Curte a ideia de trabalhar com Publicidade? Então, comece a dar uma boa investigada na área para saber se é isso o que você quer de verdade. Afinal, o seu sentimento de realização na vida profissional vai depender da escolha certa do curso de graduação e de uma carreira que é a sua cara.
A seguir, responderemos as principais perguntas que os aspirantes a publicitários fazem antes de optar por se graduar no segmento. Também apresentaremos as 7 principais áreas de atuação para profissionais formados em Publicidade e Propaganda. Vamos lá?
Qual é o conceito de Publicidade?
A Publicidade pode ser definida como uma forma de comunicação comercial que busca persuadir e influenciar as pessoas a comprar produtos, serviços ou ideias de uma determinada empresa, organização ou entidade.
Trata-se, portanto, de uma das principais ferramentas de marketing utilizadas pelas empresas para promover e vender seus produtos e serviços. Além disso, a Publicidade trabalha em conjunto com a Propaganda, para as pessoas “comprarem” ideias.
Um partido político, por exemplo, precisa criar campanhas que convençam os eleitores de que seus candidatos são boas opções para serem votadas nos pleitos eleitorais.
O mesmo se aplica às empresas que desejam atrelar suas marcas a valores. Assim, os consumidores não comprarão apenas produtos, mas sim os conceitos que eles representam.
Um exemplo disso é a campanha “Retratos da Real Beleza“, promovida pela marca de cosméticos Dove, que se tornou mundialmente conhecida.
O objetivo inicial da campanha não era aumentar a receita com a venda de produtos, mas sim criar uma conexão e um relacionamento com todas as mulheres. Assim, elas se tornariam potenciais consumidoras dos sabonetes, shampoos e outros cosméticos da marca.
Para isso, a Dove passou a mostrar em suas peças mulheres reais, que não se encaixam necessariamente nos padrões tradicionais de beleza. Além disso, a marca lançou vídeos contando histórias emocionantes de consumidoras, o que envolveu o público e criou identificação com o conteúdo.
Qual é a função da Publicidade?
Como comentado antes, a função principal da Publicidade é persuadir e influenciar as pessoas a comprar produtos, serviços ou ideias de uma determinada empresa, organização ou entidade.
A Publicidade é uma forma de comunicação comercial que visa promover a venda de produtos e serviços.
Além disso, as campanhas publicitárias também podem construir e fortalecer a imagem das marcas, aumentar a conscientização sobre uma causa ou questão social, entre outros objetivos.
Qual é a diferença entre Marketing, Publicidade e Propaganda?
Marketing, Publicidade e Propaganda são termos frequentemente utilizados no universo da comunicação e dos negócios.
Apesar de terem relações entre si, cada um tem uma definição específica e é interessante que você as conheça, caso queira trabalhar nessa área. Saiba mais, a seguir!
Marketing
O Marketing é a atividade que tem como objetivo identificar as necessidades e desejos dos consumidores e criar estratégias para satisfazê-los.
Trata-se de um processo amplo que envolve desde a pesquisa de mercado até a venda do produto ou serviço, passando pelo desenvolvimento de estratégias de branding e do relacionamento com o cliente.
Publicidade
A Publicidade, por sua vez, é uma forma específica de Marketing que se concentra na promoção de produtos e serviços. Isso é feito por meio de anúncios em diferentes meios de comunicação.
De tal forma, a Publicidade tem como objetivo principal chamar a atenção do público e gerar interesse pela oferta.
Propaganda
Por fim, Propaganda é a técnica utilizada para transmitir uma mensagem persuasiva com a intenção de influenciar o comportamento do público.
Ao contrário da Publicidade, a Propaganda não tem como objetivo vender um produto ou serviço, mas sim apresentar ideias e valores.
O que se estuda em Publicidade?
Na faculdade de Publicidade e Propaganda, os estudantes aprendem uma série de habilidades e conhecimentos que são necessários para trabalhar nesse segmento.
