Você sabe quais são os tipos de arte e seus significados? Com certeza já deve ter ouvido falar da maioria, mas talvez não saiba realmente o que há por trás de cada um.
Ao conhecê-los melhor, porém, pode ser que você se identifique com algum. E, quem sabe, faça dele sua carreira! Saiba mais a seguir.
Quais são os tipos de arte que existem?
Mas, afinal, quais são os tipos de arte que existem? Acredite, existem 11 categorias, todas com suas características e particularidades. Conheça, agora, todas elas em detalhes.
1. Música
A música está por toda parte. Provavelmente todo mundo tem uma favorita.
Alguns cientistas dizem, inclusive, que essa é uma das primeiras percepções sensoriais de arte que um ser humano tem na vida.
Isso porque somos capazes de ouvir sons e nos identificarmos com eles desde o ventre de nossas mães.
Dessa maneira, tudo o que envolve som e soa de maneira agradável a nossos ouvidos entra neste tipo de arte.
E não importa se música clássica, orquestra sinfônica, sertanejo ou rock. Tudo isso e muito mais é formado pela combinação musical que caracteriza essa arte:
- harmonia, que mistura acordes e sons;
- ritmo, que estabelece uma velocidade para a música;
- e melodia, que é o conjunto de vozes ou sons que compõem a canção.
A música é considerada uma arte que mexe com as emoções. Pode trazer à tona lembranças e sentimentos. Acompanha também outros tipos de arte: a dança, o cinema e o teatro são alguns exemplos.
2. Dança
Embora a dança seja considerada uma arte cênica, já ganhou status por si só. Ela consiste nas manifestações artísticas que são expressas por meio de movimentos corporais, que acompanham um ritmo.
Da mesma maneira que a música, a dança é uma das artes mais antigas. É feita em solos, duplas ou grupos e, na maioria das vezes, acontece com a música.
Além de ser considerada uma expressão artística, também diverte, exercita e mantém a saúde em dia.
Para completar, diferentes tipos de dança são reflexos da cultura e da identidade de um povo. Esse é o caso de danças regionais, folclóricas e religiosas.
3. Pintura
Existem registros de pinturas nas civilizações mais antigas do mundo. A princípio, serviam como registros da vida em sociedade. Mais tarde, com novas técnicas e estilos, passaram a representar épocas históricas e movimentos artísticos.
É claro que quando se fala em pintura, logo pensamos em surrealismo, expressionismo e pop art, por exemplo. Entretanto, basta investir no uso de imagens e cores para que uma expressão artística possa ser chamada de pintura.
Vale lembrar que vários tipos de tintas, pincéis, lápis e giz podem ser usados para produzir esse tipo de arte. Só depende da criatividade do autor.
4. Escultura
É provável que a escultura esteja entre os tipos de arte mais complexos. Isso porque uma única obra depende da manipulação específica de materiais como mármore, granito, bronze, madeira e argila.
Muitas das esculturas mais famosas do mundo são de grande relevância histórica, como é o caso das que foram elaboradas na Grécia Antiga e no Império Romano. Hoje, estão abrigadas em museus espalhados pelo mundo.
Não é preciso fazer uma escultura em tamanho descomunal para que ela seja considerada arte. Pelo contrário, qualquer volume de matéria manipulada pode se tornar uma escultura. E tem valor artístico igual.
As esculturas caminham, muitas vezes, em conjunto com a pintura e o artesanato, pois recebem camadas de tintas e outros detalhes para serem aprimoradas.
5. Artes cênicas
Artes cênicas também são chamadas de artes performativas. São aquelas reproduzidas diretamente para um público. Por isso, se diferem das artes visuais, que criam obras de arte estáticas.
Em geral, elas são representadas em um palco ou em um local destinado a espectadores. Algumas vezes, estão acompanhadas da música e da dança.
Quais são os tipos de artes cênicas?
E então, quais são os tipos de artes cênicas mais importantes? Aqui estão eles!
Teatro
O teatro é a manifestação artística que se dá por meio da interpretação de personagens. Os atores contam histórias reais ou fictícias.
