5 dicas para quem quer ser chef de cozinha

chef de cozinha

Quer trabalhar como chef de cozinha? Saiba, então, que essa é uma profissão repleta de desafios. Ao mesmo tempo, é uma das áreas mais promissoras da Gastronomia.

Portanto, com muito estudo e dedicação, é possível desenvolver ainda mais seus talentos e construir uma carreira de muito sucesso. Inclusive, à frente de seu próprio negócio. Já imaginou?

Se você sonha em trilhar esse caminho, é hora de conferir algumas dicas para investir nesse trabalho incrível!

Continue a leitura e descubra quais são elas, além de mais informações para ser um mestre de cozinha de sucesso.

O que é ser um chef de cozinha?

Os chefes de cozinha são a autoridade máxima nesse ambiente. E ao contrário do que muita gente imagina, sua função não é apenas cozinhar.

Em alguns momentos você não vê o chef cozinhando. Basicamente, é a pessoa que cria, aprimora e planeja a execução de cada prato servido no restaurante.

O chef ainda é o responsável por cuidar do estoque da cozinha, com foco na conservação, qualidade e necessidades de aquisição de alimentos, assim como organizar inventários e controles.

Dessa forma, seleciona ingredientes, testa receitas, desenvolve o preparo e a finalização, além de controlar a qualidade dos alimentos e escolher as técnicas gastronômicas utilizadas pela equipe. Sendo assim, o chef de cozinha tem um forte papel de liderança.

Quais são os tipos de chefe de cozinha?

Quem se delicia de um prato confeccionado por chefs de cozinha famosos nem imagina todos os profissionais envolvidos no processo. 

Além do chef, existem outros elementos cruciais para o funcionamento da cozinha industrial. Conheça um pouco mais sobre os diferentes perfis.

Souschef

O sub-chefe é o segundo em comando. Ele pode substituir o chef quando ele estiver ausente e o auxilia no que for necessário. Contudo, não pode substituir posições inferiores.

Também é a pessoa responsável por manter o estoque de acordo com as necessidades da casa. É quem prepara todas as carnes e peixes e os pratos frios, por exemplo.

Chef de partie

O chef de partida é o encarregado por uma determinada área da produção, com vários cozinheiros e assistentes em grandes cozinhas.

Patissier

Faz massas, doces, gelados e sobremesas, assim como bolos e pães.

Onde um chef de cozinha pode trabalhar?

Quem opta por um curso de Gastronomia pode igualmente se especializar de acordo com suas preferências e interesses: por exemplo, culinária brasileira, italiana, vegana, tailandesa, japonesa e assim por diante.

Na medida em que estuda e atualiza seus conhecimentos, o profissional passa a preparar pratos cada vez mais complexos e sofisticados. Assim, é o grande responsável pelo sucesso do cardápio de um estabelecimento.

Seu trabalho, então, não se restringe a restaurantes e lanchonetes. É possível trabalhar em cozinhas privadas, cozinhas hospitalares, hotéis, navios de cruzeiros, sets de filmagens, buffets especializados, e muito mais.

Descubra algumas das principais áreas de atuação desses profissionais:

Administração

Aqui o chef trabalha na produção de alimentos, ou seja, colocando a mão na massa tanto na indústria alimentícia quanto para hospitais, restaurantes, escolas, hotéis e outros.

Catering

O curso de chef de cozinha possibilita ao profissional trabalhar elaborando cardápios para diversas empresas, como companhias aéreas e produtoras de cinema, por exemplo.

Você já deve ter visto campanhas em que chefes de cozinha famosos assinam cardápios em voos e ações especiais para cinema e teatro.

Nutrição

Nesse caso, o profissional vai trabalhar ao lado do nutricionista na criação de cardápios balanceados para os mais variados objetivos. Tanto de forma particular quanto para restaurantes, empresas e eventos especializados.

Criação de produtos

É comum que chefes de cozinha famosos trabalhem em parceria com grandes empresas na criação de produtos de gênero alimentício. Mas, além disso, os chefs podem trabalhar prestando consultorias e realizando testes culinários no setor de alimentos.

