Design de Games: saiba tudo sobre essa graduação

Design de Games

Fazer uma faculdade de desenvolvimento de jogos é uma ótima escolha para os apaixonados por games. É uma área que não para de crescer no Brasil e no mundo.

O mercado brasileiro de jogos digitais está com tudo. De acordo com o 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, a indústria cresceu de 2014 a 2018.

Sem contar que é um setor que consegue escapar das crises econômicas.

Por isso, se você sonha em trabalhar com Design de Games, fazer uma graduação na área pode ser uma boa ideia.

A seguir, a gente conta sobre como o curso funciona e quais são as principais matérias que você vai estudar. Acompanhe!

O que é game design?

Se você gosta de tecnologia e inovação pode se interessar pelo curso de design de jogo. Basicamente, o game designer vai trabalhar na criação, desenvolvimento e atualização de jogos em diversas plataformas.

Dessa forma, o profissional formado em Design de Games consegue desenvolver todo o conceito e ambientação por trás de um jogo. Seja ele eletrônico ou não.

E isso envolve o enredo, estilo, universo, personagens, jogabilidade, estética, objetivos, fases, interface e experiência do usuário, por exemplo.

O que um designer de games faz?

Esse é o segmento que se dedica exclusivamente a desenhos de jogos eletrônicos para videogames, computadores e celulares. Além de criar games recreativos, o designer de games desenvolve jogos para empresas, escolas e cursos de educação.

Quem trabalha nesse mercado precisa dominar vários conhecimentos técnicos, mas não só isso. Os profissionais também precisam entender sobre comportamento do usuário, analisar tendências de mercado e ter uma percepção estética apurada.

Principalmente no caso dos jogos com propósitos educativos, existe muita coisa por trás. Nenhum game é criado pensando só na diversão.

Por isso, a área precisou se aprimorar cada vez mais. Mas quem se dá bem como designer de games precisa ter um alto nível de qualificação.

Onde atua um designer de games?

Existem muitas áreas de atuação para quem opta por realizar faculdades de design. Afinal, hoje em dia as mídias visuais são cada vez mais valorizadas.

Dentre as possibilidades, o curso de game design é um dos mais interessantes, especialmente para quem gosta da área de jogos.

Assim, se você está na dúvida se vale a pena seguir carreira nesse segmento, confira algumas possibilidades a seguir.

  • elaboração e realização de testes;
  • design de personagem;
  • criação de roteiros;
  • design de jogos;
  • sound design;
  • programação;
  • animação;
  • produção.

O que é preciso para ser um designer de games?

Há muitas maneiras de trabalhar como designer de jogos. Dentre eles, um dos mais seguros é fazer uma faculdade na área.

Na graduação você vai estudar aspectos específicos como desenho de fases, princípios, design de interfaces, ilustração, desenho de personagens, modelagem em 3D, programação e marketing. Assim, terá os fundamentos necessários para trabalhar em qualquer segmento.

Apesar disso, se você já tem alguma formação, também pode optar por fazer um curso de gamer e outros relacionados.

Para ter sucesso nessa carreira você não precisa obrigatoriamente fazer um curso de design de games de nível superior. Entretanto, a educação formal vai fornecer uma base sólida para expandir suas possibilidades no mercado.

Qual faculdade tem Design de Games?

Fazer sua graduação em uma instituição de ensino com foco em tecnologia, criatividade e inovação vai garantir inúmeras oportunidades em diversos segmentos do mercado.

Na Belas Artes você pode optar por cursar Design de Games, mas também há inúmeras outras possibilidades para quem não quer necessariamente iniciar diretamente na área.

Boa parte dos profissionais inicia sua carreira em outros cursos, como Design Gráfico. E a partir daí expandem suas habilidades para a área de jogos. Tanto por meio de cursos livres quanto de uma segunda graduação.

Qual é a melhor faculdade de Design de Games?

Existem inúmeras instituições de ensino que oferecem em suas matrizes o curso de Design de Games.

O que o estudante precisa observar é se aquela instituição possui credibilidade no mercado e uma formação voltada para o mercado de trabalho. 

O curso da Belas Artes, por exemplo, é um dos mais conceituados do Brasil e garantiu nota máxima do MEC, ficando entre as melhores instituições de ensino superior do país.

Qual é o caminho para trabalhar na área?

Depois de entender melhor sobre “design de games: o que faz”, essa que é uma das perguntas mais feitas em buscadores como o Google, é fácil perceber que as possibilidades dentro do universo do Design de Games são várias.

Você pode trabalhar em desenvolvedoras de jogos, produtoras, agências de publicidade, pequenos estúdios e até abrir o próprio negócio.

Gostar de games é pré-requisito para ter uma carreira de sucesso na área.

Além disso, ser uma pessoa ligada no mundo digital e nas tendências tecnológicas faz toda a diferença na hora de criar jogos com uma experiência diferenciada.

E, claro, um ponto primordial é fazer um curso superior em Design de Games. De preferência, em uma faculdade de qualidade e ligada ao mundo da inovação.

Planejador de Carreira

Por que estudar Design de Games?

O mercado de trabalho para quem deseja trabalhar com tecnologia e inovação está em constante crescimento. A proliferação das plataformas digitais e a busca por experiências em realidade virtual e aumentada vêm potencializando o campo de atuação desses profissionais.

