Conheça a graduação em Design Gráfico da Belas Artes

graduação em design gráfico

Está em busca da melhor graduação em Design Gráfico? Então chegou a hora de conhecer o curso da Belas Artes.

Afinal de contas, estudar em uma instituição que é referência no mercado faz toda a diferença para quem deseja conquistar uma carreira bem sucedida.

A seguir, você fica por dentro do curso de Graduação, seus diferenciais e os motivos pelos quais a Belas Artes é sua melhor escolha!

O que faz um designer gráfico e quanto ganha?

Quem deseja escolher a profissão de designer gráfico precisa saber exatamente o que esse profissional faz. 

Basicamente, quem faz um curso de bacharelado em Design está preparado para criar toda a identidade visual de um material de divulgação de uma empresa ou de um projeto.

Alinhamento de ideias e imagens

Assim, esse profissional cria logotipos, textos, diagramações, animações, infográficos e imagens, transformando uma ideia em um conceito visualmente interessante e atrativo.

Meio físico e digital

Quem tem curso superior de Design Gráfico pode atuar tanto em meio físico quanto digital. Sua atuação pode ser, por exemplo, em revistas, jornais, campanhas publicitárias e editoras de livros.

Oportunidades ligadas à tecnologia

Com o avanço das ferramentas tecnológicas, abrem-se ainda mais caminhos para quem investe na profissão de designer. A criação de vinhetas para vídeos, artes para as mídias sociais, avatares e criação da estética de sites e blogs são possíveis áreas de atuação.

Design de produtos

Existem muitas áreas do Design Gráfico. Dependendo da sua especialização é possível, ainda, desenhar produtos como móveis, roupas, calçados, joias e diversos tipos de produtos.

Campo de trabalho diversificado

Geralmente, ao pensar no mercado de trabalho de design, é comum imaginar que sua atuação se limita à criação de embalagens, ilustrações e campanhas publicitárias.

Contudo, o campo de atuação para quem faz graduação em Design Gráfico vai muito além disso. Descubra algumas possibilidades a seguir:

  • determinação de cores, posições, tamanhos, tipo de papel e letras para livros, jornais e revistas;
  • criação de banners, capas, vinhetas e anúncios para a TV, cinema e plataformas de streaming;
  • desenvolvimento de ilustrações e capas para livros;
  • elaboração de logotipos, embalagens e marcas;
  • posicionamento e reposicionamento de marca;
  • criação de identidade visual para blogs e sites;
  • criação de animações para o meio digital;
  • desenvolvimento de avatares virtuais.

Entenda quanto ganha um designer gráfico

Agora que você já sabe o que um designer gráfico faz, deve estar interessado em saber quanto esse profissional ganha.

O mercado de trabalho design é bastante animador. Afinal, a cada dia as ferramentas e plataformas de comunicação visual são mais valorizadas.

Nesse cenário, o salário vai variar de acordo com a experiência do profissional, nível de conhecimento, porte da empresa ou quantidade de clientes que você consiga reunir como autônomo.

No Brasil, a média salarial varia entre R$ 2.700,00 e R$ 3.200,00 por mês de acordo com a plataforma Catho. Mas, claro, isso vai variar de região para região, bem como do nível de experiência do profissional, que pode receber para além disso. 

De acordo com a plataforma de empregos, as áreas que pagam melhor são os setores ligados à informática e à indústria de cosméticos. Além disso, mesmo que você seja contratado, pode continuar realizando trabalhos como freelancer para complementar a renda.

Onde o designer gráfico pode atuar?

Ao pensar em Design Gráfico no mercado de trabalho, você já consegue perceber que há muitas respostas atreladas ao que o profissional desempenha.

Afinal, há um mar de possibilidades à disposição dos profissionais que desejam investir em faculdades de Design Gráfico. Observe, logo abaixo, o que você poderá fazer depois da graduação.

Desenvolvimento de animações

Para quem gosta de projetos interessantes e criativos, o desenvolvimento de animações é uma área diferente. A depender do seu segmento, você pode trabalhar com projetos de animações em 2D ou 3D.

Para quem gosta da área, vale a pena investir em cursos e especializações. Em geral, os profissionais precisam se especializar em edição de vídeo e softwares relacionados.

Criação de conceitos para marcas

Se você está se perguntando “designer gráfico o que faz” em relação ao design de marcas, ele ou ela trabalha no desenvolvimento da identidade visual de alguma marca.

Aqui a pessoa costuma ter um pensamento mais publicitário e ligado ao marketing. Afinal, é importante ter sempre em mente o impacto que seu trabalho vai ter no cliente e nos resultados do seu negócio.

O conteúdo criado em ações de branding deve ser, simultaneamente, interessante, atraente e bem alinhado com o conceito da marca em questão.

