6 áreas da Arquitetura e Urbanismo para investir na carreira

áreas da arquitetura

Conhecer bem quais as áreas da Arquitetura ainda antes de entrar na faculdade é o melhor a se fazer. Aliás, você já parou para pensar se conhece bem a profissão que deseja seguir? Ou por que decidiu estudar Arquitetura?

Escolher o curso superior e qual carreira trilhar talvez seja a primeira das grandes decisões que você vai ter que tomar na vida. Portanto, pense muito bem sobre ela. Não entenda isso como algo desencorajador. Apenas queremos que você tenha a maior certeza possível sobre o curso superior que escolheu. 

Para ajudar você, montamos este ebook com as melhores áreas da Arquitetura para investir na carreira, perfil do arquiteto e principais dúvidas de quem pensa em fazer vestibular para ingressar no curso. Boa leitura!

Qual o perfil de um arquiteto? Entenda o que faz este profissional

Quem se forma em Arquitetura e Urbanismo está apto a fazer muito mais do que a maioria das pessoas imagina. A criação de projetos de casas, edifícios e outros tipos de espaço é a primeira coisa que vem à mente, não é? Mas fique sabendo que não se trata apenas de desenhar o projeto.

Isso porque os trabalhos desenvolvidos pelos arquitetos precisam ser funcionais, confortáveis e atender às necessidades das pessoas. E, claro, sempre respeitando o meio ambiente.

Para isso, eles pensam também nas questões de ventilação, iluminação, mobiliário, entre tantas outras. Afinal, a organização tanto do ambiente interno quanto do externo faz parte das responsabilidades.

#ProfissãoArquiteto: você sabia que disciplinas de Humanas fazem parte do currículo? 

Depois de conhecer as diversas áreas da Arquitetura e Urbanismo que serão listadas ao longo deste artigo, você vai ver que a profissão vai muito além do que conhecemos popularmente.

Apesar de estudarem assuntos técnicos sobre materiais, construção e desenho, os arquitetos são humanistas acima de tudo. Mas, como assim? Várias disciplinas de Humanas fazem parte da formação do profissional, pois o espaço deve sempre ser pensado a partir das relações com as pessoas.

É isso que costuma diferenciar a perspectiva de um arquiteto para a de um engenheiro. Enquanto o último se preocupa mais com a parte técnica da construção, o arquiteto foca no ser humano que vai usar aquele espaço.

Será que é fácil arrumar emprego de arquiteto nos dias atuais?

O mercado de trabalho para quem se forma em Arquitetura e Urbanismo é altamente promissor. Depois de graduado, você vai encontrar muitas e diferentes oportunidades ao buscar pelo primeiro emprego. 

Onde os arquitetos podem trabalhar depois de formados? Entenda a diversidade da profissão

Apesar dos escritórios de arquitetura serem os mais lembrados quando pensamos no mercado de trabalho desta área, o profissional também pode alcançar cargos em órgãos públicos, construtoras, empresas privadas, escritórios de consultoria, organizações não-governamentais, entre vários outros.

A carreira de arquiteto e urbanista apresenta-se como uma das mais promissoras do mercado, pois a área recebe anualmente um grande número de demandas. O fato é: enquanto existirem residências, edifícios e prédios comerciais para se construir, haverá campo de atuação para este profissional.

Quais são as áreas da Arquitetura? Conheça 6 possibilidades de atuação

Agora chegou a hora de ficar por dentro de quais as melhores áreas da Arquitetura e Urbanismo. Será que essa profissão é mesmo para você? É o que vamos descobrir agora!

1. Planejamento urbano

Se o que mais chama a sua atenção é a parte de urbanismo, trabalhar com planejamento urbano provavelmente vai ser a sua primeira escolha. Atualmente, as cidades enfrentam uma série de problemas por conta do crescimento desenfreado. Logo, elas precisam de um bom plano para isso. É aí que entra o trabalho do arquiteto.

É ele quem pensa em formas de organizar os centros urbanos com o objetivo de trazer qualidade de vida, bem-estar e conforto para a população. Nas grandes cidades do Brasil, a organização tanto dos espaços quanto dos fluxos de pessoas é questão urgente. 

É importante ressaltar que o trabalho de urbanismo é tão importante quanto o de arquitetura. Por envolver milhões de pessoas, essa questão envolve uma muita responsabilidade.

2. Luminotécnica

Você sabia que tem gente especializada no uso de iluminação artificial? É isso mesmo! Talvez nem todo mundo consiga notar, mas a aplicação correta de luzes muda completamente a sensação que um ambiente transmite.

Quem se especializa nessa área foca tanto na parte funcional quanto na estética. Ou seja, a luminotécnica não trata apenas de iluminar, mas também sobre como deixar os espaços mais bonitos, eficientes e confortáveis.

