Nota do Enem: saiba como usar para entrar na faculdade

nota do Enem

A nota do Enem é a porta de entrada para um mundo de novas possibilidades em instituições de ensino superior tanto públicas quanto privadas. 

Mas, para ingressar em uma faculdade utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, é preciso ter realizado uma das edições da prova e não ter zerado a redação. Esses são alguns dos critérios básicos. 

Atualmente, o Enem é a mais conhecida e utilizada ferramenta para concessão de bolsas no Brasil. Mas, como usar a nota a seu favor? É isso que vamos descobrir ao longo deste artigo!

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio é o maior e mais complexo sistema de avaliação educacional do Brasil. Se engana quem pensa que ele serve apenas como seleção para ingresso em cursos superiores. A prova vai muito além disso.

O Enem surgiu em 1998 como um simples método para avaliar o desempenho dos alunos que estavam concluindo o ensino médio.  Ao longo de mais de 25 anos, o exame cresceu e ganhou grande importância.

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), agora o Enem serve também para a concessão de bolsas em instituições de ensino superior públicas e privadas.

A nota obtida no Enem pode ser utilizada de diversas formas. Algumas das principais são:

Nota do Exame Nacional do Ensino Médio dá acesso ao ensino superior

Muitas universidades, centros universitários e faculdades públicas e privadas utilizam a nota do Enem para a concessão de bolsas e descontos em seus cursos de graduação

Além disso, o Enem pode ser utilizado como forma de ingresso em programas governamentais, como:

  • Programa Universidade para Todos (Prouni);
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Certificação de conclusão do ensino médio para quem não terminou a educação básica

Você sabia que é possível utilizar a nota do Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio? Essa opção pode ser usada por aqueles que não terminaram o ensino básico na idade adequada.

Nota é referência para estudos e pesquisas sobre a educação no país

A nota do Enem também pode ser utilizada como referência para estudos e pesquisas sobre a educação no país, além de possibilitar a análise do desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento.

Ingresso de alunos brasileiros em instituições de ensino superior internacionais

Você também pode usar a sua nota do Enem para concorrer a vagas em instituições internacionais. Universidades de países como Portugal, Irlanda, Inglaterra, França e Canadá aceitam o exame.

Você já parou para pensar em como a nota do Enem é calculada?

Agora que você já sabe o que é o Exame Nacional do Ensino Médio, como a prova surgiu e para que fins ela é utilizada, chegou a hora de entender como calcular a nota do Enem.

O Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pela realização do Enem, usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota da prova.

O método estatístico leva em consideração a dificuldade das questões e o desempenho dos candidatos. Assim, ele serve para medir o conhecimento do estudante de forma mais precisa, levando em conta a probabilidade de acerto de cada questão.

No cálculo da nota do Enem, são considerados três aspectos principais:

1. Acertos, erros e dificuldade de cada uma das questões

O número de acertos e erros do candidato em cada prova é levado em conta na hora de calcular a nota do Enem. A avaliação é feita de acordo com a dificuldade das questões.

2. Pesos diferentes para as áreas de conhecimento do Enem

Cada área de conhecimento tem um peso diferente na nota final. As áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias têm pesos específicos, que variam de acordo com o curso desejado.

3. Redação é avaliada por meio de 5 competências principais

A nota da redação também é considerada no cálculo final do Enem. Neste caso, ela é avaliada de acordo com 5 competências principais:

  1. Domínio da escrita;
  2. Compreensão do tema;
  3. Capacidade de argumentação;
  4. Coerência e coesão textual;
  5. Proposta de intervenção.

Cada competência recebe uma nota de 0 a 200, totalizando 1.000 pontos, e a média dessas notas é utilizada como classificação da redação.

É importante ressaltar que o método utilizado na correção do Enem busca priorizar a coerência no desempenho dos estudantes. Se alguém resolver as questões mais difíceis, mas errar as simples, é provável que tenha “chutado” as respostas.

Por isso, esse participante terá uma nota inferior a um estudante que acertou o mesmo número de questões consideradas mais simples, mas errou as mais complexas. 

Desta forma, mesmo que duas pessoas tenham feito a mesma edição do Enem e acertado o mesmo número de questões, elas podem obter notas diferentes.

Como somar a nota do Enem para ter uma ideia de quanto tirou?

Devido ao método estatístico utilizado para calcular a nota do exame, fica difícil para o participante somar a nota do Enem por si próprio. Como vimos, participantes que acertaram o mesmo número de questões, por exemplo, podem obter notas diferentes. 

Como usar a nota do Enem para ingressar em uma universidade pública?

Existem duas formas principais de se utilizar a nota do Enem para ingressar em uma graduação nas universidades públicas. Vamos conhecer melhor cada uma delas:

1. Sistema de Seleção Unificado (Sisu)

A primeira delas é o Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Esse processo é gratuito e ocorre duas vezes ao ano. Para participar, basta ter realizado a última edição do Enem e não ter zerado a prova de redação. 

Você apontará os cursos e as instituições em que tem interesse de ingressar. Durante o período de inscrições, será possível conferir as notas de corte dos cursos que são atualizadas todos os dias. Isso dá a opção de você mudar de opção até o último momento.

Por isso, a dica principal é sempre acompanhar o processo já que as notas de corte podem variar. Isso possibilita que em um dia você esteja dentro do grupo de aprovados, e em outro não. Ao final desse processo, as vagas são distribuídas de acordo com as notas.

2. Complemento à nota do vestibular

A segunda opção para aproveitar a nota do Enem é utilizá-la como complemento à do vestibular. A maioria das faculdades já a adotam como forma única de seleção. Entretanto, existem exceções que ainda apostam na realização de provas.