O palco, por sua vez, conta com cenários, sonorização e, em alguns casos, com a interação do público.
A peça de teatro pode ser de vários gêneros: drama, tragédia, musical, entre outros. Pode ter a presença de um único ator, no que é chamado monólogo, ou de um grupo.
Essa manifestação artística, que data da Grécia Antiga, tem como seu mais importante representante o dramaturgo inglês William Shakespeare.
Ópera
A ópera pode ser considerada como um subgênero do teatro. Ela nada mais é do que a encenação de um drama, sempre acompanhada da combinação de canto e música instrumental.
Em alguns casos, tem a presença de diálogos. Ela é dividida em partes, como árias, recitativos e atos.
Circo
O circo reúne um grupo de artistas especializados em diferentes modalidades. Acrobacia, contorcionismo, ilusionismo e malabarismo são alguns exemplos.
Normalmente, o grupo se apresenta em shows realizados em um palco sob uma tenda colorida. A cultura popular do circo visa principalmente o entretenimento e a imaginação dos espectadores.
Comédia
A comédia é a utilização do humor para reproduzir artes cênicas. Está presente em histórias e espetáculos, e tem como objetivo fazer o espectador rir.
Ela foi uma das primeiras modalidades de artes cênicas no mundo, e rivalizava com a tragédia, que como o nome diz, contava histórias tristes e com finais desoladores. A comédia, porém, se caracteriza pela espontaneidade e improviso, além de permitir cenários e figurinos mais trabalhados e coloridos.
6. Literatura
A literatura é a arte expressa por meio das palavras. Sejam elas organizadas em versos (por métricas) ou em prosa (pela linguagem coloquial).
Suas produções também são divididas por estilos, bastante conhecidos. Drama, ficção, romance, poesia e terror são alguns deles.
Ao longo da história, muitos movimentos literários se desenvolveram e envolveram características próprias. Muitas delas eram próprias da época e por isso é tão interessante observar a evolução histórica com a ajuda de livros, contos e histórias.
Não é preciso, porém, se apoiar no lirismo ou na narrativa para que uma obra seja considerada um tipo de literatura.
Hoje, as manifestações de não-ficção também fazem parte dessa arte. E não importa onde se publique: se em papel ou versão digital, a expressão em palavras é literatura.
7. Cinema
O cinema se estrutura pela gravação de imagens e movimentos. É o que a gente chama de filme. Seus primeiros registros datam de 1895, quando dois franceses, Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière, os irmãos Lumière, criaram o primeiro projetor, o cinematógrafo.
A princípio, o cinema era a junção de várias fotografias que, quando passadas dentro de uma velocidade rápida, pareciam em movimento. Aos poucos, as filmagens foram acontecendo e foram produzidos os primeiros filmes mudos e em preto e branco.
Agora, o cinema é uma das artes que mais se apoia nas novas tecnologias. O 3D, as animações e as exibições realistas já permitem que a contação de histórias nas telas fique ainda mais perto de outras realidades.
Por que o cinema é considerado a sétima arte?
O cinema passou a ser chamado de sétima arte somente no século XX.
A denominação foi dada por um teórico e crítico de cinema muito famoso, Ricciotto Canudo.
Ele queria evitar que a ideia do cinema como espetáculo de massa fosse disseminada. E argumentou que o cinema deveria ser uma arte porque é, simplesmente, a síntese de todas as outras.
8. Fotografia
A fotografia é o registro de imagens, que podem ser reveladas, impressas ou conservadas digitalmente.
Os processos iniciais dessa arte foram registrados na primeira metade do século XIX. No entanto, suas origens foram identificadas mais de 300 anos antes.
As invenções mais importantes para a fotografia foram o daguerreótipo e a câmara escura. A primeira é o aparelho que popularizou a fotografia e permitia que ela fosse tirada e revelada. Enquanto a segunda é a responsável por formar a imagem estática.
A fotografia pode ser feita com a ajuda de diferentes técnicas e tecnologias. Alguns fotógrafos se especializam nas diferentes possibilidades oferecidas por essa arte: a fotografia jornalística, a de rostos, a de paisagens e assim por diante.