Diagramação

Essa é uma opção bastante tradicional dentro das faculdades de Design Gráfico. Aqui, o profissional será responsável pela disposição estratégica de elementos como letras, imagens e cores em uma página de livro, revista ou jornal, por exemplo.

Seu trabalho garante que a matéria seja mais atrativa e confortável, prendendo a atenção do leitor. Já na internet, os designers gráficos se tornam diagramadores de sites, revistas online e outros materiais virtuais.

Cinema

Essa área é muito interessante para quem gosta de séries e filmes. O designer gráfico trabalha na criação de capas para filmes e séries, vinhetas e outras artes relacionadas ao conteúdo dos programas, tanto para cinema quanto para TV e plataformas de streaming.

Que faculdade um designer gráfico faz?

Para garantir o título de bacharel é necessário realizar uma faculdade de Design Gráfico. Essa formação garante uma base sólida para atuar em todas as áreas e se especializar naquela que julgar mais interessante.

Quanto tempo dura uma faculdade de Design Gráfico?

Se você está se perguntando quanto tempo dura o curso de Design Gráfico a resposta é animadora. As melhores faculdades de Design Gráfico têm duração de 4 anos no curso presencial.

Na Belas Artes, ele é oferecido nas unidades São Paulo e Sorocaba. E tem como proposta garantir uma formação ampla para os alunos. Com uma matriz curricular completa, os futuros designers podem atuar em diferentes áreas.

Quais são as matérias do curso de Design Gráfico?

A grade inclui disciplinas teóricas e práticas, passando por diferentes linguagens aplicadas ao design. Os alunos também estudam assuntos relacionados ao marketing, pesquisa, publicidade e muitas outras matérias como:

  • criação e desenvolvimento de embalagens;
  • princípios de sistemas de informação;
  • registro sonoro e visual;
  • comunicação editorial;
  • computação gráfica;
  • produção gráfica;
  • teoria das cores;
  • análise de texto;
  • história da arte;
  • publicação web;
  • modelagem 3D;
  • projeto gráfico;
  • planejamento;
  • fotografia;
  • ilustração;
  • desenho;
  • estética.

Isso tudo dá uma base sólida para que eles possam trabalhar com diferentes tipos de projetos, produtos e serviços.

O que um designer precisa estudar?

Mais do que se estuda em Design Gráfico, é importante desenvolver algumas habilidades para garantir um diferencial no mercado.

Alguns alunos levantam questões como: precisa saber desenhar para cursar Design Gráfico? De fato, não é necessário saber desenhar, mas é conveniente ter alguma aptidão para isso. Afinal, você vai trabalhar com inúmeras matérias relacionadas a desenho.

Mais importante que o desenho, algumas habilidades como tratamento de imagens, comunicação e conhecer estratégias de marketing são consideradas diferenciais no mercado de trabalho. Vale a pena se dedicar a desenvolvê-las.

Quais os diferenciais do curso da Belas Artes?

Ao se perguntar qual é a melhor faculdade de Design Gráfico, a resposta é simples ao levar em consideração todos os benefícios da instituição. O Centro Universitário Belas Artes, é claro!

Infraestrutura

Dentre eles, estão os espaços para que os estudantes coloquem em prática o que aprenderam em sala de aula:

  • Laboratório de Design e Experiências Imersivas (IMEX): é um espaço equipado com óculos de realidade virtual e ferramentas para a experimentação de formatos e conteúdos voltados para a inovação e tecnologias em 3D.
  • Fablab: Laboratório de Prototipagem e Fabricação Digital equipado com impressoras 3D e outras ferramentas para você transformar projetos em produtos, maquetes e protótipos.
  • Studio Grid: espaço de criatividade, inovação e experimentos onde você pode ter experiências de trabalho em equipe e interagir com o mercado por meio de projetos reais.

Pegada empreendedora e de inovação

Na área de design, muitos profissionais trabalham por conta própria ou decidem abrir o próprio negócio.

Pensando nisso, a Belas Artes explora conhecimentos sobre empreendedorismo dentro e fora da sala de aula. Dessa forma, auxilia o futuro profissional como ser design gráfico e obter sucesso na carreira de forma independente.

Além de disciplinas voltadas para isso, a instituição conta com um Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI). Seu objetivo é inspirar a atitude empreendedora e ajudar os alunos a lançar startups, projetos de inovação e negócios sociais.

Pioneirismo na economia criativa

A profissão de designer gráfico está imersa no universo da economia criativa. Isso porque é uma carreira que desenvolve atividades que dependem da capacidade de ter novas ideias.

Por estar sempre de olho nas tendências do futuro, a Belas Artes é pioneira no ensino e pesquisa da economia criativa no Brasil.

