Design de Moda

Design de Moda: veja o que se estuda nessa graduação 👚

Quem sempre gostou do assunto sabe que moda é muito mais do que se vestir bem. É isso o que a grade curricular do curso de Design de Moda deixa bem claro.

Isso porque o visual também expressa sentimento, personalidade e mensagens diferentes por meio das peças que a gente usa.

A ideia de trabalhar com moda parece uma boa? Acha que essa é a graduação que tem a ver com você? Então comece a apostar nisso de verdade!

Confira o post para saber mais sobre a área, o curso e as principais matérias que você vai estudar na graduação. Vamos lá?

O que é Design de Moda?

Esta arte chamada de Design de Moda é conhecida por usar os conhecimentos de design e estética de forma criativa para dar vida a roupas, acessórios e outras peças de vestuário.

Apesar de os estilistas serem bastante lembrados no mundo da moda, essa não é a única profissão para quem se forma na área.

Sempre ligados no mercado de moda e nas artes, esses profissionais também podem trabalhar com:

  • criação de estampas;
  • produção artística;
  • fotografia;
  • figurino;
  • pesquisa de tendências;
  • marketing de moda; 
  • assessoria de estilo e muito mais.

Portanto, se você é apaixonado por moda, fique sabendo que dá para atuar em várias áreas diferentes.

Um mundo de possibilidades

As melhores faculdades de Design de Moda oferecem uma formação bem ampla, necessária para que cada escolha seus próprios caminho.

É isso que vai fazer os estudantes se tornem capazes tanto de produzir lindas coleções quanto de aplicarem suas habilidades em outros espaços desse amplo universo.

Além disso, com os conhecimentos sobre a indústria, consumo, tendências e tecnologias disponíveis, muitos resolvem empreender no setor. 

Você pode criar a sua própria marca de roupas ou abrir uma consultoria de estilo. Já pensou nisso?

Tem ainda aqueles que preferem trabalhar de forma independente com produção de moda em eventos, fazer ensaios fotográficos ou ser personal stylist de personalidades famosas. 

Sendo assim, oportunidades para explorar é o que não falta. 

Ao longo do curso, você vai conhecer melhor essas possibilidades para escolher aquilo que realmente vai trazer satisfação profissional para a sua vida.

Design de Moda - mercado

Como é o curso de graduação?

A formação em Design de Moda costuma ser oferecida na modalidade bacharelado e tem duração média de 4 anos.

A grade curricular do curso é bem variada. Afinal, o objetivo é ensinar tudo o que os futuros profissionais precisam saber sobre as etapas da cadeia produtiva da moda.

Como em todos os cursos de graduação, é preciso ter disciplina para estudar e mandar bem nas matérias.

Estudar moda é unir teoria e prática

As disciplinas mais práticas são aquelas que apresentam as técnicas de desenho, ilustração, confecção, modelagem, fotografia, estamparia, tecelagem, tecnologias têxteis. 

Já as teóricas exploram mais a fundo a arte, cultura, percepção visual, métodos de pesquisa, estética, entre outros.

Os cursos também preparam os alunos para trabalhar com negócio e gestão no segmento de moda. Por isso, matérias ligadas ao marketing, planejamento financeiro, consumo e empreendedorismo aparecem na grade curricular.

5 principais disciplinas do curso de Design de Moda

Agora você já deve ter uma ideia da diversidade de assuntos estudados nessa graduação. No entanto, dá para destacar algumas disciplinas em especial. Confira, a seguir:

1. História da Moda

Deixar os alunos por dentro de tudo o que rolou na moda até hoje é o objetivo principal dessa disciplina. Para isso, ela analisa o significado do vestuário em cada período histórico. 

A História da Moda discute os trajes usados desde a antiguidade, procurando entender os fatores que influenciam o que as pessoas vestem.

Sendo assim, as aulas servem para falar sobre a relação das roupas com a época e analisar criticamente as influências políticas, culturais, econômicas, entre outras.

2. Figurino

O figurino nada mais é do que o conjunto de roupas, calçados, acessórios e outros itens usados para compor o look de personagens no cinema, no teatro, na dança e outros espetáculos de arte.

Já que são os profissionais da moda os responsáveis por escolher os trajes usados pelos artistas, nada mais importante do que ter uma disciplina dedicada a essa atividade.

Nas aulas, os alunos aprendem a usar diferentes itens para, por exemplo, reforçar a personalidade de um personagem ou lembrar uma época específica por meio dos elementos visuais.

3. Planejamento e Desenvolvimento de Coleção

Fique sabendo que o estudo sobre coleções é importante para todos os profissionais da moda e não só os estilistas.

Isso porque, além do trabalho do estilista, o desenvolvimento de uma coleção demanda outros conhecimentos e habilidades para fazer sucesso.

É preciso fazer uma boa pesquisa de mercado, buscar fontes de inspiração, novas tecnologias, matérias-primas diferenciadas, entender as necessidades dos consumidores, etc.

Tudo isso para que a coleção não só tenha belos produtos como também encontre espaço no mercado e se destaque da concorrência.

4. Empreendedorismo e Inovação

Como o nome deixa bem claro, essa disciplina capacita os estudantes para estarem à frente dos negócios e abrirem as próprias empresas.

A partir dos conceitos, teorias e ferramentas do empreendedorismo, os futuros designers de moda se sentem mais preparados para entrar no mercado.

Afinal de contas, mais do que entender sobre moda, um empreendedor precisa saber como transformar as ideias em negócios com potencial para dar certo e gerar bons resultados.  

5. Estética e Felicidade

Em qualquer carreira na moda, entender como a estética ajuda a aumentar os níveis de felicidade das pessoas faz uma diferença gigantesca.

Por isso, os alunos do curso também estudam as estratégias para tornar as pessoas mais felizes a partir do que é belo. Isso porque a beleza vem associada a outras coisas, como valores, estilos, formas de pensar e propósito.

E na hora de comprar um produto, a decisão das pessoas muitas vezes está muito mais ligada ao que a marca representa do que à função do produto em si.

Pronto para começar a faculdade de Design de Moda?

Conhecer melhor os assuntos que você vai estudar no curso de Design de Moda é o primeiro passo para ter certeza de que a graduação tem a ver com você.

Portanto, a gente espera que este post tenha ajudado!

Para terminar, a última dica para esse período de tomar decisões é conhecer mais sobre as carreiras, o mercado de trabalho e a vida na faculdade.

Quer saber onde achar os melhores conteúdos? É só seguir a Belas Artes no Facebook e Instagram!

Postar comentário