3. Restauro de edifícios

Quem é apaixonado por prédios antigos e história tem grandes chances de ser puxado para a área de restauro de edifícios. O interesse pelo o que está por trás das paredes de um lugar é o que atrai este tipo específico de profissional. Entretanto, ter um bom conhecimento sobre a parte técnica também é bem importante.

Isso porque faz parte do trabalho conhecer a fundo os materiais, os processos causados pelo tempo, temperatura e umidade. E, indo contra ao que fala o imaginário popular, quem trabalha nessa área não precisa ficar limitado ao reparo de construções. Também é possível atuar na restauração de obras de arte, documentos e outros objetos.

4. Acompanhamento de obra

Se você está se perguntando qual a melhor área da Arquitetura, aqui pode estar a resposta. Ao pesquisar sobre o que faz um arquiteto, você sem dúvidas vai se deparar com o acompanhamento de obra. Afinal, essa é uma das principais áreas da profissão.

Seja qual for o tipo de obra, ter um arquiteto presente durante a execução faz uma diferença enorme. É ele quem vai conferir se o projeto está seguindo todos os requisitos. Ou seja,  se as leis e os prazos estão sendo cumpridos, se os materiais estão corretos, entre outras questões.

Principalmente as obras grandes e de maior importância costumam contar com um arquiteto. Afinal, ninguém quer correr o risco de investir uma grana no projeto e só perceber que algo foi feito errado na hora de entregar a obra, certo?

5. Especialista em BIM

Você já ouviu falar em Building Information Modeling (BIM)? Se você ainda não está familiarizado com este nome, nós explicamos: este é um conceito-chave quando o assunto é o projeto para construções.

Ao invés de usar desenhos 2D, a ideia é desenvolver projetos em 3D para que os clientes visualizem melhor todos os detalhes da futura construção. Além disso, eles ainda mostram antecipadamente as possíveis interferências no ciclo de vida da obra.

Esse tipo de trabalho demanda conhecimentos bastante técnicos dos arquitetos, pois é preciso dominar as tecnologias necessárias.

6. Paisagismo

Sabia que cuidar do visual de espaços urbanos, naturais e domésticos é mais uma opção para os profissionais com diploma em mãos? Aliás, esta é uma das áreas promissoras da Arquitetura e Urbanismo! 

É função dos arquitetos trabalharem com a harmonização de diferentes espaços, como praças, jardins, comércios e áreas livres. Mais do que deixar esses ambientes bonitos, a ideia é favorecer a convivência entre as pessoas.

Caso você cruze com profissionais de outras formações trabalhando com paisagismo, não se assuste. Biólogos, agrônomos e engenheiros ambientais acabam migrando para essa área. A grande diferença entre o trabalho de todos esses profissionais está no olhar. Por conta da própria bagagem do arquiteto, os projetos costumam ter um toque estético a mais.

Teste de Arquitetura

Agora falando sério: em que área o arquiteto pode atuar?

Você acabou de conhecer quais as áreas de atuação da Arquitetura. Além destas, existem muitas outras e você pode trabalhar naquela que quiser, que tenha mais a ver com a sua paixão de vida e seus ideais.

Portanto, aproveite o tempo de faculdade para aprender tudo o que for possível, trocar experiências com os colegas e ouvir o que os professores têm a dizer. Conforme o tempo for passando, você perceberá por qual área o seu coração bate mais forte.

Você pergunta e nós respondemos: 10 dúvidas mais comuns sobre Arquitetura

Será que você conhece mesmo a profissão que quer seguir? Ter perguntas sobre o curso, as áreas de atuação e o mercado de trabalho não é errado. Mais do que isso: as dúvidas são saudáveis e precisam ser respondidas para que você escolha a faculdade que quer fazer com ainda mais certeza.

Se você quer mergulhar mais fundo nos conhecimentos sobre Arquitetura e Urbanismo, continue com a gente!

1. Será que é muito difícil passar em Arquitetura e Urbanismo? 

A verdade precisa ser dita: não é fácil passar na faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Em instituições menos concorridas, a média das provas pode ficar próximo dos 700 pontos. Já o seu desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser superior a 730 pontos.

Mas nada de desanimar! Saber que este curso é bastante concorrido deve ser um estímulo para você começar a estudar ainda mais a partir de hoje. Use essa informação a seu favor e saia na frente dos concorrentes. 

2. Qual é o salário de um arquiteto? Confira piso salarial da categoria

Conforme a Lei n. 4.950-A/66, utilizada para regulamentar algumas profissões, incluindo a Arquitetura e Urbanismo, a tabela salarial deste profissional precisa respeitar dois fatores: o salário mínimo vigente no país e a carga horária trabalhada. Isso independe do tamanho da empresa, local de atuação ou tempo que o profissional está no mercado.

Portanto, de acordo com a lei, o profissional deve receber, no mínimo, 6 salários mínimos para uma jornada de 6 horas, 7,25 salários para uma jornada de 7 horas e 8,5 salários para 8 horas diárias trabalhadas. 

