2 exemplos de currículo para você se inspirar ao fazer o seu

exemplos de currículo

Para chamar a atenção no mercado de trabalho é preciso se apresentar aos contratantes de uma maneira impactante. Se você não sabe por onde começar, temos 2 exemplos de currículo para você se inspirar ao fazer o seu!

A partir deles, você pode atualizar o seu histórico profissional e a sua experiência na área e desenvolver um documento que realmente mostre o profissional que você é. Vamos lá?

2 exemplos de currículo para você se inspirar

Se você procura por uma nova oportunidade de trabalho ou pelo seu primeiro emprego, esses 2 exemplos de currículo podem ajudar. 

Cada situação demanda uma apresentação diferente e, por isso, é importante saber como preparar o documento. Confira!

1. Exemplo de currículo simples

O currículo, ao mesmo tempo em que lista suas informações, deve ser objetivo. Tenha em mente que os contratantes não têm tempo de ler documentos extensos e precisam entender o seu estilo profissional logo de cara.

Assim, descubra a seguir um exemplo de tópicos que devem constar em currículo simples.

Informações de contato

Comece escrevendo seu nome completo, telefone e e-mail. Na era digital, esses serão os meios principais pelos quais você poderá ser contactado.

Objetivos profissionais

Fale sobre os seus objetivos profissionais atuais, o tipo de cargo que você procura e o que espera dessa nova experiência.

Experiência profissional

Liste suas experiências de trabalho em ordem cronológica inversa, sempre partindo daquela mais recente para a que é mais antiga.

Inclua também o nome do empregador, cargo, datas de início e término, e uma breve descrição das responsabilidades e realizações relevantes.

Educação

Em seguida, pontue sua formação acadêmica, começando pelo grau mais recente. Coloque o nome da instituição, grau obtido, especialização (se tiver) e datas de conclusão.

Habilidades

Depois, acrescente as habilidades relevantes para a posição desejada. Por exemplo, habilidades técnicas, interpessoais e práticas.

Atividades e interesses

Você também pode destacar atividades voluntárias, interesses ou associações profissionais que demonstrem suas habilidades ou seu comprometimento.

Referências

Para finalizar, indique referências de profissionais ou empresas nas quais você trabalhou. Não se esqueça de checar previamente com esses contatos se eles estarão disponíveis caso alguém entre em contato para perguntar sobre você.

Caso você tenha um portfólio de trabalhos, é interessante anexá-lo junto ao currículo. Assim, seu empregador consegue visualizar, na prática, tudo o que está descrito no documento.

2. Exemplo de currículo de primeiro emprego

A estrutura do currículo de primeiro emprego não muda muito. O diferencial está nas informações que você oferece. Entenda a seguir.

Informações de contato

Preencha corretamente seu nome, telefone e e-mail. O endereço é opcional.

Objetivos profissionais

Nesse tópico, você deve fazer um breve resumo de seus objetivos profissionais, o tipo de primeiro emprego que você procura e quais são suas expectativas.

Educação

Liste aqui sua formação acadêmica, começando pelo grau mais recente. Inclua o nome da instituição, grau obtido (se bacharel ou tecnólogo, por exemplo), e as datas de conclusão.

Experiências relevantes

Engana-se quem pensa que antes do primeiro emprego não tem experiência. Muito pelo contrário!

Conte de forma resumida sobre os projetos desenvolvidos ao longo da faculdade, como os projetos de extensão que você fez parte, atividades de voluntariado, pesquisas realizadas e o que mais ajudou você a conquistar o conhecimento que tem hoje.

Habilidades

Fale um pouco sobre suas habilidades, especialmente aquelas que são importantes para o emprego que você está buscando, tais quais: habilidades interpessoais, tecnológicas, linguísticas, entre outras.

Atividades e conquistas

Vale a pena citar algumas atividades que você fez ao longo dos seus estudos. Por exemplo, estágios ou até mesmo projetos pessoais que tiveram reconhecimento dentro da sua área de estudos.

Por fim, lembre-se de que, em um currículo de primeiro emprego, o foco deve estar em destacar suas habilidades, educação e quaisquer experiências relevantes que você tenha.

Isso ajudará a mostrar aos empregadores o seu potencial e o seu comprometimento com o desenvolvimento profissional naquele cargo.

O que escrever no meu objetivo profissional?

Você percebeu que o objetivo profissional é um ponto em comum nesses dois exemplos de currículo?

Pois é! Esse tópico nada mais é do que uma declaração breve que descreve o tipo de posição que a pessoa busca e seus principais objetivos profissionais naquela área.

É uma seção opcional, mas pode ser valiosa para dar ao empregador uma visão geral rápida das ambições e metas do candidato.

Por isso, prefira sempre adicioná-la ao seu currículo. Mas, se ficar na dúvida sobre o que escrever, inspire-se nesses exemplos na sequência a partir de algumas áreas profissionais específicas.

Arquitetura

“Busco uma posição em um escritório de arquitetura em que eu possa aplicar minha paixão pelo design sustentável e minha experiência em modelagem 3D para criar espaços inovadores que harmonizem com o meio ambiente.”

Comunicação e Marketing

“Desejo trabalhar em uma empresa de marketing na qual eu possa utilizar minhas habilidades em gerenciamento de mídias sociais e análise de dados para impulsionar o crescimento da marca e envolver o público de maneira eficaz.”

Design

“Procuro uma oportunidade como designer gráfico em uma agência criativa, onde possa usar minha criatividade e habilidades técnicas para criar soluções visuais atraentes que transmitam mensagens eficazes e emocionantes.”

Artes

“Estou em busca de uma posição artística que me permita explorar minha expressão criativa em diversas mídias, incluindo pintura, escultura e fotografia, e compartilhar minha visão de arte única com o público.”

Moda

“Procuro por uma oportunidade na indústria da moda em que eu possa utilizar minha paixão pela criação de designs inovadores e meu conhecimento em tendências para contribuir com a coleção da marca.”

Negócios

“Busco uma posição de analista financeiro em uma instituição financeira líder, para aplicar minha sólida formação em finanças e análise de dados para otimizar estratégias de investimento e impulsionar o crescimento dos ativos sob gestão.”

Nesses exemplos, você pode conferir que os objetivos profissionais se adaptam às posições específicas pelas quais se interessa e está se candidatando.

Assim, os objetivos profissionais devem refletir suas paixões e habilidades na área escolhida. E também precisam ser escritos de forma clara e concisa, geralmente em uma ou duas frases, para que os empregadores possam entender facilmente o que você quer.

E então, curtiu esses 2 exemplos de currículo para se inspirar e fazer o seu? Agora você sabe até mesmo os detalhes do que escrever nos objetivos profissionais e desenvolver um conteúdo atrativo e completo para conquistar a vaga de emprego dos seus sonhos.

O próximo passo é planejar seu futuro e entender o que você espera da área que escolheu. Nisso, também podemos lhe ajudar: baixe nosso planner e monte seu plano de carreira para alcançar ainda mais sucesso em sua jornada profissional!

Você pode gostar também
Tags: exemplo de currículo simples, exemplo de habilidades para currículo, exemplo de objetivo para currículo, exemplos de currículo, exemplos de currículo de primeiro emprego, exemplos de currículo pronto, exemplos de curriculum, exemplos de objetivos para currículo

Postagens semelhantes