Diferentes modalidades de processo seletivo

Fique sabendo que é possível escolher a modalidade de processo seletivo que melhor funciona para você. Além da prova presencial, que pode ser agendada, na Belas Artes você tem a opção de fazer o processo online, de onde estiver.

Quem estuda em outra instituição também pode fazer o processo de transferência, se quiser. É só fazer a inscrição e enviar a documentação para ter suporte necessário.

Se for a sua segunda graduação, saiba que todo o processo também pode ser feito sem precisar sair de casa.

Matrícula simplificada

Depois de ser aprovado em qualquer um dos processos, o último passo é fazer a matrícula 100% online. Para quem já fez o Enem, basta entregar a média das pontuações da prova e partir para o processo de matrícula. Mais fácil impossível, concorda?

Por que fazer a graduação em Design Gráfico na Belas Artes?

Para não restar nenhuma dúvida, confira a seguir quais são os diferenciais da instituição:

Nota Máxima no MEC

O Ministério da Educação (MEC) avalia e dá nota para as instituições de ensino superior. E a Belas Artes recebeu nota máxima!

Essa avaliação leva em conta a qualidade do corpo docente, a infraestrutura da faculdade, os recursos didático-pedagógicos e o desempenho dos estudantes.

Portanto, se você decidir estudar na Belas Artes, pode ter certeza de que está investindo em um ensino de qualidade.

Diploma reconhecido pelo mercado

Ao longo de cerca de 100 anos de história, a instituição formou grandes profissionais ligados às artes. Quem se forma aqui já é visto com outros olhos pelo mercado. Afinal, é um nome de peso no currículo.

Aulas com participações especiais

Além de ter um quadro docente formado por designers de referência, a instituição promove aulas com participações especiais.

Durante o curso, os alunos têm a chance de entrar em contato com profissionais reconhecidos pelo mercado, potencializando o aprendizado e o networking.

Participação em eventos nacionais e internacionais

A Belas Artes também estimula os estudantes a participar de eventos do setor, tanto no Brasil quanto em outros países. Isso é possível por meio de editais e projetos em parceria com professores e coordenadores.

Para isso, a instituição dá todo o suporte necessário para que eles possam trocar conhecimento e experiências com designers do mundo inteiro.

Parcerias com as melhores empresas

Uma das grandes preocupações de qualquer estudante é se colocar no mercado de trabalho. Mas saiba que a Belas Artes dá uma força quando se trata de conseguir bons empregos!

Isso porque a instituição tem parceria com as melhores empresas. Assim, a tarefa de encontrar oportunidades de trabalho se torna bem mais fácil.

Metodologia de ensino diferenciada

A Belas Artes entende que qualificação profissional vai muito além de entender conceitos e saber como aplicar a teoria.

Com o objetivo de formar pessoas preparadas para enfrentar os desafios do mercado, conta com uma metodologia diferenciada. A ideia é valorizar o autoconhecimento e o repertório individual dos alunos para que eles se tornem profissionais capazes de atuar em qualquer área.

Visibilidade no mercado de trabalho

Ao final do curso, os estudantes apresentam seus trabalhos de conclusão em um grande festival de criatividade. Esse evento proporciona uma ótima visibilidade, pois conta com a participação de nomes reconhecidos do mercado.

Sistema de bibliotecas de destaque

A biblioteca da Belas Artes é a única da América Latina que possui a certificação ISO 9001, com um acervo composto por mais de 140 mil itens. Isso mostra o quanto a melhoria contínua dos serviços e da qualidade da biblioteca faz parte das suas prioridades.

Qual o valor do curso de designer gráfico?

As mensalidades vão variar de acordo com a instituição escolhida. Na Belas Artes, o curso presencial custa a partir de R$ 3.678,18 por mês na modalidade presencial. 

Mas você tem diversas possibilidades de obter bolsas de estudos por meio de programas governamentais e internos da instituição.

É importante sempre acompanhar a página do curso para verificar os valores atualizados das mensalidades, combinado?

Bora se inscrever!

Agora que você conhece os diferenciais da graduação em Design Gráfico da Belas Artes, a ansiedade bateu por aí para fazer a matrícula, não é?

Pode ter certeza de que você não vai se arrepender! Será uma experiência única, que vai garantir o futuro profissional com o qual você tanto sonha.

Partiu estudar na Belas Artes? Faça agora a sua inscrição no curso de Design Gráfico!

Planejador de Carreira

Você pode gostar também
Tags: curso de Design Gráfico Belas Artes, graduação em Design Gráfico, graduação em Design Gráfico Belas Artes, graduação em Design Gráfico em SP

Postagens semelhantes