Entre os temas estudados no curso de graduação, destacamos os seguintes:
- Teoria da Comunicação: estudo das teorias e conceitos da comunicação humana e como elas podem ser aplicadas na Publicidade e na Propaganda;
- Marketing e Comportamento do Consumidor: estudo dos princípios do Marketing e das formas de entender e influenciar o comportamento do consumidor, incluindo pesquisas de mercado e análise de tendências;
- Redação Publicitária: desenvolvimento de habilidades de escrita criativa e persuasiva, com foco na produção de textos publicitários para diferentes meios, como TV, rádio, mídia impressa e digital;
- Direção de Arte: estudo da produção de peças publicitárias e de como criar layouts, escolher cores e tipografias, e selecionar imagens para uma campanha publicitária;
- Produção de Áudio e Vídeo: estudo da produção de peças audiovisuais para diferentes meios, como comerciais de TV, vídeos online e anúncios em rádio;
- Planejamento de Comunicação: estudo de técnicas e ferramentas de planejamento de campanhas publicitárias e de comunicação integrada de Marketing;
- Ética na Publicidade: estudo da ética na Publicidade e das normas e regulamentos que regem a indústria, com foco na responsabilidade social e ambiental das empresas.
Na Belas Artes, o curso de Publicidade e Propaganda é estruturado em módulos. Eles enfatizam diferentes campos importantes para a formação dos futuros profissionais da área.
Cada semestre é dedicado a um tema específico, como inspiração, capacitação, desenvolvimento, exploração, conexão, tendências, pesquisa e produção. A partir de uma base sólida, os alunos iniciam seus estudos e se familiarizam com o mundo da Comunicação, do Marketing e das Artes.
Nos módulos subsequentes, os estudantes entram em contato com teoria e prática para aprimorar suas habilidades. E, ao final do curso, estão preparados para desenvolver projetos de alta qualidade e relevância no mercado.
Quanto tempo dura o curso de Publicidade?
O tempo de duração de um curso de bacharelado em Publicidade e Propaganda é de oito semestres. Na Belas Artes, oferecemos essa graduação no campus Paraíso, em São Paulo, capital, nos turnos da manhã, da tarde ou da noite.
O curso é realizado na modalidade presencial, para que os alunos tenham contato com laboratórios. Além disso, eles também têm acesso a uma infraestrutura de ponta para desenvolver as atividades propostas pelos professores.
O que um publicitário faz?
Quem se forma em Publicidade costuma ser responsável por criar campanhas para divulgação de marcas, produtos, serviços e também de ideias, valores e conceitos.
Essa divulgação pode ser feita por vários meios diferentes, desde os mais tradicionais – como televisão, rádio, jornais e revistas – até os digitais. A escolha depende do objetivo e de quem deve ser atingido pelas ações.
Além disso, os publicitários criam a identidade das marcas, elaboram materiais de comunicação, negociam com as mídias, fazem pesquisas, etc. Ou seja, cuidam de tudo o que é necessário para as campanhas darem certo.
Obviamente esse tipo de trabalho pede bastante criatividade, pensamento crítico, muito suor e dedicação aos estudos! “Work hard” está no sangue da galera da Publicidade, que precisa estar sempre ligada nas novidades e no que acontece no mundo.
Qual é o salário de um publicitário?
O salário de um publicitário varia muito, de acordo com o porte da empresa, segmento em que ele atua, região em que trabalha, entre outros. No entanto, de acordo com um levantamento do site Glassdoor, a média salarial dos publicitários brasileiros fica entre R$ 2614 e R$ 6 mil por mês.
É claro que profissionais mais experientes costumam ganhar mais que os iniciantes. Além disso, a comunicação é uma área em que os profissionais costumam trabalhar muito como freelancer.
Sendo assim, ao se formar em Publicidade e Propaganda, além de ter um trabalho fixo, você poderá pegar alguns freelas para aumentar a sua remuneração.
Onde o publicitário pode atuar?
Embora sejam as mais lembradas, as agências de publicidade não são os únicos lugares onde os publicitários podem trabalhar. Dá uma conferida nas possibilidades:
Empresas de comunicação
As empresas de comunicação incluem não só as agências como também as consultorias, produtoras de vídeo, canais de televisão, mídias impressas e digitais, entre outras.
Muitos fazem Publicidade com o sonho de ter um cargo bacana nessas empresas. Afinal, são elas que costumam colocar em prática as ações mais inovadoras.
Departamentos de marketing
Seja qual for o porte, várias empresas contam com departamentos internos de marketing. Eles podem ter um time para cuidar da publicidade ou dos profissionais da área trabalhando em parceria com uma agência.
Portanto, o publicitário pode tanto colocar a mão na massa quanto apenas orientar a agência sobre o que precisa ser feito.
