Descubra como trabalhar com cinema nos EUA

como trabalhar com Cinema nos EUA

Quem deseja obter sucesso trabalhando com cinema sabe que no Brasil isso pode ser bastante desafiador. Afinal, a indústria brasileira ainda precisa evoluir para oferecer ótimas oportunidades.

Dessa forma, muitos profissionais sonham em tentar uma carreira nos Estados Unidos, país conhecido por produções multimilionárias e polos cinematográficos como Hollywood. Mas, afinal, como trabalhar com cinema nos EUA?

É exatamente sobre isso que vamos tratar neste post. Portanto, se você também tem interesse em saber, continue conosco e entenda mais!

Como trabalhar com cinema nos EUA?

Nós sabemos que ter uma carreira próspera com audiovisual no Brasil é um grande desafio. Por isso, sair do país costuma estar entre os projetos dos estudantes de cinema e de outros cursos relacionados.

Por outro lado, muita gente tem dúvidas sobre ser um profissional estrangeiro nos Estados Unidos. Veja a seguir algumas dicas de profissionais que alcançaram seus objetivos fora do país!

Faça uma boa faculdade

Se você está buscando como trabalhar com cinema nos EUA, é recomendável começar com uma boa formação.

O curso de graduação em Cinema e Audiovisual dura em média 4 anos e pode oferecer o título de bacharel ou de licenciatura.

Enquanto os primeiros se formam aptos a produzir conteúdo como filmes e vídeos, os licenciados são voltados para aulas e conteúdo acadêmico.

Invista em qualificação

Além disso, você precisa falar inglês e estar por dentro de tudo o que existe de mais moderno. Portanto, não basta apenas fazer uma faculdade.

Também é necessário estar sempre em busca de conhecimento através da realização de cursos, participação em eventos e feiras, por exemplo.

Quanto mais qualificado e engajado você for, maiores as chances de conseguir uma boa oportunidade fora do país.

Capriche no networking

Pessoas se conectam com pessoas. Por isso, é muito importante construir uma boa rede de contatos na área em que deseja evoluir. Assim, se o seu sonho é sair do país, procure conhecer profissionais de fora ou que já atuem nos segmentos que você almeja alcançar.

Muitas produções brasileiras são filmadas fora do país, e participar desses projetos pode ser uma ótima forma de conhecer o mercado internacional e fazer contatos que possam facilitar uma mudança definitiva.

Tenha um objetivo claro

Para chegar aos seus objetivos é necessário conquistar pequenas metas todos os dias. Portanto, trace o roteiro para o destino que pretende alcançar e direcione suas escolhas de acordo com seus planos.

Eduardo Ayres Soares é um dos profissionais que conseguiu construir uma carreira de sucesso. Segundo ele disse em uma entrevista, é preciso manter a visão nos objetivos e trabalhar em metas menores que ao serem concretizadas te levam mais perto do seu grande propósito.

Estude fora do país

Não é porque você saiu do país que não vai continuar estudando. Na verdade, investir em cursos no exterior é um dos melhores caminhos para quem deseja seguir carreira em cinema fora do Brasil.

Você pode tentar um intercâmbio ou até mesmo uma bolsa de estudos. Várias instituições de ensino americanas têm projetos que podem servir como porta de entrada, mesmo que de forma voluntária.

O que é necessário para trabalhar com cinema?

Para Eduardo Ayres, é necessário manter o foco naquilo que você quer, trabalhar com afinco, aprender a arte do cinema e ser determinado. Entretanto, as duas melhores dicas, segundo a entrevista que deu para a Writer´s room 51 são: produza filmes e crie conexões com pessoas.

Para ele, só se aprende a dirigir um filme, dirigindo; e se ninguém estiver disposto a pagar por isso, faça sozinho da forma que puder. Logo, reunir-se com pessoas que compartilhem da mesma paixão faz toda a diferença.

Aproveite e confira outras dicas:

Entenda o perfil do profissional de cinema

Além do conhecimento técnico, o profissional de cinema e audiovisual precisa reunir algumas habilidades específicas.

Criatividade

Ser criativo é muito relevante para quem deseja trabalhar com cinema nos EUA ou em qualquer outro lugar.

É necessário ter um olhar muito especial para captar a atenção do público, encantar e transmitir sua mensagem tanto de forma objetiva quanto subjetiva.

Atenção aos detalhes

Da mesma forma, ter atenção a detalhes é fundamental. Quem nunca reparou em inconsistências entre as cenas ou cortes nas linhas temporais das produções, não é verdade?

Aptidão para as novas tecnologias

Você pode ter um estilo mais tradicional, mas ainda assim precisa de aptidão para o uso da tecnologia. Existem inúmeras ferramentas indispensáveis para a viabilização de grandes projetos.

Senso estético

Basicamente senso estético é a capacidade de apreciar, criar e julgar uma opinião ou conceito acerca de algo a partir da sua beleza, harmonia e formas.

Embora a beleza e a estética sejam subjetivas, é importante que o profissional de cinema tenha um olhar apurado para o belo, até para extrair beleza de algo que não seja assim tão óbvio.

Muitos cineastas brasileiros conseguem construir suas carreiras fora do Brasil. Assim, como trabalhar com cinema nos EUA é um grande objetivo, você precisa se preparar para ele. 

Invista em uma boa faculdade, estude inglês, construa os contatos certos, busque constantemente por conhecimento e direcione suas decisões e ações para o seu objetivo.

O caminho para ser um profissional de sucesso pode ser desafiador, mas está longe de ser impossível.

Gostou das dicas? Então, aproveite para descobrir também como ter uma carreira de sucesso em Artes, Design e Comunicação baixando nosso conteúdo exclusivo!

Você pode gostar também
Tags: carreira no cinema, como trabalhar com cinema, como trabalhar com cinema nos EUA, profissão cineasta, trabalhar com cinema

Postagens semelhantes