A média salarial dos arquitetos que atuam no país, conforme o Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Brasil (CAU) é de 8 salários mínimos. Ou seja, algo em torno de R$ 10.400 mensais. Mas, se você quer saber qual área de Arquitetura que ganha mais, continue a leitura.

3. Qual o maior salário de um arquiteto? 

Você já parou para pensar qual área da Arquitetura ganha mais? Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Brasil, 7 áreas de Arquitetura e Urbanismo estão entre as que recebem os maiores salários. São elas:

  1. Arquiteto especializado em Conservação de Edificações: R$ 14.342,65
  2. Arquiteto de Restauro: R$ 14.342,65
  3. Arquiteto de Patrimônio: R$ 14.342,65
  4. Arquiteto Planejador Urbano: R$ 14.355,13
  5. Arquiteto Urbanista: R$ 14.355,13
  6. Arquiteto Projetista: R$ 14.773,74
  7. Arquiteto de Edificações: R$ 14.773,74

4. Quanto ganha um arquiteto de luxo?

Além do piso salarial, existem outras formas de remunerar os arquitetos: por projeto ou por metro quadrado. Profissionais que trabalham na criação de prédios de apartamentos de alto padrão recebem, em média, salário de R$ 1.651 por m². Já quem projeta hotéis de luxo recebe remuneração de R$ 3.302 por m².

5. Qual é o salário de um design de interiores?

Conforme o site Vagas, o profissional que trabalha com Design de Interiores recebe uma remuneração mensal média de R$ 2.500.

modelo de planejador de carreira

6. Quem ganha mais: advogado ou arquiteto?

Tanto Direito quanto Arquitetura e Urbanismo são profissões que oferecem boas remunerações. O importante é você entender qual delas melhor se encaixa com o que você gosta de fazer, estilo de vida e perspectivas de futuro. 

Um excelente advogado vai ganhar melhor que um arquiteto mediano assim como um arquiteto renomado vai receber uma remuneração infinitamente superior a um advogado que sabe apenas o básico. Por isso, o mais importante nisso tudo, é ser excelente na profissão que você escolher.

7. Qual é o futuro da arquitetura? Entenda o que esperar

Com certeza você já deve ter ouvido as pessoas falarem sobre as áreas da Arquitetura do futuro:

  • O que está em alta na arquitetura 2022?
  • Quais as tendências para 2023?
  • O que o ano de 2024 nos reservará em termos de decoração?

O futuro da arquitetura é bastante amplo e nos apresenta diversas opções. O único ponto comum em todas elas é a funcionalidade e o conforto dos ambientes andando de mãos dadas com a estética.

De nada adiantará você projetar a casa mais bonita ou o edifício mais luxuoso se ele não for confortável e funcional para quem o habita. Por isso, durante os anos da sua carreira, lembre-se sempre das técnicas sem esquecer das pessoas. 

8. Quem é o pai da arquitetura?

O alemão Ernst Neufert (1900-1986) é considerado o pai da arquitetura. Ele foi professor, trabalhou em diversas organizações e escreveu o livro “Arte de projetar em Arquitetura”, obra conhecida como a Bíblia da Arquitetura.

9. Arquitetura é da área de Humanas ou Exatas?

Entender o que a arquitetura estuda antes de prestar vestibular é uma preocupação recorrente dos estudantes. Essencialmente, a formação está baseada em Ciências Exatas. Entretanto, o profissional também estuda Humanas para, além da técnica, conseguir ambientar os espaços para o uso pessoal.

10. Onde estudar Arquitetura e Urbanismo

Se você quer saber onde estudar Arquitetura, nós temos a resposta: a Belas Artes oferece curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Em nossa instituição você terá acesso a instalações completas para aulas teóricas e práticas, acompanhamento de um corpo docente qualificado e todo o suporte necessário durante os anos de estudo.

E aí, deu match com alguma das áreas da Arquitetura?

E então, gostou do nosso ebook com as principais áreas da Arquitetura? O curso oferece uma formação bem ampla. Por isso, o seu futuro não precisa ficar limitado a uma área específica. Mas é claro que vale a pena você ter uma ideia de quais são as principais delas. Assim fica mais fácil descobrir seus maiores interesses em relação à profissão.

Escolher uma das áreas da Arquitetura e Urbanismo para atuar é algo para se pensar durante a faculdade. Entretanto, se você está um pouco ansioso, que tal fazer um teste para descobrir qual delas tem mais a ver com você? 

Responda agora mesmo as perguntas de um teste rápido e saiba quais áreas da Arquitetura e Urbanismo têm mais a ver com você. Ficou curioso? Nós também! Então corre para responder o quiz!

infografico: habilidades do profissional do futuro

Você pode gostar também
Tags: áreas da Arquitetura

Postagens semelhantes