Conheça os caminhos para ser um professor de artes

professor de artes

Você se vê trabalhando como professor de artes no futuro? Será que é essa a carreira que você vai seguir?

Se é isso o que você quer descobrir, fique sabendo que conhecer melhor a profissão é um dos primeiros passos.

Neste post, você vai conhecer a importância dessa disciplina para a educação e saber como se tornar um professor de artes. Acompanhe!

passo a passo para se tornar um artista completo

O que faz um professor de artes?

Para começar, você já parou para pensar sobre o que faz um professor de artes visuais ou um professor de artes plásticas?

“Ensinar artes” é uma resposta muito simplificada. Na verdade, esses profissionais procuram ajudar seus alunos a descobrirem sua criatividade.

Eles apresentam maneiras de desenvolver potencialidades, como a imaginação, a sensibilidade e a afetividade. Não importa qual seja a idade, inclusive.

Afinal, para aflorar o ato criativo, essas sensações devem sempre ser incentivadas em qualquer contexto, para além de uma aula de artes.

Além disso, é de responsabilidade do professor de artes contribuir para o desenvolvimento do senso crítico de seus alunos.

Eles ainda apresentam recursos e tecnologias que possibilitem o trabalho dos alunos, mostram outras linguagens artísticas e suas aplicações no mundo real, e falam sobre materiais que podem ser usados nas produções artísticas.

Basicamente, o professor de artes é um facilitador do conhecimento, que incentiva o aluno a acessar informações para influenciar sua identidade cultural e a sua formação estética. 

Deu para perceber a importância que esse profissional tem?

Quanto ganha um professor de artes?

Mas, afinal, quanto ganha um professor de artes visuais? E quanto ganha um professor de artes de ensino fundamental?

Bom, a média salarial de um professor de artes visuais no Brasil é de R$ 2.337,00. Entretanto, esse valor pode variar de acordo com a instituição e a formação do professor.

Além disso, vale lembrar que para professores universitários de Artes, o salário pode subir um pouco mais. Então, é interessante avaliar bem seus interesses e planejamento de carreira para descobrir possibilidades de aumentar seus ganhos nessa profissão.

Por que ensinar arte nas escolas?

O professor de artes nem sempre é visto da mesma forma que os professores de outras matérias. Isso porque as artes costumam ser encaradas como menos importantes na educação.

No entanto, ela é mais que fundamental!

É por meio dela que os alunos se desenvolvem, encontram outras formas de se expressar, exploram os sentidos e aprendem a lidar com as emoções.

Mas, no Brasil, os professores de artes ainda enfrentam dois principais desafios. O primeiro deles é que muita gente não entende o papel da arte na educação e isso faz com que as aulas não recebam o valor que merecem.

O outro desafio está ligado à falta de recursos e infraestrutura precária na rede pública. Se outras disciplinas enfrentam esse problema, imagine as artes. Isso limita o trabalho de alguns professores.

3 pontos fundamentais para quem deseja ser professor de artes

Dá para encontrar vagas de trabalho tanto em escolas particulares quanto públicas.

Se você quiser ser professor de artes na rede pública, saiba que a seleção acontece por meio de concursos. Ou seja, é preciso se preparar para as provas.

Porém, alguns pontos são requisitos para ser um bom professor em qualquer instituição de ensino. Veja a seguir:

1. Consumir diferentes tipos de arte

Quem disse que um bom professor de arte precisa dominar todas elas? Não precisa. Mas é importante que ele conheça as variadas formas de expressão artística para tirar o máximo proveito delas nas aulas.

Por isso, quanto mais contato você tiver com teatro, dança, artes plásticas, música, cinema e fotografia, melhor. Frequente os espaços culturais e artísticos disponíveis na cidade e aproveite tudo o que eles oferecem.

Você vai perceber o quanto essas experiências vão fazer de você um professor melhor. Elas trazem ainda mais ideias e inspiração para as suas futuras aulas.

2. Ser apaixonado por educação

Assim como em outras áreas, o trabalho com ensino é desafiador. Porém, é ao mesmo tempo, fonte de felicidade para quem acredita no poder da educação de transformar vidas.

Esse sentimento e a paixão pelo ensino são os grandes diferenciais de quem escolhe ser professor.

3. Fazer uma licenciatura

Diferentemente do bacharelado – modalidade de graduação que oferece uma formação mais ampla –, a licenciatura forma futuros professores. E, por isso, ter um diploma de licenciatura em Artes é um dos requisitos da lista.

Afinal, não basta conhecer os variados campos das artes e desenvolver habilidades artísticas. Um professor de artes também precisa ter conhecimentos ligados à educação.

É no curso que você vai estudar didática, teorias da aprendizagem, metodologias ativas, políticas educacionais, gestão escolar, entre outros assuntos fundamentais para a profissão.

5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

Qual é a formação de um professor de artes?