9. Arquitetura
Já parou para pensar que a arquitetura também é arte? Pois é isso mesmo!
A arquitetura tem manifestações importantíssimas quando se olha pelo viés artístico. Para começar, ela sempre parte de um desenho, uma expressão em linhas e formas de algo que se tornará maior.
Muitas vezes, essa expressão quer transmitir algo que vai além do óbvio. Ou simplesmente seguir um padrão que está inserido dentro de um contexto.
Alguns exemplos disso? Bem, basta ver tudo o que Oscar Niemeyer já construiu e que trouxe um ar mais moderno e futurista para o Brasil à sua época.
Outras cidades como Tóquio e Amsterdã também são conhecidas por suas arquiteturas futuristas, que ditam formas para que outros lugares do mundo adotem.
10. Histórias em Quadrinhos (HQ)
As Histórias em Quadrinhos relatam desenhos sequenciais que representam acontecimentos e diálogos entre personagens.
A primeira publicação de uma HQ ocorreu nos Estados Unidos, no fim do século XIX. No Brasil, essa arte ficou mais popular na década de 1930.
Primeiro, eram publicadas em tirinhas ou suplementos em jornais e revistas. Depois, ganharam publicações próprias.
Alguns quadrinhos fizeram tanto sucesso que se transformaram, mais tarde, em filmes, séries e desenhos animados. Outros, se tornaram conhecidos por seus traços, cores e mesmo pelo estilo de texto das histórias.
No Brasil, a Turma da Mônica é uma das representações mais famosas. No exterior, consolidaram-se, principalmente, as HQs de super-heróis.
Hoje em dia, qualquer tipo de história pode ser contada nos quadrinhos. Há artistas contratados para adaptar para HQs grandes obras literárias, como foi o caso de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Essa é uma área em amplo crescimento e a tendência é que ganhe cada vez mais destaque.
11. Arte Digital
Esse é o tipo de arte mais atual que existe. Mesmo que tenha começado a surgir na década de 1980, somente agora com o avanço da tecnologia ela se consolidou.
Todo tipo de expressão digital entra neste tópico: ilustrações digitais, projeções em 3D, desenhos em vetor e em pixel, animações e edições de imagem fazem parte da lista.
Os designers são os grandes responsáveis pela consolidação da arte digital. Foram eles que começaram a realizar representações em cores no computador, utilizando softwares e programas específicos.
Aquele designer focado na composição de interiores ou que trabalha para desenvolver logotipos é, sim, um artista digital. Afinal, utiliza todas as ferramentas, técnicas e conceitos para elaborar um produto final.
Assim como aqueles que tratam imagens para anúncios publicitários, ou são responsáveis por criar a diagramação de um livro ou revista. Ou seja, as possibilidades dentro dessa categoria são variadas.
Outros tipos de arte
Apesar de que apenas 11 tipos são considerados arte, ela continua a se transformar com o passar do tempo. Por isso, é certo que essa lista fique maior.
Os jogos eletrônicos, por exemplo, estão quase atingindo esse status. São considerados como verdadeiras inovações no campo do entretenimento e adaptáveis para plataformas diversas, como celular, computador e televisão. Se utilizam de cores, formas, desenhos, reproduções de cenários reais, entre outras fontes para tomar forma.
A música, por outro lado, tem trazido novas formas e estilos que estimulam a expressão de opiniões e sentimentos. Por vezes, se junta à literatura, e formam manifestações como o rap e o slam.
Ou seja, apesar de ter uma lista oficial com as principais expressões, tenha em mente que a arte não tem fronteiras.
Gostou de aprender mais sobre quais são os tipos de arte?
E você, sabia quais são os tipos de arte e seus significados? Como você pode ver, é impossível viver em um mundo sem manifestações artísticas. Elas estão presentes em nosso dia a dia e são importantes para a nossa existência e convivência.
Mas, para que elas continuem a se firmar no mundo, é preciso de pessoas dedicadas a produzi-las. Que tal ser uma delas? Conheça mais sobre os cursos de Artes do Centro Universitário Belas Artes e inscreva-se!