Nesse caso, você deverá prestar o vestibular e escolher se a sua nota do Enem irá ou não ser considerada no processo seletivo.

E nas instituições privadas, como posso aproveitar minha nota do Enem?

As instituições de ensino superior particulares são bem mais flexíveis e oferecem várias outras formas de uso da nota do Enem. Nelas, você pode optar tanto por cursos presenciais quanto de Ensino a Distância (EAD).

A forma mais simples é o ingresso direto. Basta que você procure a faculdade que tem interesse, apresente a sua nota e verifique se ela é suficiente para ingressar no curso que deseja.

Muitas faculdades, inclusive, aceitam notas de exames do Enem de anos anteriores. Isso facilita ainda mais o seu processo de ingresso. Apenas fique atento a um detalhe: você não pode ter zerado a redação, ok?

As outras modalidades em que você pode aproveitar a sua nota são no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Mas, para ficar mais claro, vamos explicar cada um separadamente.

Você sabe como funciona o Programa Universidade para Todos (Prouni)?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Ministério da Educação e concede bolsas em faculdades privadas. 

Para participar, você não pode ter nenhum diploma de ensino superior e precisa ter feito o último Enem e conseguido uma nota mínima de 450 pontos. Além, é claro, de não ter zerado a redação. 

Também é preciso se encaixar em, pelo menos, um desses requisitos:

  • Ser pessoa com deficiência (PCD);
  • Ter cursado todos os anos do ensino médio em escola pública;
  • Caso tenha cursado todos os anos ou uma parte do ensino médio em escola particular, que tenha sido como bolsista integral;
  • Ser professor de educação básica da rede pública, efetivado, e tentar a bolsa em um curso de licenciatura.

As bolsas do ProUni podem ser de 100% ou 50% do valor da mensalidade do curso. As de 100% são destinadas a alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já as de 50% são para quem tem renda de até três salários mínimos por pessoa.

Ao se encaixar no perfil, basta fazer a sua inscrição. Você pode escolher duas opções de faculdades, cursos e turnos, e classificar na sua ordem de preferência. Aí é só aguardar as chamadas e ver se deu tudo certo!

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamento para estudar em faculdade particular

O Fundo de Financiamento Estudantil é mantido pelo Governo Federal com o objetivo de oferecer financiamento para alunos estudarem em faculdades particulares e começarem a pagar somente após a formatura.

Os recursos do Fies são destinados a estudantes que tenham renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Nesse caso, a taxa real de juros é igual a zero.

Para se candidatar ao Fies, assim como no Prouni, é preciso ter somado 450 pontos, no mínimo, na nota do último Enem. Como você já pode imaginar, também não pode ter zerado a redação.

Depois de formado, quando começará a pagar, o valor das parcelas será variável de acordo com a renda do novo profissional.

Notamos que nos últimos anos tem sido mais difícil conseguir financiamento por meio do Fies. Porém, quem opta por áreas como saúde, engenharias e licenciaturas, costuma se dar bem. Não deixa de ser uma alternativa bem interessante, né?

P-Fies é alternativa para famílias com renda de até 5 salários

Para quem está um pouco acima da renda máxima do Fies, existe uma outra alternativa: o P-Fies. Ele abraça estudantes de famílias com renda de até cinco salários mínimos por pessoa.

Apesar de ser composto por fundos públicos, é oferecido por instituições privadas. Na prática, tirando a taxa de juros, que ao invés de ser zerada pode variar de acordo com o banco, todo o resto do funcionamento é igual. Além de ter alcançado nota mínima de 450 no Enem e, não se esqueça, nada de zerar a redação, hein?!

Data de realização da prova e quando sai a nota do Enem

Até há alguns anos, o Enem era realizado em um único final de semana. Milhares de estudantes distribuídos em todo o Brasil se dirigiam aos lugares das provas durante o sábado e o domingo com o objetivo de obter a melhor nota possível.

Devido a sua extensa duração (cerca de 10 horas de prova nos dois dias), a entidade organizadora resolveu dividir o exame em dois domingos consecutivos. Dependendo do ano, a prova cai no final de outubro ou início de novembro. Só para ter uma ideia, em 2023, por exemplo, o exame foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. 

Já o resultado do Enem demora um pouco para sair. Ele é divulgado nas primeiras semanas de janeiro. Mas, antes disso, para matar a curiosidade, você pode conferir o gabarito oficial. Ele está disponível na semana seguinte à segunda data da prova.

Impossível conter a ansiedade: saiba como ver a nota do Enem

Saber quanto tirou no Enem dá uma ansiedade, não é mesmo? Afinal é o seu futuro acadêmico e profissional que está em jogo. 

Para consultar a nota do Enem, você precisa acessar a página do Inep e inserir os dados de login, incluindo CPF e senha previamente cadastrada no sistema. 

Quer entrar na Belas Artes? Com o Enem você pode!

Aproveitar a nota do Enem é a melhor forma de ingressar no ensino superior, seja em uma instituição pública ou privada. Se o seu foco é estudar entre os melhores, nós indicamos o Centro Universitário Belas Artes.

A Belas Artes aceita a nota do Enem para ingresso na instituição. E o melhor de tudo: você não precisa, necessariamente, ter realizado a última edição da prova. As únicas obrigatoriedades são ter concluído o ensino médio, ter tirado nota ou igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. 

O processo de inscrição é igualmente simples: basta validar a sua nota do Enem e se preparar para a matrícula. Viu? Confira tudo sobre o processo em nosso site!

Você pode gostar também
Tags: como calcular a nota do Enem, como somar a nota do Enem, como usar a nota do Enem, como ver a nota do Enem, nota do Enem, quando sai a nota do Enem

Postagens semelhantes