Arte brasileira em alta: conheça 16 artistas de sucesso

arte brasileira

Descobrir um pouquinho mais sobre arte brasileira é importante se você estiver pensando em fazer um curso na área.

Conhecer os principais artistas brasileiros e o que fez eles se tornarem grandes referências pode servir de inspiração. 

A seguir, você fica por dentro tanto dos nomes que já são valorizados há muito tempo no mundo quanto dos principais artistas de hoje. Bora lá?

passo a passo para se tornar um artista completo

Veja quais são os 16 artistas brasileiros mais conhecidos 

1. Tarsila do Amaral

Você provavelmente deve conhecer alguns dos quadros famosos de Tarsila do Amaral, como o Abaporu, símbolo do movimento antropofágico. Além de pintora e desenhista, a artista foi uma das protagonistas do movimento modernista e responsável por introduzir o cubismo no país.

2. Tomie Ohtake

Nascida no Japão, Tomie Ohtake começou sua carreira artística no Brasil por volta dos 40 anos de idade. Suas pinturas, gravuras e esculturas abstratas participaram muitas exposições e bienais internacionais, além de ter recebido vários prêmios.

Todo esse reconhecimento fez a artista ser considerada uma das maiores referências das artes plásticas no mundo inteiro.

3. Anita Malfatti

Anita Malfatti teve um grande peso na renovação das artes plásticas no Brasil. Além de suas obras terem se tornado ícones importantes da pintura moderna, ela foi uma figura central do movimento modernista ao lado de outros grandes nomes da arte brasileira.

4. Oscar Niemeyer

Nem é preciso ser da arquitetura para conhecer um pouco do legado de Oscar Niemeyer. 

Ao longo de sua vida, o arquiteto fez projetos por todo o Brasil e até em outros países. Mas o projeto de Brasília foi uma das maiores contribuições de Niemeyer para a história do país.

As formas arredondadas e as curvas são características marcantes em seus projetos, o que fez com que ele se tornasse dono de um estilo único.

5. Di Cavalcanti

Outro representante do movimento modernista da década de 1920 foi Di Cavalcanti. Ficou conhecido por retratar o carnaval e outros aspectos culturais com formas marcantes e cores bem vibrantes. Além de pintor, ele também foi desenhista, ilustrador e caricaturista.

6. Lygia Pape

Mais um dos grandes nomes da arte brasileira contemporânea. Lygia Pape sempre chamou atenção pela sua ousadia e também pela diversidade das suas obras. Trabalhou bastante com o abstracionismo geométrico, enfatizando os sentidos, e fez parte do movimento que ficou conhecido como neoconcretismo.

7. Victor Brecheret

Victor Brecheret veio da Itália para o Brasil quando ainda era jovem. Apesar de não ter sido aceito na Academia de Belas Artes em Roma, começou a trabalhar com Arturo Dazzi, um famoso escultor italiano. Voltou para São Paulo e depois passou um tempo na França junto de artistas como Tarsila do Amaral e Picasso.

Uma das obras mais conhecidas dele é o “Monumento às Bandeiras”, que fica no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

8. Hélio Oiticica

O trabalho de Hélio Oiticica sempre teve um caráter inovador e revolucionário. Foi um artista muito performático, que gostava de experimentar e explorar temas polêmicos. Além disso, ele buscava o diálogo com o público, o que não era nada comum para a época.

Confira os maiores destaques da arte brasileira hoje

9. Adriana Varejão

Quando o assunto é arte contemporânea, Adriana Varejão é uma das artistas mais importantes não só no Brasil, mas no mundo todo. Além das referências barrocas, o trabalho dela questiona o processo violento de colonização e a miscigenação no país.

10. Beatriz Milhazes

Beatriz Milhazes é uma das artistas plásticas mais respeitadas do momento, com obras expostas em grandes museus dos Estados Unidos e Europa. Apesar de trabalhar também com gravura e ilustração, as obras mais famosas dela são as telas feitas com a técnica de decalque.

As imagens feitas sobre plástico viram películas que depois são coladas uma em cima da outra. Essa sobreposição cria um efeito especial, cheio de detalhes e cores vibrantes.

teste: qual profissao tem a sua cara

11. Cildo Meireles

Mais do que convidar o público a interagir com suas obras, o trabalho de Cildo Meireles reflete as preocupações políticas dele. As instalações do artista contam uma diversidade enorme de objetos, como moedas, ossos, bolachas e garrafas de Cola-Cola.

12. Sebastião Salgado

Na fotografia, Sebastião Salgado é um dos nomes mais conhecidos no Brasil e no mundo. Ele é famoso pelos seus projetos fotográficos em preto e branco, que documentam a essência humana em vários contextos.

13. Hideko Honma

Hideko Honma largou a carreira universitária para trabalhar com cerâmica. Ela criou suas próprias técnicas de esmaltação com cinza vegetal feita a partir de materiais como folhagens e pedriscos. Esses materiais vêm do próprio sítio da artista em Nazaré Paulista.

As peças feitas por ela fazem referência à relação do homem com a natureza e servem de inspiração não só para outros ceramistas como também para os arquitetos.

14. Ernesto Neto

Ernesto Neto ficou conhecido pelas gigantescas instalações que oferecem experiências corporais e despertam os sentidos. O trabalho dele é marcado pelo uso de tecido elástico, cores vibrantes e materiais orgânicos, como terra, café, especiarias, entre outros.

15. German Lorca

Embora tenha feito Ciências Contábeis, German Lorca escolheu ser fotógrafo e hoje é um dos maiores nomes da fotografia moderna brasileira. No começo da carreira, ele gostava de registrar imagens que contavam um pouco da história de São Paulo.

Com o passar do tempo, seu trabalho ganhou uma pegada mais poética, com fotos cheias de sensibilidade e que mostram cenas da vida cotidiana.

16. Vik Muniz

Desenhista, pintor, fotógrafo e gravador, Vik Muniz é sinônimo de originalidade na arte brasileira. Além de fazer reinterpretações de clássicos da pintura, ele compõe imagens feitas com os materiais mais inesperados, como gel, doce de leite, vinho, xarope.

Ainda que tenha exposto suas obras em museus famosos dos Estados Unidos, o artista se preocupa em levar seu trabalho para o público que não visita galerias de arte.

Aproveite a arte brasileira em alta!

Quem sabe você também não vai se tornar uma referência na arte brasileira? 

Uma dica é começar investindo em um bom curso de graduação para ganhar todo o conhecimento que você precisa para sair voando.

Além disso, fique ligado em tudo o que acontece nas artes, pois isso vai ser importante para a sua carreira.

Ainda não segue a Belas Artes no Instagram e no Facebook? Então faça isso e acompanhe as tendências do mundo da arte!

infografico: 5 fatores para voce considerar ao escolher uma faculdade

Você pode gostar também
Tags: arte brasileira

Postagens semelhantes