Quem estuda Design de Games precisa adquirir conhecimentos não só sobre tecnologia, mas também sobre:

  • desenvolvimento de personagem;
  • empreendedorismo e inovação;
  • história da arte e do design;
  • estética e felicidade;
  • design de interface;
  • design emocional;
  • história dos jogos;
  • digital storytelling;
  • percepção visual;
  • sound design;
  • geometria;
  • plástica;
  • entre outros.

Se você fizer o curso, terá disciplinas sobre todos esses assuntos. Porém, ainda vai precisar desenvolver projetos para aplicar os conhecimentos de sala de aula.

Por isso, é importante que a faculdade ofereça laboratórios e equipamentos de última geração para os alunos experimentarem as ferramentas usadas no mercado.

Quanto tempo leva um curso de designer de games?

A partir daí, se você optar por prestar vestibular, deve saber que o curso de graduação da Belas Artes tem duração de 4 anos, ou 8 semestres e garante ao formando o título de bacharel.

Já o curso de Jogos Digitais oferece o título de tecnólogo após uma formação que pode ser concluída em 5 semestres.

O que se estuda em Design de Games?

O curso direciona o aluno a produzir jogos, experiências imersivas, simuladores e sistemas complexos de realidade virtual.

Para isso, as matérias estudadas envolvem desde princípios e história até cadeiras como animação, programação, edição de vídeo e inteligência artificial.

Conheça de perto 4 das disciplinas da graduação em Design de Games:

1. Roteiro e storyboard para animação e jogos

O nível de elaboração do roteiro costuma acompanhar a complexidade do jogo. Mas, mesmo nos mais simples, o roteiro é uma parte muito importante.

Nesta disciplina, os alunos aprendem a desenvolver um texto-projeto, em que todos os detalhes do jogo são descritos. É a partir desse roteiro que os profissionais decidem se faz sentido criar o produto ou não.

Por isso, o projeto precisa ser bem feito. Ele deve apresentar a ideia, a narrativa usada na história do jogo, a história de cada personagem, capítulos, cenas e missões.

2. Algoritmos e lógica da programação

A programação é uma das matérias mais importantes do curso, pois é a base da criação de games.

Se você resolver fazer o curso, vai estudar os algoritmos e as principais linguagens de programação usadas no mercado de jogos.

Afinal, cada uma delas tem características diferentes e são adequadas para objetivos específicos. Enquanto algumas são melhores para jogos mais simples para navegador, outras são mais versáteis e usadas por desenvolvedores independentes.

3. Princípios de animação 2D

Outra parte importante de um game é a animação. E essa é uma área que segue certos princípios, que os estudantes aprendem em profundidade na graduação.

Mas o que são os princípios de animação?

Um deles, por exemplo, é o “princípio do squash e stretch”. Seu objetivo é criar uma ilusão de massa, peso e flexibilidade para tudo o que se movimenta dentro do jogo.

Os designers também aprendem a preparar o jogador para o que está para acontecer, guiar o olho da pessoa para chamar a atenção para um detalhe da cena, entre outras estratégias.

4. Ergonomia

Na disciplina de Ergonomia, você vai estudar a relação entre homem e máquina. Ou seja, como os jogadores interagem com os jogos digitais.

Tudo isso com o objetivo de desenvolver um game com uma experiência agradável para o jogador.

Os futuros designers de games estudam as interfaces usadas, como o joystick, e de que forma facilitar a interação ou evitar ações inesperadas.

Qual é o salário de um designer de games?

De acordo com o guia da carreira, site especializado em empregos, o Brasil é o 4º maior mercado consumidor de videogames do mundo. Dessa forma, o mercado de trabalho para os profissionais da área é bastante convidativo.

No que se refere aos salários, a média no país gira em torno de R$ 4.133,97 para desenvolvedores responsáveis pela criação do roteiro, estética, jogabilidade e evolução do game.

Além disso, de acordo com o Glassdoor, a média salarial dos games designers em 2023 pode chegar a R$ 5.000,00.

Contudo, esses valores podem mudar bastante a depender do tamanho do projeto, grau de experiência do profissional, reconhecimento no mercado, porte da agência ou empresa e até mesmo região em que está inserida.

A criação de jogos pode ser muito rentável. Imagine trabalhar no desenvolvimento de um game ou aplicativo e ele viralizar? As possibilidades de ganho são ilimitadas.

Trabalhe com o que você mais curte

O mundo moderno está recheado de oportunidades para quem gosta de tecnologia. Se a área de games antes era considerada apenas lazer, hoje pode se transformar em uma carreira promissora.

Afinal, conceitos que antes eram desconhecidos ou muito distantes da realidade, como multiverso, inteligência artificial e realidade aumentada, já são aplicados na indústria e no mercado.

E nada melhor para o sucesso profissional do que trabalhar com o que você gosta. Portanto, se a área de Design de Games parece ser perfeita para você, aposte nesse match!

Para isso, não deixe de apostar em uma faculdade com credibilidade no mercado e que ofereça uma formação com foco no mercado de trabalho e na área em que você deseja se destacar.

Bora ficar ligado em outros conteúdos interessantes para a sua vida profissional? Se você tem interesse em tecnologia e inovação, aproveite para baixar nosso material exclusivo para te ajudar a descobrir qual curso de Design tem mais a ver com você e tenha uma carreira de sucesso.

Você pode gostar também
Tags: carreira em Design de Games, curso de Design de Games, Design de Games, Design de Games Belas Artes, faculdade de Design de Games, graduação Design de Games, o que estuda Design de Games

Postagens semelhantes