Comprar comida pode ser muito mais do que um simples ato, e sim uma experiência! Quando falamos do consumidor, é possível experimentar sensações completamente novas a partir de cores, texturas, formas e outros artifícios.
E esse é o papel do Food Design. Essa prática, como o próprio nome diz, diz respeito ao design em produtos alimentícios. Apesar de parecer algo simples, o Food Design faz uma grande diferença para o consumidor. E é sobre isso que vamos ver agora. Boa leitura!
O que é Food Design?
Antes de mais nada, devemos definir o que é Food Design. A comida faz parte do nosso dia a dia. Apesar de ser essencial à sobrevivência e parte de nossa rotina, a época em que apenas o gosto da comida era importante já passou.
Hoje em dia, é importante se atentar a outros fatores para conquistar o consumidor e tornar sua experiência ainda melhor. A exposição de um produto, o envolvimento do cliente e a experiência no geral também têm grande influência na tomada de decisão.
O Food Design, portanto, serve para controlar a forma como os clientes vão se relacionar com o produto e, por consequência, com a marca. Apesar do nome, pode ir além da estética, indo até o momento de experiência final do consumidor.
Como o Food Design é utilizado?
Agora que você já sabe mais sobre o Food Design, vamos mostrar como ele é utilizado. Esse termo apareceu em 1997 e foi empregado pela primeira vez na Europa. Nessa época, já se falava sobre a importância da comida ligada a ações de marketing mais voltadas para uma visão pessoal, personalizada e com foco no cliente.
O pensamento estratégico do Food Design oferece um serviço personalizado ao cliente, focando em suas percepções, vivências e em como ele vai receber tal novidade. Esse recurso é aproveitado conforme os tópicos a seguir.
Apresentação dos alimentos
Com certeza, a apresentação é uma das características que as pessoas mais pensam quando ouvem sobre design.
A apresentação do prato, ou até mesmo de um produto alimentício, é muito importante na indústria atual.
Exatamente por isso, há uma grande preocupação com esse fator. Na era das redes sociais, o modo como o consumidor vê a sua refeição pode impactar positiva ou negativamente na sua experiência final.
Embalagem dos alimentos
Este é outro ponto que, sem sombra de dúvidas, também merece atenção. O envase correto deve levar em conta diversos fatores, como a utilidade e a proteção adequada.
Essa pode (e deve!) ser utilizada como uma estratégia para proporcionar ao cliente uma experiência mais satisfatória ao consumir o alimento.
Os serviços de delivery, que ganharam força em decorrência do período pandêmico, têm cada vez mais investido em embalagens como modo de realçar determinada percepção por parte do público.
O formato dos alimentos
O formato de determinados alimentos pode mudar completamente a percepção do cliente sobre eles. Podemos citar, a título de exemplo, as pizzas com borda recheada.
Apesar de ser algo relativamente comum, pois usa materiais que se encontram em uma pizza normal, toda a apresentação e montagem do prato fazem com que a sensação seja diferente.
Os formatos de macarrão também entram na jogada. Os que são moldados para reter mais molho, por exemplo, são modelos ideais da aplicação do Food Design. É importante que as empresas procurem se adequar às necessidades de seu público-alvo, e sempre proporcionar para eles uma experiência mais satisfatória.
Quais são as categorias do Food Design?
O Food Design objetiva incluir a percepção do ser humano de modo a promover uma experiência diferenciada. Para agradar o consumidor, existem modos que a marca pode utilizar para fidelizar o cliente. Por isso, vamos listar e detalhar as categorias do Food Design a seguir. Veja!
Design com comida
O design com comida se vale dela como matéria-prima para criar novas formas, texturas, sabores e cores. Aliado ao papel comum de alimento, temos o alimento como um item estético.
Podemos exemplificar essa categoria com as imagens que são criadas em pratos, para fins de apresentação.
Design para comida
Apesar da similaridade dos nomes, esta categoria fala mais sobre a embalagem em si. É como o design vai agregar à comida e dar a ela mais valor.
Nesse caso, a embalagem precisa ser funcional, estética e ter praticidade para consumo.
Design de espaços
Além do produto, a apresentação do local de consumo é um fator essencial a se preocupar. Especialmente quando restaurantes, pubs e bares “instagramáveis” estão tão em alta.
A iluminação, paleta de cores e atendimento do ambiente proporcionam sensações que agregam na experiência do cliente. A apresentação do produto, como é de se imaginar, é um plus que ajuda na fidelização.
Comendo design
Interagir com o consumidor é sempre uma boa ideia para causar uma impressão. E, por isso, a subcategoria que sugere ao cliente “comer o design” (de modo figurado, é claro) agrega muito valor à marca.
Podemos citar situações criadas que marcam o consumidor e chamam a atenção. Por exemplo, a preparação de um prato diante de seus olhos.
É possível perceber que o Food Design, na prática, vai bem além da simples apresentação, mas passa também pela utilidade dos mais diversos itens.
Qual é a importância do Food Design na indústria de alimentos?
Por último, vamos ressaltar a importância do Food Design para a indústria de alimentos. Por conta das evoluções tecnológicas, a indústria de alimentos percebeu a necessidade de se adaptar a um novo consumidor.
Já falamos que o sabor, por si só, não é mais suficiente para fidelizar o cliente. Quando um produto é confrontado com outro concorrente, o critério de desempate pode ser a apresentação, modo de exposição ou outros fatores considerados “externos”.
O Food Design, portanto, é uma proposta que assegura que o consumidor se envolva de variadas formas com seu produto. Por meio de experiências, é possível criar memórias e fidelizar o cliente de modo mais eficiente. Veja mais benefícios do Food Design em uma estratégia de vendas:
- proporciona experiências únicas e marcantes;
- envolve o cliente com a marca de forma direta;
- inova no relacionamento da clientela com o estabelecimento;
- fideliza o consumidor de maneira mais eficiente.
O Food Design é um recurso que permite com que os clientes se envolvam com a marca de uma forma ainda mais pessoal. A comida tem o poder de proporcionar sensações das mais distintas, e isso é algo a ser aproveitado por quem atua no ramo.
Você já sabia o que é Food Design? Gostou do nosso texto? Aproveite que já terminou a leitura e descubra agora mesmo qual profissão tem mais a ver com você.