O que é pâtisserie, uma das áreas da Gastronomia

pâtisserie

Quem gosta de bolos e doces em geral provavelmente já ouviu falar sobre pâtisserie. Ao ler esse nome, muitas pessoas pensam logo em algo extremamente sofisticado e inalcançável. No entanto, essa área da Gastronomia é bem simples.

Se você é admirador da Gastronomia, esse post é para você. Vamos te explicar exatamente o que é pâtisserie, assim como diferenciá-la de outros conceitos similares. Leia mais para saber tudo!

O que é pâtisserie?

Primeiramente, vamos definir o conceito de pâtisserie. Este é um tipo de padaria francesa que se especializa em produzir apenas bolos e doces. No Brasil, seria o que chamamos de confeitaria.

O nome pâtisserie também pode dizer respeito às massas e doces que o chef pâtissier produz. No entanto, aqui estamos nos referindo ao local em si.

Esse tipo de estabelecimento não apenas fica restrito a receitas clássicas e tradicionais, mas também existem os que se aventuram em segmentos especializados.

Dos mais simples aos mais elaborados, há uma infinidade de possibilidades em uma pâtisserie, e vamos falar mais sobre esse assunto no decorrer do texto!

Qual é a diferença de pâtisserie para boulangerie, traiteur e restauration?

O ramo da gastronomia francesa é bastante amplo. O universo gastronômico, então, é uma área com ainda mais terminologias que podem confundir.

Exatamente por isso, agora que você já sabe o que é pâtisserie, vamos diferenciar alguns conceitos que causam confusão com frequência.

O que é boulangerie?

Boulangerie é um termo que também vem do francês, e frequentemente a pâtisserie e a boulangerie estão juntas.

Esse local especializa-se na produção de pães e baguetes de diversos tipos, tamanhos e sabores. Também é o que mais se confunde com a pâtisserie, mas a diferença básica é o que eles produzem.

O que é traiteur?

No italiano esse termo é conhecido como trattoria. Ainda nos anos 1700, jantar fora era um evento raro, e as pessoas que ofereciam esse serviço o faziam em sua própria casa.

Daí, nasceu o termo trattoria, que é usado para estabelecimentos alimentícios que não oferecem os mesmos requintes que se têm em um restaurante propriamente dito.

O que é restauration?

Restauration, por sua vez, é um local mais parecido com o conceito de restaurantes que temos no Brasil. É um local que oferece um serviço mais requintado, pratos mais chiques e um bom ambiente.

Como é possível perceber, a trattoria e o restauration são conceitos parecidos, mas que se diferenciam no nível de requinte.

Qual é a função do chef pâtissier?

Vale ressaltar a função de quem faz tudo acontecer. O chef pâtissier é quem faz às vezes de confeiteiro. Ou seja, ele é o profissional responsável pelos produtos oferecidos na pâtisserie.

Na França, país de onde vêm as pâtisseries, só pode se chamar dessa forma o estabelecimento licenciado para tal. Ou seja, o local que tiver um maître pâtissier e chefs licenciados. E para ser um chef pâtissier, o profissional deve ser devidamente graduado e saber trabalhar dentro dessa área.

O chef pâtissier pode trabalhar em pâtisseries, sendo estes estabelecimentos próprios ou não, ou em outros locais. Restaurantes de luxo e hotéis também oferecem doces finos franceses. Por isso, esse profissional tem uma ampla gama de atuação.

Por último, não é incomum ver um chef pâtissier na docência, dando aulas e ajudando a formar outros chefs.

O que tem em uma pâtisserie?

Como explicamos, o termo pâtisserie também se refere ao local em si no qual os produtos são comercializados. Para ter uma noção melhor dessa área da Gastronomia, vamos falar sobre o que se vende em uma pâtisserie. Confira!

infografico: habilidades do profissional do futuro

Macaron

O macaron é um dos doces franceses mais conhecidos em todo o mundo. Os coloridos discos que parecem um biscoitinho são um assunto sério nas pâtisseries, com cursos especializados apenas para ensinar a fazê-los.

Éclair

A famosa bomba de chocolate que conhecemos se chama éclair. No entanto, na França elas são mais leves e menos doces. Um trabalho mais delicado e com foco na confeitaria.

Crème brûlée

O crème brûlée é feito de baunilha com açúcar caramelizado. É presença certa não apenas quando você vai em uma pâtisserie, mas em quase todos os restaurantes na França.

Madeleine

A melhor forma de explicar a madeleine é como um bolo de cenoura. Mas, nesse caso, é em forma de docinhos confeitados e muito fofos.

Profiteroles

Os profiteroles têm a massa igual à eclair (massa choux). No entanto, essa sobremesa é recheada e costuma ser mais suculenta. Adiciona-se, na maioria das vezes, creme, chocolate e outras coberturas.

Ao entender sobre essas delícias que citamos antes, dá pra ter uma ideia de como a pâtisserie é uma padaria única. Ela se diferencia das delicatessens, por exemplo, pelos produtos vendidos.

A delicatessen, por sua vez, é um termo alemão (Delikatessen) que se refere a lojas que vendem iguarias e comidas finas no geral. Você pode achar pães, bolos, tortas, doces, entre outros produtos mais gerais.

Qual é a importância da qualificação profissional para ser chef pâtissier?

Para ser um bom ou uma boa chef pâtissier, é importante buscar qualificação profissional. Esta pode ser obtida via graduação. O mercado de Gastronomia está em pleno crescimento, especialmente por conta da preferência e exigência do público por produtos artesanais.

Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), a área de Panificação e Confeitaria no Brasil cresceu em 88,89% nos produtos de revenda só no ano de 2020

Exatamente por isso, se você pretende ser um chef pâtissier, o momento é de buscar qualificação boa para entrar no mercado de trabalho!

Especialize-se na Belas Artes!

Você curte gastronomia e se interessa por confeitaria? A Belas Artes oferece esse curso! No curso de Gastronomia do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, na unidade localizada no Shopping Cidade Jardim, você pode se especializar no assunto.

Além de aprender sobre confeitaria, o que engloba as práticas francesas, você vai aprender as bases da Gastronomia e ampliar seus conhecimentos até o fim dos dois anos de curso.

A pâtisserie é uma área da Gastronomia que desperta muito o interesse de quem tem afeição pelo ramo. Para quem deseja atuar e ampliar os seus conhecimentos, o melhor caminho é buscar qualificação profissional de qualidade e reconhecimento.

Você já conhecia o conceito de pâtisserie? Gostou do nosso texto? Caso você ainda esteja refletindo sobre a educação superior em Gastronomia, veja agora mesmo 5 fatores para considerar ao escolher uma faculdade.

guia do enem

Você pode gostar também
Tags: patisserie

Postagens semelhantes