nota do enem

Saiba como usar a nota do Enem ūüíĮ

O Enem √© a porta de entrada para um mundo de novas possibilidades. Especialmente para quem busca mudar de vida por meio da educa√ß√£o. 

A prova come√ßou como um m√©todo de avaliar o desempenho dos alunos que estavam terminando o ensino m√©dio. Mas cresceu e ganhou import√Ęncia.

Aos poucos substituiu vestibulares no Brasil e se transformou em uma ferramenta para a concess√£o de bolsas. Mas como usar a nota do Enem em seu favor? Venha descobrir!

Quais caminhos posso traçar com minha nota do Enem?

Hoje, o Enem é o maior e mais complexo sistema de avaliação educacional do Brasil. Se engana quem pensa que ele serve apenas como seleção para ingresso em cursos superiores. Ele vai muito além disso.

Primeiramente, √© bom saber que voc√™ pode usar sua nota para concorrer a vagas em institui√ß√Ķes internacionais. Universidades de pa√≠ses como Portugal, Irlanda, Inglaterra, Fran√ßa e Canad√° aceitam o Enem.

No Brasil, s√£o centenas de institui√ß√Ķes, p√ļblicas e privadas, que consideram a nota do exame para dar acesso direto ao ensino superior, de variadas formas.

Como usar minha nota do Enem para ingressar em uma universidade p√ļblica?

Nas universidades p√ļblicas, existem duas formas de se utilizar a nota do Enem para ingressar em uma gradua√ß√£o que deve ser presencial.

1. Sisu

A primeira delas √© o Sistema de Sele√ß√£o Unificado (Sisu). Esse processo √© gratuito e ocorre duas vezes ao ano. Para participar, basta ter realizado a √ļltima edi√ß√£o do Enem e n√£o ter zerado a prova de reda√ß√£o.

L√°, voc√™ apontar√° os cursos e as institui√ß√Ķes em que tem interesse de ingressar. Durante o per√≠odo de inscri√ß√Ķes ser√° poss√≠vel conferir a nota de corte dos cursos, atualizadas todos os dias. Isso d√° a op√ß√£o de voc√™ mudar de op√ß√£o at√© o √ļltimo momento.

Nossa dica √© sempre acompanhar o processo. De acordo com os interessados no curso, as notas de corte podem variar. 

Isso possibilita que em um dia você esteja dentro do grupo de aprovados, e em outro não. Ao final desse processo, as vagas são distribuídas de acordo com as notas.

2. Complemento à nota do vestibular

A segunda op√ß√£o para aproveitar sua nota do Enem √© us√°-la como complemento da nota do vestibular. A maioria das faculdades j√° a adotam como forma √ļnica de sele√ß√£o. Entretanto, existem exce√ß√Ķes que ainda apostam na realiza√ß√£o de provas.

Nesse caso, você deverá prestar o vestibular e escolher se sua nota do Enem irá ou não ser considerada no processo seletivo.

E nas institui√ß√Ķes privadas, como posso aproveitar minha nota do Enem?

As universidades particulares s√£o bem mais flex√≠veis e oferecem v√°rias outras formas de uso da sua nota do Enem. Nelas, voc√™ pode optar tanto por cursos presenciais quanto de Ensino a Dist√Ęncia (EAD).

A forma mais simples é o ingresso direto. Basta que você procure a faculdade que tem interesse, apresente sua nota e verifique se ela é suficiente para ingressar no curso que você quer.

Muitas faculdades, inclusive, aceitam notas de exames do Enem de anos anteriores. Isso facilita ainda mais o seu processo de ingresso. Apenas fique atento a um detalhe: você não pode ter zerado a redação, ok?

As outras modalidades em que você pode aproveitar sua nota são no Programa Universidade para todos, o ProUni, e no Fundo de Financiamento Estudantil, Fies. Mas, para ficar mais claro, vamos explicar cada um separadamente.

nota do enem prouni

Como funciona o ProUni?

O ProUni √© um programa do Minist√©rio da Educa√ß√£o que concede bolsas em faculdades privadas. 

Para participar, voc√™ n√£o pode ter nenhum diploma, tem que ter feito o √ļltimo Enem e conseguido uma nota m√≠nima de 450 pontos, al√©m de n√£o ter zerado a reda√ß√£o. 

Além disso, é preciso se encaixar em pelo menos um desses requisitos:

  • ser pessoa com defici√™ncia (PCD);
  • ter cursado todos os anos do ensino m√©dio em escola p√ļblica;
  • caso tenha cursado todos os anos ou uma parte do ensino m√©dio em escola particular, que tenha sido como bolsista integral;
  • ser professor de educa√ß√£o b√°sica da rede p√ļblica, efetivado, e tentar a bolsa em um curso de licenciatura.

As bolsas podem ser de 100% ou 50% do valor da mensalidade do curso. As de 100% são destinadas a alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. As de 50% são para quem tem renda de até três salários mínimos por pessoa.

Ao se encaixar no perfil, basta fazer a sua inscri√ß√£o. Voc√™ pode escolher duas op√ß√Ķes de faculdades, cursos e turnos, e classificar na sua ordem de prefer√™ncia. A√≠ √© s√≥ aguardar as chamadas e ver se deu tudo certo!

Como funciona o FIES?

O FIES é um fundo mantido pelo Governo Federal. O objetivo é oferecer financiamento para alunos estudarem em faculdades particulares e começarem a pagar só após a formatura.

Os recursos do FIES são destinados a estudantes que tenham renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Nesse caso, a taxa real de juros é igual a zero.

Para se candidatar ao FIES, assim como no ProUni, √© preciso ter tirado 450 pontos, no m√≠nimo, na nota do √ļltimo Enem. Como voc√™ j√° pode imaginar, tamb√©m n√£o pode ter zerado a reda√ß√£o.

Depois de formado, quando começará a pagar, o valor das parcelas será variável de acordo com a renda do novo profissional.

Notamos que nos √ļltimos anos tem sido mais dif√≠cil conseguir financiamento do FIES. Por√©m, quem opta por √°reas como sa√ļde, Engenharias e licenciaturas, costuma se dar bem. N√£o deixa de ser uma alternativa bem interessante, n√©?

O P-FIES é uma outra alternativa

Para quem está um pouco acima da renda máxima do FIES, existe uma outra alternativa: o P-FIES. Ele abraça estudantes de famílias com renda de até cinco salários mínimos por pessoa.

Apesar de ser composto por fundos p√ļblicos, √© oferecido por institui√ß√Ķes privadas.

Na prática, tirando a taxa de juros, que ao invés de ser zerada pode variar de acordo com o banco, todo o resto do funcionamento é igual. Nota mínima de 450 e, não se esqueça, nada de zerar a redação, hein?!

Agora sabemos que voc√™ est√° pronto para aproveitar a sua nota do Enem da melhor maneira e garantir um lugar para estudar no ensino superior. Guarde esse post para tirar d√ļvidas ou consultar informa√ß√Ķes.

E, fica a dica final: para continuar bem informado e recebendo conte√ļdo de qualidade, siga a gente no Instagram e no Facebook.

Postar coment√°rio

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.