5 dicas de como estudar bem e ser produtivo

como estudar

Não sabe como estudar para mandar bem nas provas? Precisa de uma força para aumentar sua produtividade no dia a dia e aprender mais?

Tente não encarar os estudos apenas como uma obrigação e tenha seus objetivos em mente. Se estiver se preparando para o vestibular, por exemplo, não esqueça que todo o esforço vai valer a pena quando você entrar na faculdade.

Aqui vai um spoiler: algumas atitudes simples podem ajudar você a absorver os conteúdos com mais facilidade e dar aquele gás na produtividade. 

Continue lendo para descobrir!

modelo de planejador de estudos

Saiba como estudar bem e render mais

Além de se preocupar com os métodos usados durante os estudos, é fundamental que você tome outros tipos de cuidados. Do contrário, a sua produtividade pode ficar comprometida.

Confira a seguir as melhores dicas:

1. Escolha o ambiente ideal

Na hora de escolher onde estudar, dê preferência a ambientes bem iluminados, organizados, limpos, silenciosos e com o mínimo de distrações possíveis. 

Isso porque o barulho e a bagunça, por exemplo, podem prejudicar bastante o seu aprendizado.

Portanto, esse deve ser o primeiro passo. Você vai perceber o quanto um ambiente adequado pode aumentar o seu nível de concentração.

2. Não troque a noite pelo dia

Ainda que você queira dar seu sangue pelos estudos, não adianta nada se forçar a ficar com a cara nos livros até altas horas da noite. Estudar por períodos muitos longos só prejudica a sua capacidade de assimilar as informações.

Sendo assim, não se esqueça de fazer intervalos para descansar o corpo e a mente. 

E, claro, jamais troque uma boa noite de sono para terminar de ler um texto ou concluir um exercício.

O melhor a se fazer é dormir as horas que precisa para acordar bem no dia seguinte. Com isso, o seu cérebro estará, de fato, pronto para absorver mais conhecimento!

3. Crie uma rotina de estudo

Sem um planejamento e horários definidos para estudar, o seu rendimento provavelmente vai ser menor. 

Ou seja, tente criar uma rotina de estudos quanto antes.

Quando você se organiza, os benefícios são vários. Isso porque a rotina ajuda você a distribuir ao longo da semana e do mês toda a matéria que você precisa estudar. Assim, não corre o risco de deixar um assunto importante de lado.

Além disso, sua concentração tende a melhorar, pois você sabe que aquele momento precisa de atenção total. E, ao mesmo tempo, dá para organizar melhor as outras tarefas do seu dia.

4. Fuja das distrações

Para quem perde o foco com facilidade, tudo é motivo de distração. 

As redes sociais, as notificações do celular, outras pessoas conversando, o barulho da rua e até mesmo de uma torneira mal fechada atrapalha.

Por isso, tente se livrar de todas elas. Mais do que escolher o ambiente adequado, colocar o smartphone de canto ou até usar um tampão de ouvido pode ajudar você a se manter concentrado.

5. Reconheça a sua evolução

O rendimento nos estudos também tem a ver com motivação. Quando você está desmotivado, a energia diminui e a vontade de aprender parece querer sair correndo, não é mesmo?

Para evitar que isso aconteça, não deixe de reconhecer o seu progresso nos estudos. 

Uma sugestão é fazer uma análise da sua evolução a cada semana.

Veja quais foram os conteúdos que você estudou e conseguiu aprender mesmo tendo dificuldade. Fazer pequenos testes também é uma boa ideia para que você reconheça o quanto progrediu.

guia do enem

Conheça alguns aplicativos que podem ajudar você nos estudos

Se você quer aumentar a sua produtividade, não deixe de usar a tecnologia ao seu favor. 

Vários aplicativos ajudam as pessoas a se sair bem nos estudos. Confira algumas sugestões:

Trello

O Trello é um dos apps mais conhecidos quando o assunto é organização de tarefas. Isso porque ele é fácil de usar e oferece uma série de funcionalidades úteis para os usuários.

Com ele, você consegue, por exemplo, colocar os assuntos que precisa estudar em quadros, separar as tarefas pendentes e concluídas e colocar prazos para conclusão. 

O aplicativo pode ser usado tanto no computador quanto no smartphone.

Evernote

Bastante usado por estudantes do mundo inteiro, o Evernote funciona como um caderno virtual. Graças aos recursos do aplicativo, você pode organizar seus materiais de estudo, fazer anotações, inserir arquivos e áudios.

Justamente por oferecer a possibilidade de reunir um volume grande de material, é ótimo para aumentar a produtividade. 

Além disso, dá para usar o app também para criar listas de tarefas, notas e compartilhar conteúdos de estudo com os colegas.

Flat Tomato

Dificuldades para se concentrar? Esse é um problema que a maioria dos estudantes enfrenta diariamente. 

Com o Flat Tomato, você tem a ajuda que precisa para manter o foco em uma atividade.

A cada 25 minutos de dedicação a uma única tarefa, o app coloca intervalos de 5 minutos para descanso. É baseado na Técnica Pomodoro de gestão de tempo, que divide o trabalho em blocos para estimular o foco e aumentar a agilidade do cérebro.

Coloque as dicas em prática

Ficou mais fácil saber como estudar daqui para frente? Então é hora de começar a usar as dicas ao seu favor.

Tenha em mente que você está correndo atrás de um objetivo maior e que a sua recompensa vai chegar!

Quer acompanhar as principais novidades da vida de estudante? Então comece agora mesmo a seguir a Belas Artes no Instagram e no Facebook!

teste: qual profissao tem a sua cara

Você pode gostar também
Tags: como estudar

Postagens semelhantes