Área acadêmica

É possível ainda trabalhar dando aulas nos cursos de gastronomia e relacionados, assim como realizar pesquisas na área.

Gastronomia

Essa é a função mais conhecida do chef de cozinha. É a pessoa que cria cardápios e pratos, controla os estoques e conservação dos alimentos, assim como mantém a qualidade no preparo dos pratos e a higiene dos restaurantes.

Marketing

Embora seja uma função menos conhecida, o chef pode eventualmente ser responsável por fazer pesquisas de produtos e satisfação, assim como atendimento ao consumidor.

Clínica médica

O chef de cozinha também pode trabalhar criando receitas e dietas para pacientes com restrições alimentares em clínicas, hospitais e consultórios.

Nutrição esportiva

Atletas precisam de alimentação especial e quantidades adequadas de nutrientes e vitaminas. Aqui, o chef consegue criar dietas adequadas e cardápios interessantes para o máximo desempenho desses profissionais.

Saúde coletiva

Outra área de atuação pouco conhecida é relacionada à coordenação de atividades de alimentação e nutrição em programas de atenção básica e vigilância sanitária.

Ufa! São muitas funções importantes, não é mesmo? E ainda mais possibilidades de atuar e garantir reconhecimento.

Quais são as melhores dicas para quem quer ser um chef de cozinha de sucesso?

Diante de tantas responsabilidades, é oportuno apostar em algumas dicas para se tornar um verdadeiro chef de cozinha. Aqui estão as 5 principais, para que você comece a colocar em prática desde já e alcance a realização desse sonho profissional!

1. Seja criativo e não tenha medo de inovar

Assim como a Moda e a Tecnologia, a Gastronomia é uma área que se atualiza a todo momento. Novas tendências surgem e é preciso estar de olho para incorporá-las aos pratos. E é isso que diferencia um chef de cozinha de um cozinheiro.

Mais do que isso, o bom chef não tem medo de testar, inovar e desenvolver sabores novos e inesperados. Deve ter criatividade aguçada e mente aberta para novas propostas, tanto para surpreender o paladar das pessoas quanto para servir cada vez melhor.

2. Não tenha medo de errar

Chegar à perfeição ao elaborar um prato é possível. Mas isso leva tempo e é normal. Para chegar ao patamar dos melhores cozinheiros do mundo, muitos erros vão aparecer.

E é importante aceitar essa dinâmica. Correr riscos é algo inerente a qualquer profissão, e aqui isso não seria diferente. Então, pratique, erre, refaça e explore ao máximo todos os ingredientes incríveis e misturas deliciosas que a Gastronomia proporciona.

Planejador de Carreira

3. Trabalhe suas habilidades de liderança

Como você viu, seu trabalho na maioria das vezes acontecerá em equipe. Você terá uma cozinheira chef, assistentes, auxiliares e até mesmo outros chefs por perto.

Sendo assim, é indispensável valorizar o papel de cada um na cozinha e delegar tarefas de maneira justa. Não assuma a responsabilidade para si: um projeto gastronômico só dá certo quando a harmonia reina entre a equipe. Contribuições são sempre bem-vindas.

4. Nunca pare de estudar

Os estudos contínuos são muito relevantes nesta profissão. Mesmo depois de finalizar seu curso e obter seu diploma, procure se manter atualizado.

Participe de eventos e workshops, descubra como aprimorar pratos, crie novas receitas e aprenda novos métodos. Lembre-se de que quanto mais se conhece, mais se aprende.

5. Ame o que faz

O amor pela profissão é o melhor tempero que um chef de cozinha pode usar em seus pratos. Pode parecer clichê, mas ser positivo e buscar conquistar seus objetivos faz toda a diferença para quem trabalha na cozinha.

Esse é um trabalho puxado, que exige muita concentração e cuidado. Mas quando o chef é apaixonado pelo que faz, tudo fica muito mais saboroso.

Como é a vida de um chef de cozinha?

A área de Gastronomia apresenta uma série de oportunidades no mercado de trabalho. E a tendência é que a demanda se torne cada vez maior!

