho

A cada dia que passa, os recrutadores e empresas estão mais e mais exigentes. Semestralmente, uma grande quantidade de pessoas se forma no Brasil, o que significa mais competição.

Por conta desse fato, é necessário ser um profissional de destaque. Isso começa fazendo o curso de graduação adequado na área. Ao se formar em Arquitetura em uma instituição reconhecida pelo mercado, você já se coloca um passo à frente da concorrência.

Esperamos que os 7 cases de arquitetos famosos que apresentamos tenham sido inspiradores e você tenha curtido o conteúdo. Siga na mesma linha e faça agora mesmo o teste para saber qual área da Arquitetura tem a sua cara!

Você pode gostar também
Tags: Álvaro Siza, Antoni Gaudí, arquitetos famosos, Dado Castello Branco, exemplos de arquitetos famosos, Frank Lloyd Wright, Oscar Niemeyer, Qual é o arquiteto mais famoso do mundo?, Rosa Kliass, Zaha Hadid

Postagens semelhantes