Campanhas eleitorais
Uma alternativa diferente para quem faz Publicidade é trabalhar com campanhas eleitorais. Para isso, é preciso entender de política.
O publicitário, junto de outros profissionais de comunicação, é que ajuda a dar uma “cara” para o candidato a partir da escolha das roupas, da postura e até do modo de falar.
Setor público
As instituições do governo também precisam da ajuda da Publicidade para conversar com a sociedade. Por isso, precisam de profissionais bem preparados para “vender ideias” do governo, o que faz com que a elaboração de campanhas governamentais esteja entre as atividades mais comuns.
ONGs
Saiba que as Organizações Não Governamentais (ONGs) também contratam publicitários para dar uma força no trabalho feito por elas.
A partir das ferramentas da Publicidade, as instituições chamam a atenção para as causas que defendem e procuram aumentar o engajamento das pessoas.
Freelas
Ser autônomo é uma saída para quem prefere ter a liberdade de trabalhar de qualquer lugar e não ter que ir todos os dias até um escritório. Muitos profissionais trabalham hoje nesse esquema, cada vez mais comum na área de comunicação.
Durante a faculdade ou mesmo já empregado, dá para pegar uns jobs por fora para ganhar mais experiência.
7 principais áreas de atuação na Publicidade
Apesar das inúmeras opções, veja a seguir quais são as áreas mais promissoras para os formados na área:
1. Atendimento
O profissional de atendimento é quem faz a ponte entre a agência e o cliente. Sendo assim, precisa ser alguém com facilidade de fazer essa comunicação fluir.
Isso porque é a partir da conversa com o cliente que a equipe da agência consegue entender mais sobre a marca, o produto, valores da empresa, etc. Ou seja, as informações necessárias para criar uma boa campanha.
2. Planejamento
A galera de planejamento fica responsável por definir os caminhos da campanha. Com base nos objetivos, elaboraram as estratégias a serem seguidas, abordagem, linguagem, argumentos, formato, entre outros detalhes.
3. Criação
Já a criação é a área da Publicidade que cuida da produção das campanhas, criando as peças, escolhendo imagens, tipos de conteúdo, etc.
Além disso, são os profissionais de criação que elaboram os roteiros para orientar o trabalho de fotógrafos, ilustradores e outros parceiros.
4. Redação publicitária
Para atuar com redação publicitária, é preciso dominar as técnicas de persuasão ao criar as peças de campanhas. São os redatores que criam textos para chamar a atenção. Alguns fazem tanto sucesso que podem até se tornar um viral na internet.
5. Marketing digital
Falando em internet, não dá para deixar o marketing digital de fora, pois cada vez mais publicitários trabalham nessa área. Afinal, é impensável fazer hoje qualquer campanha e não divulgar nos meios digitais.
Os bons cursos de Publicidade e Propaganda formam profissionais preparados para seguir carreira no marketing digital.
6. Mídia
Quem trabalha na área de mídia cuida da escolha dos meios de comunicação mais adequados para cada campanha.
No caso dos impressos, por exemplo, é preciso definir o tamanho do anúncio, formato, página do jornal ou revista e avaliar se o investimento compensa. Na televisão, o profissional precisa escolher o canal, duração da propaganda, horário, em que programação vai aparecer, etc.
Com base nas necessidades, a área faz a negociação com os meios de comunicação do seu interesse.
7. Pesquisa
Diversos trabalhos de Publicidade precisam de informações e dados precisos para terem sucesso. Por isso, alguns profissionais se dedicam a fazer pesquisas de mercado e também sobre as necessidades e hábitos dos consumidores.
Isso sem contar as pesquisas feitas depois das campanhas publicitárias, muito importantes para provar os bons resultados para os clientes.
Já consegue se ver como publicitário no futuro?
Como outros trabalhos na área das Artes e da Comunicação, a Publicidade costuma aparecer como uma espécie de paixão na vida das pessoas. Mas, para ter certeza de que é isso o que você quer, é importante conhecer mais sobre a profissão e as áreas de atuação.
Por isso, a gente espera que este post tenha ajudado a tirar suas dúvidas sobre o campo da publicidade. E quem sabe não deixou você ainda mais empolgado para se tornar um publicitário de sucesso!
Se isso aconteceu, baixe agora o “Guia do profissional de comunicação do futuro”. Preparamos esse material para que você não fique para trás ao seguir as profissões dessa área mais do que interessante.