Nem todos os restaurantes têm chefes de cozinha. Geralmente, esse profissional vai trabalhar em cozinhas mais importantes, com cardápios elaborados.

Mas engana-se quem pensa que a vida do chef é só glamour. Ele precisa ainda supervisionar a saída dos pedidos mais elaborados, garantindo que eles correspondam às expectativas e solicitações de seus clientes.

Também precisa zelar pela higiene da cozinha e pelo gerenciamento do estoque.

Há uma exigência alta para contratação de profissionais. Não dá para confiar em qualquer chef de cozinha, certo? Portanto, quanto mais especialização você tiver, maiores são as chances de encontrar uma boa posição em um estabelecimento renomado.

Dessa forma, um chef pode se especializar em pratos e segmentos específicos, como frutos do mar, culinária francesa, mediterrânea ou italiana, entre outros.

No Brasil, mesmo em épocas de crise, a Gastronomia ainda movimenta muito a economia. Afinal, todo mundo quer e precisa comer bem.

Além disso, os turistas não perdem a oportunidade de provar coisas diferentes quando viajam. Sejam pratos locais ou comidas inusitadas.

Como é a rotina de um chef de cozinha?

O trabalho ainda é ideal para quem tem uma rotina flexível. É fácil adaptar horários e encontrar aquele que permite uma vida profissional e pessoal saudável.

Mas, geralmente, quem opta por trabalhar em restaurantes sabe que vai precisar atuar durante à noite e aos finais de semana.

Por fim, você não precisa ser “apenas” um chef de cozinha. Saca só quantas possibilidades existem:

  • seja um consultor de vendas: represente marcas de ingredientes, equipamentos e alimentos, demonstre diferentes possibilidades de uso e invista em conhecimentos técnicos de cozinha para vender mais;
  • ensine: o chef de cozinha também pode ser um professor e promover cursos técnicos, workshops e dar aulas em faculdades;
  • tenha seu próprio negócio: a maioria dos cursos de Gastronomia oferece conhecimentos de Administração e Gestão de negócios justamente para que o profissional possa dar essa guinada na carreira.

Que faculdade fazer para ser chef de cozinha?

Se você está se perguntando como ser chefe de cozinha, podemos responder que existem vários caminhos para chegar até esse posto. Contudo, o mais seguro deles é investir em uma graduação em gastronomia.

Como é essencial ter conhecimentos gastronômicos profundos, na faculdade você vai conseguir uma formação completa. Ainda, é possível apostar em cursos livres e específicos.

Qual o valor do salário de um chefe de cozinha?

Mas afinal, qual o salário de um chefe de cozinha? E quanto ganha um cozinheiro formado em Gastronomia? De acordo com o site especializado Querobolsa, a média salarial do chefe de cozinha no Brasil é de R$ 2.548,54.

Mas, para entender quanto um chefe de cozinha ganha, é adequado ter em mente que o salário vai depender muito do seu reconhecimento na área. Chefes conhecidos podem ganhar somas impressionantes. O perfil do restaurante, a área de atuação e a região também influenciarão bastante no salário.

Não há dúvidas de que esse é um trabalho complexo e muito valorizado em todas as suas vertentes, certo? Portanto, se você tinha dúvidas a respeito de mergulhar ou não na Gastronomia, pode enfim analisar melhor como deseja atuar e se especializar sem medo.

Viu só como ser um chef de cozinha é mesmo uma chance de ter um futuro profissional brilhante? Se esse é o seu sonho de carreira, agora você sabe exatamente o que fazer para se destacar. Então, invista e desenvolva ainda mais seu talento!

O Centro Universitário Belas Artes possui uma graduação em Gastronomia de excelência! Que tal conferir mais informações sobre ela em nosso site?

Gostou do que aprendeu por aqui? Aproveite a visita para conferir ainda 5 fatores para você considerar ao escolher uma faculdade. Afinal, essa é uma decisão determinante para o seu futuro profissional.

Você pode gostar também
Tags: carreira de chef de cozinha, chef de cozinha, chef de cozinha o que faz, como ser um chef de cozinha

Postagens semelhantes