Como você viu, a formação essencial para um professor de artes é a licenciatura. Diante disso, a formação mais comum nesse caso é a de Artes Visuais. 

Porém, é possível fazer outros cursos na área e depois buscar essa vertente para se licenciar.

O professor ainda pode se formar em Artes Plásticas ou também em Design, por exemplo.

Como é o curso de Artes Visuais?

O curso de Artes Visuais é completo para quem quer dar aula de artes, seja no ensino básico ou na universidade.

Entre os assuntos e disciplinas abordados, estão:

  • desenho;
  • pintura;
  • estética;
  • história da arte;
  • antropologia;
  • comunicação e novas mídias;
  • expressão gráfica;
  • história da arte brasileira;
  • arte digital;
  • patrimônio histórico, artístico e cultural;
  • tridimensionalidade; e muito mais.

É possível se formar tanto no bacharelado quanto na licenciatura. E ainda escolher ter os dois diplomas, para garantir um currículo ainda mais completo. Nesse caso, o aluno ainda aprende sobre:

  •  metodologia de ensino;
  • didática;
  • avaliação de aprendizagem; entre outros.

O curso tem, geralmente, a duração de 4 anos. O aluno se dedica a atividades práticas e teóricas, e tem a oportunidade de fazer pesquisas acadêmicas e projetos artísticos independentes.

A faculdade de Artes Visuais também pode ser feita a distância ou presencialmente. É importante apenas que você escolha uma modalidade que se encaixe em sua rotina, para ter um bom aproveitamento do conteúdo, e estude em uma instituição de qualidade.

No fim da graduação, na opção de licenciatura, o aluno ainda passa pelo estágio supervisionado obrigatório. 

Ou seja, ele realmente ministra aulas de arte em uma escola ou instituição de ensino, para começar a desenvolver suas habilidades e facilitar a entrada no mercado de trabalho.

Você entra no curso pelo processo comum de vestibular ou Enem. Entretanto, a depender da universidade, você pode ter que passar por alguns testes específicos de habilidades manuais, como etapa obrigatória do processo seletivo.

Como ser um professor universitário de artes?

E como ser um professor de artes na universidade? Em geral, as mesmas formações são exigidas para esse nível de ensino.

Porém, você precisará ter uma especialização, como pós-graduação, mestrado ou doutorado na área.

Essa exigência é válida principalmente em universidades federais, até porque os diplomas aumentam a sua pontuação em concursos. E essa é a maneira mais fácil de conseguir uma vaga nesse tipo de instituição.

Qual é o perfil do professor de artes?

Quer ser um professor de artes? Então saiba que algumas características são essenciais ao seu perfil. São elas:

  • criatividade, que deve ser desenvolvida por meio de muito estudo, leituras e observações;
  • atualização constante, seja com cursos de extensão, especializações, participação em eventos, entre outros;
  • interesse por tendências e pelo cenário social e político atual, para que as produções e o ensino sejam sempre bem contextualizados;
  • originalidade, que deve ser fruto de uma mente sempre inquieta e que busca interpretações diferentes e inovações;
  • habilidade para desenho, porque a maioria das artes plásticas e visuais parte dessa ação;
  • empatia, para compreender a realidade dos alunos e ajudá-los a enfrentarem suas dúvidas e dificuldades com a ajuda da arte.

Qual é o Dia do Professor de Artes?

Ainda não há uma data específica para comemorar o Dia do Professor de Artes. Mas é possível comemorar de outras formas!

No dia 24 de agosto é comemorado o Dia do Artista. Já no dia 12 do mesmo mês, comemora-se o Dia Nacional das Artes.

E, por fim, há o dia 15 de outubro para comemorar o Dia do Professor.

Onde mais esse profissional pode atuar?

De fato, é mais comum que o professor de artes esteja inserido no mercado da educação.

Essa é uma das opções mais promissoras para o licenciado em Artes Visuais. Inclusive, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação inclui as artes visuais e plásticas como ferramentas de ensino indispensáveis.

Mas, além disso, o profissional ainda pode estar à frente de seu próprio negócio, ministrando cursos livres dentro de sua especialização: desenho, escultura, pintura, entre outros.

Pode, ainda, manter uma galeria de exposições e comercializar suas próprias produções. Ou também trabalhar com restaurações e obras encomendadas.

A indústria é outro nicho que apresenta possibilidades para o professor de artes.

Empresas de design, agências de publicidade, produtoras de filmes e games, televisão, teatro e empresas de moda são alguns universos em que o professor pode se inserir, caso lecionar não seja prioridade.

Pronto para mergulhar de cabeça na carreira de professor de artes?  

Se você acha que ser professor de artes é a profissão que tem tudo a ver com você, vá em frente!

E a gente pode ajudar você nessa missão: descubra o passo a passo para se tornar um artista completo e invista em seus talentos!

infografico: habilidades do profissional do futuro

Você pode gostar também
Tags: professor de artes

Postagens semelhantes