“Afinal, como abrir um restaurante?” Essa pergunta é feita por muitas pessoas que mandam bem na cozinha e têm um espírito empreendedor.
Além disso, a área da gastronomia é uma das que mais atraem os empreendedores. De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas do Serasa Experian, somente no primeiro semestre de 2022 foi registrada uma média de 1.243 novos negócios na área por dia. São muitos restaurantes, concorda?
Acreditamos no seu potencial como um chef e empreendedor de sucesso. Então, se você quer saber como abrir um restaurante, prossiga com a leitura!
Como abrir um restaurante? O que é preciso para montar um?
Para abrir um restaurante é importante que você planeje tudo com bastante critério. Para isso, elaborar um plano de negócios é fundamental.
No entanto, antes de colocar tudo no papel, vale a pena fazer algumas análises e estudos. Veja, a seguir, uma espécie de passo a passo sobre como abrir um restaurante.
1º passo: defina o tipo de serviço que será oferecido
Existem vários tipos de restaurantes que podem ser abertos, tais como: à la carte, self-service, prato feito, dark kitchen, food truck entre outros.
Por isso, a primeira coisa que deve ser feita é definir o formato que será adotado, para depois dar sequência ao seu plano de negócios.
Os dark kitchens, que são restaurantes sem salão e que operam apenas por delivery, são uma boa alternativa. Especialmente para quem quer empreender na área, mas não tem muito dinheiro para investir.
2º passo: faça um levantamento de capital e gastos
Os fatores relacionados às finanças do empreendimento são essenciais para que o seu negócio tenha sucesso. Por isso, faça um levantamento de todas as despesas que você terá, bem como a sua estimativa de lucro.
3º passo: defina o público-alvo do seu restaurante
Definir o público-alvo do restaurante é mais uma ação que não pode ser feita às pressas e que merece muita atenção dos empresários do setor.
Um restaurante da alta gastronomia não atende o mesmo perfil de público de um restaurante popular com buffet livre ou a quilo, por exemplo.
Sendo assim, definir o público-alvo e listar a maior quantidade possível de dados sobre ele é essencial. Dessa maneira, você poderá desenvolver ações de marketing mais alinhadas com as expectativas dos consumidores.
4º passo: escolha o seu ponto comercial
O local em que o restaurante será localizado deve ser escolhido com muito critério. Basicamente, você precisa estabelecer o negócio em um ambiente em que o seu público-alvo costuma frequentar.
Um restaurante com pratos mais refinados certamente não vai fazer tanto sucesso em uma região na qual o público local seja de baixa renda, por exemplo.
5º passo: faça um estudo detalhado da concorrência
Independentemente do tipo de restaurante que você pretende abrir, é de extrema importância fazer um estudo detalhado da concorrência.
Então, sempre procure estudar os seus concorrentes e veja como eles agem. A ideia aqui não é copiar estratégias, mas sim tentar colocar-se sempre um passo à frente.
6º passo: estruture o seu plano de negócios
Com as informações que você definiu nos passos anteriores, terá subsídios o suficiente para criar um plano de negócios bem-estruturado.
O plano de negócios do seu restaurante pode ter a seguinte estrutura:
- sumário executivo;
- análise de mercado;
- análise de concorrência;
- análise de fornecedores;
- plano de marketing;
- plano operacional;
- plano financeiro.
Feito isso, você terá tudo documentado e é muito provável que terá bons resultados com o seu restaurante.
Qual a burocracia para abrir um restaurante?
Abrir um restaurante pode ser um processo bastante burocrático e demorado, principalmente porque você precisa obter alguns documentos e licenças.
Para isso, você precisará entrar em contato e receber a visita de entidades públicas. Entre elas, destacam-se a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros da sua cidade ou região.
Dessa forma, os principais documentos e licenças que devem ser obtidos para abrir um restaurante são:
- Alvará de funcionamento;
- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
- Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS);
- CNPJ;
- IPTU do imóvel;
- Manual de Boas Práticas de Fabricação;
- Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs);
- entre outros.
Vale lembrar que as regras para abertura de restaurantes podem mudar de acordo com as leis municipais de cada cidade. Logo, vale a pena se informar na sua Prefeitura, para que nada fique faltando e você não tenha dores de cabeça no futuro.
Quanto dinheiro é preciso para abrir um restaurante?
É difícil estimar um valor médio necessário para abrir um restaurante, tendo em vista que há muitas variáveis para cada negócio.
Apesar disso, o portal Gestão de Restaurantes realizou um levantamento, a partir de várias fontes de pesquisa, considerando alguns itens. Confira, na sequência!
Documentação
No que se refere à documentação, podem ser cobradas taxas para obtenção de documentos, como o alvará dos bombeiros. Isso varia de uma região para outra, sendo necessário consultar os órgãos da sua cidade.
Espaço
O custo do aluguel do espaço deve ficar entre 4% e 7% da receita total do estabelecimento.
Mobiliário e utensílios
Para montar uma cozinha industrial pequena, considerando também o mobiliário do restaurante, estima-se um gasto entre R$ 35 mil e R$ 40 mil.
Insumos para produzir as refeições
O preço dos insumos varia de acordo com o tipo de cardápio adotado pelo restaurante. Para gastar menos, a dica é fazer muita pesquisa e comprar de fornecedores locais.
Pagamento de salários dos funcionários
Estima-se que um restaurante gaste entre 30% e 35% de seu rendimento obtido com vendas brutas para a folha de pagamento dos funcionários.
Qual é o lucro de um restaurante pequeno?
De acordo com informações do Sebrae, publicadas no portal Food Magazine, o lucro médio de um restaurante pequeno fica na casa dos 10% sobre o faturamento.
A importância da qualificação profissional para abrir um restaurante
Além de saber como abrir um restaurante, investir na sua qualificação profissional é essencial para o sucesso do seu negócio.
Ao fazer uma faculdade de Gastronomia, por exemplo, além de preparar pratos, você também estuda sobre gestão e aprende a tocar esse tipo de negócio.
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