Curso de Design Gráfico

Saiba como funciona o curso de Design Gráfico 🖌️ 🖥️

O curso de Design Gráfico é bastante procurado por quem curte desenho, é cheio de criatividade e se dá bem com tecnologia. E aí, se identificou?

Se você está aqui, essa provavelmente deve ser a sua praia. Mas antes de mergulhar de cabeça, vale a pena conhecer melhor o curso.

Confira, neste post:

  • como funciona a graduação;
  • quais matérias você vai estudar; 
  • o que você precisa saber para arrasar como designer!

Veja o que você vai encarar na faculdade

O curso de Design Gráfico na modalidade bacharelado — um tipo de formação generalista — tem duração média de 4 anos.

Nos primeiros módulos ou semestres, o destaque vai para as matérias mais teóricas, que servem de base para as disciplinas mais práticas que vão vir depois.

Vale lembrar aqui que, independentemente da área que você escolher seguir depois, é importante desenvolver habilidades em diferentes campos de atuação profissional. 

Quanto mais completo é o profissional, maiores são as chances de se dar bem.

Para conseguir o diploma, além de cursar todas as disciplinas, os estudantes precisam fazer um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Conheça 5 das principais matérias do curso de Design Gráfico

Quer saber ainda mais sobre o que é ensinado na graduação? Veja abaixo quais são algumas das matérias mais importantes que você vai ter:

História do Design

Essa é uma das primeiras disciplinas que você vai estudar no curso de Design Gráfico. 

Assim como acontece no ensino de História da Arte, a História do Design é dividida em períodos.

Não que exista um começo, meio e fim, mas é um jeito mais fácil de entender o que foi acontecendo com a cultura dos objetos materiais ao longo do tempo.

Para entender de verdade as referências estéticas e o que o design tem a ver com os movimentos artísticos, essa disciplina inclui todo o contexto cultural, social, histórico e tecnológico de cada período.

Desenho de Observação

Tudo bem que na vida profissional boa parte dos designers passa longe do papel e lápis. Afinal, hoje eles contam com vários programas incríveis de criação e edição de textos, imagens e vídeos.

Mas, mesmo assim, estudar Desenho de Observação continua sendo tão importante quanto antes da invenção de todos esses recursos que os designers tanto amam.

Isso porque o desenho é o modo de representar algo que a gente vê. E todo profissional formado no curso de Design Gráfico deve ser bom em registrar graficamente um elemento visual.

Antropologia Cultural

Por que a Antropologia Cultural está entre as principais disciplinas da faculdade? 

É óbvio que as matérias práticas são bem importantes, mas saiba que a teoria também é.

Nessa disciplina, você vai estudar, basicamente, como a vida humana acontece em sociedade, como as pessoas interagem e como palavras e imagens são usadas para construir ideias.

Entender como a sociedade processa os elementos visuais faz uma grande diferença no trabalho do designer.

Produção Gráfica

A Produção Gráfica é mais uma das principais disciplinas do curso. Nestas aulas, você vai aprender tudo sobre as etapas, processos de produção, formas de impressão, etc.

A partir desses conhecimentos, o designer cria todos os tipos de materiais gráficos, desde os mais básicos até os mais complexos.

Essa é uma área que os profissionais precisam dominar para fazer o melhor trabalho com base no prazo, grana disponível e qualidade esperada por cada cliente.

Design Digital

Todo curso de Design Gráfico de qualidade deve ter esta disciplina na grade curricular. Com o boom das mídias digitais, as marcas e empresas de todos os ramos passaram a precisar de bons designers para criar seus sites e aplicativos.

Afinal de contas, o visual conta muito quando o assunto é atrair usuários para essas plataformas.

Por isso, você vai aprender na faculdade a usar os conhecimentos da área para desenvolver interfaces digitais não só atrativas mas também interativas. Ainda, você sai preparado para fazer esse trabalho em parceria com desenvolvedores.

Curso de Design Gráfico - matéria

Como são os designers gráficos de sucesso?

Descubra abaixo quais são algumas das características mais valiosas desses profissionais:

1. Apaixonados por design

A paixão pelo design é o que faz algumas pessoas darem o sangue pela profissão. Além disso, é o que desperta um interesse contínuo pelo o que acontece no campo das artes em geral.

2. Têm sede de conhecimento

Os designers de sucesso nunca param de aprender. Mesmo quem já tem bastante experiência de mercado pode sempre continuar os estudos. Até porque novas tecnologias, programas e recursos úteis nunca param de surgir.

3. Talentosos

Claro, ter talento também é essencial. Embora seja possível desenvolver várias habilidades importantes, quem já nasce talentoso tem mais chances de se destacar entre os demais.

4. Possuem o próprio estilo

Quem disse que o designer não é um artista? Assim como os pintores, os profissionais da área capazes de desenvolver um estilo pessoal, inovador e único costumam ser mais bem-sucedidos. É quando alguém olha para um material e sabe reconhecer quem fez.

5. Sabem se comunicar

Como em qualquer profissão, a comunicação precisa ser clara e objetiva. Isso vale não só na hora de lidar com o cliente como também na hora de promover o próprio trabalho no mercado.

6. Estão ligados nas tecnologias

Durante a formação, você vai aprender a usar as principais ferramentas do design para edição de fotos, criação de imagens e vídeos, etc. Mas como a tecnologia está sempre evoluindo, você não pode tirar o olho das novidades.

Estudar Design Gráfico parece uma boa ideia?

Se você acha que a profissão tem tudo a ver com você, fazer o curso de Design Gráfico pode ser uma boa escolha.

Apesar de ser uma decisão difícil – pois existem pressões de todos os lados –, o mais importante é fazer o que gosta!

Para não restar nenhuma dúvida, não deixa de ficar ligado nas novidades do mercado de trabalho e da vida universitária. É só assinar a newsletter da Belas Artes!


Postar comentário